Criar Site com Domínio Próprio ou Grátis? Qual é o melhor?

Uma das etapas do processo de criação de site é o registro de seu nome, o endereço de acesso a ele, que pode ser algo feito por domínio próprio ou grátis.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Uma das etapas do processo de desenvolvimento websites é o registro de seu nome, o endereço de acesso a ele, que pode ser algo feito por domínio próprio ou grátis.

O que acaba gerando muitas dúvidas. Afinal de contas, qual destas opções é melhor para a imagem da marca, do seu negócio?

Além disso, muitas pessoas que estão começando querem economizar no registro do seu domínio. Mas será que economizar nesta taxa anual vale a pena?

Mas, é preciso enxergar a questão a longo prazo antes de escolher entre um serviço ou outro. Isso porque eles podem impactar diretamente em suas estratégias de marketing.

Para saber qual o melhor, registro de domínio grátis ou pago, e qual impacto tem no desenvolvimento do negócio, continue lendo!

Qual a Diferenças Entre Domínio Próprio e Grátis?

Qual a Diferenças Entre Domínio Próprio e Grátis?

O registro de domínio, seja ele próprio ou grátis, é uma das etapas mais importantes na criação de site profissional.

Uma vez que é nela que seu site será registrado, gerando um link de acesso, um endereço próprio. É através dele, por exemplo, que os visitantes irão acessar seu site e ver seus conteúdos, como você vê o nosso hoje: www.bqhost.com.br.

Ou até mesmo, uma página institucional, na qual estarão presentes as informações da sua marca, ou exibição do seus serviços.

Frente a isso, existem diversos serviços de registros, alguns deles pagos, enquanto outros são gratuitos e prometem economia para seu negócio.

Mas, o domínio de um site é um dos aspectos responsáveis por criar uma imagem para que seja:

  • Segura;
  • Profissional;
  • Confiável.

Ou seja, o domínio é um dos pontos através dos quais, potenciais clientes analisam seu site e qual a credibilidade que ele possui.

Além disso, um domínio tem sua autoridade na internet, após conquistada, você não poderá simplesmente mudar, e aproveitar toda esta autoridade conquistada.

Vamos às diferenças de cada um.

Domínios próprios:

Ao registrar um domínio próprio ao invés de um grátis, a principal vantagem que vemos aqui é o controle sobre seu endereço.

Ou seja, você irá pagar por um serviço exclusivo, no qual terá toda autonomia. Podendo então, utilizá-lo da forma que desejar, realizando configurações para criação do seu site e gerenciamento dos seus e-mails, por exemplo.

Quando falamos de exclusividade, estamos falando do nome utilizado que não estará mais disponível para ninguém, entre algumas extensões, temos:

  • .com
  • .com.br
  • .net
  • .org
  • .info
  • .biz

Saiba quais extensões nacionais temos no mercado, para quais empresas são destinadas e quais os documentos necessários para registrá-los.

Esses são alguns dos exemplos, então, digamos que você tenha pago pelo uso de um site das duas primeiras terminologias.

Logo, ninguém mais poderá utilizá-la. Da mesma forma que, você poderá criar redirecionamentos para qualquer uma das entradas, levando a apenas um site.

Registro:www.nomedodomínio.com.br > nomedodomínio.com

Lembrando que, este redirecionamento acima é opcional e você poderá registrar um único domínio para sua empresa.

Além disso, vale destacar que quando você registra um domínio pago, esse recebe apenas o nome que você deseja, ao contrário do que acontece no grátis.

Domínios grátis:

Alguns domínio com extensões menos conhecidas são oferecidos na internet de forma grátis. Domínios com extensões como .tk .gl .ga e .gf.

Entendemos aqui na BQHost que, pessoas que procuram por este tipo de extensão, não tem um projeto sério ou pretendem levar por longo prazo, exceto aqueles que estejam fazendo algum tipo de teste, o que também é válido.

Isto porque um domínio desse tipo não passa credibilidade, confiança, muito menos segurança para nenhum negócio.

O domínio .ga por exemplo, é oferecido por uma região da África, em Gabão, uma pequena nação na costa oeste, que recentemente teve um golpe militar contra o seu presidente.

Você confiaria seu negócio a uma extensão assim? Acredito que não!

Subdomínios grátis:

Algumas empresas oferecem subdomínio grátis para vender plano de hospedagem.

Nossa dica aqui é, se você tem algum projeto em experimento, pode até ser válido, mas caso contrário, arriscar o seu negócio, atrelado ao nome de outro domínio, não é aconselhável.

Isto porque todo subdomínio é vinculado a um domínio principal, como www.nome.domínioprincipal.com.br

Contudo, como dissemos acima, se for a caráter de teste, tudo certo.

Domínios próprios e grátis

Hoje existem muitas empresas que oferecem registro de domínio grátis ao contratar um plano de hospedagem em ciclos maiores.

Sim, vale muito a pena, já que você terá a economia anual do registro e um desconto considerável por pagar mais meses em seu plano de hospedagem.

Somente não aconselhamos contratar um plano por mais de um ano apenas para ganhar o registro do seu domínio.

O plano de hospedagem em sí, deve ser levado em consideração, e até ter uma atenção muito especial aqui.

Leia também:
1. Site Dinâmico X Site Estático – O que é e quais diferenças entre eles?
2. Qual é o Investimento para Criação de Um Site Profissional?

Escolha uma empresa que antes do registro do seu domínio grátis, ofereça um excelente plano de hospedagem, e que, o registro do domínio seja uma bonificação sincera pela confiança na contratação.

Atente-se também no valor da renovação desse domínio, infelizmente algumas empresas oferecem o registro grátis, porém cobram um preço muito alto pela renovação do domínio e plano.

Além disso, informe-se se após este período do registro grátis, você poderá transferí-lo para qualquer outra empresa, pois é um direito seu, desde que o contrário não esteja em contrato, então, atenção.

Entre domínio próprio ou grátis, qual é melhor?

Vimos acima que domínio grátis com as extensões mencionadas, entre outras, não trazem credibilidade para sua marca, muito menos segurança.

Quando você opta por um domínio próprio, isso significa que você terá total controle sobre esse registro, sem riscos de perdê-lo a qualquer momento.

Além disso, com um verdadeiro domínio, você poderá criar seus subdomínios para seu próprio site.

O que pode auxiliar sua marca em algumas estratégias de marketing. Tal como, um subdomínio para divulgar produtos, promoções, eventos especiais, etc.

Além disso, terá a sua disposição a exposição da sua marca através do seus próprios e-mail, como nome@suaempresa,com.br ou [email protected]. Não soa melhor?

E tem a questão da imagem, branding do seu negócio, já que ter um subdomínio ou domínio grátis  tira todo o profissionalismo de uma marca/negócio.

Afinal de contas, seu nome vai aparecer vinculado a de outro negócio. Sendo assim, isso acaba reduzindo a credibilidade e aspecto de um página segura.

Em resumo, o domínio grátis não serve para a criação de site ou blog para fins comerciais. Não para projetos levados à sério.

Uma vez que, além de todos os critérios já mencionados, ele também não possuirá a segurança desejada para a página de um negócio sério.

Conclusão

Conclusão sobre registro de domínio próprio ou grátis para seu negócio

Podemos perceber então, ao decorrer deste conteúdo, que entre um domínio próprio ou grátis, o primeiro é a melhor opção.

Isso porque ele não afeta a imagem que uma marca, empresa, possui no meio digital. Do mesmo modo que se mostra muito mais seguro para você e seus clientes.

Vale a pena arriscar seu negócio para isentar de uma taxa irrisória anual? Fora a condição de registro de domínio grátis, caso queira assinar um plano de hospedagem por mais meses que muitas empresas oferecem no mercado.

Nossa intenção com este artigo foi esclarecer e evitar que você faça um escolha ruim e que possa comprometer seu negócio no futuro. Esperamos ter conseguido ajudar. Este artigo foi útil para você? Conte para nós nos comentários o que achou dele e compartilhe-o nas redes sociais.

Tenha um site profissional e conquiste mais clientes.
Solicite um orçamento agora!

Clique no botão abaixo e solicite um orçamento para criação do seu site. Somos uma empresa de desenvolvimento de sites com mais de 19 anos e já desenvolvemos mais de 1.200 sites desde 2004.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

A BQHost utiliza cookies para melhorar a sua experiência com nosso site, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.