Qual a Diferença entre Registro de Domínio e Hospedagem de sites?

Para quem está começando “as aventuras” virtuais, é comum que fique perdido em meio a tantos termos técnicos.  A primeira dificuldade é saber qual…
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Para quem está começando “as aventuras” virtuais, é comum que fique perdido em meio a tantos termos técnicos.  A primeira dificuldade é saber qual a diferença entre registro de domínio e hospedagem de site.

É normal fazer essa confusão, porque na prática, esses serviços andam lado a lado. Funcionam como complemento um do outro. E é o mínimo necessário para ter um site no ar.

Mas seus problemas estão resolvidos! Fizemos este post, que lhe fará entender o que é hospedagem e domínio e consequentemente a diferença entre eles.

Você sabia?
A BQHost oferece hospedagem de site gratis por 30 dias, sem nenhum compromisso.

Primeiro passo: Registro de domínio

Se fosse fazer uma comparação com o “mundo real”, o registro de domínio seria o mesmo que abrir sua empresa, burocraticamente falando. A diferença é que na internet, esse registro é feito em 10 minutos e sem burocracia.

Outra comparação com o “mundo real” é que o registro de domínio é como se fosse o endereço físico da sua empresa. Isso porque, além dele fazer a criação do seu nome na internet, os internautas usarão esse nome para chegar até seu site.

Em regra, os domínios tem validade anual. Você registra o domínio, e só terá custo com ele novamente após um ano, é quando chamamos de renovação de domínio.  É possível também, você fazer o registro por períodos maiores, mas sempre respeitando a anuidade. Por exemplo, bianual, trianual e etc. .

Você pode registrar domínios nacionais ou internacionais. Independente do conteúdo que você irá publicar. O que os difere é, o domínio nacional são aqueles terminados em .br e os internacionais são os demais.

Depois de registrado, não tem como mudar o nome ou cancelar o registro. É preciso esperar vencer a anuidade para que ele deixe de existir. Então é importante registrar o nome somente quando tiver certeza.

Já registrei o domínio, pra quê preciso da hospedagem?

Voltando a comparação com “mundo real”, só registrar sua empresa não basta certo? Agora você precisa de um ponto comercial para o funcionamento do seu negócio. E na web não é diferente. A hospedagem é um espaço da internet, onde se armazena os arquivos do seu site, deixando-os acessíveis para qualquer pessoa do mundo, bastando somente digitar o endereço de acesso, ou seja, o domínio.

Com o plano de hospedagem, você consegue também usar contas de e-mail personalizadas. Por exemplo: [email protected] , o que torna sua empresa mais profissional.

Espero que com esse post tenha conseguido tirar suas dúvidas básicas sobre qual a diferença entre domínio e hospedagem. Se ainda ficou alguma dúvida, deixe seu comentário. Será um prazer lhe ajudar.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

Atualize seu site facilmente, mesmo sem ter conhecimento;