Melhores Indicadores do Seu Site Para um Bom Planejamento de SEO

Planejar. Seria essa a ferramenta mais eficaz para o alcance do sucesso de um projeto de SEO?
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Planejar. Seria essa a ferramenta mais eficaz para o alcance do sucesso de um projeto de SEO?

A reposta sem dúvida é sim! O planejamento quando bem realizado proporciona resultados mais assertivos e qualificados, principalmente quando se fala em SEO (SearchEngineOptimization).

O SEO trabalha alcance de melhor posicionamento orgânico nas buscas dos mecanismos de pesquisa. Porém para que um site seja melhor posicionado nos resultados orgânicos, alguns indicadores devem ser levados em consideração.

Separamos aqui uma lista com os melhores indicadores de site para você que planeja construir um projeto de SEO de sucesso. Fique Ligado!

Relevância de Conteúdo

Quem nunca se “decepcionou” ao clicar em um link de um artigo que trata o assunto pesquisado de forma superficial e confusa?  Ninguém gosta de perder tempo com conteúdo irrelevante e “raso”.

Pois é, os mecanismos de pesquisa também não, essencialmente o Google! Se você está disposto a produzir um artigo ou post para o seu site, saiba que são levados em consideração os artigos que dispõem de qualidade em relação ao conteúdo nele inserido. 

Os mecanismos visam proporcionar a melhor experiência de pesquisa para o usuário, e para isso vários aspectos são analisados de forma frequente, como por exemplo, se um usuário entrar e sair do seu site de forma rápida.

Fazendo isso os mecanismos entendem que seu conteúdo não é relevante e o deixam de exibir nas buscas.

As atualizações nos mecanismos de pesquisa em relação a conteúdo são comuns e frequentes, ou seja, certifique-se que seu conteúdo é relevante, rico em palavras e aborda o tema proposto de forma clara e completa.

Produzir conteúdo relevante nem sempre é tarefa fácil, mas é necessário se você almeja posicionar melhor seu site.

Aliás essa regra vale para sites de e-commerce também! Se seu site é voltado para negociação ou transação online, experimente incluir um blog ou fórum onde sejam postados e comentados frequentemente, assuntos atuais e relevantes sobre o seu nicho de atuação.

Essa estratégia vai te ajudar a ranquear melhor seu site sobre o critério de conteúdo relevante dos mecanismos!

Palavras-Chave de relevância

Palavras-Chave são termos em específico que podem te ajudar a planejar melhor o seu projeto de SEO.

Esse conjunto de termos pode ser classificado de forma natural, como quando você posiciona o nome da sua marca.

Ou por volume de pesquisa, como quando você usa ferramentas para identificar quais são as palavra voltadas para o seu nicho de atuação, que estão sendo mais pesquisadas entre os usuários.

Esse tipo de análise é realizado com auxílio de algumas ferramentas eficazes no trabalho de SEO, como Sem Rush e o próprio planejador de palavras-chave do Google Ads.

Para as palavras-chave escolhidas por volume de pesquisa, prefira sempre as chamadas “cauda longa”. Palavras desse tipo são determinadas pela quantidade de termos que possui, como por exemplo: Como Construir um Site de Sucesso ou Construir um site.

A primeira sequência (cauda longa) possui 6 termos e isso aumenta a probabilidade de o usuário encontrar seu site com pesquisas relacionadas.  

Já a segunda sequência minimiza a probabilidade de o usuário encontrar seu site em uma busca mais ampla em informações.

Taxa de Rejeição

Esse indicador, como mencionado anteriormente calcula a quantidade de pessoas que entram no seu site por qualquer que seja o motivo e, logo em seguida saem dele sem nenhuma atitude.

Nesses casos para os mecanismos de pesquisa o seu site é considerado irrelevante para o usuário, ou seja, se é irrelevante não deve ser exibido! A questão é o que fez esse usuário entrar e sair do seu site de forma imediata?

Você deve analisar quais fatores influenciaram essa ação, a velocidade de carregamento do seu site está inadequada, muito lenta? Seu conteúdo não está adequado a pesquisa ou não é completo o suficiente para atender a dúvida do usuário?

Ou simplesmente o usuário clicou “sem querer” no link do seu site, quando na verdade buscava outra coisa!

São vários os motivos influenciadores dessa ação, porém quais dele são controláveis e podem ser melhorados por você?

Todos os aspectos devem ser positivos para que usuário tenha uma experiência de pesquisa consideravelmente boa e, isso conta muito para a avaliação dos mecanismos de pesquisa!

Velocidade de carregamento do site

Esse indicador sem dúvida deve estar o mais otimizado possível! Nenhum usuário gosta de perder tempo procurando informação em um site que demora para carregar a página de interesse.

Seu site pode ter o melhor conteúdo sobre determinado assunto, mas se não tiver uma velocidade rápida de carregamento da página, logo o usuário irá desistir do seu site e procurar em um outro que aborde o mesmo tema e carregue as páginas de forma mais rápida.

O usuário tem várias oportunidades de escolha ao fazer uma pesquisa, ou seja, se você tem conteúdo relevante e almeja aumentar seu tráfego e até mesmo conversões, otimize esse indicador imediatamente!

Backlinks

Receber link de outro site, referenciando determinado conteúdo para o seu site, sempre é bom. Mas quando se trata de planejamento de SEO para posicionamento nas buscas, esse indicador é essencial!

Os backlinks compõem um dos indicadores estratégicos mais eficazes para posicionamento de um site.

Isso porque os mecanismos de busca entendem que se você está sendo referenciado em outro site por intermédio de um link, é porque você tem autoridade e relevância no conteúdo que exibe em seu site.

Tais links podem ser internos (quando uma página do seu site aponta para outra página desse mesmo site), ou externos (quando uma página de outro site aponta para o seu site).

Trabalhar backlinks tem que ser um trabalho de cuidado, atenção e principalmente de empenho. Isso principalmente porque conseguir um link de qualidade, emitido por um site de alta autoridade é resultado de muita análise e pesquisa.

Para troca de links também são utilizados os chamados “Guest Posts”. Consiste na produção de um artigo 100% original com um link direcionando para o site do criador, que será publicado no site de outra pessoa, ou seja, o primeiro site produz, o segundo publica e gera um link para o primeiro.

Backlinks bem trabalhados, realizados por sites que possuam conteúdo relevante e similares ajudam a posicionar melhor nos resultados de busca orgânica.

Cuidado!  Os mecanismos de pesquisa penalizam troca direta e compra de links. Ou seja, trabalhe troca de links com pelo menos três sites e evite comprar links de alguém, isso pode prejudicar seu site a médio e longo prazo.

O melhor a se fazer é conquistar links “puros”, em conteúdos relevantes de sites que possuam autoridade.

Mantenha o layout do seu site agradável

Umas das formas de diminuir a taxa de rejeição do seu site é manter a organização quanto a divisão do menu.

Quanto mais clara for a estrutura do seu site para o usuário melhor será para o aumento da autoridade do seu site.

Agrupe seus conteúdos por categoria, similaridade; isso facilita a visualização do usuário e faz toda diferença na experiência que ele tem em seu site.

A aparência e cores do seu site também contam muito para avaliação do usuário, nesse caso é interessante entender um pouco sobre o estudo das cores e como ele é aplicado em cada área de atuação do mercado.

Essa ferramenta é muito utilizada no planejamento de marketing e pode te ajudar a construir um site de melhor qualidade.

Qualidade do host

A homogeneidade das informações descritas acima, e as que você lerá abaixo, é extremamente importante para um bom planejamento de SEO.

Hoje são inúmeros critérios para ficar bem posicionado no Google, e não devemos subestimar nenhum deles.

Onde seu site será hospedado é outro fator relevante, já que, como mencionado acima, a velocidade de abertura do seu site é um fator importante.

Ter um plano de hospedagem condizente com os recursos que seu site precisa, dará a tranquilidade de passar por mais esta etapa.

Páginas otimizadas

Outro grande indicador e influenciador para o bom posicionamento de um site é o trabalho de otimização “On-Page”.

Além de exibir conteúdo de qualidade seu conteúdo deve ser otimizado de acordo com as diretrizes dos mecanismos de busca.

URL amigáveis

Páginas otimizadas envolvem vários aspectos como, URL otimizada. Vejamos um exemplo: um usuário busca por “varas de pesca”, nos mecanismos de busca.

O seu site aborda tal assunto e tem uma página que trata de forma específica sobre isso, porém sua URL é confusa e se encontra da seguinte forma “www.meusite.com.br/2019-09-03/index/3/universo-das-varas.

Logo os mecanismos de busca não identificaram a associação do conteúdo pesquisado com o conteúdo do seu site, que pode ser relevante, mas tem URL confusa.

Para esse site, em uma página que aborde esse assunto a URL ideal seria “www.meusite.com.br/varas-de-pesca.

Dessa forma a leitura feita pelos mecanismos seria mais clara e a exibição para o usuário mais provável. Trabalhar a palavra-chave na URL da página é essencial nesse contexto!

Título SEO

Título de SEO de uma página também é muito importante para chamar atenção do usuário. Seu título deve ter palavras-chaves que influenciem o clique.

Para o exemplo anterior, um título adequado para um site de conteúdo informativo seria “Tudo sobre varas de pesca”. Para um site que venda esses objetos um título adequado seria “As melhores ofertas de vara de pesca”. Seu título deve impactar e estimular o clique.

Meta descrição

A meta descrição também deve trabalhar esse mesmo ponto, para ranqueamento de uma página. Texto impactante e que influencie o usuário a clicar na sua página.

Obedecer a quantidade de palavras da meta descrição para não ultrapassar a SERP é importante. Hoje, o tamanho não deve ser maior que 160 caracteres.

Frequencia de palavras-chave

A questão da frequência da palavra-chave no texto também é fator importante.

Claro que nada de exageros, mas exibir a palavra-chave ao longo do texto ajuda no posicionamento da página. Alguns plugins como o Yoast (usado geralmente no WordPress) analisam todos esses indicadores,frequência de palavras-chave, título de SEO, meta descrição etc.

Essa análise é de extrema importância para manter a otimização das páginas e alcançar bom posicionamento nas buscas orgânicas.

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