Pagamento à Vista ou Parcelado, qual Oferecer para seu Cliente?

Oferecer pagamento à vista e dar um desconto maior para o cliente, ou dar a opção de parcelamento e facilitar a vida dele?
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Oferecer pagamento à vista e dar um desconto maior para o cliente, ou dar a opção de parcelamento e facilitar a vida dele?

A resposta parece ser fácil, mas a realidade é que a maioria dos lojistas ainda ficam bastante indecisos em qual caminho seguir. Infelizmente muito deles ainda são novos neste mundo virtual, e por isso decidem de forma errada.

Assim como tudo na vida, existem o lado pró e contra de cada uma dessas formas de pagamento. E a resposta é sempre depende. Sim, depende do seu negócio, depende do seu cliente.

Neste post vamos falar um pouquinho dessas duas opções de pagamento e no final, você decide qual a melhor para o seu negócio. 

Pagamento parcelado

Uma pesquisa realizada pelo SPC (serviço de proteção ao crédito) mostrou que 79% das pessoas que foram entrevistadas, preferem fazer compras parceladas, independente da existência de juros. 

A pesquisa mostrou também que os produtos que as pessoas mais compram parcelados, são as roupas e os eletrônicos. 

Além dos consumidores gostarem dessa forma de pagamento, podemos destacar como vantagem a atração de novos clientes. É bem difícil alguém que não conhece sua loja, fazer a primeira compra à vista.

E também porque é comum o cliente se atentar mais ao preço da parcela que ao valor final. Então, em algumas situações, se você não oferecer a forma parcelada, o cliente deixa de comprar.

Como desvantagens, as taxas e tarifas são um grande desafio para os comerciantes. E também, dependendo da forma que você escolher para utilizar o parcelamento, o recebimento do valor também vem de forma parcelada. O que complica um pouco o fluxo de caixa.

Fizemos um post, falando sobre as maneiras disponíveis para fazer as vendas  no cartão de crédito de maneira parcelada. Não deixe de ler “Como Escolher o Meio de Pagamento Ideal Para o Seu E-Commerce

Venda à vista

As vendas à vista (boleto/depósito/transferência) aumentam a receita da empresa em um período curto de tempo, facilitando a quitação de contas ou a compra de mais mercadorias.

Outra vantagem, é que o custo de recebimento é menor, quando comparado ao cartão de crédito. Possibilitando assim oferecer um desconto ao seu cliente, o que pode ser bem atrativo para o consumidor que tem o valor disponível. 

O desafio dessa forma de pagamento é seguir o planejamento a risca, destinar o capital da maneira correta para que consiga manter o equilíbrio, sem deixar nada pendente.

Dica BQHost

Quanto mais formas de pagamentos você disponibilizar em sua loja, mais chances de atrair um cliente você tem. Por isso o ideal, não é escolher se vai oferecer pagamento à vista ou parcelado e sim deixar as duas formas disponíveis para o cliente decidir qual a melhor pra ele.

Lembre-se, você sempre tem que beneficiá-lo, então disponibilize a compra parcelada no cartão de crédito e a vista (boleto/depósito/transferência) com desconto. Caso contrário, a forma de pagamento à vista não será atrativa para ele. 

Outra dica é o parcelamento sem juros, caso caiba em seu negócio, deixe seu cliente pagar parcelado e arque com os juros para ele.

Existem no mercado hoje, intermediadores de pagamentos como o pagseguro, paypal e mercado pago que possibilita seu cliente pagar parcelado e você arcar com o juros pra ele.

Gostaria de lembrar que, todos os serviços de Criação de Sites Profissionais e também o Site Expresso criados pela BQHost são integrados com as duas formas de pagamento. Caso tenha esses serviços conosco, entre em contato que lhe ajudamos a configurar. 

E então, qual política de pagamento você adota em sua loja? Você faz mais vendas à vista ou parcelada? Deixe seu comentário e vamos trocar nossas experiências.

Um forte abraço e até o próximo post. 

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