Domínio Expirado: Entenda o Prazo Para Não Perdê-lo

Conforme já mencionamos no post Qual a Diferença entre Registro de Domínio e Hospedagem de sites? o registro de um domínio é válido por um ano, após…
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Conforme já mencionamos no post Qual a Diferença entre Registro de Domínio e Hospedagem de sites? o registro de um domínio é válido por um ano, após este período deve-se fazer a renovação desse nome.

No entanto, como o período de registro é grande, normalmente os proprietários esquecem de fazer a renovação. E neste momento surge a dúvida, e agora perdi meu domínio? Há casos que tem como reavê-lo mesmo depois de expirado (vencido), há casos que não.

Levando em consideração que o registro de domínio é a parte mais importante do seu negócio virtual, fizemos esse post para você aprender sobre os prazos de renovação do seu domínio, e não perdê-lo. 

Domínio expirado. Entenda o prazo para não perdê-lo

Os domínios são divididos em nacionais e internacionais.  Os nacionais são aqueles com terminação .br, e os internacionais os demais.  Cada um tem seus próprios prazos, por isso vamos tratá-los separadamente.

Domínios Nacionais

O registro dos domínios nacionais são válidos por ciclos anuais. No momento do registro você pode escolher ciclos maiores como bianual, trianual,  mas sempre respeitando a regra do ano. 

Um dia após o vencimento do registro, o domínio entra no status de expirado. Ele está vencido, mas funciona normalmente. Quatorze dias depois do vencimento o status é modificado para congelado, neste momento do domínio é retirado do ar.

Ele fica inacessível (ainda disponível para renovar), até que entre em outro status chamado “processo de liberação”.

Para ver o próximo processo de liberação no registro.br clique aqui.

Como Funcional o Processo de liberação?

Dois dias antes de iniciar o processo de liberação, o  Registro.br (órgão nacional responsável pelo registro e manutenção de todos os domínios com o final .br) disponibiliza uma lista com todos os domínios que participarão deste processo.

Estes domínios são divididos em três grupos com status diferentes:

  • Domínios em processo de liberação: que estão em processo de liberação. 
  • Domínios elegíveis para processo competitivo: que mais de uma pessoa estejam interessadas nele.
  • Domínios participando de um processo competitivo: que estão em processos competitivos em andamento.

Meu domínio está em processo de liberação. Como proceder?

O procedimento é feito normal, assim como se faz o registro de um novo domínio. A diferença é que o domínio não será registrado imediatamente, levará cerca de 7 dias. 

Após o sétimo dia, se não houver concorrência, o registro será efetivado automaticamente. Caso contrário ele volta ao processo de liberação novamente. 

O domínio terá status de processo de liberação até que o registro.br o libere para o processo competitivo. 

O status do meu domínio é processo competitivo. Qual procedimento?

O processo competitivo é um leilão, quem pagar mais pelo domínio leva-o. Após a ultima pessoa se candidatar para registrar o domínio em questão, cada um terá 7 dias para fazer suas apostas. 

Na tela de registro de domínio, mostrará qual o maior lance dado e você tem a opção de cobrir ou não. Finalizado o prazo, quem deu a maior oferta recebe o boleto para pagamento e tem o domínio registrado.

Leia também:
1. Qual a Diferença entre Registro de Domínio e Hospedagem de sites?
2. Registro de domínio – Saiba o que é, e as 5 dúvidas mais frequentes?

Domínios Internacionais

Assim como os domínios nacionais, os internacionais também devem ser registrados respeitando os ciclos anuais.

No mesmo dia que vencem são tirados do ar. E a partir daí você tem um prazo de 30 dias para renová-lo sem pena de perdê-lo e também sem multa. 

Ao finalizar o trigésimo dia, se o domínio não estiver  sido renovado entra em um status chamado ” Redemption Period” ( período de redenção). Neste status você pode renovar o domínio, porém por uma taxa maior, cerca de 250,00 euros. Este status fica por mais 30 dias.

Ao findar o prazo do status ” Redemption Period”  ele muda para ” PendingDelete” (pendente para excluir), esse período dura 5 dias, e não se pode renovar o domínio. Depois de finalizado esse prazo, o domínio volta novamente a ser disponível para registro.

Sacou que perder o prazo do domínio lhe dará trabalho e custo para recuperá-lo certo? Então a dica da BQHost pra você, é que esteja sempre atento a data de expiração do domínio, e faça a renovação antes da data de vencimento, assim você não terá nenhuma surpresa. 

E o mais relevante de tudo, o domínio é a parte mais importante do seu negócio virtual. Se perdê-lo todo o seu negócio vai por água abaixo, já que você terá que trocar o nome do seu site. Desagradável, não?

Lhe restou alguma dúvida sobre tudo o que acontece com os domínios nacionais e internacionais após expirarem? Poste nos comentários! Será um prazer responder todas as questões. 

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

Atualize seu site facilmente, mesmo sem ter conhecimento;