Cpanel – O Guia Mais Completo de 2021

O cPanel é o painel para controle e gestão de hospedagens de sites considerado o mais famoso e utilizado em todo o mundo.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O cPanel é o painel para controle e gestão de hospedagens de sites considerado o mais famoso e utilizado em todo o mundo.

Tal ferramenta tem por objetivo permitir a administração dos recursos que um serviço de hospedagem de sites oferece. Ou seja, através dele você poderá:

Fazer a configuração e envio de e-mails;

Gerenciar arquivos de tamanhos e tipos variados;

Instalar ou desinstalar aplicativos da sua plataforma;

Criar contas de usuário ou exclui-las;

Fazer verificações dos limites de banda;

Administrar mais de um domínio em um mesmo local;

Realizar análises para identificar falhas técnicas;

Entre outras funcionalidades.

Possibilitando assim, o controle de todos os dados e informações que compõe/circulam os sites (domínios) presentes na sua hospedagem.

Tal painel de hospedagem é famoso devido a sua facilidade de uso, pois possui uma interface bastante intuitiva.

Em sua página inicial, você já encontra “de cara” todos os recursos a serem gerenciados. Tornando fácil a identificação de tudo que pode ser configurado, alterado e modificado.

Bastante interativo, os ícones facilitam a identificação e dão acesso as funcionalidades da plataforma – que analisaremos melhor ao longo deste guia.

O melhor de tudo sobre essa ferramenta é que ela não exige conhecimentos sobre programação. Portanto, se você espera encontrar dificuldades em seu uso, tire essa ideia da cabeça!

A única coisa que você precisa é conhecer cada uma de suas funcionalidades para seu melhor aproveitamento, então, vamos conhecê-los?

Gerenciamento de arquivos no cPanel

Gerenciamento de arquivos no cPanel

O gerenciador de arquivos que está presente no cPanel é uma funcionalidade que permite a navegação pelos diferentes diretórios da hospedagem.

Através dele é possível otimizar o acesso do(s) domínio(s) aos seus conteúdos e recursos. Tudo isso com apenas alguns cliques, trazendo uma maior facilidade no dia-a-dia.

Nessa funcionalidade o usuário deste painel poderá realizar desde a criação de novos arquivos até transferências destes entre os diretórios ali presentes.

Sua interface intuitiva mais um vez se torna um ponto de destaque aqui. Pois, seu sistema se assemelha aos de diversos sistemas operacionais.

De modo que, torna sua navegação e uso muito mais fácil e acessível a qualquer pessoa que tenha familiaridade com o Windows, por exemplo.

A seguir, iremos falar um pouco mais de suas funcionalidades, confira!

Gerenciador de arquivos no cPanel:

Como o nome já diz, essa funcionalidade permite o gerenciamento de diversos arquivos.

Por exemplo, você pode carregar, baixar, excluir, restaurar, renomear, editar, mover, copiar e fazer upload de arquivos e pastas inteiras. Além disso, você terá acesso a um editor de códigos e outro de HTML, poderá modificar permissões e fazer extrações;

Por aqui, você poderá hospedar seu site de forma simples, apensar de não ser a mais indicada. Sempre indicamos um gerenciador de arquivos, como o filezilla, por exemplo.

Gerenciamento de Imagens no cPanel:

Todas a imagens salvas em sua conta, poderão ser modificadas aqui. Podendo assim, alterar seu tamanho (Escalador), criar miniaturas (Thumbnailer) e alterar seu tipo de arquivo (Conversor);

Privacidade de diretórios no cPanel:

É a funcionalidade na qual você irá criar senha para proteger seus diretórios, tornando suas pastas protegidas. Desse modo, só será possível acessá-las mediante login e senha;

Uso do espaço em disco no cPanel:

Aqui você poderá monitorar o quanto de espaço disponível sua hospedagem ainda possui e o consumo ocupado por cada diretório;

Funcionalidade interessante para administrar de forma coerente o espaço utilizado por cada pasta.

Disco Web:

Relativo ao diretório inicial, aqui você irá criar uma conta que permite muitos mais do que gerenciar arquivos. Será possível carregar, baixar e navegar por eles através de um servidor da Web;

Gerenciamento de contas de FTP no cPanel:

Essa funcionalidade permite a criação de contas para gerenciar os arquivos dos domínios registrados em sua hospedagem;

Função que organiza e possibilita organizar todos esses “braços” do seu plano de hospedagem.

Gerenciamento de Conexões de FTP no cPanel:

Aqui você poderá monitorar as visitas feitas por meio de conexões FTP nos seus sites. Bem como, encerrar conexões de usuários não garantidos evitando acesso a determinados arquivos;

CpClear – Limpeza de Arquivos no cPanel:

Nesta opção você realizará um scanner na conta para identificar arquivos esquecidos e sem uso. O que permitirá uma limpeza no seu disco, liberando mais espaço para uso. Podendo escolher quais deles serão ou não eliminados ao final da verificação.

Banco de dados no cPanel

Banco de dados no cPanel

O banco de dados detém todas as informações de um ou mais domínios de sua hospedagem de forma organizada, detalhada e categorizada.

Tendo como finalidade, a capacidade de acessá-las de forma facilitada. Pense nele como uma livraria que possui setores diferentes para encontrar cada gênero de livro, entendeu?

Dentro do cPanel será possível então, gerenciar e criar bancos de dados online pelo navegador com foco em seu projeto.

phpMyadmin no cPanel:

Ao clicar nessa opção, você irá para outra tela na qual uma mensagem sobre redirecionamento irá aparecer.

Após alguns segundos, você irá acessar um outro endereço com funcionalidades do phpMyAdmin, um aplicativo open source desenvolvido em PHP que permite a administração de MySQL através da internet.

Lá você terá acesso a diversas abas como Base de Dados, SQL, Estado, Exportar, Importar, Configurações, Variáveis, Mapas de Caracteres, Motores e Plugins.

Assim como na tela inicial, você verá as seguintes opções de gerenciamento: Definições gerais, Configurações de aspecto, Servidor de base de dados, Servidor web e phpMyAdmin (para informações do mesmo).

Banco de dados MySQL no cPanel:

Essa funcionalidade permite que você gerencie através do seu navegador, grandes volumes de informações de forma simples.

Esse banco tem por objetivo executar os aplicativos baseados na Web que se encontram dentro da sua hospedagem.

Tal como carrinhos de compras online, sistemas de gerenciamento de conteúdos (WordPress, por exemplo), painéis informativos, etc. Sendo assim, possível criar e modificar bancos de dados ou adicionar usuários a ele, como desejar;

Assistente de banco de dados do MySQL no cPanel:

Os bancos de dados MySQL armazenam diversas informações que, apesar de fáceis de serem acessadas, são difíceis de serem lidas por humanos. Desse modo, é preciso criar um assistente para usá-los, o que você fará através dessa funcionalidade.

Sendo ainda, através dela você irá definir os privilégios de acesso de cada conta criada. A fim então, de definir quem poderá ler ou gravar informações no seu banco de dados;

MySQL remoto no cPanel:

Para garantir que seus visitantes possam se conectar ao seu banco de dados, basta utilizar essa opção para adicionar o nome do domínio desejado para essa permissão.

Gerenciamento de domínios pelo cPanel

Gerenciamento de domínios pelo cPanel

Seja para controlar apenas um site ou mais, o gerenciamento de domínios é essencial para quem contrata um serviço de hospedagem.

Isso porque ele permite a configuração do seu domínio adequando-o as necessidades do seu negócio. Bem como, é por onde você irá cadastrar novos sites em sua hospedagem.

Site Publisher no cPanel:

Essa funcionalidade serve para que você possa criar um site principal ou subdomínio através do seu painel de controle. Também conhecido como Editor de sites, nele você encontra opções de temas básicos para sua plataforma. podendo criar um ambiente para veicular informações de contato ou conteúdos (blog);

Gerenciamento de domínios no cPanel:

É o recurso que permite que você atrele um ou mais domínios (nome do site) ao serviço de hospedagem contratada. Bem como, possa ainda configurá-los e realizar apontamentos;

Domínios complementares no cPanel:

Esta é a funcionalidade que possibilita a criação domínios complementares. Ou seja, além do site principal através do qual você contratou um serviço de hospedagem;

Gerenciamento de Subdomínios no cPanel:

Já aqui, você poderá criar subdomínios para cada um de seus sites principais. Por exemplo, digamos que você tem um site chamado domínio.com e queira criar um subdomínio apenas para os membros de sua empresa. Assim, você poderá criar uma plataforma interligada chamada membros.domínio.com;

Gerenciamento de Aliases no cPanel (apontamento):

Nesta aba você encontra um recurso que permite que um domínio seu seja disponibilizado com outro nome de domínio. Ou seja, para os casos onde você detém um endereço tanto com terminações .com, quanto .com.br, por exemplo. Ou até mesmo, .com e .net, entre outros;

Redirecionamento de domínio no cPanel:

Então, para complementar a ação acima, você deve ainda adicionar quais endereços de domínios para redirecionamentos para o outro nesta funcionalidade.

Se o redirecionamento for permanente, os indicadores vinculados a página redirecionada serão atualizados;

Zone Editor – Editor de DNS no cPanel:

A versão simples deste recurso, permite ao usuário criar e editar seus arquivos de zona. Enquanto a versão avançada, possibilita que você controle o funcionamento DNS dos seus registros de zona.

Leia também:
1 – Reajuste do cPanel afeta os preços do serviço de Hospedagem de Sites
2 – WHM – O Melhor Painel de Controle para Empresas de Hospedagem

Gerenciador de e-mails pelo cPanel

Gerenciador de e-mails pelo cPanel

O gerenciamento de e-mails é bastante semelhante àquele de domínios, uma vez que, estará ligado a cada um deles de forma respectiva.

Pois, esse é o recurso responsável pela criação de contas de e-mails próprias e de clientes. Além de ser o local através do qual você poderá cadastrar sua lista de contatos.

Entre suas diversas funcionalidades, encontramos a personalização das contas de e-mail que permitem a criação de uma imagem profissional.

Sendo possível adequar o nome do endereço ao nome de domínio, marca e seus conteúdos, formando uma identidade única e característica.

Gerenciando contas de e-mails pelo cPanel:

Nesta funcionalidade você irá gerenciar as contas de e-mails associados aos seus domínios. Podendo adicionar, excluir, alterar senha e configurá-las de acordo com sua preferência;

Encaminhadores de e-mails pelo cPanel:

Ele permite que você encaminhe os e-mails de determinado endereço para outro. Tanto de um membro para outro, quanto de um membro para sua caixa de e-mail em outra conta (Gmail, Outlook, etc);

Roteamento de e-mails pelo cPanel:

Esse recurso facilita o gerenciamento de como e para onde suas mensagens serão enviadas aos domínios ali presentes;

Entenda todo o fluxo dos e-mails enviados por você.

Respondentes automáticos pelo cPanel:

Configure contas desejadas para que essas possam enviar e-mails automáticos (indisponível, mensagens genéricas, entre outros);

Lista de endereçamento de e-mails pelo cPanel:

Possibilita criar através de uma única conta de e-mail, uma listagem de envio de e-mails para diversos outros de contato;

Acompanhamento de entrega de e-mails pelo cPanel:

Torna possível a revisão da rota de entrega de uma mensagem enviada, localizando possíveis problemas em sua entrega;

Capacidade de Entrega De E-Mail pelo cPanel:

Nesta interface, o usuário poderá reduzir o número de emails que “caem” em pasta de spam através do servidor utilizado. Válido para mais de um domínio, o que pode ser essencial para sua estratégia de e-mail marketing, por exemplo;

Importador de endereços de e-mail pelo cPanel:

Permite a importação dados das contas de e-mail ou encaminhadores para planilhas do Excel ou CSV;

Criptografia de e-mails pelo cPanel:

Suas mensagens passam a ser criptografadas em GnuPG (chave pública), sendo possível descriptografá-la apenas com chave privada que é mantida pelo destinatário das mensagens;

Calendários e contatos de e-mails pelo cPanel:

Permite o acesso a calendários e contatos presentes nos dispositivos pessoais, segundo configuração do cliente.

Recursos de filtros e espaço:

a. Filtros de e-mails globais pelo cPanel:

Nesta funcionalidade você cria e gerencia filtros diversos para sua conta de e-mail principal, adicionando ações para suas mensagens;

b. Filtros de e-mails pelo cPanel:

Semelhante ao anterior, aqui os filtros de voltam a qualquer endereço de e-mail criado e ligado a sua hospedagem. Servindo assim, para redirecionamento de e-mails ou mensagens e até mesmo para evitar mensagens spam;

c. Spam Filters pelo cPanel:

Através do Apache SpamAssassin é possível aplicar filtros que identificam mensagens spam recebidas em suas contas de e-mail. Podendo assim, ser habilitada a exclusão automática destes ou seu envio para a caixa de spam;

d. Uso de espaço de e-mail no painel cPanel:

Você encontra essas informações dentro da funcionalidade Contas de email, disponível para cada uma das contas criadas.

Métricas pelo painel de controle cPanel

O gerenciador de métricas do painel de controle da hospedagem permite ao usuário acessar diversas informações sobre seus domínios.

Através então, de estatísticas sobre visitantes que chegam até seu site. Com isso, você consegue monitorar o tráfego no seu site, bem como, visualizar:

Logs de erros, largura de banda do site, recursos utilizados, entre outros.

Sendo possível ainda, realizar uma integração com o Google Analytics que é uma das maiores ferramentas para análise de tráfego e das ações de marketing digital em uma página.

Métricas de visitantes pelo cPanel:

É possível verificar até mil entradas realizadas recentemente no log do Apache para cada um dos domínios registrados em sua hospedagem;

Erros:

Semelhante à anterior, esse funcionalidade mostra os últimos 300 erros do site. Possibilitando assim, que você identifique arquivos não encontrados e links desfeitos, por exemplo.

Os erros são mostrados na ordem inversa e permitem um melhor funcionamento do seu site;

Métricas de transferência / largura de banda pelo cPanel:

Esse recurso possibilita ao usuário verificar o uso da largura de banda de cada site, mês a mês. Bem como, traz ainda informações das últimas 24 horas, da semana e ano anteriores. Incluindo o uso HTTP, POP, IMAP, SMTP e FTP;

Logs de acesso bruto pelo cPanel:

Torna possível visualizar quem visitou seu site sem elementos gráficos, mas sim, através de uma versão compactada/bruta. Além de permitir configurações de logs e seu download;

Awstats – Estatísticas de visitantes no cPanel:

Permite que o usuário selecione um domínio para produzir estatísticas visuais/gráficas, sobre os visitantes do seu site;

Webalizer – Estatísticas completas de visitantes pelo cPanel:

Esse é um programa de estatísticas que tem por objetivo produzir/mostrar gráficos de seus visitantes, para cada uma dos domínios desejados, de forma completa;

Webalizer FTP – Métricas no cPanel de visitantes por FTP:

O mesmo programa possui ainda a versão com estatísticas complexas, produzindo assim, gráficos diversos sobre visitantes do site segundo o protocolo FTP;

Editor de métricas pelo cPanel:

Permite a escolha de quais programas de estatísticas serão usados nos seus domínios para exibição das informações – se tiver permissão;

Utilização de conexão simultânea e CPU:

Possibilita a visualização dos recursos utilizados em sua hospedagem, por gráficos e snapshots.

Segurança pelo painel de controle cPanel

Segurança pelo painel de controle cPanel

Outra aba cheia de recursos que você encontra nesse painel de controle é o gerenciador de segurança que permite ao seu usuário realizar funções como:

Gerenciamento do bloqueio das faixas de IP;

Esquema de criptografia;

Proteção contra hotlinks;

Senha para proteger seus diretórios.

Ou seja, facilitando a proteção de diferentes áreas de seus domínios frente aos acessos não autorizados, mantendo seu site mais seguro.

Bloqueador de IP pelo cPanel:

Aqui será possível bloquear um intervalo de endereços de IP para impedir que os mesmos acessem seu site. Ou até mesmo, através de um nome de domínio para que o Gerenciador de negação de IPs possa identificar seu endereço de IP;

Se você identificar que algum endereço de IP está tentando “derrubar” seu site, esta é a opção de bloqueio certa.

SSL e TLS pelo cPanel:

Esse gerenciador permite que o usuário gere certificados SSL, chaves privadas e solicitações de assinatura de certificado. A fim de proteger seus domínios, criptografando o envio de informações de números de cartões, logins de acesso, contatos, entre outros, para manter sua confidencialidade;

Manage API Tokens pelo cPanel:

Torna possível a emissão de tokens API, para que o servidor possa os reconhecer e os usuários executarem funções API através dos dados da contas.

Além disso, essa funcionalidade permite alterar e exibir dados de sua conta, sem efetuar o login pela interface do painel de controle;

Hotlink Protection pelo cPanel:

Impede a vinculação direta de outros sites através de arquivos presentes no seu domínio. Isso evita que sua largura de banda seja roubada, por exemplo.

Com esta função, você libera os domínios que permite exibir os arquivos que estão na sua hospedagem.

Leech Protection pelo cPanel:

Impede que as senhas de usuários sejam exibidas publicamente em uma área restrita do site. Redirecionando assim, ou suspendendo, as contas comprometidas para uma URL escolhida por você;

Assistente de SSL e TLS pelo cPanel:

Permite a adição de domínios que você deseja proteger ao receber um certificado de segurança;

ModSecurity pelo cPanel:

Essa interface possibilita o gerenciamento e instalação das regras do ModSecurity em seu site, um firewall de código aberto que protege seu site contra diferentes tipos de ataques;

Status de SSL e TLS pelo cPanel:

Serve para verificar o status dos certificados instalados em seus domínios e se este é confiável ou auto-assinado.

Softwares pelo painel de controle cPanel

Softwares pelo painel de controle cPanel

A aba para gerenciamento de softwares do seu painel de controle de hospedagem possui diversas funcionalidades voltadas aos pacotes de linguagens de programação, por exemplo.

Desse modo, que você possa instalar diferentes coleções de funções. Além disso, nesse gerenciador será possível ainda melhorar seu site.

Seja através da otimização de desempenho da plataforma, ou então, ao acrescentar aplicativos que irão incrementar seus domínios de acordo com os objetivos de cada um.

Pacotes PEAR PHP pelo cPanel:

Esses pacotes representam um conjunto de funções para realização de tarefas em PHP. Sua instalação é feita diretamente das extensões PHP e do PEAR (repositório de aplicativos);

Módulos Perl pelo cPanel:

Essa outra coleção de funções, permite a realização das tarefas Perl. Sua instalação é feita através de seu módulo, sendo estes, instalados diretamente no repositório CPAN;

RubyGems pelo cPanel:

Instaladas diretamente no repositório RubyForge, essas funções permitem a realização de tarefas em programa Ruby;

Softwares do site pelo cPanel:

Nesta interface será possível gerenciar, adicionar, remover e atualizar os addons do painel de controle, os cPAddons.

Sendo assim, aqueles responsáveis por adicionar algumas funcionalidades úteis ao seu site;

Otimizador de site pelo cPanel:

Essa funcionalidade permite que o usuário otimize o desempenho de seu domínio ao ajustar a maneira de identificar solicitações do Apache.

 Além de permitir a compactação de conteúdos em MIME, enviando-os para o navegador de seus visitantes.

Utilizamos esta funcionalidade aqui na BQHost, como complemento para melhorar a performance dos sites que gerenciamos.

Softaculous Apps pelo cPanel:

Esse instalador permite a incorporação de aplicativos com diferentes objetivos ao seu painel de hospedagem. De modo que você possa aumentar seus recursos ao acrescentar um CMS, funcionalidades para e-commerces, entre outros diversos;

Um aplicativo largamente utilizado é o CMS WordPress, que é referência mundial na criação de blog, e-commerces e criação de sites para empresas.

Selecionar de PHP pelo cPanel:

Essa funcionalidade permite que você escolha a versão do PHP e seus módulos que desejar usar em sua hospedagem.

Além disso, se desejar basta clicar em Use Defaults para restaurar a configuração padrão. Sendo assim, a mais recomendada, pois, não interfere no desempenho da sua conta.

Rvsitebuilder pelo cPanel:

Aqui temos um construtor de sites conectado ao seu painel de hospedagem que permite que você crie sites de forma simples e prática, tudo com uma interface em português.

Gerenciamento Avançado pelo Painel cPanel

Gerenciamento Avançado pelo Painel cPanel

Outro ponto de destaque desse painel de controle e uma de suas maiores vantagens é que você pode utilizar ainda recursos avançados.

Ou seja, a fim de melhor aproveitar as funcionalidades presentes em sua hospedagem. Isso acaba tornando sua experiência mais profissional, o que impacta diretamente em seu negócio.

Afinal de contas, um uso mais completo dos recursos permite um melhor desenvolvimento de objetivos diversos!

WHM – Web Host Manager:

Essa funcionalidade tem por objetivo dar o acesso ao painel de controle WHM, o Web Host Manager. Sendo assim, indicado para quem possui uma revenda de hospedagem.

Ou até mesmo, para elevar a segurança de cada um de seus domínios ao obter um painel de controle para cada um deles. O que facilita seu gerenciamento individual e customização dos mesmos;

Trabalhos cron pelo cPanel:

Esse recurso é responsável pela automatização de certos scripts e comanda no site. Permitindo assim, que os mesmos tenham comandos específicos a serem executados por dia, semana, horário, etc;

Acompanhamento de DNS pelo cPanel:

Permite o rastreio de rotas do servidor até o computador usado ou localizar informações sobre determinado domínio sob sua hospedagem.

O que facilita a verificação de suas configurações, podendo encontrar possíveis erros a serem resolvidos.

Através dessa funcionalidade, você também poderá alterar a entrada de e-mail em softwares que exigem isto, para que a aplicação funcione de maneira correta.

Índices pelo cPanel:

Esse gerenciador tem por finalidade a personalização da forma como um diretório será exibido na web.

Portanto, deixando a critério do usuário se este possuirá ou não uma indexação;

Páginas de erro pelo cPanel:

É aquela que informa ao visitante quando ocorre um problema na página que ele tentou acessar.

Tal como, o famosos código “erro 404” para URLs inexistentes. Mas, apesar das páginas básicas serem automaticamente fornecidas pelo Apache, você pode desenvolver as suas próprias páginas, de formas personalizada;

Manipuladores Apache pelo cPanel:

São os responsáveis por controlar o gerenciamento feito pelo Web Apache, relativo as extensões e tipos de arquivos do site.

Sendo possível assim, criar seus próprios manipuladores para identificação de arquivos específicos que deseje;

Tipos MIME pelo cPanel:

Tal funcionalidade informa como determinadas extensões devem ser identificadas pelos navegadores.

Sendo possível adicionar ou alterar os tipos MIME para seu site, por exemplo, para identificar novas tecnologias.

Verificação de vírus pelo cPanel:

Por fim, você conta ainda com o acesso a um scanner antivírus para proteger seu site, realizando uma varredura e escolhendo que ações tomar caso um vírus seja identificado.

Por aqui, você poderá verificar e-mail, diretório inteiro, somente o diretório público ou FTP público.

Preferências pelo painel de controle cPanel

Preferências pelo painel de controle cPanel

Para finalizar, temos a aba de gerenciamento que diz respeito as funcionalidades básicas pelas quais todo usuário deve “passar”.

Uma vez que estas são importantíssimas para que ele comece a gerenciar seu(s) site(s). Então, confira a seguir suas funcionalidades principais e para o que cada uma delas serve.

Senha e segurança do cPanel: ao clicar nesta funcionalidade, a sua hosting irá lhe redirecionar para uma página onde será informado o procedimento para alteração da senha do seu cPanel.

Caso deseje realizar esta ação, basta seguir o passo a passo indicado ou, em caso de dúvida, entrar em contato com a empresa de hospedagem;

Alteração de idioma pelo cPanel: caso deseje, esta funcionalidade permite que você modifique o idioma utilizado na interface deste painel de controle.

Hoje, a empresa desenvolvedora desta ferramenta trabalha com mais de 35 idiomas.

Alteração do estilo / aparência do cPanel: considerado um painel flexível, sua interface pode ser modificada de acordo com as preferências de cada hosting.

No entanto, em sua maioria os recursos disponibilizados se mantém os mesmos.

Ademais, as diferenças costumam ser de funcionalidades incluídas pelas hostings, de acordo com aquilo que seu plano oferece.

O usuário pode ainda realizar alterações no seu painel de acordo com suas preferências, dependendo daquilo que a empresa da hospedagem lhe permite.

Sendo, em sua maioria, customizações do layout ou a disposição dos gerenciadores;

Preferência das informações de contato pelo cPanel: nesta funcionalidade, é possível ditar suas preferências informando até dois e-mail através dos quais deseja receber notificações sobre sua conta.

Além disso, você irá definir um token de acesso para o Pushbullet e diversas outras informações de contato, através da marcação ou desmarcação das opções ali presentes.

Atenção: Ao finalizar suas alterações, é importante clicar no botão de Salvar ao fim da página;

Gerenciador de usuários do painel cPanel: nesta interface do painel, você poderá administrar os usuários conectados a sua conta com opções de Editar, Alterar senha ou Excluir.

Do mesmo modo que é possível ainda restringir ou permitir o acesso ao e-mail, FTP e/ou Disco Web. Contudo, este recurso nem sempre é liberado em alguns tipos de hospedagens, principalmente nas compartilhadas.

Outros painéis de controle de hospedagem web

Apesar do cPanel ser o painel de controle para hospedagens mais conhecido e utilizado em todo o mundo, existem ainda outros sistemas bons.

Ou seja, seus concorrentes que possuem recursos também importantes e funcionais. Talvez algum destes, possa ser uma solução para certos perfis de usuários.

Iremos mostrar então, a seguir uma lista com os outros 5 melhores painéis existentes que se encontram logo após aquele abordado ao longo deste artigo.

a. Plesk:

Plesk

Lançado em 2016 no mercado, o Plesk é uma das opções de painel de controle para hospedagem concorrente que mais se destacam.

Com suporte para servidores Windows, ele acaba se diferenciada da maioria. Pois, muitos painéis focam mais no sistema Linux.

Outro diferencial é que ele atua sob medida criando ferramentas e soluções que atendem a uma vasta gama de perfis de usuários e especialidades.

Ou seja, com ele você consegue desenvolver basicamente qualquer tipo de projeto através de seus recursos diversos.

b. ZPanel:

ZPanel

Com um nome bastante semelhante, esse painel de controle se mostra uma alternativa open source, sendo assim, um software de código aberto.

Permitindo então, que seus usuários o modifiquem de acordo com seus objetivos de uso. Acontece que este surgiu através de uma colaboração sem fins comerciais.

Ou seja, ele foi criado por um grupos de desenvolvedores que fornecem essa ferramenta de forma gratuita e com compatibilidade com diversos sistemas operacionais.

Mas sua segurança é garantida com atualizações periódicas que protegem quem o utiliza. Além disso, ele possui outras vantagens como, adaptação ao tipo de usuário, integrações com plataformas abertas e aplicativos proprietários.

De forma resumida, podemos defini-lo como um software básico que permite a instalação de funcionalidades para seu aperfeiçoamento.

c. Direct Admin:

Direct Admin

Esse outro painel de controle é uma versão acessível que é reconhecida pela sua performance e estabilidade em relação ao custo-benefício oferecido.

Considerado também fácil de ser utilizado, este se apresenta em uma única tela. Através da qual, você acessará as funcionalidades como:

Gerenciador de arquivos;

Sistema de integração de plugins;

Criação e configuração de domínios;

Opções de customização com importação de designs;

Diferentes níveis de acesso por contas;

Entre outros.

Além disso, um dos pontos de destaque dessa ferramenta é o seu suporte que possui diversos canais pelos quais é possível tirar dúvidas e solucionar problemas.

d. VestaCP:

VestaCP

Outra opção de painel de controle gratuito, o VestaCP é bastante simples de se utilizar, pois, possui uma interface minimalista.

No entanto, se você desejar obter algum recurso adicional, este deverá ser pago. Entre suas vantagens podemos destacar:

Firewall que torna seu acesso seguro;

Tentativas repetitivas de login protegidas por filtros de IP;

Configurações otimizadas que oferecem rapidez, velocidade e aumento no desempenho dos domínios.

e. ISPConfig:

ISPConfig

Por fim, temos o ISPConfig, outro painel de controle open source que facilita a gestão da hospedagem com uma vasta gama de recursos.

Criação e manutenção do banco de dados;

Transferências FTP de arquivos;

Gerenciamento DNS;

Configuração e criação de contas de e-mail;

Criação de contas com diferentes níveis de acesso.

Então, podemos dizer que esse painel se destina mais a quem gosta de softwares de código aberto que permitem sua livre configuração.

Dúvidas frequentes sobre o cPanel

Para finalizar, iremos agora explicar algumas das dúvidas mais comuns sobre esse painel de controle de hospedagem.

O que é o cPanel?

Resumidamente, podemos defini-lo como um software que funciona como um painel de controle para hospedagem de sites, facilitando a gestão de seus domínios cadastrados e da permissão de uso dos recursos disponibilizados por sua empresa de host.

Para quem o painel de controle cPanel é indicado?

Apesar de ter recursos mais complexos, esta ferramenta é indicada para qualquer pessoa que precisa hospedar um site. Isso porque ela possui uma interface intuitiva e simples de se utilizar. Sendo preciso apenas, estudar/se informar sobre as funcionalidades desconhecidas pelo usuário;

Qual a diferença entre o cPanel e o WHM?

Ambos são desenvolvidos pela mesma empresa, contudo, o WHM é direcionado para quem possui um serviço de revenda de hospedagem. Pois, permite uma melhor e adequada gestão dos recursos e das contas de seus clientes;

Como obter uma licença cPanel?

Essa pode ser comprada diretamente através do site da marca, clique aqui.

Lembramos que a compra da licença é indicado apenas se você possui um servidor dedicado com centenas de domínios hospedados, isto porque empresas de host já oferecem planos de hospedagem e revenda com esta licença incluída.

É possível obter uma licença grátis do cPanel?

É possível conseguir um acesso a este recurso através da contratação de um serviço de hospedagem, conforme mencionado acima.

Como instalar o painel de controle cPanel?

Esse recurso não precisa ser instalado pelo cliente, é instalado pelo próprio host. Portanto, para acessá-lo basta seguir as indicações de como fazer seu login através de um navegador.

Existe hospedagem com cPanel grátis?

Sim, e na BQHost você encontra à sua disposição o uso deste software para facilitar o gerenciamento de sua hospedagem.

Conheça nossos planos de hospedagem clicando aqui.

Existem outras alternativas de painel de controle?

Sim, a cPanel possui outros concorrentes de mercado que oferecem recursos semelhantes. Contudo, este é considerado o melhor e mais usado do mundo, por ser o mais completo em termos de funcionalidades.

Como fazer login no painel de controle cPanel?

Após a contratação de um plano de hospedagem, você irá receber um link por e-mail. Este irá lhe direcionar para a tela de login através da qual, você irá inserir seu nome de usuário e senha fornecidas.

Como acessar o Webmail pelo cPanel?

Dentro do gerenciador de email, você verá uma funcionalidade intitulada como Contas de email, basta entrar nela e ir à opção Mais.

Então, clique em Acessar Webmail e selecione sua opção de gerenciador clicando em Definir como Padrão.

Dessa forma, ele sempre abrirá automaticamente ao acessar o Webmail através da sua conta de e-mail em particular;

Como entrar no cPanel do meu site?

Basta digitar na barra de busca do seu navegador, o endereço do seu domínio seguido por /cpanel. Ou então, através de sua porta de acesso :2038.

Normalmente, o endereço de acesso após a mudança dos DNS será seudomínio/cpanel, mas isto pode variar de acordo com a empresa de hospedagem;

Qual é o número da porta do cPanel?

Existem dois números de porta, um deles é 2082 e o outro o 2083 para hospedagens com SSL.

Como instalar o WordPress pelo cPanel?

WordPress, clicando aqui, e acesse o painel de controle da sua hospedagem.

Vá em Banco de Dados e acesse o mySQL, nomeio-o e, então, siga para o passo seguinte e crie um usuário com permissão de acesso total.

Em seguida, vá ao gerenciador de arquivos e faça o upload dos arquivos WordPress, através da funcionalidade web root.

Quando deparar com a interface aberta, clique para fazer upload do arquivo .zip e volte a tela inicial – onde você extrairá o conteúdo que foi adicionado a plataforma.

Dessa forma, procure por uma pasta WordPress na tela inicial e mova todos os seus arquivos para “public_html”, preenchendo o texto com “/public_html/”.

Após fazer isso, será preciso deletar a pasta WordPress e seus arquivos zip, readme e o license.txt.

Abra então, seu endereço de domínio e crie um arquivo de configuração usando as informações criadas no banco de dados do cPanel.

Agora você deverá inicializar a instalação, nomear sua página e criar um user de administrador.

Por fim, o mais recomendado, por questões de segurança, é que você exclua o arquivo wp-config-sample.php no gerenciador de arquivos.

Caso queira que criemos um artigo específico de como instalar seu wordpress, deixe seu comentário abaixo.

O antivírus do cPanel é funcional?

O antivírus desse software pode ser utilizado através dos recursos avançados, na funcionalidade Verificador de vírus.

O mesmo permite a verificação em email, espaço do FTP público, espaço público da Web ou em todo o diretório inicial.

O tempo de espera pode demorar mais ou menos dependendo da opção selecionada e da quantidade de arquivos ali presentes.

No entanto, se houver algum vírus esse será identificado com êxito e você poderá escolher entre as opções Desinfetar (e-mails apenas), Quarentena, Destruir ou Ignorar para iniciar o processo de limpeza;

Como instalar um certificado SSL grátis pelo cPanel?

Muito importante para verificar a segurança da sua plataforma e muito fácil gerar esse certificado.

Dessa forma, acesse o painel de controle e vá em Segurança e localize a funcionalidade Let’s Encrypt SSL.

Caso esta não esteja disponível, será preciso contatar a hosting. Mas, caso esteja, vá até a secção Issue a new certificate e marque a caixa que corresponde ao seu domínio, caso tenha mais de um, e clique em Issue.

Clique novamente em Issue, em seguida, deve aparecer a seguinte mensagem na sua tela “O certificado SSL agora está instalado no domínio “cp-tutorial.tk” usando o endereço de IP….

O host virtual existente foi atualizado com o novo certificado. O Apache está reiniciando em segundo plano.”.

Após isso, espere uns segundos e navegue normalmente em seu domínio.

No entanto, se alguma mensagem de erro aparecer você deverá solicitar ajuda ao suporte da empresa de hospedagem.

Existe também o certificado auto-assinado do cPanel, certificado tão simples quanto o Let´s Encript para ser instalado.

Roundcube, Horde ou SquirrelMail. Qual é o melhor gerenciador de e-mail para o cPanel?

A escolha do gerenciador de e-mail irá depender apenas do uso que o usuário irá dar a esse recurso.

O Roundcube é o webmail mais indicado para os usuários que preferem interfaces amigáveis e intuitivas, com funcionalidades adicionais.

O Horde é ideal para usuários que querem um pacote de funcionalidades completas, com ferramentas avançadas com foco na produtividade e que permitam seu acesso via mobile.

Já o Squirrelmail acaba sendo mais indicado para aqueles que necessitam de uma interface básica, apenas para ler e responder e-mails, sem muitas funcionalidades.

Como criar um site provisório no Site Publisher pelo cPanel?

Acesse sua conta do painel de hospedagem e, primeiramente, verifique em Informações Gerais se o mesmo se encontra com o tema “paper_lantern“.

Do contrário, você não encontrará a funcionalidade Site Publisher na aba Domínios. Ao acessar então, essa funcionalidade, você será encaminhado para outra tela na qual deverá escolher qual será seu domínio ou subdomínio novo.

Desse modo, o próximo passo será escolher um dos templates (temas) disponibilizados pelo software, sendo 12 no total.

Em seguida, você irá Personalizar e publicar, o que dependerá do template escolhido.

Basta então, preencher os campos que irão aparecer na sua tela de acordo com aquilo que você deseja mostrar em seu site.

Por exemplo, nome do site, texto de chamada para ele, URL da imagem, descrição, redes sociais, contatos e endereço.

Preencha tudo e finalize clicando no botão Publicar, após isso, seu site irá carregar estando disponível para uso.

Como fazer um backup completo pelo cPanel?

Para fazê-lo clique em Arquivos>Backup, você será direcionado para outra tela, clique em Baixar um backup do site completo.

Então, alguns dados deverão ser preenchidos, o primeiro é o destino que deve ser sempre o diretório inicial. Preencha também, seu endereço de e-mail para receber a notificação de conclusão, se desejar.

Por fim, basta clicar na opção de Gerar backup e esperar o arquivo ser gerado, ficando disponível para download;

Importante: muitas empresas de hospedagem trabalham com horário específico para geração do backup completo. Caso a opção “backup” não esteja no seu painel de controle, entre em contato com o seu host.

Como fazer um backup completo do WordPress pelo cPanel?

Primeiramente, faça login no seu painel de controle da hospedagem e acesse o Gerenciador de Arquivos.

Selecione então, a pasta public_ftp, clique e localize a pasta do WordPress. Lá, você deve selecionar todos os arquivos e pastas, e clique em Compactar.

Escolha o tipo de arquivo desejado e dê a ele um nome, espere a compactação acabar e faça o download após o arquivo ser gerado.

Esta é uma opção funcional, mas menos aconselhável que utilizar um plugin específico para isto, como o plugin duplicator, um plugin de backup e migração de wordpress.

Como se tornar um revendedor cPanel?

Qualquer pessoa que tenha mais de 1780 licenças ativas em seu WHM (painel para revenda de hospedagem), pode se tornar um revendedor/parceiro.
Para isso, basta acessar o link https://www.cpanel.net/pricing/ e solicitar pela parceria em Licenses for Partners.

Conclusão

Podemos observar então, ao longo deste conteúdo, que o cPanel é muito mais do que um simples painel de controle para sua hospedagem.

Mas sim, uma poderosíssima ferramenta que irá impulsionar o crescimento do seu negócio. Isso porque de forma simples e prática, ela lhe fornecerá vantagens como:

Compatibilidade: com todos os sistemas operacionais disponíveis para PCs e notebooks. Bem como, para os sistemas móveis iOS e Android que são os dois mais usados no Brasil;

Acessibilidade: pois, sua interface e funcionalidades são intuitivas permitindo que usuários com diferentes níveis de experiência possam administrar bem sua hospedagem;

Comunidade extensa: são diversos sites, fóruns, blogs e outras comunidades na internet que se dedicam a explicar suas funcionalidades. Ou até mesmo, dar soluções para eventuais contratempos, falhas ou problemas no painel;

Portabilidade: para quem deseja migrar de um serviço de hospedagem para outro, não é necessário se preocupar com suas configurações e dados. Isso porque este painel é completamente portátil e favorece todo o processo de migração de suas informações.

Ou seja, você poderá executar diversas tarefas de forma automatizada no dia-a-dia, ganhando mais tempo e melhor utilizando recursos diversos.

Além disso, esse é o software mais completo que existe hoje no mercado. Se adequando aos diferentes tipos de usuários e seus objetivos no meio digital. Se você ainda possui alguma dúvida sobre este assunto, deixe a nos comentários abaixo que responderemos o mais rápido possível.

Revenda de Sites e Lojas Virtuais

Lucre vendendo sites e lojas virtuais prontos e modernos com alta lucratividade

A revenda de sites BQHost é um serviço que possibilita qualquer um, mesmo sem conhecimento técnico, vender sites profissionais para empresas e negócios de diversos tipos.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

A BQHost utiliza cookies para melhorar a sua experiência com nosso site, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.