Como o Google Analytics Pode Ajudar a Sua Empresa Identificar Oportunidades

Junto com a crescente criação de sites profissionais, o Google Analytics se tornou uma das ferramentas mais importantes para acompanhar os resultados das…
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Junto com a crescente criação de sites profissionais, o Google Analytics se tornou uma das ferramentas mais importantes para acompanhar os resultados das estratégias de marketing digital!

Ou seja, é um recurso que permite o monitoramento constante de sua plataforma. Mas, como exatamente isso funciona e quais os seus benefícios?

Essa é uma das perguntas que mais recebemos aqui no site de quem está começando agora.

Portanto, podemos dizer que ela favorece uma análise periódica e assertiva de suas ações. Beneficiando seu negócio, através do entendimento de como o público tem reagido a ela!

Contudo, para que você entenda melhor o seu uso, continue lendo este artigo e confira nossas dicas.

O Que É Google Analytics?

O Que É Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta cheia de recursos que permitem que você acompanhe e avalie as estratégias utilizadas em sites e aplicativos.

Sendo assim, as diferentes plataformas que seu empreendimento/empresa possa ter e através do qual, você realiza suas estratégias de marketing digital.

Fácil de configurar, essa ferramenta ainda é gratuita. Sem falar que ela possui integração com outras ferramentas.

Talvez você esteja se perguntando como exatamente ela funciona, certo? Resumindo, ela serve para monitorar os visitantes dessas plataformas de modo a obter dados valiosos.

Esses são de diversos tipos, como por exemplo, quais páginas mais tiveram acesso em determinado período e até mesmo seu compartilhamento.

Outras informações importantes que você pode obter são as cidades e estados com maior índice de engajamento com sua página/aplicativo.

Bem como, tipos de dispositivos usados e número de conversões. Ou seja, quando um visitante se tornar um lead ou consumidor daquele ambiente digital!

Podemos ver então, que essa ferramenta irá te dizer muitos mais do que quantos acessos você teve em determinado período.

Mas sim, traçar o perfil comportamental dessas pessoas. Qual a vantagem disso?

Entender qual o perfil de usuários que melhor reagem a suas estratégias e quando delas tem gerado ou não efeitos positivos como:
Aumento do tráfego; Elevação das vendas; Criação de autoridade; Maior visibilidade; Entre outros.

Nada melhor do que uma análise para saber se o seu público-alvo tem reagido da maneira como você esperava as ações e campanhas divulgadas.

Em outras palavras, se as suas ações têm gerado um resultado positivo e necessário para o crescimento do seu negócio.

Criação De Sites Profissionais e o Google Analytics

Talvez você se pergunte por que mencionamos lá no início do texto que a criação de sites fez com que o Google Analytics fosse cada vez mais usado.

Acontece que cada dia mais as pessoas buscam investir na profissionalização de suas plataformas. Isso vai muito além de vantagens como:
Suporte capacitado; Layout e design responsivo e atraente; Personalização da plataforma; Diferencial competitivo de mercado; Credibilidade e profissionalismo; Entre muito mais.

E sim, pelo fato de que a criação de sites desse tipo é capaz de aumentar a confiabilidade e visibilidade que tal negócio precisa para crescer.

Aumentando assim, a sua credibilidade através de uma imagem profissional com o público-alvo.

Consequentemente, elevando ainda o número de visitações. Logo, com um potencial elevado devido a esse tipo de serviço, se torna ainda mais importante a utilização de métricas!

Como Identificar Oportunidades Com O Google Analytics?

Como Identificar Oportunidades Com O Google Analytics

Portanto, agora que sabemos mais sobre o que é essa ferramenta e sua relação com a criação de sites profissionais, que tal entender como ela funciona?

1. Analytics no e-commerce:

Quem possui uma loja virtual se beneficia muito dessa ferramenta, pois, ela identifica muito mais do que perfis comportamentais.

Ela irá identificar quais são os produtos com maior e menor desempenho em vendas. De modo que seja possível identificar seu potencial de conversão.

Com isso, você pode tomar decisões mais assertivas relacionadas às promoções, sazonalidade e muito mais, sendo dados que interferem no:
Fluxo de caixa; Capital de giro; Potencial de expansão.

2. Detalhes da navegação:

Aqui quero destacar três pontos muitos importantes que podem ser analisadas em qualquer tipo de plataforma e que influencia diretamente nas estratégias a serem implementadas!

Navegação: o Google Analytics é uma ferramenta capaz de identificar através de quais dispositivos seu público tem acessado o site e como isso influencia no seu rankeamento;

Taxa de rejeição: fica muito mais fácil analisar e descobrir por que os visitantes abandonam seu site antes mesmo de criar algum tipo de engajamento com ele e o que fazer para evitar isso;

Horário: o ponto de destaque é entender os dias e horários com maior número de visitas, uma forma de entender o melhor momento para disparar conteúdos, certo?

O Google analytics também é indispensável para desenvolvimento de aplicativos, já que as métricas e oportunidades informadas acima, também podem ser utilizadas para este fim.

3. Campanhas de marketing digital:

De maneira geral, um dos seus maiores benefícios é a mensuração de resultados de toda e qualquer ação ou campanha feita em sua plataforma.

Através de uma boa gestão de redes sociais, você tem acesso a dados que você irá determinar o retorno sobre investimento (ROI). Essencial para a tomada de decisões, não é mesmo?

Conclusão

Então, o Google Analytics surge como uma ferramenta estratégica que irá analisar as ações e estratégicas de marketing digital em sites e aplicativos, para que seja possível uma tomada de decisões:

Mais assertiva; Com maior potencial de conversão.

Gostou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários e conte para a gente se você já usa ou pretende utilizar essa ferramenta!

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