Desde que a internet se popularizou no Brasil, o Google está presente na vida do internauta constantemente, nas pesquisas, nos e-mails, no celular ou desktop.
Diante disso, o buscador se tornou a vitrine onde todas as empresas querem estar. No entanto, como qualquer empresa, a intenção do Google é ganhar dinheiro e por isso à maioria das formar de se anunciar neste veículo é paga.
Porém o que muitos não sabem é que existem ferramentas do grupo Google, que podem ajudar no marketing da sua empresa, e que são grátis. É isso que vamos lhe ensinar hoje.
Ferramenta de pesquisa
O termo “procura no Google” já é algo cotidiano por aqui. Dúvidas sobre qualquer assunto são pesquisadas no Google o tempo todo, e com produtos e serviços não é diferente.
Como exemplo, podemos falar sobre nosso serviço de criação de sites profissionais e revenda de hospedagem. A jornada de compra dos nossos clientes começa por pesquisa.
Antes de fazer compras, fechar negócios ou contratar um serviço, os consumidores pesquisam sobre o que será adquirido, sobre empresa, sobre a concorrência e faz até comparações.
Diante disso, a necessidade de uma empresa se enquadrar nas regras do Google é imensa.
Então o primeiro passo é ter um bom posicionamento dentro do buscador, para isto invista em estratégias de SEO (Search Engine Opitmization), que basicamente são as regras que ranqueamento no Google.
Essa é melhor maneira de trazer tráfego orgânico para seu site, e apresentar sua empresa para um potencial cliente.
O SEO são regras que devem ser aplicadas em seu site, e por isso não tem custo. O seu investimento deverá ser em aprendizado sobre elas. Mas na internet é possível encontrar muitos cursos, e-books e posts sobre SEO, totalmente grátis.
Google Search Console
O Google Search Console, vai ajudar a entender como o Google vê seu site. Vai apresentar os erros e mostrar o que precisa ser concertado ou melhorado.
Ainda através do search console é possível descobrir como os usuários chegaram até seu site, qual palavra-chave (termo de pesquisa) o visitante digitou.
O que é maravilhoso, a partir daí você consegue saber com maior exatidão quais palavras-chave trabalhar em seu site ou blog.
E o melhor de tudo, a ferramenta é totalmente grátis. Você precisa ter apenas uma conta Google.
Seja para inbound marketing, ou qualquer outro tipo de estratégia, você vai precisar do Seach Console para analisar o tráfego orgânico. Em conjunto com o Google Analytics, você terá dados valiosos, onde poderá tomar decisões com mais precisão, e, é dele que irei falar mais abaixo.
Google Analytics
O analytics é mais uma ferramenta grátis e de muita valia do Google, que tem por objetivo a análise de informações. É inserido nas páginas de seu site um código, que tem por função coletar dados e transformá-los em relatórios.
Como por exemplo, quantidade de visitas, o tempo que os usuários ficam em sua página, o gênero sexual de quem está acessando, o horário de pico, a origem dos acessos e até mesmo suas conversões.
Através dos relatórios gerados pelo Google Analytics, você terá todas as informações necessárias para entender quem é sua persona. E partir daí decidir qual a estratégia de marketing surtirá mais efeito para sua empresa.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é mais uma ferramenta disponibilizada de forma gratuita pelo buscador.
Qualquer desenvolvedor que trabalhe com criação de sites localmente, de forma profissional integra a esta excelente ferramenta.
Através dela você cadastra a sua empresa, e sempre que pesquisarem por ela no mecanismo de busca, o perfil será apresentado juntamente com fotos da empresa, avaliações, endereço e telefone.
Além disso, em 2014 após atualização do algoritmo do Google, o buscador prioriza em seus resultados, locais mais próximos do usuário.
Segundo Jornal Útil, após as práticas corretas com as ferramentas gratuitas do Google, os visitantes orgânicos aumentaram consideravelmente.
Por exemplo, imagina que o usuário digite “restaurante”, os resultados da busca serão de estabelecimentos locais, próximos a ele.
Diante disso, a importância de estar presente no Google meu negócio é imensurável, partindo do princípio que os consumidores fazem pesquisas sobre tudo no Google atualmente.
Google Forms
O Google Forms é uma ferramenta de pesquisa do Google, também totalmente grátis. Através dele é possível criar um formulário com campos personalizados e após a pesquisa ser realizada o Google gera relatórios, gráficos e informações dos resultados.
Isso é excelente, você pode usar esses questionários para entender sua persona, ou para captação de leads (possíveis clientes), por exemplo.
Então o Google Forms pode ajudar o seu negócio no aspecto de recolher dados e informações, as quais de outra maneira seriam difíceis de levantar.
Com nossas dicas, você poderá usufruir de ferramentas altamente poderosas e saber como empreender com pouco dinheiro e de forma mensurável.
Pronto, agora você já sabe como iniciar o marketing da sua empresa de forma gratuito. Mas me conte, você já usa alguma dessas ferramentas? E para quem não usa, qual dessas mais lhe interessou?