Para quem possui sites na internet é preciso conhecer as estratégias utilizadas, a fim de promover o reconhecimento dos mecanismos de pesquisa e conseguir um melhor posicionamento nos mesmos. Confira o que são backlinks e como obtê-los para melhorar a visibilidade da sua página web.
Backlinks
Para que uma loja virtual, site de empresas ou blogs, sejam bem sucedidos na internet, ficando visível nas primeiras posições do Google para os usuários, é essencial investir em estratégias de marketing digital e SEO, sendo os backlinks essenciais em ambas.
Um backlink é simplesmente com um link de outro site que aponta para o nosso. Quanto mais backlinks de qualidade você puder gerar, melhor posicionado seu site fica.
Isso ocorre porque, normalmente, os mecanismos de pesquisa de páginas da web classificam seus resultados com base em dois critérios principais:
A relevância de uma página da web, ou seja, em que medida seu conteúdo se encaixa no que um usuário específico está procurando.
A autoridade de uma página da web, isto é, até que ponto a página da web goza de boa reputação na internet.
A relevância de uma página da Web depende de fatores que podem ser otimizados “na página”, como títulos, palavras-chave escolhidas ou textos alternativos das imagens. Em vez disso, a autoridade é medida com base no número e na qualidade dos backlinks que direcionam para uma página específica. Quanto mais autoridade um site tiver, mais seu “voto” na forma de um backlink será levado em consideração.
Quais são os tipos de backlink?
Independente do seu objetivo com um site existe apenas dois tipos principais de backlink que você pode adquirir: link dofollow e nofollow .
É assim que eles se parecem em HTML:
<a href=”https://www.serp.me”> Link Text </a>
<a href=”https://www.serp.me” rel=”nofollow”> Link Text </a>
O atributo rel escreve quanta atenção o Google dedica a um determinado link ao atribuir uma posição específica ao referido domínio na pesquisa. Você sempre pode descobrir qual tipo de backlink possui, basta verificar o código-fonte na página com o link que aponta para o seu site.
A maior diferença entre os links dofollow e nofollow é que os primeiros realmente influenciam as classificações, enquanto os últimos são praticamente úteis apenas como fonte de tráfego.
Links do Dofollow são o que procuramos. Um backlink dofollow é um link de entrada que transmite autoridade de uma página para outra e cria sua classificação no SERP. Para que um backlink funcione, ele precisa parecer orgânico.
Parece que ele realmente alimenta um assunto específico com informações adicionais relevantes, que ajudam o leitor a entender melhor o assunto que está sendo apresentado na sua frente em uma página específica. Sua âncora deve ser natural e construída em torno de uma palavra-chave que realmente pareça “vinculável” a outra página nesse cenário específico.
Por outro lado, um link nofollow realmente não tem muita influência na criação da autoridade de uma determinada página na pesquisa. Ele não agrega valor real ao seu perfil de backlink. É por isso que a maioria dos especialistas em SEO os vê como inúteis.
No entanto, mesmo que os links nofollow não influenciam suas classificações, eles ainda podem ser benéficos para o seu site, de maneira mais indireta. É de grande importância diversificar seu perfil de backlink.
Apesar de estarmos no ramo de invadir o algoritmo do mecanismo de pesquisa, fazendo coisas que trazem ROI direto e melhoram nossa posição no SERP – você deve ter em mente que nem todos os links dofollow são bem vistos aos olhos do Google. Alguns deles não melhorarão sua classificação, enquanto outros podem até prejudicar seu site. Você precisa ser cuidadoso.
Se você não quiser voltar para onde começou, ou pior ainda, ficar na lista negra do Google, é preciso ser um pouco criativo. Por exemplo, se você criar muitos backlinks dofollow do mesmo domínio – o Google interpretará seus esforços como spam.
Os links Nofollow são muito mais fáceis de adquirir e também são conhecidos por direcionar tráfego interessante para sites de multidões direcionadas.
A prática geral é usar diferentes tipos de backlinks. Seu perfil de backlink precisa ter um pouco de cor, se você quiser realmente fazer maravilhas para o seu site. Mesmo que você deva sempre se esforçar para criar backlinks de alta qualidade a partir de vários sites que possuem uma autoridade de domínio acima da média, também é necessário adquirir alguns links nofollow.
Estimular o tráfego natural de todos os tipos de fontes, como sites de mídia social, domínios e todos os outros endereços relevantes que estejam dispostos a publicar uma análise interessante de produtos e serviços sobre seus produtos – é o que você deve procurar.
Como obter mais backlinks para sua página
O edifício da ligação (geração de backlinks para sua página) precisa fazer parte de qualquer estratégia de SEO, mas cuidado: nem tudo funciona. O link building é uma das áreas que mais se presta ao “black hat SEO”, ou seja, à aplicação de práticas fraudulentas para melhorar o posicionamento rapidamente.
O black hat SEO nunca vale a pena a longo prazo, pois é detectado e severamente penalizado. Portanto, focaremos nas técnicas recomendadas para obter links de forma limpa:
Guest Post: Os guest post são baseados na publicação de artigos como convidados em outros sites ou blogs relevantes em seu setor. Dessa forma, o criador da web obtém conteúdo de interesse de seus leitores e o autor convidado pode introduzir um link para sua própria página.
Diretórios: Sites como Páginas Amarelas ou Yelp não apenas ajudam os usuários a encontrar sua empresa, mas também concedem a você autoridade na forma de backlinks.
Artigos de imprensa: Em muitas ocasiões, citações de especialistas da imprensa on-line são acompanhadas por um link para o site do autor. Para alcançar esse tipo de backlinks, é necessário se posicionar como uma autoridade em seu setor e estabelecer contatos com jornalistas.
Comunicados de imprensa: Se você conseguir publicar um comunicado de imprensa com links para o seu site em várias mídias relevantes, estará gerando muitos backlinks valiosos para o seu site.
Links recíprocos: ou seja, você realiza um link para um determinado site e ele para o seu. Cuidado: se eles forem utilizados em excesso ou se são usados em sites não diretamente relacionados aos nossos, o Google agora pode considerá-los “SEO black hat”.
Comentários em outros sites: No passado, essa estratégia era muito usada e não era mais tão eficaz, mas ainda pode ser uma boa opção para uma página limpa e gerar backlinks.