WHM: O que é, e como acessar – Tutorial passo a passo e vídeo

O Web Host Manager, ou WHM, pode ser considerado um gerente das contas de hospedagem simples, cPanel.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Web Host Manager, ou WHM, pode ser considerado um gerente das contas de hospedagem simples, cPanel.

Com ele, você criar seus planos de hospedagem, associar um cliente / domínio a ele, que por sua vez, possibilita hospedar os seus sites e dos seus clientes.

Um painel simples e intuitivo, indicado para usuários iniciantes e avançados. No tutorial passo a passo e vídeo de hoje você vai aprender o que é o WHM e como acessá-lo.

O que você vai precisar?

Para este tutorial você precisar do usuário e senha de acesso ao seu WHM. Esses dados são liberados com a sua revenda de hospedagem.

Caso não saiba quais são esses dados, entre em contato com empresa que você contratou o plano de revenda, e faça a solicitação desses dados.

Tutorial como acessar o WHM

Então, como expliquei, o WHM é o painel gerente da sua revenda de hospedagem. Por ele você vai fazer a gestão de todos os domínios dos seus clientes.

Vamos acessar o WHM, e falar um pouco sobre as principais funções do painel.

Vamos fazer o tutorial passo a passo, e final disponibilizarei o vídeo com os mesmos procedimentos, aprenda da melhor maneira para você.

Passo 1: Acessar o WHM

O acesso é bem simple, utilize o link seudomínio/whm, entre com o usuário e senha nos campos respectivos e clique em login.

A próxima tela já será a página inicial do seu painel de controle, WHM. Você verá que a interface do WHM e cPanel, são bem parecidas.

Isso porque eles são desenvolvidos pela mesma empresa, porém o WHM é o gestor da revenda, a qual libera planos simples de hospedagem, que são gerenciados pelo cPanel.

Então para cada clientes que você liberar um plano de hospedagem, será também liberado o painel de controle cPanel para administrá-lo. E esses planos são geridos através de WHM.

É importante você saber que, o domínio principal da revenda, no meu caso meuhospedeiro.com.br, também tem uma conta cPanel para ele. Afinal, ele tem seu plano de hospedagem.

Resumindo, hierarquicamente dizendo, o WHM está um nível acima do cPanel. É ele quem cria as contas simples, que por si só, tem o cPanel atreladas a elas.

O que posso fazer através do WHM?

De forma rápida e sucinta, vou falar para você sobre algumas funções bastante utilizadas no WHM.

Vamos apenas pincelar neste tutorial, porque vou liberar posteriormente um tutorial ensinando a usar essas funções. Ok?

Criação de pacote/plano

Através do WHM, você poderá fazer a criação dos pacotes/planos, os quais posteriormente você vai adicionar clientes a eles.

Então você cria seus pacotes/planos, conforme o recurso desejado (espaço, transferência, quantidades de contas de e-mails que o cliente poderá criar, dentre outros) e ao adicionar um cliente, irá vinculá-lo a um desses pacotes/planos.

Informações de contas

Através deste bloco de funções você poderá ver informações importantes sobre as contas que já foram criadas dentro do seu WHM.

Por exemplo, você pode listar todas as contas que estão criadas. Pode também listar subdomínios e domínios estacionados que foram criados.

Através deste bloco você pode também ver as contas suspensas, seja por inadimplência, ou por mal uso do servidor.

Ele mostra também clientes que estão usando mais espaço e transferência do que você liberou.

Funções de conta

Aqui você poderá criar uma conta, terminar uma conta que não será mais utilizada, pode fazer o upgrade ou downgrade de um plano, que basicamente é troca de um cliente de pacote.

Pronto, agora você já sabe o que é WHM, como acessa o painel, e também algumas funções deste painel.

Vamos ensinar a trabalhar essas funções em tutoriais separados, facilitando assim seu entendimento.

Tutorial: como acessar o WHM do servidor

Ensinamos também por vídeo o que é WHM, como fazer o acesso ao painel da revenda e um rivew rápido de algumas funções deste gestor. Veja abaixo:

Dúvidas frequentes sobre como entrar no WHM

O que é WHM?

O Web Host Manager, ou WHM, é um gerente das contas de hospedagem simples, cPanel. Através dele é possível criar pacotes, adicionar novos clientes, fazer upgrade e downgrade, terminar contas e muito mais.

Como acessar o WHM?

Ensinamos neste passo a passo e neste vídeo, como entrar em no WHM. Mas basicamente, você deve usar o link seudomínio/whm, entrar com o usuário e senha nos campos respectivos e clicar em login.

O que posso fazer pelo WHM?

Pelo WHM você faz toda a gestão da sua revenda. Algumas ações são, criação de pacotes/planos, adicionar contas, excluir contas, fazer upgrade/downgrade de pacote de uma conta, listar contas, subdomínio e muito mais.

Pode lhe interessar
1. Como criar planos/pacotes pelo WHM.

Conheça o Site Revenda 4.0

4 Modelos de sites para agências digitais, empresas de hospedagens e Freelancers

Site Revenda 4.0 é um sistema que possui 4 modelos de sites, desenvolvido para agências digitais, web designers, desenvolvedores e empresas de hospedagem representar e vender seus serviços na internet de forma profissional.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

Atualize seu site facilmente, mesmo sem ter conhecimento;