Como Escolher o Meio de Pagamento Ideal Para o Seu E-Commerce

Escolher o melhor  meio de pagamento para seu e-commerce não é uma tarefa fácil, isso porque é necessário encontrar um equilíbrio entre fornecer algo que…
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Escolher o melhor  meio de pagamento para seu e-commerce não é uma tarefa fácil, isso porque é necessário encontrar um equilíbrio entre fornecer algo que seja bom para o cliente e o custo que o comerciante irá ter com cada plataforma escolhida. 

A notícia boa, é que o com crescimento das lojas virtuais, cada vez mais formas de pagamento estão disponíveis no mercado. Por isso preparamos este post, para você conhecer as mais utilizadas, e decidir no final, qual a melhor opção para seu negócio. 

Boleto

Quem pensa que boleto está fora de moda, se enganou. Segundo o Moip (intermediadora de pagamento), o boleto é a segunda forma de pagamento mais utilizada em compras virtuais. 

Para o comprador, é uma das formas mais simples, afinal ele tem somente que imprimir o boleto no final da compra, e efetuar o pagamento.

Para o lojista, há um tempo atras estava difícil oferecer esta forma de pagamento, já que os bancos passaram a cobrar uma taxa mais alta de boleto, devido a necessidade do boleto com registro.

Mas temos hoje no mercado o Paghiper (intermediador de pagamento através de boleto), que oferece tarifas que vão de 1,99 a 2,39 por boleto. Esse valor varia conforme a quantidade de boleto que é gerado ou a movimentação que for feita. Quanto mais boletos pagos ou mais valor movimentado, menor sua taxa. Confirma as tarifas do paghiper

Outra parte interessante deste intermediador, é que o boleto demora apenas um dia útil para ser  compensado. E o dinheiro pode ser transferido para sua conta após 2 dias da compensação. 

As lojas virtuais oferecidas pela BQHost, são integradas com essa forma de pagamento.

Cartão de crédito

Outro levantamento feito pela Total Retail, revela que quase 80% dos entrevistados, utilizam o cartão de crédito para realizar suas compras na internet. É um número muito expressivo, e por isso essa forma de pagamento deve estar disponível em sua loja. 

Existem três maneiras diferentes de oferecer pagamento por cartão de crédito, intermediadores de pagamento, gateways de pagamento e integração direta com o adquirente. Abaixo falaremos um pouquinho de cada uma delas.

Intermediadores de Pagamento

É uma forma de terceirizar  o pagamento pelos produtos adquiridos em sua loja. Alguns exemplos de intermediadores são Pagseguro, Paypal e Mercado Pago.

Para o comprador, após finalizar o pedido será direcionado para o site do intermediador, que você previamente configurou em sua loja. Ele realizará o cadastro (ou se já tiver um, vai apenas logar), informar os dados do cartão e finalizar a compra.

Uma observação para os modelos que utilizam checkout transparente, neste caso, toda a transação será feita dentro do site, sem a necessidade de cadastro.

É uma ótima opção para quem está começando, ou possui um pequeno negócio. 

Para o vendedor, podemos destacar como vantagens a quantidade de bandeiras de cartão disponíveis. Analise antifraude feita pelo intermediador, o qual assume a responsabilidade em caso de problemas.

Ainda que o seu cliente efetue o pagamento parcelado, você irá recebê-lo de forma integral, na maioria das vezes 14 dias após o pagamento ter sido aprovado. Normalmente o cliente se sente mais seguro, comprando através desses intermediadores, porque já os conhece. 

A taxa desses intermediadores varia bastante, então o recomendado é que você entre em contato e verifique qual deles oferece a melhor taxa para seu negócio. E normalmente, não possuem  taxas de adesão.

Com o Site Expresso, oferecido pela BQHost, você pode fazer vendas utilizando todos os intermediadores citados no texto.

Gateways de Pagamento

Os gateways de pagamento, são como as maquininhas de cartão. Porém, virtuais. Como exemplo, podemos citar a Cielo

Para o comprador, toda a transação é feita dentro do site. No momento de efetuar o pagamento, após adicionar todas as informações do cartão, o gateway, vai verificar se o cliente possui saldo suficiente para aquela compra, e aprovar a venda.  

Pode ser uma boa opção para as lojas já com experiência no mercado virtual. Como vantagem, podemos destacar a permanência do cliente em seu site, sem precisar ser redirecionado para outro site a fim de realizar o pagamento.

Como desvantagem, dou ênfase para o controle antifraude, que deverá ser feito pelo lojista, a necessidade de se cadastrar a bancos e operadoras de cartão para receber o pagamento, as tarifas para recebimento e a precisão de taxa de adesão que, em alguns casos são mensais. 

Integração Direta com o Adquirente

Neste caso seu contrato é direto com a operadora de cartão, Visa, por exemplo. 

A realização do pagamento é feita dentro da loja virtual, assim como na forma anterior, a diferença é que a comunicação será feita direto com a bandeira do cartão, sem que nenhuma outra empresa interfira nesta transação.

Esse meio de pagamento é aconselhado para grandes portais virtuais, isso porque existe um alto custo para implementação e manutenção deste sistema nas lojas virtuais. 

Destaco como ponto positivo, a redução das tarifas, pois não tem custo com intermediadores como nas formas anteriores, a taxa cobrada será apenas da operadora de cartão. O cliente não precisar sair do site para realizar o pagamento. 

E como pontos negativos, além do alto custo para implementação, existe também a necessidade de investir em segurança, pois o controle antifraude deverá ser feito pelo lojista.

Transferência ou depósito bancário

Essa é a forma de pagamento mais simples de todas. O lojista precisa apenas ter conta em banco. Ao finalizar o pedido o cliente terá as informações da conta, após fazer o pagamento e envio do comprovante, o lojista confirma e pronto. 

O ponto positivo dessa forma de pagamento é o custo, que será somente com a manutenção da conta. Mas como pontos negativos temos a insegurança que os compradores ainda tem em fazer um transferência direto para a conta do lojista e também a necessidade de se enviar o comprovante para dar baixa no sistema. 

Como vimos, cada umas das formas de pagamento tem suas vantagens e desvantagens. Cabe a você, analisar todas as informações e entender qual a melhor opção para seu negócio.

E então, com este post lhe ajudamos a escolher o meio de pagamento para seu e-commerce? Você utiliza alguma forma de pagamento que não citamos aqui? Deixe seu comentário. 

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