Você já deve ter ouvido falar de site em wordpress, isso porque ele é responsável por 59% dos websites construídos no mundo, segundo pesquisa da W3 Techs.
Devido ao uso em massa dessa aplicação, surgiram as hospedagens exclusivas para ele. Mas então, o que é e porque meu site em WordPress precisa de uma hospedagem diferenciada? Criamos esse post para você entender melhor sobre o assunto.
O que é wordpress
Para aqueles que não conhecem, o WordPress é um construtor de sites, lojas virtuais e blog, que atende desde os que não tem conhecimento até os grandes web designers .
Isso porque através dele é possível criar um site usando um modelo já pronto, o usuário vai apenas adicionar o seu conteúdo ou, para os que tem conhecimento em XHTML e CSS (linguagens usadas pelo wordpress) podem criar um tema do zero.
Hospedagem wordpress
Devido ao crescente uso dos CMS, como o wordpress, as empresas passaram a criar planos com configuração especifica a eles.
O fato é que, devido a vários motivos, ele precisa de um plano com melhor configuração. O maior diferencial da hospedagem em wordpress é a estrutura do servidor oferecido.
Normalmente são servidores mais robustos que possuem HD SSD, maior capacidade de processamento e mais memória. Garantindo assim um melhor desempenho para seu site.
Outro ponto importante sobre wordpress é a quantidade de inodes que ele utiliza. Para quem não sabe, inodes são o número de arquivos que existe dentro do seu plano de hospedagem.
Quando essa aplicação é instalada, bem como os seus pluguins, centenas de inodes são alocados dentro do servidor. Esse é um dos motivos da necessidade de mais recursos.
É realidade que o WordPress precisa de mais recursos que um site normal para funcionar perfeitamente. Mas também, existe muito pluguin mal instalado/programado que faz com que a necessidade de mais recursos se eleve.
É importante entender que, mesmo com a hospedagem ideal para sua aplicação, devemos nos atentar ao desenvolvimento do nosso site.
A otimização do código, das imagens, e tudo que abrange o desenvolvimento, deve-se dar atenção. Nossa dica é você deixar claro para seu webdesigner freelancer e desenvolvedor, que você necessita da atenção deles.
Então para evitar um custo desnecessário, recomendamos analise do seu CSM e também de todos os pluguins instalados nele.
Então você já entendeu tudo que precisa saber sobre o que é hospedagem em wordpress? Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário.
Dúvidas frequentes
R: Você pode instalar o WordPress dentro do seu cpanel (painel de controle da hospedagem) na opção Softáculos.
R: Sim, porém deve ser verificada a quantidade de recursos que o plano disponibiliza.
R: A quantidade de recursos varia conforme temas e pluguins instalados. Mas recomendamos como mínimo necessário para um bom funcionamento 768 MB de memória e CPU de 3,15 GHZ.
R: Trace os objetivos que o site terá. Utilize ferramentas que lhe ajudarão na administração e gestão, como WordPress.
Defina seu publico-alvo e crie conteúdos específicos para ele.
Essas dicas são simples, mas lhe resguarda de muitos problemas futuros. Na rede, existem muitos conteúdos atualizado de como criar um blog. Perquise, estude, execute e otimize. Boa sorte!