Hospedagem SEO: Como a Hospedagem Afeta o Desempenho do Site

O Google é, hoje, responsável por 83% de todas as buscas realizadas na Internet brasileira. Por isso, quando o buscador diz que é importante se preocupar…
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Google é, hoje, responsável por 83% de todas as buscas realizadas na Internet brasileira. Por isso, quando o buscador diz que é importante se preocupar com a Hospedagem SEO do seu site, é porque esse é um fator importante de ranqueamento.

Para determinar os resultados das buscas feitas pelos usuários, o Google usa centenas de fatores com diferentes ordens de importância em seu algoritmo. A ideia é apresentar o melhor conteúdo possível para que a pessoa fique satisfeita.

Por isso, muitas coisas afetam o seu posicionamento no Google, e uma delas é o servidor que você usa para hospedar o seu site. Por isso, cunhou-se o termo Hospedagem SEO para quem quer aproveitar ao máximo esse fator em sua estratégia de ranqueamento.

Quer saber como isso funciona? Então siga a leitura abaixo!

Por que a Hospedagem SEO afeta o ranqueamento de um site?

Comecemos pelo princípio: quando você quer divulgar no Google a sua página, que tipo de estratégia você usa?

Com certeza você escreve um artigo ou material de qualidade, usando palavras-chaves específicas, posicionadas em lugares importantes e em uma densidade apropriada, não é mesmo?

Todos esses cuidados (palavra-chave, posicionamento e densidade) são técnicas de SEO, uma estratégia que visa aprimorar um conteúdo para ser encontrado mais facilmente no Google.

No entanto, os fatores usados pelo Google para ranquear conteúdos não são só esses. Ninguém sabe ao certo quantos são, mas especialistas estipulam entre 200 a 400 critérios diferentes.

Dentre essas centenas de critérios, estão muitos que são diretamente afetados pela hospedagem do seu site. Exatamente: a qualidade do seu servidor afeta o SEO da sua página!

Como exatamente a Hospedagem tem impacto no ranqueamento?

A hospedagem do seu site é vital para muitos aspectos da página, uma vez que ela cuida de toda a comunicação entre o seu conteúdo e os seus visitantes.

Funciona assim: sempre que alguém quer acessar um dos seus sites, essa pessoa faz um pedido para o servidor que o hospeda e espera que o servidor, então, entregue o conteúdo.

Normalmente, essa comunicação leva segundos, não muito mais do que isso. Porém, esses poucos segundos são essenciais para o Google.

Basicamente, existem 4 áreas principais em que a Hospedagem SEO afeta o seu posicionamento no Google:

  • Desempenho do site;
  • Experiência do Usuário;
  • Segurança;
  • Disponibilidade.

Falaremos sobre cada um deles a seguir!

Como a hospedagem afeta o desempenho do site?

Um dos fatores mais importantes do servidor da sua página é o desempenho dela em relação ao seu site. Lembra que dissemos que a Internet é basicamente um monte de pedidos e entregas de conteúdo?

Então, quanto melhor for o seu servidor a fazer esse trabalho, melhor será o seu posicionamento no Google. Isso porque o buscador privilegia sites que não deixam o usuário esperando.

Dessa forma, o melhor servidor para o seu site é um com banda o suficiente para todos os seus acessos e que seja dedicado para a sua página, de modo a não precisar dividir “atenção” com outros sites.

Dica para um melhor desempenho

Instalar CDN como CloudFlare e plugins para wordpres como WP Rocket, ajudam consideravelmente a performance do seu website.

Você também pode gostar:
A Verdade Sobre Hospedagem de Sites Ilimitada
Aprenda sobre Transferência/Bandwidth em sua Hospedagem de Site

Como a hospedagem afeta a Experiência do Usuário?

Talvez o fator mais importante da Hospedagem SEO é a experiência do usuário. Ela deve ser suave, sem problemas e agradável. O Google realmente leva isso em conta e penaliza páginas que não pensam nestes aspectos.

Por exemplo, se uma imagem não carrega direito por falha no servidor, o site é penalizado no Google. Faça um exercício simples: pesquise 10, 20 temas no Google e clique na primeira página de todos os resultados. Quantos deles tiveram falhas de carregamento? Nenhum, com certeza. Isso porque não se chega na primeira página do Google com uma experiência do usuário ruim.

Como a hospedagem afeta a segurança do site?

Um aspecto que poucos donos de sites pensam, mas que é muito valorizado pelo Google é a segurança da página, especialmente se houver troca de informações bancárias e financeiras entre o computador do usuário e o servidor.

Por isso, é essencial que uma boa Hospedagem SEO tenha foco em desenvolver um sistema seguro e sem brechas para evitar invasões, perda de dados e outros problemas com os sites que estão hospedados ali.

Quanto mais seguro e protegido for o site, melhor será o seu desempenho no Google, especialmente quando há a necessidade de fazer um critério de desempate com outras páginas com conteúdos de qualidade.

Uma dica para este aspecto é ter um Certificado SSL para seu site. Muitas empresas oferecem esta funcionalidade gratuitamente em seus planos de hospedagem. Ele protege a transação de informações, além de gerar o tão famoso cadeado verde na barra de navegação.

Como a hospedagem afeta a disponibilidade do site?

Lembra daquele exercício de pesquisar 10 temas no Google e clicar no primeiro resultado que fizemos há bocado? Com certeza todos eles abriram sites funcionais e disponíveis.

Se você fizer o mesmo experimento às 3 da manhã, terá o mesmo resultado. No entanto, se mudar o horário e for pesquisar as páginas da 11ª página de resultados, já é mais provável que encontre 1 ou 2 sites que fiquem fora do ar em determinado período.

O Google não costuma levar com bons olhos sites cujo servidor costuma ficar indisponível mesmo que seja alguns minutos por semana. Por isso, é importante que a sua hospedagem mantenha a página no ar o tempo todo.

Conclusão

Nossa dica especial é verificar a disponibilidade de uptime que a empresa de hospedagem  garante ( recomendamos não menos que 99%).

Além disso, os problemas são mensurados pelo seu desenvolvedor, então, é extremamente recomendado que a criação do seu site seja planejada e executada baseando em ferramentas que o próprio Google oferece, como o PageSpeed entre outras.

E aí, aprendeu a importância de uma boa Hospedagem SEO para a sua estratégia online? Comente abaixo se tiver alguma dúvida sobre o conteúdo da nossa conversa de hoje!

Tenha um site profissional e conquiste mais clientes.
Solicite um orçamento agora!

Clique no botão abaixo e solicite um orçamento para criação do seu site. Somos uma empresa de desenvolvimento de sites com mais de 19 anos e já desenvolvemos mais de 1.200 sites desde 2004.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

A BQHost utiliza cookies para melhorar a sua experiência com nosso site, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.