TOP 10 Ferramentas Para Testar a Velocidade do Seu Site

Um dos critérios mais importantes para a criação de sites profissionais, é que ele seja rápido.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Um dos critérios mais importantes para a criação de websites, é que ele seja rápido.

Ocasionalmente, é muito importante que as empresas testem a velocidade do seu site, a fim de verificar o seu desempenho.

Afinal, além de vários outros fatores, a velocidade do site influencia diretamente no seu ranqueamento nos buscadores.

Portanto, cuidar desses aspectos é muito importante para que qualquer negócio tenha melhores resultados. Mas, como fazer isso exatamente?

Existem diversas ferramentas no meio digital que podem lhe auxiliar nessa “missão”, e iremos falar de todas elas ao longo deste artigo.

Isso porque cada uma delas possui suas próprias características. Então, por vezes, vale a pena utilizar mais de uma delas para ter diferentes tipos de insights do seu negócio.

Além disso, elas podem ajudar ainda na implementação de novas e melhores estratégias, bem como, no aperfeiçoamento de outras. Quem sabe até mesmo, para identificar aquelas que não surtem nenhum efeito.

Então, continue lendo este artigo e saiba mais sobre tais ferramentas e a aprenda como o desenvolvimento de sites profissionais influencia na velocidade dele.

Por que analisar a velocidade de um site?

Muitos empreendedores, ao longo de sua jornada, chegam em um momento que precisam investir na construção de sites profissionais.

Isso porque eles garantem a presença digital da sua marca, funcionando como um cartão de visitas. Mas muito mais que isto, será através dele que diversas das estratégias de marketing digital serão aplicadas.

Aquelas de conteúdo, otimização para mecanismos de busca (SEO), funil de vendas, entre outras.

Todas elas, quando bem alinhadas, auxiliam na criação de conteúdos que ficarão bem posicionados nas páginas de pesquisa, aumentando o alcance, visibilidade e credibilidade do seu negócio.

Mas, para que isso aconteça, suas páginas devem atender aos critérios de ranqueamento do Google. Entre eles, temos a experiência do usuário.

Essa, diz respeito à forma como a plataforma se volta ao público e se oferece a ele uma experiência positiva ou negativa.

Portanto, testar a velocidade do site está diretamente ligado a essa questão. Uma vez que sites que possuem problemas de lentidão são “mal vistos”.

Segundo dados, cerca de 40% dos usuários da internet desistem de navegar em uma plataforma, se esta demora mais de 3 segundos para carregar.

Ou seja, a velocidade do site é muito importante para os resultados do sua empresa. Precisando então, ser testada periodicamente!

Os problemas como os de lentidão podem afetar as estratégias de SEO aplicadas, reduzindo seu posicionamento.

Do mesmo modo que, em consequência, reduz a capacidade de obter tráfego orgânico. Tanto pela falta de rapidez no carregamento, como até mesmo por problemas de estabilidade que podem ocorrer.

Sendo assim, testar a velocidade do site é muito importante, já que interfere no crescimento de sua marca.

Porque o serviço de criação de site influencia na velocidade?

Digamos que você está em busca de uma empresa que cria site, se depara com diversas opções e escolhe aquela mais barata.

No entanto, além do valor para criar um site, outros aspectos devem ser considerados. Entre eles, a qualidade aplicada aos projetos é um dos mais importantes.

Pois, um bom criação de site profissional garante ainda que a estrutura do seu site favoreça a experiência do usuário em termos de navegação mobile.

Bem como, uso de imagens e outros recursos visuais. Além da estrutura do site na otimização de seus códigos e uso adequado dos scripts.

Ferramentas para testar velocidade do site

Agora você já sabe mais sobre os aspectos da criação de site profissional e da experiência do usuário.

Falaremos então, sobre as ferramentas para testar a velocidade destes. De modo que, você possa estar monitorando periodicamente, o desempenho de sua plataforma.

Top 1: Google PageSpeed Insights

A PageSpeed Insights é a ferramenta desenvolvida pelo Google, o que faz com que ela seja considerada uma das melhores ferramentas.

Uma vez que, além de ser uma grande empresa, esse é um dos maiores buscadores e que acaba sendo usado como referência em todo mundo. A plataforma analisa a velocidade para desktop e mobile.

As métricas utilizadas nessa plataforma, tem como base o relatório do chrome UX, trazendo informações de campo e laboratório.

Isso quer dizer então, que ele não aponta apenas os problemas de desempenho. Como também, os dados de performance, dicas de melhorias e sugestões de correções.

Portanto, ele age de forma mais completa, já que analisa o site e entrega sugestões de aperfeiçoamento das páginas que recebem notas de 1 a 100.

Essa ferramenta acaba sendo então, indicada para empresas de pequeno a médio porte que buscam uma ferramenta gratuita.

TOP 2: GT Metrix

Mas, se além de testar a velocidade do site em termos de performance, você quer analisar ainda sua otimização, a GT Metrix é outra plataforma indicada.

Uma vez que, nela você encontra os principais indicadores de monitoramento para essas tarefas. Além disso, é possível fazer o teste através de diferentes regiões ao redor do mundo.

Podendo ainda, reduzir a velocidade da conexão para verificar como ele carrega em diferentes larguras de banda, um teste conhecido como throttling.

No total, a plataforma faz uso de 27 critérios para chegar a uma nota relacionada a velocidade da sua plataforma. Para cada um deles, uma sugestão de otimização é feita, se necessário.

Ou seja, você terá uma visão completa tanto sobre a velocidade do site, quanto sobre como ele é carregado.

Logo, a indicação de uso é para empresas que também buscam uma ferramenta gratuita e que tem entendimento de inglês.

A empresa oferece ainda, planos pagos para empresas que querem investir em análises mais avançadas e recursos adicionais

Leia também:
1.Conheça os 3 melhores Plugins de Segurança para um site ou blog
2.Como identificar oportunidades no Google Search Console

TOP 3: Pingdom Website Speed Test

Em relação as duas ferramentas mencionadas antes, o Pingdom traz o diferencial de poder verificar o número de requisições de cada página.

Ou seja, além de testar a velocidade do site, é possível analisar seu tempo total de carregamento e o individual também. Bem como, o tamanho de cada arquivo presente nas suas diversas páginas.

Apesar de ser inglês, essa ferramenta auxilia bastante e oferece diversos insights sobre otimização e desempenho

Outro motivo que torna essa uma das melhores ferramentas é que ela atua ainda no monitoramento de quedas. Por meio de 70 locais globais para análise.

Por fim, vale destacar ainda, o seu recurso de alerta, que notifica sobre problemas. A indicação de uso dessa ferramenta, é para empresas que desejam além de testar a velocidade do site, verificar também suas páginas de forma individual.

TOP 4: WebPagetest

Ainda entre as ferramentas para testar a velocidade do site, temos a WebPagetest como um dos destaques e que conduz testes nos navegadores Google Chrome e Internet Explorer.

Seus testes, são feitos por meio de diversos locais web em todo o mundo, além de incluir recursos para bloqueio de conteúdo e captura de tela.

Desse modo, ao final das análises, a ferramenta emite tabelas em cascata. Contendo informações diversas sobre melhorais, otimizações e velocidades da página, é claro.

Totalmente gratuita, o ponto inicial utilizado aqui, fará toda diferença no resultado analisado.

O que amplia sua visão acerca do tempo de carregamento de suas páginas. Mas, dois destaques do WebPagetest, é que ele fornece insights sobre o uso de cache e compactação de conteúdos.

Indicamos assim, a ferramenta para quem busca uma opção gratuita com acesso a diagnósticos avançados e suporte de especialistas através de um fórum.

TOP 5: Test My Site

Também pertencente ao Google, O Test My Syte permite analisar a velocidade de um site.

Mas, seu grande diferencial é que ela se volta a navegação mobile. Ou seja, aquela feita através de dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Vale destacar aqui, que monitorar esse tipo de velocidade é muito importante, já que hoje ela se torna cada dia mais comum.

Isso porque a população passa hoje, boa parte do seu tempo conectada em dispositivos móveis. Havendo uma tendência de que futuramente esses se tornem os meios de acesso à internet mais usados.

O relatório gerado pela ferramenta é customizado, promovendo benchmarks em relação aos competidores e ainda sugestões de melhorias.

Com isso, será possível melhorar o desempenho mobile de suas páginas. Mas, o tempo de carregamento não é o único aspecto analisado.

Pois, a ferramenta irá verificar ainda a experiência de usuário fornecida pela interface do site, quando acessada em dispositivos móveis.

A ferramenta acaba sendo indicada para qualquer tipo de empresa que busca uma ferramenta gratuita em português. Bem como, que faça análises mobile.

TOP 6: Velocidade do site pelo Google Search Console

O Google não é uma das maiores empresas do mundo atoa, mas sim, porque ela oferece e desenvolve diversos recursos que auxiliam outras empresas.

Dentro de sua ferramenta Analytics, é possível utilizar o recurso Velocidade de site. Esse, tem por objetivo, analisar a velocidade de um site de 3 formas.

Em sua velocidade de execução, no tempo de carregamento das páginas e a duração da análise.

Fornecendo assim, um relatório bastante detalhados com insights sobre desempenho de recursos e até mesmo, discas de otimização.

Para utilizar essa ferramenta, em seu Google Analytics > Comportamento> Velocidade do site. Veja uma demonstração:

Velocidade do site pelo Google Search Console

TOP 7: Web Page Analyzer

Desenvolvida pelo autor do livro “Website Optimization”, a Web Page Analyzer foi lançada a cerca de 12 anos.

Tendo como objetivo a análise do tempo de carregamento de páginas. Bem como, seu tamanho e elementos a fim de fornecer resultados, mas, em forma de tabelas.

Inteiramente gratuita, essa ferramenta é ótima para quem busca sugestões de melhorias para aumentar o tráfego da página.

TOP 8: Load Impact

Testar velocidade de site Load Impact

Outra ferramenta para teste de velocidade, o Load Impact traz resultados em forma de gráficos.

Mas, seu diferencial está na medição da capacidade do servidor utilizado para hospedagem do site. Uma vez que, analisa a velocidade considerando um número “x” de visitas recebidas simultaneamente.

Isso é ótimo para insights sobre escalabilidade da plataforma e identificação da necessidade de fazer um upgrade de plano.

TOP 9: OctaGate SiteTimer

Apesar de ser uma ferramenta simples, o OctaGate Site Timer é bastante eficaz e apresenta seus resultados em cascata.

O melhor de tudo? Através de uma linha do tempo onde é possível acompanhar a forma como os objetos de uma página carregam.

Incluindo assim, o tempo que estes demoraram para ficar prontos para uso e quais deles, interferem na velocidade do site.

TOP 10: YSlow

Até o momento, não mencionamos nenhuma ferramenta de teste tão peculiar quanto o YSlow que é o resultado da colaboração de diferentes internautas.

Isso porque ela possui código-aberto e qualquer pessoa com conhecimentos na área, pode contribuir com ela.

Mas, vale destacar que a mesma pode ser usada apenas como plugin em navegadores. Em servidores PhantomSJ e Node.js, como scripts de linha de comando.

Originalmente implementada no Firefox, essa plataforma analisa a performance utilizando as regras do Yahoo!, destinadas a plataforma de alta performance.

Dúvidas frequentes

Como testar a velocidade do meu site?

Existem no mercado diversas ferramentas que lhe proporciona este teste. Em destaque mencionamos: Google PageSpeed Insights, GT Metrix, Pingdom Website Speed Test, WebPagetest e Test My Site.

Qual o tempo comum de abertura de um site?

Maile Ohye em vídeo feito pelo Google, afirma que 2 segundo é considerado um bom desempenho, mas o Pingdom, afirma que 5 segundo é o tempo médio de carregamento de um site.

Como melhorar a velocidade do meu site?

A dica mais importante é escolher uma plataforma de criação de site rápida. Além disso, dentre as principais ações, um destaque para, otimização de todas as imagens, não hospedar vídeos em seu site, excluir plugins desnecessários, revisar códigos, ter uma hospedagem de qualidade e usar CDN.

Quais problemas causados pela lentidão de um site?

Além das penalidades em termos de ranqueamento no Google, outros problemas são gerados. A lentidão em um site pode trazer o retardamento nos resultados. Os usuários, tem cada vezes menos paciência para esperar a abertura de um site.

A velocidade mobile interfere na otimização de sites?

Sim, assim como para aquelas feitas em desktop, os buscadores analisam a experiência do usuário. Algo que tem se tornado cada vez mais importante, com o crescimento desse tipo de navegação. Portanto, sites responsivos acabam recebendo “pontos” a frente aqueles que não são.

Conclusão

Vimos então, ao longo deste conteúdo, diversas plataformas utilizadas para analisar a velocidade de site.

Além das mencionadas, existem diversas outras consideradas excelentes. Tais como New Relic, Dareboost, Image Analysis Tool, Geek Flare, Monitis, Chrome DeyTools, BatchSpeed, GiftOfSpeed e Uptrends.

Vale destacar que, cada uma delas pode contribuir com diferentes insights e é bom testar todas ao menos uma vez.

Desse modo, você consegue identificar aquelas que melhor atendem às suas necessidades. Bem como, qual o momento de utilizar cada uma delas.

Com isso concluímos que a velocidade é um item muito importante, por isso no momento da desenvolvimento de sites profissionais, o alto desempenho deve ser um dos requisitos a ser preenchidos.

Agora que você já sabe tudo sobre, deixe sua opinião ou dúvida nos comentários e compartilhe com seus amigos!

Tenha um site profissional e conquiste mais clientes.
Solicite um orçamento agora!

Clique no botão abaixo e solicite um orçamento para criação do seu site. Somos uma empresa de desenvolvimento de sites com mais de 19 anos e já desenvolvemos mais de 1.200 sites desde 2004.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

A BQHost utiliza cookies para melhorar a sua experiência com nosso site, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.