Site Dinâmico X Site Estático – O que é e quais diferenças entre eles?

Você já ouviu falar ou sabe qual a diferença existente entre site estático e dinâmico?
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você já ouviu falar ou sabe qual a diferença existente entre site estático e dinâmico?

Pois bem, entender essa diferença é muito importante durante a criação de sites. Uma vez que, cada um deles representa um conceito diferente e que pode interferir nos resultados a serem obtidos.

Já imaginou não ter ideia de qual tipo de plataforma foi desenvolvida para você e por causa desse formato, suas estratégias não surtirem o efeito desejado?

Então, para evitar esse balde de água fria e possíveis custos futuros, é importante entender melhor do assunto. Mesmo que você não seja um especialista web você precisa saber o que está contratando.

Desse modo, ao longo deste artigo explicaremos cada um desses conceitos que influenciam no desenvolvimento de sites profissionais, confira!

O que é um Site Estático e Dinâmico?

Site Estático e Dinâmico

Infelizmente, quando o assunto e criação de sites, poucas são as pessoas que se quer já ouviram sobre essas duas modalidades.

Não muito conhecidos, os sites podem ser tanto estáticos, quanto dinâmicos. Cada um possui um significado e seu conceito, influência nos resultados do seu projeto.

A seguir, iremos falar um pouco mais sobe cada um deles e depois, mostrar suas diferenças.

1. Site estático:

Um site estático pode ser resumido como uma plataforma visualizada pelos navegantes da mesma forma que essa se encontrada armazenada no servidor.

Ou seja, todas as suas páginas e conteúdos são iguais para quem a visita. Sendo composto por arquivos em HTML, que podem ser baixados.

Ao fazer isso eles podem ser abertos em qualquer navegador que você possua em seu computador.

É um site mais adequado para conteúdos que não recebem quase nenhuma mudança, ou com baixa frequência de atualização. Desse modo, durante a criação do site, esse é padrão é comumente usado as plataformas institucionais que irão apenas exibir informações.

Portanto, no site estático não vemos um sistema de banco de dados ou até mesmo, o uso de linguagem de programação no servidor.

Já que tudo é feito diretamente no navegador através da tecnologia front-end. Isso faz então, com que ele tenha funcionalidades limitadas, apesar de possuir flexibilidade no layout e aparência das páginas.

Mesmo que esse seja um tipo de site com recursos limitados, digamos assim, isso não reduz sua imagem profissional, segurança e credibilidade.

Contudo, não atende a alguns objetivos que o dinâmico engloba. Desse modo, ele acaba sendo mais econômico e gastando menos recursos do plano de hospedagem.

Adiantamos que, mesmo que seu projeto seja simples, não recomendamos este tipo de desenvolvimento, por dois principais motivos.

a. Escalabilidade:

Ao contratar ou desenvolver um site estático, você fica limitado para crescer. Imagina se, após algum tempo, você tiver a excelente ideia de ter um blog para este site? Terá perdido todo o trabalho feito, pois será menos trabalhoso criar um site dinâmico.

b. Custo

Aqui na BQHost, não desenvolvemos sites estático, pois já trabalhamos com uma plataforma preparada para desenvolver sites simples e complexos.

Desse modo, teríamos muito mais trabalho criando uma site “do zero” do que utilizar a nossa plataforma que trabalhamos há tantos anos.

Além disso, podemos oferecer a criação de sites profissionais com preço menor, já que nossa estrutura foi desenvolvida pensando nas principais necessidades dos clientes.

Além disso, podemos oferecer um melhor serviço para nosso cliente, com menor custo, já que nossa estrutura foi desenvolvida pensando nas principais necessidades dos clientes.

E pode acreditar, não é apenas a BQHost que trabalha assim. Todas as empresas que trabalham com criação de sites profissionais, tem a sua estrutura já desenvolvida.

c. Recursos limitados

Trabalhando com um site estático, nós desenvolvedores, somos limitados a oferecer excelentes funcionalidades que só são possíveis com linguagens de programação avançada e banco de dados.

Leia também:
1. Qual é o Investimento para Criação de Um Site Profissional?
2. Criação de Sites: Quando Você Deve Contratar Este Serviço

2. Site dinâmico:

Agora que já falamos do site estático, iremos falar do dinâmico que representa uma plataforma web controlada através de um servidor de aplicação.

Ou seja, uma tecnologia que roda junto ao servidor da hospedagem. Portanto, aqui vemos a criação de sites com banco de dados e scripts PHP.

Desse modo, toda vez que um visitante entra no site, seus dados são recebidos, processados e devolvidos como informações.

Sites que se modificam através, por exemplo, do JavaScript (tecnologias do próprio navegador) são considerados dinâmicos também.

Indicados para: plataformas com sistemas mais complexos que recebem mudanças e atualizações com frequência, tais como blogs e e-commerces. Sendo assim, aqueles de grande interatividade com o visitante e que exigem alto processamento de dados do servidor.

Tais sites, são mais facilmente desenvolvidos com o uso de CMS, como o WordPress, que facilitam as mudanças e sua administração.

Sendo assim, ao contrário do site estático, o dinâmico permite mudanças diretamente no servidor, modificações permanentes nos sites e uso de sistemas de cadastro.

Basicamente, não há limitações em suas alterações, mudanças e atualizações. Isso porque todas as tecnologias ali usadas estão sob seu controle, ou do seu desenvolvedor, em termos de:

  • Funcionalidades;
  • Layout e design.

Diferenças entre site estático e dinâmico:

Diferenças entre site estático e dinâmico:

Como vimos até então, os conceitos de site estático e dinâmico são bem diferentes, certo?

Isso faz com que cada um deles seja indicado mais para uma função do que o outro. Abaixo, iremos analisar um pouco melhor essas diferenças.

  • Tipo de uso: o site estático é indicado para plataformas de poucas páginas, funcionalidades e atualizações. Já o dinâmico, para aqueles que vão totalmente no sentido contrário. Acrescentando plugins, realizando integrações, páginas de chat, vendas, etc.

  • Segurança: ambos são seguros desde que as medidas adequadas sejam tomadas. Contudo, pelo uso mais simples o estático acaba sendo muito mais seguro que o dinâmico, pois tem menos funcionalidade,e devido a isto menos vulnerável;

  • Gerenciamento: o primeiro utiliza ferramentas chamadas de gerador de site estático, que realiza uma automatização nos processos de atualizações e publicações de seus conteúdos. Tais como, o Sculpun, Jekyll, Hexo, etc.

    No entanto, eles não são intuitivos e para quem não possui conhecimento técnico, é difícil configurá-lo. Enquanto o site dinâmico faz uso de CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) tal como o WordPress. Uma ferramenta altamente intuitiva, de interface amigável e fácil utilização.

Dúvidas frequentes

O que é um site estático?

Site estático é um site visto da mesma forma por todos os visitantes, ou seja, não tem interações automáticas entre as páginas, como exibições aleatórias de um sistema de notícias, por exemplo.

O que é um site dinâmico?

Um site dinâmico, ao contrário do estático, é exibido de forma diferente para os visitantes de um website.

Como exemplo, podemos falar sobre um sistema de notícias, onde os últimos artigos, ou artigo daquela determinada categoria, são exibidos de forma aleatória e automática.

Sites dinâmicos possuem linguagem de programação avançada, utilizam banco de dados e possuem inúmeras funcionalidades que um site estático não possui.

Qual site possui melhor ranqueamento no Google, estático ou dinâmico?

Sem dúvida um site dinâmico possui melhor ranqueamento no Google. Isto porque permite utilização de funcionalidades / plugins (WordPress) específicas para o trabalho de SEO (otimização de sites para os mecanismos de buscas).

Com qual site possui mais interação junto as mídias sociais?

Aqui também os sites dinâmicos se sobre saem. Existem diversos funcionalidades para os CMS, como WordPress, destinados a integração e engajamento com as redes sociais.

Conclusão

Conclusão sobre site estático e site diâmico

Ao longo deste conteúdo, foi possível ver o que é site estático e dinâmico, entendendo para o que cada um deles é desenvolvido.

Desse modo, ao buscar pelo desenvolvimento de sites profissionais, lembre-se sempre dessas opções. Portanto, confira o resumo abaixo:

  • Site estático: ideal para sites institucionais e páginas de apresentação, seja de um case, produto, serviço, etc. Ou seja, plataformas com poucas páginas e menor nível de atualização [não recomendado];

  • Site dinâmico: indicado para blogs, e-commerces, sites de notícias e outros semelhantes. Sendo aqueles com alto fluxo de conteúdos, muitas páginas e atualizações constantes.

Dica: Apensar dos sites dinâmicos serem mais indicados para projetos com um grande número de páginas, você pode utilizá-lo para seu pequeno projeto, isto lhe assegura ter baixos custos caso queira incluir novas funcionalidades.

O que você achou deste conteúdo? Conte para nós nos comentários e compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas se esclareçam e possam contratar o serviço mais adequado para o projeto delas.

Tenha um site profissional e conquiste mais clientes.
Solicite um orçamento agora!

Clique no botão abaixo e solicite um orçamento para criação do seu site. Somos uma empresa de desenvolvimento de sites com mais de 19 anos e já desenvolvemos mais de 1.200 sites desde 2004.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

A BQHost utiliza cookies para melhorar a sua experiência com nosso site, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.