Marketing institucional: saiba como fazer

Existem diversas maneiras e conceitos ao pensarmos o posicionamento de mercado de uma empresa. Um deles, que é negligenciado por muita gente, é o Marketing…
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Existem diversas maneiras e conceitos ao pensarmos o posicionamento de mercado de uma empresa. Um deles, que é negligenciado por muita gente, é o Marketing Institucional.

Muito usado por empresas de grande porte, o Marketing Institucional é também muito útil para pequenos e médios negócios. No entanto, é preciso entender bem do que se trata essa ferramenta para ser como utilizá-la adequadamente.

Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo até o fim!

O que é o Marketing Institucional?

Normalmente, quando pensamos em Marketing, sempre nos vêm à mente uma promoção ou algo como um carro de som, comercial de TV ou flyer publicitário. Essas são ferramentas de marketing, sim, mas de uma vertente dele apenas.

De certa forma, o marketing é todo o universo de técnicas que envolve o seu posicionamento do mercado. Sim, promoções e comerciais são parte do marketing, mas muitas outras estratégias também.

O Marketing Institucional é aquele que se preocupa com uma imagem e mensagem passada pela empresa para os seus clientes, futuros clientes, profissionais e também para os acionistas. Ou seja: é o conjunto de técnicas que visa criar uma boa imagem da empresa no mercado, para torná-la um sinônimo de qualidade naquele mercado.

Quais os tipos de Marketing Institucional?

Uma das principais maneiras de trabalhar o Marketing Institucional é internamente. Ele é focado em interagir com os colaboradores da empresa de modo a obter a imagem que a companhia gostaria de transmitir para o mercado.

Por isso, o Marketing Institucional pode ser dividido em duas categorias: o Endomarketing e o Employer Branding. Veja mais sobre cada um a seguir!

Endomarketing

É uma estratégia que inclui técnicas para gerenciar a relação e comunicação interna da empresa. Todas as suas ações têm os funcionários da companhia como público-alvo.

A ideia é poder transmitir todas as novidades da empresa para os trabalhadores, ajudando a fazer com que eles se sintam mais valiosos para a empresa.

Employer Branding

O employer branding é focado em criar uma percepção melhor da sua empresa no mercado por via dos seus colaboradores. Ou seja: quanto melhores e mais promotores da empresa forem os colaboradores, melhor a percepção mercadológica da empresa.

Isso significa trabalhar em estratégias de retenção, atração e valorização dos talentos da sua companhia.

Como fazer Marketing Institucional na sua empresa?

O Marketing Institucional, para funcionar, precisa comunicar adequadamente suas missões para os colaboradores e para o mercado. Veja a seguir como fazer isso!

Estabeleça as missões, valores e visão da empresa

O primeiro passo para trabalhar com o Marketing Institucional é estabelecer que tipo de missões e valores você quer transmitir pela sua empresa.

A ideia é criar uma espécie de um personagem que seja a representação da sua companhia. Que tipo de personagem ele é? Quais as suas principais características?

Ele é ágil em se pronunciar e perspicaz? Sempre lógico e apoiado em dados? Segue uma ideologia firme sobre como enxerga o mundo? Divertido ou sério e profissional?

Com isso em mente, será mais fácil montar as peças de endomarketing e employer branding para compor o seu trabalho de Marketing Institucional.

Escolha as plataformas corretas para o trabalho

Além da mensagem, é importante trabalhar bem com o meio pelo qual ela será transmitida. Muitas empresas optam por usar memorandos, o que não costuma ser muito eficaz.

No mundo moderno de hoje, existem meios de produzir mensagens mais engajantes para o seu público-alvo. Um exemplo é o uso de audiovisual para fazer o seu marketing institucional.

Ficou interessado? Então saiba mais sobre vídeo institucional neste artigo da Sagicapri!

Mensure os resultados e corrija a ação

Por fim, lembre-se de que qualquer estratégia de marketing exige a mensuração dos resultados em métricas eficazes. Depois de medir o desempenho de cada ação, tome medidas corretivas para impulsionar o desempenho e corrigir falhas que se apresentem. E aí, o que você achou do conteúdo? Aprendeu como usar o Marketing Institucional? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

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