5 Dicas para posicionar seu site no Google

Aparecer em uma boa posição no Google é a meta de qualquer negócio que trabalha com estratégias de marketing digital.
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Aparecer em uma boa posição no Google é a meta de qualquer negócio que trabalha com estratégias de marketing digital. 

Além de visibilidade, ter o site da sua empresa encontrado pelos mecanismos do maior buscador do mundo é vital para a credibilidade online.

Não é por acaso que 96% dos brasileiros tem o costume de pesquisar mais informações sobre uma empresa neste recurso antes de ligar ou fazer uma visita. 

A dúvida que mais permeia os estrategistas de marketing é: como posicionar o site das empresas no Google por meio das boas práticas? 

Além de implementar ações ligadas a marketing de conteúdo com foco nas técnicas de SEO – Search Engine Optimization, existem vários fatores que contribuem para o ranqueamento dos sites.

Não há uma fórmula rápida para que esse trabalho de posicionamento ocorra, até porque é preciso que você esteja atento às mudanças e atualizações que o algoritmo do buscador faz. 

O velho ditado popular “quem não é visto, não é lembrado” nunca fez tanto sentido nesse universo chamado internet, onde todos os seus concorrentes, provavelmente, estão implementando ações para aparecer nas buscas dos internautas.

Já parou para pensar no assunto, mas não faz ideia por onde começar ou não sabe tantos detalhes sobre o que é necessário fazer para melhorar o posicionamento do seu site? 

Leia esse artigo e veja 5 dicas que vão te ajudar nesta tarefa!

1 . Desenvolva uma estratégia de SEO

Se você sabe que o marketing digital conta com uma série de estratégias, talvez tenha ouvido falar sobre a importância do conteúdo relevante, certo?

Uma pesquisa recente prova que Bill Gates estava certo quando disse que o conteúdo é rei, afinal empresas que investem em marketing de conteúdo recebem 1,3 vezes mais visitas no tráfego do site em relação às que ainda não fazem o mesmo.

O SEO é muito importante para posicionar o seu site de forma orgânica na internet. Isso significa que você não precisa investir dinheiro em anúncios, mas sim montar uma boa estrutura para alcançar posições interessante, como a primeira página do buscador.

É comum que as pessoas utilizem a internet para tirar suas dúvidas, sendo que uma forma resumida de explicar essa estratégia é que a sua empresa deve oferecer a solução que o potencial cliente precisa. 

Digamos que você tem uma empresa especializada em materiais de construção e tem produtos como tinta e pincel para parede.

O cliente que precisa do seu serviço pode digitar na internet a seguinte frase ‘onde comprar tinta para parede’ e se o seu site tem conteúdo relevante, que condiz com a utilização adequada das palavras-chaves, ele pode ser a resposta necessária.

São vários fatores que influenciam a construção de boas ações de SEO. 

É aconselhável que você consulte o que são as boas práticas de posicionamento, já que existem algumas ações que, em um primeiro momento, até influenciam o ranqueamento, mas logo que o algoritmo identifica que foi ‘enganado’, o site é penalizado.

São exemplos de fatores de ranqueamento:

  • Estudo de palavras-chaves adequadas para o seu negócio;
  • Pesquisa de temas mais procurados pelo Google;
  • Produção de conteúdo relevante;
  • Escolha de títulos e descrições do site de forma adequada;
  • URL estratégica;
  • Site responsivo;
  • Link building  — links confiáveis que direcionam cliques para site.

2. Tenha um cadastro no Google Meu Negócio

Muitos clientes se informam sobre o horário de funcionamento, endereço e outras informações da empresa pela internet. 

Por isso, se você tem uma loja física, vale a pena usar ferramentas gratuitas para gerenciar a sua empresa no universo online, como o Google Meu Negócio.

Imagine que você tem uma loja especializada em uniformes industriais e quer facilitar o acesso dos clientes com o local.

Ao utilizar a ferramenta, você consegue. Uma pesquisa do próprio google comprova isso. 

Segundo o estudo, as empresas que preenchem o perfil, com fotos e informações, conseguem um aumento de, em média, 35% nos cliques do site e 42% a mais de solicitações no Google Maps.

Além disso, o recurso também permite que você gerencie promoções, interaja com o público e divulgue os canais de mídias sociais.

3. Produza conteúdos relevantes

No início do texto, abordamos a importância da otimização em SEO, certo?  Por isso, produza conteúdos relevantes.

As ações de inbound marketing, também conhecido como marketing de atração são uma alternativa interessante neste caso. 

Um exemplo: uma loja especializada em artigos para eventos corporativos como stands para feiras,  geradores de energia e elementos de decoração pode ser encontrada não só pelo preço dos produtos, mas sim pelo valor que agrega ao seu público.

O conteúdo é uma das apostas mais assertivas para fazer isso, já que pode ser estruturado com as técnicas de SEO e, além disso, ser adaptado no formato ideal para divulgar cada produto e, dessa forma, atrair leads e visitantes para seu site.

Além do ranqueamento, o conteúdo reforça a imagem de autoridade da sua empresa no nicho de mercado, o que é um diferencial diante da concorrência. 

Imagine o seguinte: serviços de aluguel de telão de led para eventos, decoração e montagem de estruturas são comuns.

Porém, tirar todas as dúvidas dos clientes durante o processo com conteúdo que agrega e que oferece uma resposta não só para os algoritmos, mas também para a pessoa que faz a pesquisa faz a diferença, não acha?

Agradar os algoritmos é importante, mas lembre-se, seu conteúdo deve encantar, dialogar e solucionar problemas de pessoas reais.

Se você trabalha com um segmento que atende soluções voltadas à construção civil, como a implementação do sistema de automação residencial, uma dica para trabalhar com conteúdos relevantes é a produção de e-books, tutoriais e infográficos, além de post otimizados com imagens que sejam de qualidade.

Lembre-se do conceito da jornada de compra, da persona da sua marca e do tom de voz. 

Quem tem uma dúvida, recorre aos buscadores para encontrar uma solução, portanto, o título e as palavras-chave devem ter foco em SEO, mas acima de tudo, é importante que cumpram a promessa de entrega que é vendida.

4. Aposte no Link Building

De forma resumida, o trabalho de link building consiste em encontrar links de outros sites que sejam confiáveis e que de alguma forma façam referência ao seu. 

É uma forma de aumentar a popularidade do seu negócio na web e fortalecer o vínculo com parceiros.

Os mecanismos de busca utilizam os links, justamente, para entender o quanto o seu site é relevante na web. Esse trabalho deve ser minucioso e bem planejado. 

Se o seu negócio tem foco na elaboração de projeto de instalações elétricas, por exemplo, é interessante buscar parceiros que de alguma forma se relacionem com seu público e que tenham uma boa credibilidade na internet.

É importante prezar pela qualidade dos links, além da diversidade de domínios e tipos de domínios. Lembre-se que quantidade não é qualidade.

5. Faça campanhas

Você já fez um anúncio nas redes sociais para divulgar um produto ou serviço da sua empresa? Então saiba que o Google Adwords pode te ajudar com isso também.

A plataforma de anúncios e campanhas do buscador te ajuda a construir campanhas estratégicas, de acordo com a segmentação do seu público-alvo.

A ferramenta conta com todas as funcionalidades para você monitorar as métricas da campanha.

Um exemplo: uma pessoa precisa pesquisar um serviço de manutenção de geradores e faz uma pesquisa na web. 

Depois de um tempo, sua empresa faz um anúncio com esse serviço e curiosamente, seu anúncio chega até ela, se a segmentação for adequada corretamente.

A criação na conta da plataforma é gratuita e você pode controlar os valores, orçamento e gastos de acordo com os objetivos e planejamento da campanha.

Antes de fazer seu anúncio, é muito importante definir a segmentação para que ele apareça para as pessoas certas. 

Trabalha com conserto de placa eletrônica? Procure o público que está com problemas em algum eletrônico e fortaleça sua estratégia!

Agora que você sabe um pouco mais sobre as dicas para fazer seu negócio aparecer no Google é hora de planejar os próximos passos. 

Claro que ainda vale refletir sobre outras questões, como a qualidade do site, a velocidade de carregamento, a experiência do usuário e o tipo de abordagem da sua marca.

O posicionamento é fruto de um conjunto de fatores e por isso, o trabalho é árduo e exige estudo, análise, planejamento e monitoramento da concorrência. 

Lembre-se de definir os objetivos que condizem com a sua marca e transmitir os valores e a imagem que traduz o propósito da empresa para que seus clientes e parceiros encontrem a melhor versão do seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Como dica bônus, orientamos que todos tenha um plano de hospedagem de site profissional, que proporciona bom desempenho, estabilidade e recursos que sua estratégia de SEO precisa.

O site também é um fator importante, contratar a criação de sites profissionais, otimizado, com ferramentas que facilitam a gestão da sua estratégia é imprescindível.

Gostou das dicas, tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário abaixo, a família BQHost terá o maior prazer em responder.

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