Saiba como é o Processo de Desenvolvimento de Aplicativos

Há tempo que o comportamento dos consumidores vem mudando, cada vez mais estão acostumados a comprar pela internet. Diante disso os serviços de criação…
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Há tempo que o comportamento dos consumidores vem mudando, cada vez mais estão acostumados a comprar pela internet. Diante disso os serviços de criação de sites e app crescem cada vez mais.

Neste post, você vai entender tudo sobre o processo de desenvolvimento de aplicativos, vai aprender o passo a passo de como funciona a criação de apps desde o início.

Se você se interessa pelo assunto, porém tem dúvidas e gostaria de aprender a respeito, acompanhe até o final para não perder nenhum detalhe!

Como se dá o desenvolvimento de aplicativos para Android

É verdade que os aplicativos para IOS podem ser muito mais rentáveis nos EUA, por exemplo, onde uma parte da população utiliza Iphones com uma boa média de preço e custo-benefício, mas aqui no Brasil, não é desse jeito. A maior porcentagem dos brasileiros (cerca de 95,5%) utilizam o sistema operacional Android e é por causa disso que os aplicativos para ele são mais lucrativos.

Mas, e quanto ao fato dos apps IOS serem mais simples?

Também é verdade que apesar de serem mais lucrativos o desenvolvimento de aplicativos para Android, criá-los para Iphones e Ipads é bem mais simples e mesmo. Isso tudo por causa do Firmware! 

Visto que os consumidores de Android não costumam ser incentivados a atualizarem seus firmwares, é provável que você terá um trabalho um pouco mais desgastante em estar atualizando e mantendo sempre em dia as melhorias do seu produto. 

O que você pode tentar fazer é tirar proveito do mercado internacional caso seja fluente em inglês e desenvolver seu produto todo nessa língua. Os anúncios costumam ter um CPC maior e podem render uma monetização maior também. Portanto, mãos à obra agora mesmo!

Como funciona o processo de desenvolvimento

Desenvolvimento de aplicativos – Defina os objetivos

Quando falamos em aplicativos, você deve se lembrar que é muito importante ele propor uma solução para resolver algum problema. Portanto, tenha em mente de que forma ele vai ajudar. Saiba qual será a proposta do seu app e também qual o público-alvo a se atingir.

Analise se ele tem concorrência, faça uma boa pesquisa de mercado para definir qual será seu ponto de partida.

Agora defina para quem ele será destinado

Identifique quem irá consumir seu produto. Para que você consiga vendê-lo, é necessário que você conheça bem os gostos e comportamentos das pessoas destinadas a utilizá-lo. por isso, faça pesquisas e colete o máximo de informações sobre elas, tais como gênero, idade, estado civil, interesses, profissão, renda salarial e o que mais conseguir, dessa forma, ficará mais fácil traçar uma estratégia de como poderá oferecê-lo da maneira correta depois.

Android ou IOS?

Já falamos acima sobre as vantagens do desenvolvimento de aplicativos para o Android, não é? Pois, enquanto você estiver na fase de planejamento, é bem importante que se decida em qual das duas plataformas irá trabalhar para começar e depois que ele estiver funcionando bem, você pode tranquilamente migrar para a outra.

Sugerimos que você use o Android principalmente se não tiver muita habilidade técnica, porque o Android ainda é o sistema operacional que a maioria quase que absoluta dos brasileiros utiliza, fazendo com que criar um aplicativo seja mais rentável para ele do que para o IOS.

Calcule com antecedência recursos-chave

Ainda na fase de planejamento, é importante também que você calcule os recursos para cada parte, se for necessitar de uma equipe específica de gestão, capacitação e treinamento de equipe, investimento em smartphones e computadores para a equipe, dentre outros gastos que precisa entrar na conta de divisão de recursos.

Calcule também os investimentos em parcerias, será necessário contratar serviços para o funcionamento do aplicativo? E integrá-lo em algum outro software? 

Não esqueça também dos custos menores

Mencionamos alguns cálculos de recursos-chave no tópico anterior para você ter uma ideia do que precisa investir em um primeiro momento no processo de desenvolvimento de aplicativos, porém, também é preciso calcular os gastos menores que envolvem a criação do seu negócio para que no final você entenda se ele está rendendo o suficiente para cobrir todos os gastos e ainda retirar a margem de lucro.

APIs de funcionalidades para poder integrar no app, salários, crachás, aluguel de espaço físico, pagamento de softwares e outros são mais exemplos de gastos para se calcular.

Como funciona a monetização

Antes mesmo de colocar sua ideia em prática, após ter calculado o que você vai precisar investir em recursos-chave e de segundo plano, você precisa saber se sua ideia irá se sustentar por si só. Planeje como ele irá ganhar dinheiro, lembrando que a receita gerada deve ser o suficiente! Por isso, pesquise ideias de como irá monetizá-lo e então já pode colocar em funcionamento todas as ideias que tiver.

Procure por uma empresa especialista em desenvolvimento de aplicativos que faz, mensalmente, Webinars explicando detalhadamente as etapas que cada tipo de aplicativo exige. Confira e se inspire para criar seu negócio agora mesmo!

Tenha um site profissional e conquiste mais clientes.
Solicite um orçamento agora!

Clique no botão abaixo e solicite um orçamento para criação do seu site. Somos uma empresa de desenvolvimento de sites com mais de 19 anos e já desenvolvemos mais de 1.200 sites desde 2004.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

A BQHost utiliza cookies para melhorar a sua experiência com nosso site, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.