Como ter Registro de Domínio .com.br .net .org ou .com Grátis?

Já imaginou ter um registro de domínio .com.br grátis para o seu negócio e reduzir os custos financeiros com este serviço essencial para a criação de um site…
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Já imaginou ter um registro de domínio .com.br grátis para o seu negócio e reduzir os custos financeiros com este serviço essencial para a criação de um site profissional?

Independentemente do seu tipo de negócio, ter uma plataforma própria é fundamental. Uma vez que, essa funciona como seu cartão de visitas.

Por lá, seu público-alvo poderá encontrar informações da empresa, conteúdos postados em um blog, página de compras, etc.

Tudo aquilo que contribui para a criação de uma identidade virtual da marca. Mas, os custos que envolvem esse processo são altos.

Então, se você quer saber como conseguir um registro de domínio grátis, continue lendo este artigo e confira nossas dicas.

O que é registro de domínio?

O que é registro de domínio?

Antes de falarmos sobre como obter um registro de domínio grátis, iremos dar uma breve explicação sobre este serviço.

Pois, muitas vezes ele gera dúvidas em quem nunca teve um site antes. Desse modo, podemos definir um domínio como o nome/endereço de acesso de uma plataforma, por exemplo:

www.registrodedomínio.com.br

Ou seja, é a URL por meio da qual um usuário da internet consegue acessar uma das páginas que compõem um site.

Seja aquela principal, onde concentram-se informações necessárias. Bem como, uma página de conteúdo veiculada nele.

Já o registro de domínio em si, é a contratação desse nome/endereço junto a uma empresa habilitada para sua venda.

Para registrar um domínio será necessário verificar a disponibilidade do nome desejado. Avaliando em quais sufixos ele se encontra disponível.

Para testar a disponibilidade do domínio que pretende registrar. em casos de domínios nacionais (final .br), você pode utilizar a página do registro BR.

Ou então, em nosso site, você tem a opção de verificar a disponibilidade tanto de nacional quanto internacional, clique aqui e teste agora.

Basta adicionar o domínio pretendido e clicar em procurar, em seguida o sistema lhe informará se está disponível ou não. Veja exemplos: 

Tela de domínio indisponível

Neste caso, o domínio está disponível. Caso queira, você pode prosseguir com a compra.

Caso esteja livre, você poderá faze a contratação do registro do nome, a fim de garantir sua exclusividade de uso.

Isso quer dizer que ao registrar um domínio, apenas você poderá utilizá-lo durante o prazo pago por ele.

Ter um domínio é o primeiro passo para conseguir criar um site, você precisa dele inclusive para contratar um plano de hospedagem de site.

Como fazer o registro de domínio grátis?

Seja um registro de domínio .com grátis ou até mesmo “.net”, “.org” ou “.com.br”, existem sim formas de conseguir usufruir desse serviço sem pagar nada.

No entanto, é preciso ter muito cuidado na hora de adquirir um. Pois, existem empresas que o oferecem de forma justa, já outras não.

Por exemplo, tem empresas que oferecem o registro de domínio grátis por um determinado prazo e no momento da renovação, o valor cobrado é absurdo.

Ou seja, eles acabam cobrando acima do valor médio praticado. Existe ainda o risco, de não poder tirar o seu domínio da empresa.

Isso porque a empresa não permite que você migre seu registro para uma concorrente, nem permite a mudança de DNS.

Além disso, existem empresa que fazem propagandas de domínio grátis, mas na verdade o que é oferecido é um subdomínio. O qual não tem a mesma visão de profissionalismo do domínio próprio.

Então, nos exemplos dados acima, vemos os riscos que alguns serviços intitulados gratuitos podem oferecer.

Algo que acaba limitando o crescimento da sua empresa. Bem como, fazendo com que ela perca seu domínio, tendo que recorrer a outro.

Mas, existem sim, formas de ter um registro de domínio grátis, escolhendo empresas confiáveis.

Leia também:
1Conheça Todas as Extensões de Domínios Nacionais
2Criar Site com Domínio Próprio ou Grátis? Qual é o melhor?

Como buscar pelo registro de domínio grátis?

Existe neste mercado empresas como a BQHost que oferecem o registro de domínio .com.br grátis como um benefício adicional, além das extensões .com, .net e .org gratuitamente. Para ter acesso a esse serviço sem custos, é preciso adquirir um dos planos de hospedagem da empresa, e, normalmente com uma periodicidade maior.

Aqui na BQHost, ao pagar um plano por mais de 6 meses (exceto o plano 1), além de descontos progressivos, você ganha o registro para sua plataforma.

Além dessa promoção, os clientes que fazem o serviço de criação de sites profissionais com a empresa, também ganham o domínio, sem custo adicional.

Com mais de 15 de experiência a BQHost é uma empresa confiável. Seus registros são feitos em apenas 15 minutos logo após a confirmação de pagamento.

O registro grátis é válido por 1 ano e a renovação do serviço é oferecida a preço justo com o mercado.

A BQHost tem como objetivo oferecer serviços de qualidade com custo-benefício e vantagens que farão de você, um grande parceiro!

Registre você mesmo

Deixo abaixo um vídeo tutorial passo a passo que lhe ensinará como registrar seu próprio domínio .com.br em menos de 4 minutos.

Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes sobre como registrar o domínio .com.br .net .org ou .com grátis
Como fazer registro de domínio grátis?

Diversas empresas oferecem registro de domínio grátis, mas a dica é oferecer se o que está sendo oferecido é realmente registro de domínio e não um subdomínio, se for domínio de fato qual o valor da renovação após o vencimento do registro, e por fim, em casos de domínios grátis na compra da hospedagem, é importante ter certeza que se trata de um serviço de qualidade.

O que é um domínio?

Se fosse fazer uma comparação com o “mundo real”, o registro de domínio seria o mesmo que abrir sua empresa, burocraticamente falando. Porém, na internet, esse registro é feito em 10 minutos e sem burocracia. Outra comparação com o “mundo real” é que o registro de domínio é como se fosse o endereço físico da sua empresa. Isso porque, além dele fazer a criação do seu nome na internet, os internautas usarão esse nome para chegar até seu site.

Existe extensão de domínio grátis?

Sim, algumas delas são, .tk, .ml, .ga, .cf, .qg dentre outras. Porém não são indicadas para fazer a criação de site profissional, devido serem grátis, elas transmitem amadorismo. Mas podem ser utilizadas para testar algum sistema, ou serviço.

Para ter um site/blog preciso de um domínio?

Sim, sem o registro de domínio grátis ou pago, não é possível criar uma plataforma própria. Já que para hospedar (serviço de armazenamento de dados e arquivos) um site ou blog, você precisa tê-lo;

O que preciso para registrar um domínio?

Para aqueles com extensão nacional o mínimo necessário é um CPF ou CNPJ válido. A empresa do registro, solicitará ainda dados cadastrais como nome, telefone, e endereço. Dependendo do tipo de extensão, que fuja ao tipos mais genéricos, poderá ser necessário outros documentos. Já para registrar um endereço com extensão internacional, a exigência é apenas do nome, telefone, e-mail e endereço;

Outra pessoa pode ter o mesmo endereço que da minha plataforma?

Não, todo registro impede que outra pessoa o utilize durante o prazo contratado, como mencionado antes no texto. Mas, é preciso esclarecer que isso depende apenas da extensão usada. Por exemplo, se você registrar um domínio “www.site.com.br” ele não estará mais disponível na versão “.com.br”. Contudo, outras pessoas poderão utilizar o mesmo nome, com outras terminações como “.net” ou apenas “.com”. Justamente por isso, que muitas marcas no país registram sua plataforma tanto em “.com”, quanto “.com.br” que são os dois sufixos mais utilizados;

Qual prazo de validade de um domínio?

Quem dita as regras de registro, são as entidades Registro.br (nacional) e ICANN (internacional). Portanto, segundo essas entidades, toda empresa autorizada a fazer a venda de registros, só pode por ciclos anuais, por exemplo, 1 ano, 2 anos, 3 anos e assim por diante. Mas, ao final do período, é possível renovar a licença de uso. Dando sempre prioridade de escolha ao atual dono do domínio. Caso ele não aprove a renovação de seu domínio, na data que expira o mesmo passa a ficar disponível novamente;

O que é DNS?

Sistema de Nomes de Domínio, pode ser definido de forma reduzida como, um protocolo responsável por localizar e traduzir endereços de sites para número de IP.

Conclusão

Agora que você já sabe como conseguir um registro de domínio grátis, não perca mais tempo!

Nada melhor do que poder economizar nos custos do seu negócio, certo? Podendo assim, utilizar o capital para investir em outros aspectos necessários ao seu crescimento.

Caso ainda possua alguma dúvida sobre este conteúdo, deixe-a nos comentários para que possamos lhe ajudar.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

Atualize seu site facilmente, mesmo sem ter conhecimento;