Todas as pessoas que tem seu próprio negócio, seja ele pequeno ou grande, já entenderam a necessidade de divulga-lo no maior meio de comunicação da atualidade: A Internet.
A forma mais comum de se fazer isso é através das redes sociais e/ou sites. Neste momento surgem dúvidas do tipo, qual dessas opções escolher? Se eu tiver um, preciso ter o outro?
Fizemos este post, para você entender qual a melhor opção para seu negócio: site ou redes sociais.
Site e redes sociais são a mesma coisa?
Não. São mídias bem diferentes uma da outra. Cada uma tem sua utilidade, e ambas agregam sua estratégica de marketing digital e lhe diferencia dos seus concorrentes.
O site é o cartão de visita online da sua empresa. Com o serviço de criação de sites profissionais, você dá a ele a identidade visual do seu negócio.
Através dele você compartilha as ideias da sua empresa (missão, visão e valores) e divulga produtos e serviços de forma profissional.
O que transmite aos seus clientes uma maior confiança e segurança que as redes sociais.
As redes sociais são utilizadas para você aproximar e encontrar seu público, já que segundo a pesquisa realizada pela We Are Social e a plataforma Hootsuite, hoje cerca de 62% da população brasileira está conectada nas redes sociais.
Vantagens dos sites e das redes sociais
Site:
- Capacidade de personalização: Os site será feito especificamente para seu negócio, deixando assim a identidade da sua empresa.
- Organização das informações: No site você organiza as informações como quiser, dando um destaque maior para o ponto forte da sua empresa e seus diferenciais.
- Mensuração de resultados: Com a instalação do Google Analytcs (programa para mensuração de tráfego do seu site) você conseguirá mensurar seus resultados com maior exatidão.
- Marketing de Conteúdo: Ao ter um site da sua empresa, você pode vincular a ele um blog e oferecer conteúdo relevante. Além de trazer seu público para perto de você, ganha-se também importância perante ao Google.
Dica: Fazer o site e não se dedicar não vai lhe gerar resultados. É interessante fazer atualização do conteúdo constantemente, assim seu cliente constatará sua assiduidade no site e terá mais confiança e segurança para comprar ou gerar leads.
Redes Sociais:
- Interação com cliente: Através de postagens interessantes, você aproxima o público.
- Gerar uma boa reputação: Você pode fazer isto solicitando aos seus clientes que façam avaliações da sua empresa em seu perfil.
- Baixo custo: As redes sociais podem ser criadas gratuitamente. Para aqueles clientes que fazem propagandas pagas, nas redes sociais o custo de impulsionamento é menor, se comparado com o Google Adwords.
Dica: O conteúdo a ser publicado nas redes sociais deve ser confeccionado com muito carinho e cuidado. Faça publicações que realmente seja legal para seu cliente. Criar rede social e não fazer postagens com frequência, não lhe trará resultado algum.
Então… Afinal site ou redes sociais?
Na realidade você não tem que escolher uma dessas mídias para divulgar sua empresa. Você deve ter as duas.
As redes sociais vão capitar seus clientes e traze-los para sua empresa virtual (site). O site por sua vez vai apresentar, de forma profissional, sua empresa ao cliente.
Aumentando assim, a segurança e confiança em seu negócio e consequentemente sua conversão.
E você tem experiência com sites ou redes sociais? Já conseguiu trabalhar com as duas juntas? Conte-nos sua experiência nos comentários.