Domínio Expirado: Entenda o Prazo Para Não Perdê-lo

Conforme já mencionamos no post Qual a Diferença entre Registro de Domínio e Hospedagem de sites? o registro de um domínio é válido por um ano, após…
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Conforme já mencionamos no post Qual a Diferença entre Registro de Domínio e Hospedagem de sites? o registro de um domínio é válido por um ano, após este período deve-se fazer a renovação desse nome.

No entanto, como o período de registro é grande, normalmente os proprietários esquecem de fazer a renovação. E neste momento surge a dúvida, e agora perdi meu domínio? Há casos que tem como reavê-lo mesmo depois de expirado (vencido), há casos que não.

Levando em consideração que o registro de domínio é a parte mais importante do seu negócio virtual, fizemos esse post para você aprender sobre os prazos de renovação do seu domínio, e não perdê-lo. 

Domínio expirado. Entenda o prazo para não perdê-lo

Os domínios são divididos em nacionais e internacionais.  Os nacionais são aqueles com terminação .br, e os internacionais os demais.  Cada um tem seus próprios prazos, por isso vamos tratá-los separadamente.

Domínios Nacionais

O registro dos domínios nacionais são válidos por ciclos anuais. No momento do registro você pode escolher ciclos maiores como bianual, trianual,  mas sempre respeitando a regra do ano. 

Um dia após o vencimento do registro, o domínio entra no status de expirado. Ele está vencido, mas funciona normalmente. Quatorze dias depois do vencimento o status é modificado para congelado, neste momento do domínio é retirado do ar.

Ele fica inacessível (ainda disponível para renovar), até que entre em outro status chamado “processo de liberação”.

Para ver o próximo processo de liberação no registro.br clique aqui.

Como Funcional o Processo de liberação?

Dois dias antes de iniciar o processo de liberação, o  Registro.br (órgão nacional responsável pelo registro e manutenção de todos os domínios com o final .br) disponibiliza uma lista com todos os domínios que participarão deste processo.

Estes domínios são divididos em três grupos com status diferentes:

  • Domínios em processo de liberação: que estão em processo de liberação. 
  • Domínios elegíveis para processo competitivo: que mais de uma pessoa estejam interessadas nele.
  • Domínios participando de um processo competitivo: que estão em processos competitivos em andamento.

Meu domínio está em processo de liberação. Como proceder?

O procedimento é feito normal, assim como se faz o registro de um novo domínio. A diferença é que o domínio não será registrado imediatamente, levará cerca de 7 dias. 

Após o sétimo dia, se não houver concorrência, o registro será efetivado automaticamente. Caso contrário ele volta ao processo de liberação novamente. 

O domínio terá status de processo de liberação até que o registro.br o libere para o processo competitivo. 

O status do meu domínio é processo competitivo. Qual procedimento?

O processo competitivo é um leilão, quem pagar mais pelo domínio leva-o. Após a ultima pessoa se candidatar para registrar o domínio em questão, cada um terá 7 dias para fazer suas apostas. 

Na tela de registro de domínio, mostrará qual o maior lance dado e você tem a opção de cobrir ou não. Finalizado o prazo, quem deu a maior oferta recebe o boleto para pagamento e tem o domínio registrado.

Leia também:
1. Qual a Diferença entre Registro de Domínio e Hospedagem de sites?
2. Registro de domínio – Saiba o que é, e as 5 dúvidas mais frequentes?

Domínios Internacionais

Assim como os domínios nacionais, os internacionais também devem ser registrados respeitando os ciclos anuais.

No mesmo dia que vencem são tirados do ar. E a partir daí você tem um prazo de 30 dias para renová-lo sem pena de perdê-lo e também sem multa. 

Ao finalizar o trigésimo dia, se o domínio não estiver  sido renovado entra em um status chamado ” Redemption Period” ( período de redenção). Neste status você pode renovar o domínio, porém por uma taxa maior, cerca de 250,00 euros. Este status fica por mais 30 dias.

Ao findar o prazo do status ” Redemption Period”  ele muda para ” PendingDelete” (pendente para excluir), esse período dura 5 dias, e não se pode renovar o domínio. Depois de finalizado esse prazo, o domínio volta novamente a ser disponível para registro.

Sacou que perder o prazo do domínio lhe dará trabalho e custo para recuperá-lo certo? Então a dica da BQHost pra você, é que esteja sempre atento a data de expiração do domínio, e faça a renovação antes da data de vencimento, assim você não terá nenhuma surpresa. 

E o mais relevante de tudo, o domínio é a parte mais importante do seu negócio virtual. Se perdê-lo todo o seu negócio vai por água abaixo, já que você terá que trocar o nome do seu site. Desagradável, não?

Lhe restou alguma dúvida sobre tudo o que acontece com os domínios nacionais e internacionais após expirarem? Poste nos comentários! Será um prazer responder todas as questões. 

Tenha um site profissional e conquiste mais clientes.
Solicite um orçamento agora!

Clique no botão abaixo e solicite um orçamento para criação do seu site. Somos uma empresa de desenvolvimento de sites com mais de 19 anos e já desenvolvemos mais de 1.200 sites desde 2004.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

A BQHost utiliza cookies para melhorar a sua experiência com nosso site, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.