Independentemente de qual seja o seu negócio, o e-mail marketing deve fazer parte de sua estratégia de marketing digital.
Há ainda quem pense que não é eficaz, mas saiba que é uma das melhores táticas para atrair seu público-alvo, o fidelizar e assim, aumentar as taxas de conversão, ou sejam aumentar suas vendas.
Um de seus maiores diferenciais é a possibilidade de manter uma comunicação mais próxima de seu cliente, desde, é claro, que ele tenha concordado em receber os e-mails. Isso mostra que ele se interessou pelos seus produtos e/ou serviços.
Dessa forma, você consegue comunicar-se de uma maneira mais personalizada, criando conteúdos que sejam direcionados especificamente para a sua audiência.
Obviamente, existem outros meios para alcançar seus clientes potenciais, como mensagens no WhatsApp, anúncios no Facebook, posts em redes sociais, mas lembre-se que através do e-mail marketing, a sua mensagem é mais direcionada, o que permite segmentar mais quem realmente se interessa pela sua marca.
Nesse artigo, veja por que vale a pena investir nessa poderosa estratégia de marketing e conheça 3 ferramentas gratuitas para ajudar a otimizar todo o processo.
Por que vale a pena investir em e-mail marketing?
Antes de começar a investir em e-mail marketing, vale lembrar que a pessoa precisa ter concordado em receber seus e-mails. Isso mostra que seus produtos e/ou serviços despertaram algum tipo de interesse.
Confira outras vantagens:
Maior Alcance e Engajamento
Só para você ter uma ideia, em média, 90% dos internautas acessam sua caixa de e-mail todos os dias. E é justamente por isso que você não deve negligenciar essa estratégia. À medida que você constrói uma lista de contatos, e envia conteúdos de qualidade e com frequência, acaba alcançando uma audiência maior, criando mais engajamento e consequentemente, aumentando a credibilidade da sua marca.
Segmentação
Depois que você já tem uma base de dados de e-mail marketing, facilita a segmentação, pois possibilita a criação de conteúdos voltados especificamente para seu público-alvo, com base em seus interesses, necessidades, idade, etc. E saiba que quanto mais segmentada for sua base de dados, mais assertiva é a comunicação com sua audiência.
Personalização
O e-mail marketing permite que você mantenha um relacionamento mais pessoal com seus clientes, pois é possível personalizar a mensagem. E você pode se dirigir a eles pelo nome, apelido e o e-mail será baseado em todas as informações passadas por seu cliente. E ao fazer isso, aumenta as chances de taxas de abertura das suas campanhas.
Automação
A grande vantagem de automação de e-mail marketing é que otimiza todo o processo de envio de e-mails, pois são disparados em piloto automático. Além disso, você pode também programar com antecedência esses disparos. Por exemplo, vamos supor que o usuário preencheu sua newsletter na sua landingpage. Ele recebe de forma imediata um e-mail de confirmação e de agradecimento. E sem falar que a automação, combinada com uma base de dados segmentada, ajudará a criar maior engajamento.
Teste A/B
Em qualquer estratégia de marketing digital, é essencial realizar testes para verificar o que está funcionando ou não. E no caso do e-mail marketingé a mesma coisa, sendo importantíssimo testar de forma contínua. Por exemplo, você pode testar o assunto do e-mail, o horário de envio, sempre com o objetivo de se comunicar melhor com sua audiência.
Análise de métricas e de ROI
Através da análise de métricas, como taxa de abertura, taxa de cliques, entrega, entre outras, você é capaz de melhorar suas campanhas de marketing. E consequentemente, consegue avaliar o retorno para o seu negócio.
Aumento de vendas
À medida que você entra em contato com sua lista de e-mails de forma regular e estratégica, o relacionamento com seu cliente fica mais estreito, sua marca ganha credibilidade e assim, há o aumento de vendas.
Conheça 3 ferramentas gratuitas de e-mail marketing para o seu negócio
Agora que você já viu a importância do e-mail marketing para o seu negócio, e caso ainda não tenha ideia por onde começar, separamos aqui algumas ferramentas gratuitas para lhe ajudar a otimizar suas campanhas:
1. MailChimp
Esta ferramenta possibilita a criação de uma conta com até 2000 assinantes.
Além de ser gratuita, é muito fácil e simples de usar, sendo uma das plataformas mais utilizadas em todo o mundo.
Veja algumas das funcionalidades: integração com outras plataformas digitais, automação de e-mails, ótima qualidade no sistema de envios, entre outras.
2. E-Goi
É uma empresa portuguesa, que disponibiliza uma variedade de soluções para tornar o processo de automação de e-mail marketing mais completo.
Por exemplo: tracking web 360º, campanhas de e-mail, voz com automação, sms, push, etc.
O E-Goi está com uma promoção, no momento em que escrevo este artigo, oferecendo um plano gratuito para até 10.000 contatos com envios ilimitados.
3. SendPulse
Aqui, você tem direito a envios para até 500 assinantes, e-mails ilimitados, automação 360º, personalização, recursos profissionais, entre outras funcionalidades.
Todos esses serviços são gratuitos e no caso de envio para mais assinantes, os planos ofertados são bem acessíveis.
Conclusão
Como você pode ver, o e-mail marketing é uma ótima estratégias de marketing para o seu negócio, construindo um relacionamento sólido com seu público, personalizar suas mensagens, e trazer mais visibilidade para a sua marca.
E ao automatizar todo esse processo, é mais fácil pensarmos em como escalar o nosso negócio. Caso você ainda não tenha implementado essa poderosa estratégia de marketing, o ideal é que comece o mais rápido, para alimentar a sua base de leads e possibilidade de novos negócios.