Qual a Diferença entre Registro de Domínio e Hospedagem de sites?

Para quem está começando “as aventuras” virtuais, é comum que fique perdido em meio a tantos termos técnicos.  A primeira dificuldade é saber qual…
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Para quem está começando “as aventuras” virtuais, é comum que fique perdido em meio a tantos termos técnicos.  A primeira dificuldade é saber qual a diferença entre registro de domínio e hospedagem de site.

É normal fazer essa confusão, porque na prática, esses serviços andam lado a lado. Funcionam como complemento um do outro. E é o mínimo necessário para ter um site no ar.

Mas seus problemas estão resolvidos! Fizemos este post, que lhe fará entender o que é hospedagem e domínio e consequentemente a diferença entre eles.

Você sabia?
A BQHost oferece hospedagem de site gratis por 30 dias, sem nenhum compromisso.

Primeiro passo: Registro de domínio

Se fosse fazer uma comparação com o “mundo real”, o registro de domínio seria o mesmo que abrir sua empresa, burocraticamente falando. A diferença é que na internet, esse registro é feito em 10 minutos e sem burocracia.

Outra comparação com o “mundo real” é que o registro de domínio é como se fosse o endereço físico da sua empresa. Isso porque, além dele fazer a criação do seu nome na internet, os internautas usarão esse nome para chegar até seu site.

Em regra, os domínios tem validade anual. Você registra o domínio, e só terá custo com ele novamente após um ano, é quando chamamos de renovação de domínio.  É possível também, você fazer o registro por períodos maiores, mas sempre respeitando a anuidade. Por exemplo, bianual, trianual e etc. .

Você pode registrar domínios nacionais ou internacionais. Independente do conteúdo que você irá publicar. O que os difere é, o domínio nacional são aqueles terminados em .br e os internacionais são os demais.

Depois de registrado, não tem como mudar o nome ou cancelar o registro. É preciso esperar vencer a anuidade para que ele deixe de existir. Então é importante registrar o nome somente quando tiver certeza.

Já registrei o domínio, pra quê preciso da hospedagem?

Voltando a comparação com “mundo real”, só registrar sua empresa não basta certo? Agora você precisa de um ponto comercial para o funcionamento do seu negócio. E na web não é diferente. A hospedagem é um espaço da internet, onde se armazena os arquivos do seu site, deixando-os acessíveis para qualquer pessoa do mundo, bastando somente digitar o endereço de acesso, ou seja, o domínio.

Com o plano de hospedagem, você consegue também usar contas de e-mail personalizadas. Por exemplo: [email protected] , o que torna sua empresa mais profissional.

Espero que com esse post tenha conseguido tirar suas dúvidas básicas sobre qual a diferença entre domínio e hospedagem. Se ainda ficou alguma dúvida, deixe seu comentário. Será um prazer lhe ajudar.

Tenha um site profissional e conquiste mais clientes.
Solicite um orçamento agora!

Clique no botão abaixo e solicite um orçamento para criação do seu site. Somos uma empresa de desenvolvimento de sites com mais de 19 anos e já desenvolvemos mais de 1.200 sites desde 2004.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

A BQHost utiliza cookies para melhorar a sua experiência com nosso site, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.