Hospedagem WooCommerce: Requisitos para evitar frustrações

O WooCommerce é um famoso plugin que auxilia plataformas no desenvolvimento de lojas virtuais que necessitam de hospedagem de site adequada para se ter um…
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O WooCommerce é um famoso plugin que auxilia plataformas no desenvolvimento de lojas virtuais que necessitam de hospedagem de site adequada para se ter um bom desempenho.

Mas, na hora de escolher um serviço adequado, muitas dúvidas podem surgir. Afinal de contas, quais requisitos precisamos verificar.

Se você é novo no meio e não tem muito conhecimento do assunto, não se preocupe! Pois, separamos neste conteúdo dicas essenciais para que você faça uma boa escolha.

Continue lendo então, e descubra tudo que precisa saber.

Conceitos básicos para começarmos bem

Hospedagem WooCommerce

Para entendermos de fato o que é uma hospedagem WooCommerce, antes de mais nada precisamos destrinchar alguns conceitos importantes que analisaremos abaixo.

Hospedagem

O serviço conhecido como hospedagem de sites gera dúvidas em algumas pessoas, no entanto, é mais simples de se entender do que parece.

Podemos dizer então, que a hospedagem funciona como uma espécie de aluguel. No qual o consumidor paga por um espaço dentro de servidores.

Que por sua vez, são equipamentos compostos por processadores, memória, entre outros componentes que tornam possível o armazenamento dos dados que compõem um site.

Além disso, os servidores são responsáveis ainda por manter um site disponível para acesso, o que chamamos de uptime.

Nos dias de hoje, com a popularização deste serviço, é possível encontrar hospedagem de site barata e profissional. De diferentes tipos, se adaptando as necessidades de cada plataforma.

WooCommerce

Seguindo então, o WooCommerce é uma ferramenta para desenvolvimento de lojas virtuais, que dependem de um serviço de hospedagem e de um CMS.

Para sermos mais específicos, ele é um plugin disponível para WordPress. Caracterizado por ser um módulo de extensão com código aberto, ele é utilizado para a criação de lojas virtuais.

Com funcionalidades intuitivas e simples, esse plugin auxilia seu negócio tanto em termos de design, quanto funcionalidades necessárias para o sucesso de sua loja virtual.

WordPress

Por fim, temos o WordPress que é conhecido como o CMS mais utilizado do mundo, sendo assim, um sistema de gerenciamento de conteúdos.

No mercado de hospedagem profissional, essa ferramenta é altamente indicada para sites e blogs. Uma vez que, ela possui interface intuitiva e permite diversas integrações, instalações de plugins e personalizações.

Através do WordPress, é possível desenvolver um site do zero sem conhecimentos técnicos, já que existem diversos templates disponíveis nela.

Do mesmo modo que, inúmeros plugins para complementar e personalizar as plataformas de acordo com sua necessidade. Além é claro, das integrações já mencionadas.

Podendo ser assim, integrada a ferramentas como o Google Search Console ou outras de pagamento, importantes para os e-commerce.

Leia também:
1Como Registrar um Domínio Grátis com Hospedagem [.com.br]
2Site fora do ar – Aprenda a identificar, resolver e evitar

Requisitos para hospedagem WooCommerce

Requisitos para hospedagem WooCommerce

Quando falamos então, de hospedagem de site para WooCommerce,nos referimos a um serviço diferenciado.

Ou seja, aquele capaz de dar o suporte que esse plugin necessita para um bom funcionamento. A seguir, iremos falar sobre quais são os requisitos necessários para que isso aconteça.

WordPress instalado

Ter uma hospedagem de site para WordPress é o requisito mais importante, pois, serviços não adequados podem gerar inúmeros transtornos.

Desde problemas na instalação desse CMS, até mesmo a incompatibilidade com ele em termos de recursos. Em geral, o WordPress exige uma hospedagem de site de qualidade.

Hospedagem otimizada para uso desse sistema de gerenciamento, garantindo que o mesmo não terá problemas de instabilidade e lentidão.

Planos considerados inferiores quanto aos recursos oferecidos, acabam limitando o desenvolvimento de uma boa plataforma. O que é refletido nas estratégias de marketing e vendas da empresa também.

Plugin WooCommerce

Em segundo lugar, uma hospedagem WooCommerce deve ter a instalação do plugin de mesmo nome.

Apesar de ele poder ser instalado por qualquer pessoa, isso não garante sua eficácia. Dê preferência a contratar um serviço de hospedagem que faça essa instalação para você.

Uma vez que, mesmo possuindo funcionalidades simples, esse plugin exige certos conhecimentos técnicos sobre programação.

Sem contar que, uma hospedagem personalizada desse tipo, garante ainda manutenção para sua plataforma. Tornando sua loja virtual segura e confiável.

Hospedagem e requisitos técnicos

Para escolher a melhor hospedagem de sites, como apontamos antes, você precisa considerar os recursos disponibilizados pela empresa de hosting.

Existem diversos serviços intitulados como ilimitados. Oferecendo assim, recursos amplos que viabilizam a escalabilidade de qualquer negócio.

É possível encontra planos de hospedagem barata que atendem a esses requisitos técnicos, com CPU e memória suficientes para seu site.

Dentro dos servidores de uma empresa de hospedagem, temos processadores conhecidos como CPU. Bem como, a memória RAM.

Em conjunto, eles trabalham de modo que os dados de um site sejam armazenados e processados de forma otimizada, aumentando a rapidez, estabilidade e uptime de suas páginas.

Certificado SSL

Além disso, para a profissionalização e segurança de sua loja virtual, o plano de hospedagem deve oferecer um certificado SSL.

Que serve para a criptografia de dados e arquivos de um site, tornando-o seguro e confiável.

O primeiro deles é quando a URL de um site possui o “https” e não apenas “http” em seu início. Já o segundo, é o símbolo de cadeado que fica localizado antes do endereço, na barra de pesquisa do navegador.

Vale destacar que essa validação interfere no ranqueamento de um site e pode ser facilmente identificado através de dois aspectos.

Armazenamento em cache

Por fim, um dos aspectos que a hospedagem de sites para sua loja virtual deve oferecer é o sistema de armazenamento em cache.

Sendo responsável pelo armazenamento dos dados do site de forma temporária. Com o objetivo de reduzir o tempo de resposta das plataformas a cada acesso feito nela.

O cache reduz a necessidade de uso dos processadores e aumenta o desempenho dos sites, ao armazenar cópias temporárias.

Não utilizar

Ao contratar uma hospedagem para site com WooCommerce, é importante verificar se a empresa oferece versões mais recentes que o PHP 5,2 e/ou do MySQL 5.0.

Uma vez que, essas versões são consideradas desatualizadas para lojas virtuais. Tornando-as menos seguras e mais expostas.

Outros fatores que devemos considerar

Fatores para considerar antes de contratar uma hospedagem WooCommerce

Para encontrar a melhor hospedagem para WooCommerce, separamos ainda algumas outras dicas que farão toda diferença para o sucesso da sua loja virtual.

Suporte do host

Ao escolher por uma hospedagem de sites é importante considerar não apenas o que o hosting oferece em relação aos recursos e funcionalidades.

Como também, o suporte oferecido por eles para que você tire dúvidas e resolva problemas técnicos. Verifique então, os canais de comunicação oferecidos,

É interessante que sejam amplos e de fácil acesso, para analisar ainda o retorno da empresa, busque avaliações online de outros clientes e qual a reputação deles.

Uptime do servidor

O uptime do servidor representa o tempo de disponibilidade que uma plataforma possui para acesso.

O uptime é medido em porcentagem, não é possível encontrar planos com 100%. Então de forma geral, o recomendado é que ele seja superior a 99%.

Tráfego esperado

O serviço de hospedagem de site dá suporte ao crescimento do seu negócio, principalmente, quando você tem planos com opção de upgrade.

Isso facilita no desenvolvimento e escalabilidade de sua plataforma. Uma vez que, conforme ela cresce mais recursos são necessários e o hosting fornecedor, deve favorecer esse desenvolvimento.

Busque então, começar com planos que atendam ao tráfego esperado para sua plataforma e que ofereçam a possibilidade de melhorias quando necessário.

Valor da hospedagem

Para quem está iniciando a vontade maior é economizar. No entanto, é importante ter cuidado com planos baratos demais, isso pode ser sinal de qualidade ruim.

Mas a boa noticia é que existe no mercado hospedagem de site barata e profissional. Recomendo fazer uma pesquisa de preço, benefício e qualidade da empresa. E entender no final qual a melhor a opção.

Vantagens e desvantagens do WooCommerce

Pontos positivos e negativos do WooCommerce

Para finalizar então, explicaremos um pouco mais sobre a ferramenta WooCommerce e porque ela é tão utilizada para o desenvolvimento de lojas virtuais.

Em primeiro lugar, vale destacar que esse é um plugin bastante simples de se utilizar. Sendo facilmente administrado através do WordPress, que por si só já é uma plataforma bastante intuitiva.

O que facilita o desenvolvimento de lojas virtuais profissionais e seguras, com ótimo desempenho que as tornam atrativas ao público.

Além disso, o fato de ela ser gratuita também é um destaque, já que auxilia na redução de custos do seu negócio. Bastante utilizado, esse plugin recebe constantes atualizações, inclusive de segurança.

É importante destacar ainda que, por ser desenvolvida para o WordPress, isso faz com que o plugin priorize conteúdos e com isso impulsione o ranqueamento de suas páginas no Google.

O resultado disso é maiores chances de se posicionar nas primeiras páginas de resultados de busca. Resultando assim, em um maior alcance e visibilidade para o seu e-commerce.

Caso você precise ainda, personalizar sua plataforma, vale destacar por fim, que o sistema de código aberto do WooCommerce o torna uma ferramenta bastante flexível ao usuário.

Mas, quais as desvantagens do WooCommerce?

Apesar de possuir inúmeras vantagens como vimos acima, uma hospedagem com WooCommerce possui pontos desfavoráveis também.

Um dos problemas que essa ferramenta pode apresentar é lentidão em casos de grande aumento no tráfego. Um empecilho que pode ser resolvido com o suporte de seu  hosting.

Inclusive fizemos um post sobre isso, leia e aprenda a identificar os erros de um site lento e a solucionar os problemas!

Muitos dos problemas de lentidão podem ser corrigidos ainda através da hospedagem com cPanel, já que esse painel possui funcionalidades de otimização, permitindo que você aumente o desempenho de suas páginas.

Fora isso, a outra desvantagem que essa ferramenta pode oferecer é nas integrações. Pois, apesar de possuir boa conexão com sistemas modernos. Aos mais antigos existentes no mercado de softwares, pode haver incompatibilidades.

Portanto, analise a ferramenta que sua empresa pretende usar e qual a capacidade de integração oferecida a ela.

Dúvidas frequentes

Duvidas frequentes sobre Hospedagem WooCommerce: Requisitos para evitar frustrações
Quais os requisitos necessários para hospedagem com WooCommerce?

O WooCommerce é um plugin desenvolvido para WordPress, e esse CMS exige planos de hospedagem com recursos mais amplos. Portanto, busque por uma hospedagem web que você possa fazer upgrade, na medida que precisar desses recursos. Esta é uma forma de entender uma demanda que você ainda desconhece. Isso garantirá economia e escala para o seu negócio. Além disso, é importante que a hospedagem possua certificado SSL que garante maior segurança ao seu site.

O que é WooCommerce?

O WooCommerce é um plugin para e-commerce repleta de recursos e funcionalidades para o desenvolvimento de uma loja virtual completa. Através de seu uso será possível vender qualquer tipo de produto ou serviço no meio digital. O plugin oferece integrações ainda, com diversas ferramentas de pagamento como o Mercado Pago, PagSeguro e PayPal. Bem como, funcionalidade de pagamentos por cartões de débito e crédito, transferência eletrônica e boleto bancário, de forma segura e prática. Entre as diversas funcionalidades dessa ferramenta, temos o cadastro de produtos, acompanhamento de pedidos realizados, recuperação de carrinhos abandonados, criação de promoções, loja Facebook e relatórios de vendas.

Porque preciso de WordPress para usar o WooCommerce?

Pois, esse plugin foi desenvolvido diretamente para esse CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo). Sendo então, necessário ter uma hospedagem de site para WordPress para poder instalar o WooCommerce.

O que é hospedagem de site?

É um serviço que realiza o armazenamento de todos os dados e arquivos que compõe um site, de modo que, seu processamento seja possível através de servidores que irão disponibilizá-lo para acesso. Sendo assim, comercializado por empresas de hospedagem de websites, as hostings. Um bom plano é caracterizado por serviços que tornam sua plataforma eficiência, veloz, com maior desempenho, estabilidade e segurança.

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, vimos tudo sobre a hospedagem de site com WooCommerce e quais os requisitos necessários a ela.

Com isso, você evitará dores de cabeça na hora de desenvolver sua loja virtual. Podendo contar assim, com a melhor hospedagem de sites que atende as necessidades desse tipo de plataforma.

Gostou das dicas dadas neste conteúdo? Então, deixe sua opinião nos comentários e compartilhe-o para que outras pessoas se beneficiem dele também!

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

Atualize seu site facilmente, mesmo sem ter conhecimento;