Site Lento? Identifique os Erros e Solucione os Problemas!

Sofrer instabilidades e ter um site lento é um problema que eventualmente algumas plataformas podem sofrer, estando por traz dele causas como seu serviço…
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Sofrer instabilidades e ter um site lento é um problema que eventualmente algumas plataformas podem sofrer, estando por traz dele causas como seu serviço de hospedagem de site.

Ou até mesmo, a falta de otimização e atualizações, desenvolvimento inadequado, etc. Existem diversos motivos para isso, mas, você sabe identificar qual deles tem afetado seu negócio?

Em todos os casos a identificação do problema é essencial para resolvê-lo e prevenir que novas quedas no desempenho ocorram.

Portanto, neste artigo mostraremos a fundo as possíveis causas, soluções e medidas de prevenção que você deve adotar agora mesmo. Continue lendo e saiba mais!

O que caracteriza um site lento?

O que caracteriza um site lento?

O tempo de carregamento de um site para que seja considerado rápido, cada vez mais tem sido menor.  

E para quem procura um bom posicionamento no Google, se adaptar a esse tempo, é muito importante. Pois segundo o próprio buscador, esse é o fator mais levado em conta para rankeamento.

Isso é compreensivo, já que a experiência do usuário é o ponto mais relevante para o Google. E sites lentos causam experiências terríveis, além de atrapalhar os robots do buscador nas indexações dos sites.

John Mueller (Senior Webmaster Trends Analyst na Google) relatou claramente que após 2 segundos sem resposta a indexação de uma url é interrompida.

Então passa ser considerado site lento, todos aqueles que tem o tempo de carregamento superior a 2 segundos.

Eliminando erros

Eliminando erros de lentidão

Diversos fatores interferem no carregamento de um site, navegador e internet do usuário, qualidade do dispositivo que está sendo utilizado para fazer o acesso, as ferramentas e plataformas da criação de site e a hospedagem.

Então preparáramos abaixo um roteiro para você seguir, a fim de eliminar as causas que estão trazendo a lentidão para seu site.

Verifique sua conexão com a internet

Desse modo, no seu computador ou notebook, busque pela opção de “Configurações de Rede e Internet”.

Nela é possível verificar se há uma conexão ativa com seu plano de internet. Bem como, em casos de wi-fi, se o sinal da internet está forte ou fraco.

Portanto, comece descartando possíveis problemas de internet que podem levar um site a parecer lento.

Compare acessando outros sites na mesma rede

Tirando a limpo a conexão com sua internet, acesse outras plataformas para verificar se essas acessam normalmente ou não.

Caso outras plataformas demorarem a abrir, o problema pode estar em seu sinal. Neste caso, a solução é entrar em contato com seu provedor de internet.

Testando a velocidade de um site

Testando a velocidade de um site

Fez os testes acima e descobriu que está tudo certo com sua conexão? Então, o próximo passo é verificar o desempenho de seu site que se apresenta lento.

Testando com Google PageSpeed Insights

O PageSpeed Insights é uma ferramenta da Google muito simples de utilizar, basta acessar a plataforma e digitar a URL de seu site.

Após isso, ele fará a verificação e entregará um relatório completo. No qual, você terá um resultado sobre o desempenho de sua página considerando seu tempo de carregamento.

Sendo fornecidas ainda, informações sobre possíveis melhorias que podem ser feitas nele.

Testando com GT Metrix

O GT Metrix é uma ferramenta que funciona de forma semelhante à anterior, portanto, basta digitar a URL de seu site para testá-lo.

Mas, o diferencial é que você pode escolher a localização geográfica através da qual, o teste será feito. Em seguida, tendo acesso a um relatório de desempenho com indicações de melhorias também.

Se quiser testar em outras ferramentas, temos um post em nosso blog com as 10 melhores ferramentas para testar a velocidade de um site, vale à pena conferir.

Principais motivos para um site estar lento

Testando a velocidade de um site

Realizou o checklist de verificação acima e descobriu que seu site está mesmo lento? Então, agora iremos conhecer as possíveis causas por trás desse problema.

Desenvolvimento do site

A plataforma que será utilizada para criação de um site, interfere diretamente na velocidade dele.

Por isso é importante optar pela criação de criação de sites profissionais, onde a plataforma é trabalhada para obter e melhor performance em relação a velocidade. 

Veja alguns aspectos da criação de site que envolve o desempenho do site.

Código do site

A criação de sites profissionais é um serviço que garante que seu site seja desenvolvido pensando não apenas no layout e design de suas páginas.Como também, em toda estrutura administrativa, que é aquela não vista pelos usuários, mas, que garante sua boa experiência aos usuários quando o site for acessado.  

Essa estrutura é composta por diferentes linguagens de programação, scripts e outros pontos técnicos.

Um site lento pode ser o resultado de um serviço de baixa qualidade. Ou até mesmo, da criação feita através de um CMS sem os conhecimentos necessários para o bom funcionamento de sua plataforma.

Os códigos do site podem pesar no carregamento, por isso, mantê-los sempre limpos. Excluir espaços em branco e usar compactadores de códigos, são ações que devem ser feitas para ajudar na agilidade do site.

Imagens não otimizadas

Outra causa bastante comum, principalmente em blogs e portais de notícias, é o uso de imagens não otimizadas que tornam o site pesado.

Em geral, esse problema é ocasionado pelo uso de imagens grandes em termos de dimensões e tamanho do arquivo. Por sorte, esse é um problema fácil de ser resolvido como veremos mais à frente!

Sistema de cache não instalado

O sistema de cache é utilizado para armazenar os dados que compõem um site e suas páginas, temporariamente.

De modo que seja possível otimizar os acessos feitos a ela. Logo, se sua plataforma não possui esse sistema ativado, esse pode ser o problema.

Site desatualizado

A manutenção de um site é algo essencial para evitar que este acabe se tornando lento com o tempo.

Basicamente, existem dois fatores que podem causar isso. Um deles é o CMS utilizado na plataforma e o outro é sua linguagem de programação.

O WordPress, que é o CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) mais utilizado no mundo, necessita de atualizações periódicas disponibilizadas gratuitamente pela própria ferramenta.

Já o PHP é uma linguagem de programação com código aberto presentes no servidor da sua hospedagem. A atualização desta é de responsabilidade então, do hosting.

Ao contratar então, este serviço, verifique a versão utilizada pela empresa e se ela realiza manutenções periódicas para atualizar o código de seu server.

Hospedagem inadequada

Para desenvolver uma plataforma própria, diversos investimentos são necessários a fim de criar, registrar e hospedar um site.

Durante esse processo, é importante a contratação de hospedagem de site profissional. Garantindo então a boa qualidade do suporte e recursos que a empresa de hospedagem de sites oferece.

Contratar o plano mais adequado a sua plataforma também é necessário, ou seja certifique-se que recursos de memória, CPU, número de requisições, quantidades de inodes, etc, são o suficiente para o tipo de plataforma que você possui.

Isso porque, se a quantidade de recursos oferecidos pela sua hospedagem for incompatível com o que a sua plataforma consome, ocorrerá lentidão.

Também é interessante que a empresa escolhida possua servidores com grandes estruturas e tecnologias atualizadas.

As novas tecnologias sempre trazem melhores performances ao site, por exemplo, a hospedagem com armazenamento em SSD, que promete uma velocidade leitura muito maior, e consequentemente mais velocidade.

Os servidores com grandes estruturas são importantes para lhe garantir que, quando precisar de mais recursos a empresa poderá lhe oferecer.

Publicidade excessiva

Existem diversas formas de se monetizar um site, entre elas, temos a abertura de espaços para publicidades.

Deixar que outras marcas veicularem anúncios e banners em seu site não é um problema. Mas, pode se tornar um se a quantidade ali presente for excessiva.

Uma vez que, o excesso de mídias assim como as imagens não otimizadas, pesam sua plataforma.

Acelerando um site lento

Acelerando um site lento

Portanto, agora que você já conhece as principais causas que podem estar tornando seu site lento, vamos às dicas de como acelerar seu site.

Desabilite plugins desnecessário

Iniciando de forma simples, acesse o CMS do seu site e acesse a aba de plugins, verifique todos eles e suas funcionalidades.

Caso identifique algo que você não faz uso ou julgue não necessário, remova. O excesso de plugins instalados mesmo que usados de forma secundária, acaba aumentando o número de requisições feitas.

Ou seja, exigindo muito mais do seu plano de hospedagem, aumentando a necessidade de processamentos de uma única vez, causando lentidão.

Uma boa dica também é sempre conferir se existem plugins a serem atualizados. Além de melhorar o desempenho, sua manutenção aumenta a segurança da plataforma.

Tenha uma hospedagem adequada

É normal querer economizar, mas é importante que você invista em uma hospedagem de site barata e profissional.

Já o serviço não precisa ser caro para ser bom. Mas sim, compatível com as necessidades do seu negócio.

Como já foi dito, quando uma plataforma usa mais recursos da hospedagem que o plano contratado disponibiliza, ocorrerão erros, lentidão e até queda.

Sistema de cache

Já falamos sobre o que é cache e como esse pode ser o motivo que torna um site lento.

Portanto, ativar esse sistema pode ajudar no desempenho de sua plataforma. Uma vez que, a cada acesso feito a ele uma cópia de suas páginas estará armazenada temporariamente.

O que faz com que as páginas requisitadas sejam entregues aos internautas antes mesmo, dessa solicitação chegar ao servidor de sua hospedagem.

CDN

Uma sigla para Content Delivery Network, CDN significa “rede de distribuição de conteúdo” e pode ser considerado, um sistema de otimização.

Formado assim, por diversos servidores que fazem a intermediação através de pontos de presença. Nos quais, cópias de um site são armazenadas.

O objetivo é reduzir o tempo de carregamento de suas páginas e de requisições aos servidores “base”, por meio de uma memória em cache.

De modo que os conteúdos de uma plataforma, possam ser rapidamente acessados. Sempre considerando um ponto de presença mais próximo, geograficamente falando.

Esse serviço é oferecido, normalmente, pela empresa de host. Então contratar um plano de hospedagem com CDN pode lhe trazer excelentes benefícios.

Uma ferramenta bastante utilizada como CDN é o Cloudflare, que além de aumentar a velocidade dos sites, reduz a utilização dos recursos do servidor.

Aprenda sobre o Cloudflare em post que adicionamos em nosso blog. Lá você vai ver o que é esta ferramenta, como funcionam, vantagens, como instalá-la e muito mais.

Leia também:
1Como Registrar um Domínio Grátis com Hospedagem [.com.br]
2Site fora do ar – Aprenda a identificar, resolver e evitar

Otimize todas as suas imagens

Outra forma de torna sua plataforma mais rápida e leve é reduzindo a carga de mídias que ela possui.

Busque utilizar em seu site, imagens com boa qualidade e tamanho moderado. Além disso, você pode instalar plugins para otimizar suas mídias, tais como o Imagify Image Optimizer e o Optimole.

Atente-se ao número de requisições

É importante destacar que toda hospedagem profissional possui um número máximo de requisições que podem ser atendidas de uma única vez.

Uma nova requisição é feita a cada acesso que sua plataforma recebe, levando a buscas em seu banco de dados. Bem como, quando a própria tenta resolver erros internos.

Para diminuir essa quantidade, a ativação do sistema em cache já ajuda e caso tenha conhecimentos mais técnicos, muitos indicam ainda que arquivos JS ou CSS sejam unidos em apenas um.

Compressão pelo cPanel

Se você contratou um serviço de hospedagem com painel cPanel, uma das soluções para melhorar a velocidade do seu site é fazendo sua compressão pelo próprio painel.

Muitas pessoas ficam em dúvidas de como fazer isso, pois, acreditam ser necessário conhecimentos técnicos. No entanto, é mais simples do que se parece.

Basta acessar o cPanel de sua hospedagem de sites e acessar as seções “Software > Otimizar Site”, através das quais você será redirecionado para uma página de configurações.

Nela a opção “Compactar conteúdo” aparecerá para você com 3 opções distintas “Desabilitado”, “Compactar todo o conteúdo” e “Compacte os tipos MIME especificados”.

A primeira opção geralmente é a que vem padrão. Determinando assim, que nenhum dos arquivos sofreu compressão.

Já a segunda opção, fará toda a compactação de seus conteúdos. Enquanto a última, lhe dá o direito de escolher o que será ou não compactado em sua plataforma.

Vale destacar que, arquivos como .png e .jpg sofrem compressão automática e por isso, não precisam ser marcados na terceira opção.

Motivos para melhorar a velocidade do seu site

Motivos para melhorar a velocidade do seu site

Depois de termos visto tudo que pode tornar um site lento e formas de resolver esse problema, temos que parar e analisar suas consequências.

Afinal de contas, algumas dessas soluções podem parecer desmotivantes. Ou até mesmo, você pode querer postergá-las caso seja necessário investir para trazer melhorias.

Contudo, mesmo a curto prazo os efeitos causados pela lentidão de uma plataforma podem refletir em muito no seu negócio, veja como:

Ranqueamento

O primeiro aspecto que vemos ser afetado por um site lento é a sua capacidade de obter um bom posicionamento nas páginas de resultados.

Seja do Google ou de qualquer outro grande buscador. Isso acontece porque todos eles prezam pela experiência do usuário.

Existem diversos dados, incluindo os do próprio Google, que apontam que um site que demora mais de 3s para carregar é abandonado pelo visitante.

Na hora de indicar um parceiro você sempre se atenta por negócios de qualidade e boa reputação, certo? Já que isso pode afetar também sua imagem.

Isso vale para os sites de pesquisas, os conteúdos que aparecem nas primeiras posições são “indicações” dos considerados melhores e, por isso, a escolha deste segue diversos critérios rigorosos.

Experiência do usuário

Como apontado acima, a experiência do usuário é algo bastante importante e podemos dizer ainda que, a cada dia mais isso ganha força.

Pois, hoje, quem dita as formas de consumo é realmente o público/audiência. As páginas com lentidão acabam interferindo na usabilidade destes.

O que faz com que, a imagem de uma marca possa ser afetada de inúmeras formas, tais como, o aumento na taxa de abandono das páginas e perda da oportunidade de atrair e conquistar um lead.

Esse é um problema que se torna ainda maior quando consideramos a navegação mobile. Ou seja, todo tipo de navegação feita através de dispositivos móveis e que possui critérios de ranqueamento ainda mais exigentes.

Acontece que sites lentos levam a um maior consumo dos dados móveis do internauta e, até mesmo, da bateria de seu dispositivo.

Logo, o Google prioriza sites otimizados e rápidos. Ao mesmo tempo que, penaliza o ranqueamento daqueles que não atendem suas “boas práticas”.

Conversão

Ao longo deste conteúdo, vimos tudo sobre o que torna um site lento, como resolver esses problemas e qual a importância em ter um site rápido.

E concluímos que ter uma plataforma lenta, traz a perda da oportunidade de fechar uma venda, ou captar um lead. Uma vez que, os usuários não esperam mais que 3 segundo a abertura de um site.

Se você gostou deste conteúdo, deixe sua opinião nos comentários abaixo. Compartilhe-o também, para que mais pessoas se beneficiem dele!

Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes Site Lento? Identifique os Erros e Solucione os Problemas!
Dúvidas frequentes
Como identificar um site lento?

É importante fazer uma verificação primeiramente de sua internet, através do dispositivo utilizado para acessar a plataforma. Você pode ainda testar acessar outros sites para ver se apenas sua plataforma está demorando a carregar. Caso verifique que sua conexão está ativa e forte, utilize ferramentas como o PageSpeed Insights da Google ou o GT Metrix para testar a velocidade de seu site. E, receber um relatório de desempenho com dicas de otimizações.

Quais as causas mais comuns de um site lento?

Entre as mais comuns estão problemas em seu desenvolvimento (código), falta de otimização das imagens, plataforma desatualizada (CMS e/ou seu PHP) e sistema de cache desinstalado. O uso de publicidade excessiva também pode ser um problema, já que torna a plataforma pesada. Assim como, uma hospedagem de sites inadequada também pode causar transtornos, devido à falta de recursos e/ou suportes necessários ao seu bom funcionamento.

Como a hospedagem de site interfere em sua velocidade?

Muitas plataformas, como blogs, portais de notícias ou qualquer outra que faça muito uso de mídias, plugins e tenha grande quantidade de conteúdos, exige mais do servidor em que está hospedado, necessitando de mais recursos. Quando a hospedagem não oferece a quantidade exigida para o tipo de projeto, a plataforma acaba tendo uma queda em seu desempenho, já que se torna mais instável e com isso, gera-se o problema de lentidão.

Por que um site lento é um grande problema?

As consequências são diversas, mas, de forma resumida isso implica no crescimento de sua marca/negócio. Pois, um site lento, afeta a experiência do usuário, levando a uma taxa de rejeição alta e um baixo posicionamento no Google.

Conclusão

Por fim, temos que quanto maior a taxa de abandono e rejeição das páginas de um site, menor são suas chances de converter visitantes em leads.

O que torna difícil aplicar com sucesso as estratégias de marketing de conteúdo em uma plataforma. Portanto, a velocidade possui impacto direto nas vendas, faturamento e lucratividade de um negócio.

Revenda de Sites BQHost

Lucre vendendo sites prontos e modernos com alta lucratividade

A revenda de sites BQHost é um serviço que possibilita qualquer um, mesmo sem conhecimento técnico, vender sites profissionais para empresas e negócios de diversos tipos.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

Atualize seu site facilmente, mesmo sem ter conhecimento;