Como Registrar um Domínio Grátis com Hospedagem [.com.br]

Para poder contratar um serviço de hospedagem de site, responsável por deixar sua plataforma disponível para acessos, primeiramente você deverá registrar…
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Para poder contratar um serviço de hospedagem de site, responsável por deixar sua plataforma disponível para acessos, primeiramente você deverá registrar um domínio.

O registro é um serviço que garante a exclusividade para uso de um nome, por sites. Sendo assim, apenas sua plataforma poderá utilizar aquele termo.

Algo muito importante para evitar que outros negócios tentem copiar ou desviar os acessos de seu site para o deles.

Ter um registro de domínio é importante ainda para profissionalizar o seu negócio. Quer saber mais sobre seu funcionamento e como ter um domínio “.com.br” grátis?

Então, continue lendo este artigo, confira nossas dicas sobre o assunto e sua relação com a hospedagem!

O que é e tudo que envolve um domínio

O que é registro de domínio

Como dito acima, o registro de domínio é um serviço essencial para que a hospedagem de sites possa ser feita.

A fim de disponibilizar uma plataforma para acesso, primeiramente, essa precisa ter seu nome registrado. Ou seja, é a liberação de uso daquele nome e a garantia de exclusividade dele.

Por exemplo, se deseja criar uma loja virtual de roupas infantis que se chama Mundo Infantil, você provavelmente a lançará como:

www.mundoinfantil.com.br

Este endereço de acesso, ou URL como muitos conhecem, é o que chamamos de registro de domínio e que quando contratado por uma pessoa, ninguém mais poderá usá-lo.

Dentro do domínio, existem diversos pontos que precisamos desmembrar para um melhor entendimento desse serviço. Começaremos então, pelo “www”.

Uma sigla para World Wilde Web, esse é um sistema de documentos que permite acesso as informações presentes na internet em formato de hipertexto.

Seguindo o exemplo, temos o termo “mundoinfantil” que nada mais é do que o domínio propriamente dito. Ou seja, o nome da plataforma de acesso.

Por fim, temos o “.com.br” que é uma extensão do domínio e que possui diversas variações.

Neste caso, o “.com” representa a extensão mais usada mundialmente para plataformas comerciais em geral. Enquanto “.br” é uma extensão adicional que representa o país de origem do site, neste caso o Brasil.

Então, quando falamos de garantir exclusividade no registro, é importante destacar que isso se relaciona a extensão usada por você.

Ou seja, se você registrar seu domínio com“.com.br”, isso não impede que o termo “mundoinfantil” seja utilizado em outra extensão. Como, por exemplo, na “.net” ou até mesmo “.com” apenas.

Por isso, que muitos empreendedores costumam garantir as duas extensões mais usadas aqui no Brasil ao registrar seu domínio.

Sendo elas a “.com” e “.com.br”. Afinal de contas, dificilmente interessados em acessar um site tentarão entrar nele utilizando outra extensão.

Por que devo registrar um domínio?

Porque registrar um domínio

Para colocar um site no ar, você precisa de dois serviços básicos. Um é o registro de domínio, outro é a hospedagem.

O registro de domínio é um serviço referente apenas a exclusividade de uso de um nome para site.

Enquanto, a hospedagem de sites será o serviço responsável por tornar a plataforma online e disponível para acessos.

A hospedagem realiza o armazenamento de todos os arquivos usados para construir um site. Sendo assim, através de servidores que irão processar e rodar a plataforma, mantendo-a “no ar” de forma segura e estável.

Portanto registrar um domínio é o primeiro passo para criação de site para divulgação de uma marca na internet.

Chegando assim, até seu público-alvo ao investir em um maior alcance. Sendo aquele não limitado por barreiras geográficas.

Diferença entre extensões pagas e grátis para um negócio

Quando pesquisamos sobre as opções possíveis para registro de domínio, vemos que existem serviços pagos e gratuitos.

Uma das formas de não ter custos com o registro de domínio, é adquirir uma extensão grátis. No entanto, vamos analisar agora o que essa gratuidade realmente representa para sua plataforma.

Para quem não sabe, essas terminações foram criadas por alguns países, que não cobram pelo registro de domínio de sua extensão.

Para entender melhor, assim como no Brasil temos a extensão .br, indicando que o domínio é brasileiro, esses sufixo são relacionados a outros países.

Na maioria das vezes são países pequenos que tem por intuito ajudar a economia do local.

Alguns exemplo dessa extensões grátis e que são muito utilizadas é .tk que se refere a Toquelau, .ml indicando domínios de Mali e .ga para Gabão.

Pode até soar atrativo economizar com esse serviço, já que você terá que investir em outras ações para criação de um site, certo?

No entanto são extensões pouco usadas e conhecidas que não passam a mesma imagem profissional. Você pode até usar pra fazer algum teste, mas para seu negócio, não é recomendado.

Em sentido contrário, temos as extensões pagas, que com certeza você já ouviu falar, .com.br, .com, .net, info, .gov, .blog.br e muito mais.

E o mais recomendado de utilização, principalmente, porque o registro de domínio é o custo mais baixo de um negócio virtual.

Ele vai trazer profissionalismo para seu site, permitir a criação de  e-mail personalizados com o nome do seu empreendimento, melhor posicionamento no Google para as palavras-chave importantes no seu negócio e muito mais.

É possível ter o registro do domínio e hospedagem grátis para sempre?

É possível ter o registro do domínio e hospedagem grátis para sempre

Ter uma hospedagem com domínio grátis para seu site é algo sim possível de se conseguir, como vimos no tópico anterior.

Contudo, isso limita sua marca de inúmeras formas. Uma vez que, você dependerá dos recursos e funcionalidades oferecidos de forma gratuita, sendo na maior parte dos casos de baixa qualidade.

O exemplo mais claro disso é que plataformas criadas gratuitamente possuem muitos problemas com lentidão e instabilidade.

Muitas vezes, ficando fora do ar ou demorando para carregar suas informações. Você sabia que a velocidade de carregamento de uma página que ultrapassa 3 segundos possui grande taxa de rejeição?

Sem contar ainda que plataformas com serviços gratuitos possuem segurança reduzida, não oferecendo certificados SSL e outros serviços de proteção.

O que deixa tanto os dados e informações de sua marca, quanto de seus clientes, desprotegidos. Podendo ser alvo fáceis de ataques cibernéticos.

De forma geral, sites desenvolvidos dessa forma acabam não passando uma imagem séria e profissional, o que impacta diretamente o seu negócio.

Reduzindo seu potencial de crescimento e sua escalabilidade. Portanto, o recomendado para projetos sérios, são serviços pagos e qualificados.

O que é um subdomínio. Vale à pena?

Na maior parte dos casos onde um registro de domínio é gratuito esse é na verdade um subdomínio.

Quando uma empresa oferece um domínio gratuito, esse costuma fazer parte de seu próprio serviço de hospedagem de site. Criando a partir de sua própria plataforma, uma secundária e gratuita.

O que significa que ela faz parte de outro domínio e sua hospedagem, levando assim, o nome dessa.

Por exemplo, se você fizer um site gratuito através do Blogspot seu domínio estará vinculado a ele. Fazendo assim, propaganda da marca da seguinte forma:

www.mundoinfantil.blogspot.com.br

Isso quer dizer que sua plataforma está atrelada à outra de modo que, em muitos casos essas podem nem permitir sua desvinculação.

Agora imagine que você desenvolveu todo um site, criou estratégias e se encontra limitado. Decidindo assim, que deseja migrar para outro serviço.

Tudo que você desenvolveu nessa plataforma, não pertence verdadeiramente a você e, sim, ao domínio principal ao qual se encontra vinculado.

O que pode render até mesmo problemas de direitos autorais. Logo, podemos concluir que um subdomínio não vale a pena para seu negócio!

Como ter seu domínio grátis

Agora que você já sabe tudo sobre o serviço de registro de domínio, subdomínio e a relação de ambos com a hospedagem para site.

Falaremos sobre das formas de se conseguir um de graça para o seu negócio.

Domínios .tk:

Uma das formas de se conseguir um domínio gratuito para seu site é através da plataforma chamada Dot TK.

Através dela, é possível encontrar opções de extensões gratuitas. Sendo assim, nas terminações “.tk”, “.ml”, “.ga”, “.cf” e “.gq”.

Que como comentamos anteriormente não é recomendado, pois, por não serem conhecida passam amadorismo.

Contratando um plano de hospedagem

Contratar hospedagem de site

Mas, existem ainda, formas de se conseguir um domínio gratuito através da contratação de um plano de hospedagem de site profissional.

Existem empresa que oferecem registro de domínio grátis para ciclos de pagamentos maiores. Por exemplo, ao realizar a contratação de um plano de hospedagem anual.

Além de ter a sua disposição, diversas opções de extensões para incluir em seu domínio, considerando as mais conhecidas.

Tanto nacionais (.com.br , .blog.br), quanto internacionais (.com, .net, .gov). Nestes casos, você terá um registro de domínio verdadeiro e próprio que lhe dê autonomia sobre seu site.

Essa forma de adquirir o registro de domínio grátis é muito interessante, porque são fornecidas extensões conhecidas, que transmitem credibilidade.

No entanto, para ser compensatório é muito importante essa empresa ofereça a hospedagem de site barata e profissional.

Afinal se ela oferecer a hospedagem por um preço mais alto, destoado do mercado, é melhor pagar pelo registro.

E a hospedagem profissional se faz necessário, porque você terá um contrato de mais tempo, e como sabemos a qualidade do host interfere diretamente nos resultados do seu site.

Inclusive, fizemos um post, mostrando como a hospedagem afeta o desempenho do seu site, para aprender clique aqui.

Dicas extras ao registrar seu domínio

Então, para finalizar este conteúdo, quero dar algumas dicas simples e práticas que irão lhe ajudar na hora de contratar esse serviço!

Pense na sua marca

Dê preferência a utilizar o nome da sua marca ao registrar seu domínio, desse modo, seu público terá mais facilidade para achar sua plataforma.

Além disso, utilizar o próprio nome da marca deixará seu site com uma imagem profissional.

Leia também:
1Site fora do ar – Aprenda a identificar, resolver e evitar
2Glossário de Hospedagem de Site: Aprenda os termos técnicos

Escolha nomes pequenos e fáceis de lembrar

Outra dica muito importante é evitar colocar nomes muito longos ou usar palavras, termos e letras difíceis de se memorizar.

Isso pode dificultar seus clientes a lembrarem o nome de sua marca. Consequentemente, tendo maiores dificuldades de encontrar o site dela.

Nomes pequenos e simples são mais fáceis de memorizar, muitas vezes, causando mais impacto no consumidor do que nomes complexos considerados por uns, algo marcante – será mesmo?

Evite extensões grátis

Como vimos no decorrer deste artigo, as extensões gratuitas costumam limitar sua plataforma já que esta será um subdomínio ou não terá a autonomia desejada.

Além de levar amadorismo para o seu cliente.

Pense a longo prazo

A longo prazo, a fim de estimular o crescimento de sua marca e evitar dores de cabeça, busque sempre escolher um registro pago.

Bem como, a melhor hospedagem de sites para as necessidades do seu negócio. É como diz aquele ditado “O barato que sai caro”.

Muitas vezes tentar economizar no começo pode gerar problemas futuros para sua empresa, como os de direitos autorais ao construir conteúdos e estratégias dentro de um subdomínio.

Dúvidas frequentes

Duvidas frequentes sobre como registrar um domínio grátis com hospedagem [.com.br]
Como registrar um domínio .com.br grátis?

O registro de domínio grátis pode ser oferecido de diversas maneiras. Extensões grátis, subdomínios, registro grátis renovação paga e venda casada. Sem duvidas, a que mais vale à pena é a venda casada. Dessa maneira você contrata a hospedagem por um ciclo maior e ganha o registro de domínio grátis. Mas um cuidado, para que a oferta valha a pena é importante que contrate uma hospedagem barata e profissional.

O que é registro de domínio e para que serve?

Esse é um serviço para contratação e exclusividade no uso de um nome/endereço de site. Por exemplo, www.mundoinfantil.com.br. Servindo assim, para que seja possível investir na hospedagem de websites e dar acesso a plataforma.

O que é subdomínio?

Um subdomínio é uma espécie de domínio secundário atrelado a um determinado domínio. O que faz com que ele não tenha autonomia total sobre sua plataforma, direitos autorais, uso, recursos e funcionalidades. Sendo um tipo de domínio desvantajoso para quem deseja iniciar sua própria marca.

Qual a importância de uma hospedagem profissional?

Ter uma hospedagem própria para seu negócio é importante para que você tenha autonomia sobre sua plataforma e os recursos oferecidos por ela. Estimulando assim, a escalabilidade do seu negócio ao não ter suas funcionalidades limitadas. Você pode, por exemplo, ter uma hospedagem de site para WordPress que é o CMS mais usado do mundo. Através do qual, você poderá desenvolver seu site, instalar plugins (módulos de extensão) e fazer integrações com outras plataformas. Melhorando as estratégias de marketing e vendas da empresa.

Conclusão

Vimos então, neste conteúdo, tudo sobre os registros de domínios gratuitos e sua relação com o serviço de hospedagem de site.

Se você gostou dessas dicas, conte para nós nos comentários. E, compartilhe este artigo nas redes sociais, para que outras pessoas se beneficiem dele também!

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

Atualize seu site facilmente, mesmo sem ter conhecimento;