Saiba Tudo Sobre Registro de Domínios .com.br, .com, .net e .org

Estar presente na internet nunca foi tão importante. Quem ainda não se adaptou a este mercado, está ficando pra trás. O problema é que, mesmo entendendo…
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Estar presente na internet nunca foi tão importante. Quem ainda não se adaptou a este mercado, está ficando pra trás. O problema é que, mesmo entendendo a necessidade de se ter um website, as empresas ou profissionais agarram na parte técnica.  A primeira barreira é o registro de domínios.

O nome, pode até soar como algo difícil e burocrático, mas acredite, é bem mais fácil que você imagina. Neste post, você vai aprender tudo sobre o registro de nome para internet. Fique conosco.

O que é registro de domínio?

O registro de domínio é o primeiro e o mais importante passo para se ter um negócio virtual.  Também conhecido como endereço eletrônico ou URL, domínio é o nome do site na internet, por exemplo, seunome.com.br. É por meio desse nome, que os internautas chegarão ao seu site.

O que são extensões de domínios e quais suas diferenças?

Extensões de Registro de nome para site

Extensão de domínio, é aquele sufixo localizado à direita do nome, como.COM, .COM.BR, .NET .ORG dentre outros. São Divididas em dois grupos, nacionais e internacionais. As extensões nacionais, são todas terminadas em .br e as internacionais, as demais. 

As extensões de domínio funcionam como uma nomenclatura, usadas para designar os tipos de serviços e região. Por exemplo, o .com indica empreendimentos comerciais, o .net empresas ou profissionais no ramo da tecnologia da internet, o .org organizações sem fins lucrativos , o .com.br comércios no Brasil,  etc.

Vale ressaltar que são apenas indicações, você não é obrigado a respeitá-las. Por exemplo, você pode ter um site voltado para o comércio, em um domínio com extensão .net.

Disponibilidade de domínio

Como já foi dito, é através do domínio que o internauta chega até um site. Por isso, não se pode ter dois domínios iguais na internet. Para fazer o registro de um domínio é preciso que o nome esteja livre. Caso você já tenha um nome em mente, você pode checar à disponibilidade do domínio em nosso site.

Quais os benefícios de se registrar um domínio?

Ter um domínio próprio para seu site, blog ou loja virtual é muito importante para a presença digital da sua empresa.  Confira alguns benefícios:

Credibilidade

Imagine-se analisando a compra de um produto em uma loja virtual, ao verificar o domínio da loja, é nomedaloja.portalgenerico.com.br. Você teria confiança para comprar esse produto?

Provavelmente não, assim como a maioria dos consumidores. O domínio próprio traz confiança, seriedade e credibilidade para seu negócio.

Facilidade de memorização

Vamos combinar que, gravar o domínio nomedaloja.com.br é bem mais fácil que nomedaloja.portalgenerico.com.br. Como já dissemos é através do domínio que o internauta chegará ao seu site, então, quanto mais simples for esse nome, mais fácil será para ele memorizar e voltar outras vezes em seu website.

Divulgação

Obviamente, se o nome é mais simples de memorizar é também mais fácil de divulgar. Quando se registra um domínio, você tem a opção de escolher um nome curto, de simples grafia e que tenha haver com seu negócio, o que facilita no momento da divulgação.

Conta de e-mail profissional

Com o domínio próprio é possível, em sua conta de hospedagem, fazer criação de contas de e-mails personalizadas, por exemplo [email protected] O que ajudará trazer confiança dos seus clientes ao seu negócio na internet. Talvez você não saiba, mas conta de e-mail grátis ([email protected]) transmite amadorismo e falta de comprometimento.

Quanto custa registrar um domínio

Primeiro é preciso entender que o ciclo mínimo de um domínio é anual. Ou seja, você paga pelo registro, e só terá custo novamente após um ano, é quando chamamos de renovação do domínio.

O preço para registrar um domínio, varia de empresa pra empresa.  Mas um valor médio seria de R$ 50,00/ano. Certamente você encontrará esse serviço por valores bem abaixo dessa média, neste caso recomendo verificar a idoneidade da empresa (explicarei melhor isso mais abaixo), pois, como já foi dito, o domínio é o item mais importante do seu negócio.

Registro de domínio grátis, vale à pena?

Registro de dominio grátis
Cortar custos é sempre bom, mas antes é importante saber se vale à pena. Afinal, em algumas situações, o barato acaba saindo caro.  

A proposta de domínio grátis pode chegar até você de diferentes maneiras. É importante entender cada uma delas, para saber se compensa ou não. Vamos lá!

Subdomínio emprestado

Algumas empresas anunciam o domínio grátis, mas não informam de forma explicita que, a liberação será de um subdomínio emprestado e não um domínio. O endereço para acessar o site na internet fica da seguinte maneira, nomedoseunegocio.portalgenerico.com.br. E como já falamos anteriormente, isso não transmite credibilidade. E por isso não vale a pena.

Venda casada

Outra prática comum é a venda casada. Você ganha o domínio grátis, contratando a hospedagem oferecida pela empresa. O problema é que nem sempre essa hospedagem é de boa qualidade, e por causa da gratuidade do domínio, você pode comprometer toda seriedade da sua empresa.

Então para esse tipo de gratuidade, é importante que verifique a qualidade da hospedagem que será fornecida.  

Registro gratuito e renovação paga

Esse tipo de adesão gratuita, na maioria das vezes, é uma armadilha. Você registra o domínio gratuitamente, mas no momento da renovação a empresa cobra um preço exorbitante, não dando alternativa a não ser pagar para continuar usando o nome. Então atenção ao preço da renovação.

Extensões grátis

Outra maneira, são extensões grátis. Algumas delas são, .tk, .ml, .ga, .cf, .qg dentre outras.  Essas extensões foram criadas por alguns países, que não cobram pelo registro de domínio de sua extensão. Para entender melhor, assim como no Brasil existe a extensão .br, eles tem a deles. São países ou às vezes territórios e ilhas pequenos, que tem por intenção ajudar a economia do local. Veja alguns exemplos:

.TK -> Toquelau
.ML -> Mali
.GA -> Gabão
.CF -> Republica Centro Africana
.QG -> Guiné Equatorial

Embora o registro dessas extensões sejam completos, o uso deles conta com uma série de restrição.  Confira as mais importantes:

Nenhuma propriedade legal: Ao registrar um domínio com essas extensões, a propriedade dele é da empresa que o oferece, e não sua.

Renovação antecipada: O registro deve ser renovado no prazo de 15 dias antes da expiração. Após isso, o domínio será excluído automaticamente.

Mínimo de uso necessário: O site para qual o domínio irá apontar deve ter, no mínimo, 25 visitas únicas por mês nos primeiros 90 dias após o registro. Caso contrário, será removido

Domínio inativo: Ao registrar um desses domínios grátis, ele deve ser configurado imediatamente para apontar para um conteúdo na internet sob pena de remoção.

O uso dessas extensões gratuitas, também não transmite credibilidade e seriedade para empresa, por isso não recomendamos o uso.

Quais documentos necessários para registrar um domínio

É bem comum o pensamento de que, para registrar um domínio é necessário ter CNPJ, e na pratica não é assim.

Como já mencionamos, os domínios se dividem em internacionais e nacionais. Os internacionais, não precisam de CPF e nem CNPJ para registrá-los, os dados utilizados para o registro são dados bem comuns, como nome, e-mail, telefone e endereço. 

Já os nacionais, seguem as regras de um órgão nacional, responsável pela regularização dos mesmos, que se chama REGISTRO.BR. Existem extensões que são registradas somente por CPF, outra apenas por CNPJ e outra tanto faz.

Algumas extensões nacionais possuem ainda restrições adicionais por serem direcionadas a empresas de setores específicos, sendo necessária comprovação por meio de envio de documentos. Confira essas informações na tabela abaixo:

Documentação para registro de dominios na internet

O que devo considerar ao escolher uma empresa para registrar meu domínio

Como já foi dito, o domínio é o item mais importante do seu negócio virtual. Se você perder seu domínio, por qualquer motivo, você perderá seu comércio na internet. Então não é recomendado que “qualquer empresa” faça esse serviço, é importante que seja uma empresa idônea e de boa reputação. Veja alguns itens abaixo, que ajudará você a identificar a seriedade da empresa escolhida.

Tempo de mercado

É recomendo que a empresa escolhida, já esteja no mercado há tempo suficiente para ter se estabilizado no ramo. Empresas novas, por ainda não estarem consolidadas, podem se findar a qualquer momento, e seu domínio como fica?

Você pode descobrir essa informação dando whois no domínio da empresa, e vendo há quanto tempo ela existe, fazendo uma consulta do CNPJ dela, dentre outras maneiras.

Suporte

Você certamente vai precisar contatar a empresa que escolher, seja pra fazer uma simples configuração no domínio, ou pra resolver um problema mais grave. Então antes de contratar, é importante verificar se essa empresa tem suporte online preferencialmente em português. E também quais canais ela utiliza para isso (skype, telefone, e-mail, atendimento online, dentre outros).

Reputação

Saber o que os clientes que já tiveram experiências com determinada empresa, acham dela, é importante. Para isso pesquise sobre ela em redes sociais e no reclameaqui.

Com certeza você encontrará reclamações, o que deve ser verificado é a forma que a empresa lida com elas. O ideal é que respondam todas as queixas, isso significa que dão importância aos clientes e a reputação da empresa.

Conclusão

Para finalizar, friso mais uma vez, o domínio é alma do seu negócio virtual. Escolha uma empresa séria e idônea para lhe prestar este serviço. Não pechinche preço, pela beneficio que ele lhe traz e a importância que ele tem, é o item com o custo mais baixo do seu negócio.

Após terminar a conclusão do seu registro de domínio, crie seu blog, loja, catálogo ou qualquer projeto que ainda estava no papel. E lembre-se, a BQHost, trabalha com a criação de sites profissionais.

E então este post lhe trouxe segurança para fazer o registro do seu domínio? Você já teve algum problema com o registro do seu domínio? Conte-nos de suas experiências deixando seu comentário abaixo. 

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

Atualize seu site facilmente, mesmo sem ter conhecimento;