Tipos e diferenças de Certificados SSL existentes no mercado

Durante a busca por serviços de hospedagem de site, dúvidas sobre o que são certificados SSL e qual o melhor para cada tipo de plataforma, podem surgir.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Durante a busca por serviços de hospedagem de site, dúvidas sobre o que são certificados SSL e qual o melhor para cada tipo de plataforma, podem surgir.

Afinal de contas, existem diversos deles e cada um possui sua importância. Então, como exatamente escolher a melhor opção?

De forma geral, os certificados SSL são feitos para validar a segurança de uma página online, protegendo seus usuários e visitantes.

Só que de acordo com o negócio, as necessidades da plataforma se modificam. Por exemplo, um blog precisa de uma proteção diferente daquela exigida por páginas de e-commerce, certo?

Além disso, é sempre muito melhor optar por uma hospedagem de sites com SSL já incluso, do que fazer por si mesmo a sua instalação.

Isso porque profissionais da área irão garantir sua eficácia. Mas, cabe aos empreendedores, ou gestores responsáveis, entender as necessidades de seu negócio.

Mas, para lhe ajudar nesta escolha, ao longo deste conteúdo falaremos dos tipos e suas vantagens, continue lendo e descubra agora mesmo!

O que são Certificados SSL?

O que é Certificados SSL

Do inglês, SSL é uma sigla para Secure Sockets Layer e que em português, pode ser traduzido como camada de segurança.

Conhecidos no mundo todo, essa tecnologia foi desenvolvida em 1994, pela Netscape. Sendo assim, caracterizado como um canal criptografado entre um servidor web e diversos navegadores.

Ou seja, entre a empresa que presta o serviço de hospedagem de site com browser, a fim de garantir segurança e sigilo na transmissão de dados.

Tal protocolo de segurança, garante que informações e dados que “transitam” por uma página, não sejam expostos a terceiros.

Um exemplo de informações, são os dados pessoais fornecidos para cadastro. Bem como, dados sobre cartão de crédito ou débito fornecidos para compras online.

Portanto, o certificado SSL é uma medida desenvolvida para preservar a segurança de qualquer pessoa que utilize grande navegadores, tais como:

  • Google Chrome;
  • Safari;
  • Mozilla Firefox;
  • Internet Explorer;
  • Etc.

Então, servidores habilitados com esse certificado, são capazes de oferecer a hospedagem de sites com SSL que é muito mais segura!

Como identificar um site como seguro?

Como identificar um site com certificado SSL

Todo site que possui esse certificado, tem sua URL iniciada por “https://”, basta clicar na barra de endereço para conferir.

Isso porque, hoje, esse se mantém oculto. No entanto, quando clicamos duas vezes em cima da URL, podemos fazer essa verificação.

Composto por um par de chaves de criptografia, os sites se tornam protegidos contra:

  • Visitantes mal intencionados;
  • Ataques e invasões de hackers.

Essas chaves, codificam e decodificam os dados que são trocados entre servidor e site, funcionando como uma barreira de proteção.

Impedindo até mesmo, que robôs acessem as informações ali trocadas. Por isso, hoje o Google vem “obrigando” sites a utilizá-los, através de penalizações.

Por que os certificados SSL são tão importantes?

Como apontado acima, os certificados SSL trazem mais segurança quando o assunto é troca de dados no meio digital, até mesmo na hospedagem de site com 30 dias grátis.

A proteção é feita através de criptografia, tornando informações sigilosas. Mas, isso não tem um impacto tão relevante na precificação de serviços.

Ou seja, existem serviços de hospedagem de site barata que oferecem segurança a um ótimo custo-benefício, pois, essa tecnologia já é bastante comum.

Além disso, ela é importante devido a outras vantagens que oferecem. Portanto, falaremos delas a seguir.

Proteção contra fraudes

Nos dias de hoje, que a internet está cada vez mais presente em nossa sociedade, gerando até mesmo certa dependência.

O cibercrime vem aumentando e, com isso, os riscos de fraudes, roubos, etc. Frente a isso, a proteção oferecidas pelos certificados SSL se faz muito importante.

Isso porque eles diminuem os acessos indevidos a dados e informações trocados pelos usuários da internet.

Portanto, há uma redução no uso de dados de terceiros para realizar compras ou aplicar golpes, por exemplo. Ou até mesmo, roubar dados valiosos sobre empresas, pessoas, governos, etc.

Chaves de criptografia

Anteriormente falamos sobre o protocolo de criptografia e suas chaves, que criam uma espécie de barreira de proteção nos dados transmitidos entre servidor e browser.

O termo utilizado para essa ação é criptografia ponta a ponta. Sendo feita assim, através de um par de chaves com funções distintas:

  • Privada: habilitada diretamente nos servidores, essa é a responsável por criar os certificado de autenticidade dos sites ali hospedados;
  • Pública: essa também instalada em servidores, é a responsável por liberar acesso aos dados sigilosos para os sites e usuários dele.

Ambas as chaves, são utilizadas para codificar e decodificar informações apenas entre pessoas com acesso permitido a elas.

Vantagens para e-commerces

Quem pretende abrir uma loja virtual, se depara com a necessidade de ter a hospedagem de site SSL por diversos motivos.

O primeiro deles é a questão da confiabilidade que a marca passa para o público. Uma vez que sites considerados não seguros geram desconfiança, certo?

Por outro lado, operadoras de cartão de crédito só permitem o uso desse sistema aos sites que possuem o certificado instalado.

Isso representa então, a necessidade de se manter profissional. Do mesmo modo que, ter mais opções de pagamento.

E, atualmente, o cartão de crédito é um dos meios de compras mais utilizados, já que dá ao consumidor, mais segurança nesse meio digital e praticidade.

Otimização para mecanismos de busca

Quando estamos curiosos, com dúvida ou em busca de algo, costumamos procurar por isso na internet, certo?

Desse modo, os buscadores como o Google nos submetem a uma página de resultados de pesquisas. Estando presente nela, diversas páginas diferentes na internet.

Isso é o que chamamos de ranqueamento, links que são indicados priorizando o nível de relevância de seu conteúdo.

Para conseguir posições de destaque, as empresas investem em técnicas de otimização (SEO). No entanto, as características do serviço de hospedagem de site também contam muito.

Afinal de contas, o Google considera também a experiência do usuário em diversos aspectos, o que engloba inclusive sua segurança.

Ele verifica então, se as indicações que fará a seus usuários é confiável. Portanto, ter uma plataforma protegida com os certificados SSL impacta ainda na visibilidade e alcance de uma empresa.

Leia também:
1.Como Escolher o Melhor Plano de Hospedagem Para Seu Site?
2.Saiba O Que Uma Ótima Hospedagem WordPress Deve Ter

Quais os tipos de Certificados SSL existentes?

Na busca por uma empresa de hospedagem de sites com SSL, existem 3 tipos de certificados que são mais comumente vistos.

Conhecer cada um deles, sua proposta e vantagens é muito importante. Pois, nem todas as opções se adequam a um determinado tipo de plataforma, interferindo em seus resultados.

Validação de domínio

Um dos certificados SSL mais usados é esse, pois, ele oferece proteção criptografada básica por um excelente custo-benefício.

Além disso, ele costuma ser rapidamente emitido. O que faz com que ele seja mais indicado para:

  • Blogs;
  • Sites institucionais;
  • Portais de notícia;
  • Servidores de webmail.

Isso porque a validação é a nível do domínio apenas, certificando a troca de dados entre a empresa por traz da plataforma e os seus usuários.

Valendo ainda, para os seus subdomínios vinculados ao site principal. Uma das vantagens desse certificado, é a adaptação para navegação mobile.

Ou seja, ele é responsivo e atende ainda, demandas oriundas de smartphones e tablets.

Contudo, apesar de ser o SSL mais básico isso não o torna menos eficaz. Diversos sites que captam informações como nome completo, e-mail, telefone e endereço, fazem uso dele.

Validação da empresa

Em segundo os certificados SSL com validade da organização são aqueles considerados medianos.

Pois, oferecem uma proteção um pouco maior que o anterior. O que faz com que ele seja recomendado para plataformas como:

  • Lojas virtuais;
  • Site de médias empresas.;
  • Portais de notícia de grande credibilidade.

Mas, qual a diferença oferecida? É que para um site obtê-lo, antes são verificadas as informações da empresa por traz dele.

De modo que seus dados são apresentados ao público, como forma de validar que a empresa realmente existe, muito além do aspecto digital.

Plataformas como essa, acabam passando mais profissionalismo e confiabilidade. Os dados apresentados são aqueles relacionados a sua razão social, nome e localidade física.

Vale destacar que a verificação é feita através de pesquisas nos bancos de dados das entidades governamentais.

Quem faz a certificação, pode ainda entrar em contato com tais entidades, a fim de confirmar os dados. Principalmente, quando ocorrem transações.

Já que nestes casos, os dados trocados necessitam de ainda mais sigilo, pois, oferecem maiores riscos de fraudes e roubo.

Validação estendida

Temos a validação estendida como o tipo de certificado com maior nível de confiabilidade e proteção.

Por isso, sua obtenção exige uma análise mais completa. Sendo feita assim, tanto em relação aos dados da empresa, quanto da plataforma em si.

O que não é nada simples, pois, podem ser feitas até mesmo visitas técnicas a sede da empresa a fim de analisar o ambiente de trabalho e os processos envolvidos nele.

Uma das característica desse certificado é que antes do “https://”, na barra de endereço, poderá ser exibido o nome de registro da empresa. Tudo isso faz com que ele seja indicado para:

  • Grandes empresas;
  • E-commerces de autoridade;
  • Instituições financeiras.

Mas, a grande desvantagem desse tipo de certificado, é que seus subdomínios não têm sua validação garantida. Será preciso instalar então, outra certificação para cada um deles.

Certificado SSL grátis

Desde que os navegadores passaram a mostrar na URL sites não seguros para as páginas que não usavam o certificado, as empresas de hospedagem de sites passaram a oferecer o SSL grátis.

Como exemplo desses SSL podemos citar, o certificado auto assinado do cPanel e também o let’s encrypt

A grande diferença entre eles é que o certificado grátis só tem a possibilidade de fazer a certificação do domínio, além disso, o selo de segurança e a garantia que é oferecido no SSL pago, no grátis são ausentes.

Outros tipos de certificados SSL

Além dos 3 tipos de certificados SSL mencionados acima, que são os mais comuns, existem outros dois que falaremos brevemente abaixo.

SAN SSL

É um tipo de certificado diferenciado, pois, ele oferece a cobertura básica de um SSL com validação de domínio. Mas, a diferença é que será cobrado apenas um preço para utilização em diversas plataformas, oferecendo cobertura a todas e saindo mais acessível do que sua contratação individual.

SSL Wildcard

Por fim, existe ainda esse certificado conhecido ainda como “curinga” e que oferece o maior nível de criptografia. Uma vez que, ele codificada e decodificada não apenas os dados de um site, como de todas as páginas relacionadas a ele, com proteção nos servidores e para os subdomínios de forma ilimitada.

Como instalar e configurar Certificados SSL?

Primeiramente, você deve analisar qual o tipo de certificado que mais se encaixa com o perfil da sua plataforma.

Depois verifique se o serviço de hospedagem de site que você usa ou deseja usar a possui. Se estiver usando um servidor dedicado ou VPS, será possível gerar um certificado de forma gratuita.

Caso contrário, será preciso cadastrar algumas informações obtidas com o seu host em seu painel de controle de hospedagem, sendo elas:

  • Endereço de IP;
  • Nome e senha do usuário do server (admin/sudo);
  • Sistema operacional com número de versão;
  • Software utilizado.

Em seguida, conecte ao servidor para instalar a ferramenta que gera esse certificado (confira as recomendações abaixo), após logar e enviar comandos SSH.

  • Windows: PuTTY;
  • Mac: Terminal.

Mas, a instalação em si modifica de acordo com o tipo de certificado, de forma geral, será preciso acesso ao um ícone específico do modelo utilizado.

Ao acessá-lo, você verá uma página com a lista de domínios e subdomínios disponíveis. Procure a opção Issue e ao ser redirecionado, clique novamente nela.

Para configurar os certificados SSL em todas as páginas do seu site, basta baixar o plugin “Really Simple SSL” caso utilize o WordPress.

Dúvidas Frequentes

O que é certificado SSL?

O SSL é um protocolo Global de segurança, que cria uma criptografia dos dados trocados ente o servidor e navegador, protegendo as informações que ali foram trocados de um hacker ou site fraudulento.  

Qual o custo de um certificado SSL?

É possível encontrar SSL de diversos preços, aqui na BQHost temos certificados a partir de 119,40 por ano.

Qual prazo de ativação dos certificados SSL?

Para o certificado que valido o  domínio o tempo de ativação é de 30 minutos. O de validação de empresa é ativado em 2 dias. E o com validação estendida,  leva cerca de 5 dias para ser ativado.

Qual o tempo de ativação do SSL grátis?

A ativação do SSL grátis é feita de forma instantânea.

Como se faz a instalação do certificado SSL grátis?

O SSL grátis não precisa de instalação e sim ativação. Você deve fazer essa solicitação junto a empresa que hospeda seu site.

Para que serve o cadeado antes da URL de um site?

Muitos sites, antes de sua URL apresentam um ícone de cadeado verde. Esse é um dos indicadores de que a página possui algum tipo de certificado SSL instalado. Sendo essa, uma das formas mais fáceis de analisar sua segurança, já que hoje, o “https” fica oculto;

O que significa quando um site fica como “Não Seguro” mesmo com https?

Quando essa mensagem aparece ao invés do ícone de cadeado mencionado acima, isso levanta suspeitas sobre uma página. No entanto, aqui vemos um caso de Mixed Content ou conteúdo misto, em português. Isso acontece quando a página possui uma conexão segura, mas, utiliza em suas páginas recursos carregados através de conexões inseguras (apenas “http” sem o “s”). Portanto, o navegador emite essa mensagem como um aviso de que mesmo com o certificado, nem sempre será possível garantir a segurança de dados e informações ali presentes;

Certificados SSL e SiteLock é a mesma coisa?

Não, o segundo é uma ferramenta de proteção que monitora e varre sites para identificar possíveis ameaças. Seja de vírus, ataques hackers, etc.

Conclusão

Vimos então, ao longo deste conteúdo, quais os tipos de certificados SSL existentes e mais utilizados.

Além de explicar as vantagens e desvantagens de cada um. Desse modo, trazendo mais clareza para sua escolha!

Caso ainda possua alguma dúvida sobre, deixe-a nos comentários para que possamos lhe ajudar.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

Atualize seu site facilmente, mesmo sem ter conhecimento;