Site fora do ar – Aprenda a identificar, resolver e evitar

Ter um site fora do ar é um problema que afeta o desenvolvimento e resultados do seu negócio, estando muitas vezes, relacionado ao serviço de hospedagem…
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Ter um site fora do ar é um problema que afeta o desenvolvimento e resultados do seu negócio, estando muitas vezes, relacionado ao serviço de hospedagem utilizado.

Mas, podem existir ainda outros motivos por trás desse problema. A grande questão é como identificar a origem do problema, certo?

Afinal de contas, boa parte dos gestores de plataformas digitais não possuem conhecimento técnicos para resolver tais dilemas.

Pensando nisso, separamos neste artigo dicas completas de como identificar o motivo de seu site ficar fora do ar. Bem como, soluções que resolverão seu problema!

Motivos pelo qual um site está fora do ar

Motivos pelo qual um site está fora do ar

Um site fora do ar é sempre um problema para seu negócio, já que isso significa que sua plataforma não estará disponível para acesso quando um potencial cliente buscar por ela.

Para muitos, identificar esse problema parece algo extremamente difícil. Ou, atribuem logo à hospedagem de site contratada por eles.

Contudo, a identificação deesse motivo pode ser mais fácil do que se imagina e, abaixo, iremos falar das causas mais comuns por trás disso.

Domínio expirado

Um dos aspectos que você deve analisar é a expiração do seu domínio, ou seja, se o seu registro ainda está válido.

Normalmente, a contratação do registro de domínio é feita com validade de 1 ano. Mas, será que você se atentou a isso na hora?

O serviço deve ser renovado periodicamente, a exclusividade do uso de um nome para sua URL com a(s) extensão(s) desejada não é pago uma única vez.

Portanto, o primeiro ponto a se analisar é quando você contratou esse serviço. Desse modo, caso a validade tenha expirado, você deverá fazer a renovação do nome.

As regras para expiração de domínio podem variar conforme a empresa. Aqui na BQHost, você tem um prazo de 14 dias para renovar o domínio nacional (final .br) sem que ele saia do ar.

Já os domínios internacionais (demais terminações) são tirados do ar um dia após o vencimento do registro. O direito de renovação desses domínios é perdido após 30 dias do vencimento, neste caso, você só conseguirá fazer um novo registro, cerca de 90 dias após o vencimento, caso ninguém o faça antes.

Já os domínios nacionais, para ser perdidos, variam conforme o tempo de processo de liberação do registro BR (empresa que regulariza os domínios nacionais).

Então a recomendação é renovar antes dos 14 dias, e caso tenha a renovação impossibilitada, entre sempre em contato com a empresa que registrou, ela conseguirá lhe informar se você já pode fazer o registro novamente, ou não.

Servidor offline

O segundo problema, infelizmente é um dos mais comuns e está relacionado com a hospedagem de sites.

Aqui existe um aspecto decisivo para resolução do seu problema, o quanto a empresa contratada é profissional.

Muitas vezes, empreendedores iniciantes acabam investindo em planos mais baratos e sem qualidade, na intenção de economizar.

Porém, em longo prazo isso pode se tornar algo prejudicial. Uma vez que, a qualidade do serviço é ruim, neste caso problemas como quedas no servidor podem ser constantes e,  ao necessitar de suporte, a empresa pode não o oferecer.

Por isso a dica para evitar tais problemas é investir na  hospedagem de site profissional. Caso o plano contratado possua uma hosting de qualidade por trás, você não terá tais problemas ou o processo de resolução será simples. Vamos falar melhor sobre isso:

Problemas no data center

Data Center é o local onde fica todos os servidores da empresa. Mesmo um hosting referência no mercado, pode ter ocasionalmente um problema em seu data center e isso pode afetar a sua hospedagem.

O que podemos fazer é escolher um empresa profissional, com intuito de amenizar esses problemas. Para isto, antes de escolher um fornecedor de hospedagem verifique se ele oferece um uptime do servidor de pelo menos 99,5%.

Se puder, teste antes de levar seu negócio para a empresa. Existem muitos hosting que oferecem hospedagem com 30 dias grátis, a fim de mostrar a qualidade do serviço.

E, por fim, veja o que os usuários falam dessa empresa em sites de reclamações, redes sociais e Google meu negócio. Isso vai lhe ajudar a saber se cumprem o que prometem.

Suporte desqualificado

Como disse, não há como afirmar que um servidor nunca terá problemas. Isso vai acontecer em qualquer hosting que você contratar.

Então além da qualidade do serviço, o que diminui a freqüência desses problemas, o suporte profissional também vai ajudar na solução.

Imagina seu site fora do ar, e você sem conseguir contato com a empresa para lhe explicar que está havendo? Isso é um caos, concorda?

Então, ao ler as avaliações dos usuários da empresa, como recomendamos anteriormente, avalie o que eles falam sobre atendimento.

E guarde, depois da qualidade do servidor, o suporte profissional, é o ponto mais importante em um fornecedor de hospedagem.

Hospedagem inadequada

Lembra quando falamos sobre a contratação de um plano de hospedagem barata?

Muitas vezes, a fim de economizar o dono de um site escolhe o serviço pelo preço. O que acaba vindo com um custo ainda maior ao impactar seu negócio.

Isso porque ao escolher uma hospedagem devemos analisar a compatibilidade dos recursos oferecidos com a necessidade de um site.

Por exemplo, para o desenvolvimento de sites de noticias e e-commerces o mais indicado são serviços com recursos amplos. Tal como a hospedagem de site para WordPress, que é o CMS mais utilizada em ambos os casos.

A contratação de planos com insuficiência de recursos para seu site, pode trazer erros, lentidão e quedas.

É possível ainda, para quem deseja economizar, encontrar uma boa hospedagem de site barata e profissional.

Mas, para acertar na escolha é preciso ser realístico com as necessidades de seu site. E claro, fazer uma boa pesquisa de mercado antes da contratação.

Outro problema de hospedagem inadequada muito comum, é quando se opta por um serviço gratuito nos quais, os recursos são ainda mais limitados e o suporte é altamente ineficaz.

 Erros de desenvolvimento

Além da hospedagem de site, a forma como esse foi desenvolvido também pode ser um problema.

Uma vez que, isso pode caracterizar em uma estrutura interna mal formatada. Estamos falando de problemas na linguagem de programação, scripts, etc.

Ou seja, questões relacionadas ao código-fonte que podem levar a erros graves onde o site acaba ficando indisponível para acesso.

Excesso de uso do servidor

Todos os recursos que uma hospedagem profissional oferece podem ser administrados através do cPanel ou do painel utilizado pela hosting.

Muitas vezes o problema pode estar em uma super utilização do recursos. Dessa forma, quando o limite de utilização acaba sendo atingido, seu site pode sofrer instabilidades e sair do ar.

O mesmo pode acontecer com uma hospedagem compartilhada mal administrada pela hosting ou em casos onde ocorre um aumento inesperado no tráfego das páginas.

Ataques DDoS

DDoS é uma sigla em inglês para Distributed Denial of Service, que representam os ataques distribuídos de negação de serviço que podem afetar o serviço de hospedagem de site.

Este ocorre da seguinte forma, um hacker possui um computador mestre. Através do qual, irá escravizar inúmeros computadores, os “zumbis”.

Com a intenção de levar os zumbis a acessarem interruptamente e ao mesmo tempo, determinado recurso de um servidor.

Fazendo assim, com que devido ao número limitado de usuários que possam ser atendidos ao mesmo tempo aumente. Consequentemente, levando a uma queda do serviço oferecido.

Geralmente, levando a sua reinicialização ou travamento total do sistema, sendo que tais ataques tem como objetivo a invasão para roubo de dados.

Como saber se um site está fora do ar?

Como saber se um site está fora do ar

Agora que você já conhece as causas mais comuns pelas quais um site fica fora do ar, que tal descobrir como identificar esse problema?

Verifique sua conexão padrão

Então, para verificar se seu site está realmente fora do ar, comece verificando sua conexão com a internet.

Você pode verificar isso diretamente em “Configurações de Rede e Internet” do seu computador ou notebook. Além disso, teste acessar o site através dos dados móveis de seu celular.

Verifique sua conexão com outros sites

Em seguida, continue seu teste ao tentar acessar outras plataformas, para verificar se os mesmos também estão fora do ar ou não. Uma boa dica é testar com portais de notícias, pois, são plataformas mais pesadas.

Utilize uma ferramenta para monitoramento:

Outra forma de verificar a conexão de seu site, a fim de identificar se ele está no ar ou não, é através de ferramentas de monitoramento.

A plataforma Down For Everyone Or Just Me é a mais utilizada para esse tipo de verificação. Sem contar que é bem fácil de verificar, basta você acessar o site e digitar o nome de sua plataforma.

Clique no botão em azul e em seguida, você será redirecionado para outra página na qual, se a resposta for “It’s just you” isso significa que seu site continua disponível para acesso.

Leia também:
1Glossário de Hospedagem de Site: Aprenda os termos técnicos
29 Melhores Aplicativos Para Gerenciar E-mails Profissionais

Como solucionar o problema de um site fora do ar?

Como solucionar o problema de um site fora do ar?

Portanto, agora que você identificou se seu site está fora do ar ou não, iremos apontar quais os passos para restabelecer o serviço.

Identifique o problema

Descartando problemas de conexão com a internet ou verificações através de uma ferramenta externa de monitoramento.

O próximo é acessar o painel de controle de sua hospedagem web, que na maioria dos casos é o cPanel. Verifique se seu plano atingiu algum limite em termos de recurso.

Bem como, se existe alguma notificação de erro relacionada a hospedagem, caso sim, entre em contato com o suporte da empresa para verificar o que exatamente ocorreu e o que pode ser feito.

Uma alternativa é acessar seu site e verificar se existe alguma atualização de plugins ou do layout disponíveis.

Solucione e evite problemas futuros

Problemas com a internet podem ser facilmente solucionados, apenas contactando sua operadora.

Caso o problema esteja em algum complemento desatualizado em seu site que gera erros, basta atualizá-lo. Mas, se esse estiver relacionado com a hospedagem, é importante entender o que ocorreu.

Para isso peça que sua hosting notifique qual o problema para que você possa tomar as medidas devidas de prevenção, a fim de evitar que novos problemas como esse ocorram. Além disso, existem medidas que podem ser tomadas normalmente.

Algumas delas começa na própria escolha de quem irá hospedar seu site, busque por empresas que ofereçam bons recursos de segurança e otimização para sua hospedagem.

A otimização pode ser necessária ainda, no serviço criação de sites profissionais para evitar erros na plataforma.

Por fim, lembre-se sempre de monitorar os usos dos recursos contratados com sua hosting. Desse modo, evitando atingir o limite e estando ciente do momento certo de realizar um upgrade de plano.

Consequências de um site fora do ar

Consequências de um site fora do ar

Talvez você ainda não entenda, e esteja até mesmo postergando resolver o problema de seu site ficar fora do ar, principalmente se isso exige maiores investimentos, certo?

No entanto, é importante destacar que isso gera graves consequências para o seu negócio. A seguir, falaremos sobre o assunto!

Ranqueamento afetado

Um dos critérios que plataformas devem atender a fim de alcançarem um bom ranqueamento no Google é ter um site estável e com um bom uptime.

Pois, isso é algo que influencia na experiência do usuário (como veremos a seguir). Além disso, esse grande buscador prioriza sites que quando solicitados, estão disponíveis para acesso.

Já que tudo que aparece em sua página de resultados é uma indicação, logo, plataformas com baixo desempenho acabam sofrendo penalizações em termos de destaque.

Experiência do usuário (UX)

Nos últimos anos, onde cada dia mais o ponto de vista e satisfação do consumidor se torna importante, a experiência do usuário se tornou lei.

Sites com problemas de lentidão que demoram mais de 3 segundos para carregar possuem uma taxa de abandono alta. Partindo então, deste princípio, qual imagem um site indisponível causa em seu público-alvo?

Portanto, a questão da indisponibilidade de plataformas interfere ainda no potencial de crescimento de uma marca, já que essa afeta o UX.

Funcionários inoperantes

Outra consequência de problemas com a disponibilidade de uma plataforma é quando as operações de seus funcionários dependem dela.

Afetando a execução de tarefas, levando ao acúmulo destas de forma a prejudicar a produtividade das equipes.

Caso sua empresa ofereça serviços que incluem suporte, por exemplo, isso pode impactar as vendas também.

Reputação da empresa

Vale destacar que em todos os casos apontados acima, um site fora do ar afeta a imagem da marca.

Fazendo assim, com que essa não pareça tão profissional. Levando mais do que uma rejeição temporária e, sim, permanente.

Conversão afetada

O resultado de todos os pontos abordados é a perda de oportunidades de negócio, devido aos transtornos causados por uma plataforma indisponível.

Bem como, cancelamento de pedidos ou serviços por parte de clientes ativos. Portanto, ter um site no ar é sempre algo muito importante para a sobrevivência e crescimento do seu negócio.

Como evitar?

Como evitar problemas em seu site

Para finalizar este conteúdo, separemos algumas dicas que lhe ajudarão a evitar que seu site fique fora do ar novamente.

Hospedagem profissional:

Escolha a melhor hospedagem de sites para o seu negócio, primeiramente analise qual o tipo mais adequado para sua plataforma.

Isso porque existem sites que exigem mais recursos que outros, tais como, as lojas virtuais e portais de notícias. Plataformas essas, onde um número maior de arquivos e dados serão criados e armazenados, por exemplo.

Também é muito importante buscar empresas de confiança com um serviço qualificado e bom suporte tanto técnico, quanto financeiro, etc.

 Código otimizado

O mesmo vale para a contratação de quem fará seu site, é importante investir em serviços qualificados e profissionais.

Muitas das empresas de host oferecem ainda, o serviço de criação de sites, como no caso da BQHost. Sendo essa uma forma de garantir uma plataforma bem desenvolvida.

Tanto em termos de layout para criar uma boa imagem para sua marca, quanto na programação dos códigos que formam seu site, garantindo seu funcionamento adequado.

Invista na segurança

Aqui, temos dois aspectos muitos importantes que garantem a segurança de sua plataforma.

Um deles é a escolha de uma hospedagem profissional com recursos avançados. Como, por exemplo, o CloudFlare que oferece proteção contra ataques DDoS.

Assim como, certificados SSL para sua plataforma, recursos de AntiSpam, acesso ao cPanel e backups periódicos de segurança, tudo de forma gratuita.

Outra forma de aumentar a proteção de sua plataforma pode ser feita diretamente por você. Instalando assim, plugins como o Wordfence, Sucuri, All In On WP Security, Anti-Malware Security e o iThemes Security.

Utilize ferramentas de monitoramento:

Por fim, não se esqueça de utilizar ferramentas de monitoramento periodicamente para testar a disponibilidade e desempenho do seu site.

O Down For Everyone Or Just Me já mencionado antes, é uma excelente opção. Mas, além dele é importante contar com outras ferramentas. Tais como o Page Speed Insights e o Website Speed Test.

A importância do backup

A importância do backup na hospedagem de site

Na hora de contratar o serviço de hospedagem para site um dos pontos com o qual mais devemos estar atentos é o backup que a empresa oferece.

Isso porque em muitos casos onde a plataforma sofre instabilidade e sai do ar, podem ocorrer perdas de arquivos, conteúdos, mídias, entre outros.

Entretanto, o backup é justamente o serviço que oferece uma solução para esse problema, já que ele representa uma cópia da última versão de seu site.

Todos os planos da BQHost oferecem esse serviço periodicamente. Sendo assim, realizados semanal e mensalmente de forma estratégica.

Do mesmo modo, é sempre importante que você também realize uma cópia pessoal, principalmente quando forem feitas grandes mudanças na plataforma ou seus conteúdos.

Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes sobre Site fora do ar - Aprenda a identificar, resolver e evitar
Dúvidas frequentes
Quais os motivos mais comuns de um site fora do ar?

De forma geral, boa parte deles diz respeito ao serviço de hospedagem de sites contratado. Tais como, abaixa qualidade da hospedagem, que não possui um bom suporte técnico e manutenções periódicas que causam problemas em seu data center.  A quantidade e tipo de recursos inadequados que, consequentemente, pode levar ao uso excessivo do servidor. E outros problemas comuns se relacionam como domínios expirados, problemas de desenvolvimento do site e ataques DDoS a hosting.

Como resolver o problema de site fora do ar?

Primeiramente você deve identificar a origem dele, mas, é sempre importante contar com suporte profissional. Se o problema for com a hospedagem, contate a empresa que fornece os serviços. Mas, se for no desenvolvimento de sua plataforma, considera contratar um web designer para realizar a manutenção da plataforma de forma adequada e otimizando-a.

Como a hospedagem de site influencia na disponibilidade do site?

Quando o serviço não possui qualidade ou em casos onde o plano contratado não é o mais adequado para o tipo de site. Os planos de hospedagem de site barata e profissional da BQHost são indicados para diferentes tipos de plataformas dando o suporte que necessitam.

Como saber se o site está fora do ar?

O ideal é utilizar uma ferramenta para monitoramento. O site Down For Everyone Or Just Me é a mais utilizada para esse tipo de verificação. Clique no botão em azul e em seguida, você será redirecionado para outra página na qual, se a resposta for “It’s just you” isso significa que seu site continua disponível para acesso.

Como saber se meu domínio está ativo?

A melhor forma é entrar em contato com a empresa que registrou e verificar. Mas se quiser independência, você pode verificar as informações dos domínios através de whois. Para domínios internacionais use o Whois da Icann. Já para domínio nacional, dê whois no registro BR. Com as informações de whois, você consegue saber se o domínio está expirado. Os domínios nacionais saem do ar 14 dias após o vencimento, os nacionais um dia depois.

Existe hospedagem de site com garantia de uptime de 100%, onde meu site nunca caia?

Não, existem diversos fatores que podem deixar um servidor cair e, infelizmente, não é possível controlar todos. O que é feito por empresas profissionais são manutenções preventivas, gerenciamento equilibrado, afim de de reduzir o número de possibilidade de quedas. Mas dizer que isso nunca vai acontecer, é impossível.

Conclusão

Foi possível ver então, neste artigo, as causas que mais levam um site a ficar fora do ar e quais são as possíveis soluções para resolver esse problema.

De modo a evitar as consequências que a indisponibilidade de uma plataforma pode causar. Afetando assim, suas oportunidades de negócios e consequentemente, o crescimento de sua marca.

Se você ainda possui alguma dúvida sobre este conteúdo, deixe-a nos comentários para que possamos lhe auxiliar!

Tenha um site profissional e conquiste mais clientes.
Solicite um orçamento agora!

Clique no botão abaixo e solicite um orçamento para criação do seu site. Somos uma empresa de desenvolvimento de sites com mais de 19 anos e já desenvolvemos mais de 1.200 sites desde 2004.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

A BQHost utiliza cookies para melhorar a sua experiência com nosso site, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.