Oferecer pagamento à vista e dar um desconto maior para o cliente, ou dar a opção de parcelamento e facilitar a vida dele?
A resposta parece ser fácil, mas a realidade é que a maioria dos lojistas ainda ficam bastante indecisos em qual caminho seguir. Infelizmente muito deles ainda são novos neste mundo virtual, e por isso decidem de forma errada.
Assim como tudo na vida, existem o lado pró e contra de cada uma dessas formas de pagamento. E a resposta é sempre depende. Sim, depende do seu negócio, depende do seu cliente.
Neste post vamos falar um pouquinho dessas duas opções de pagamento e no final, você decide qual a melhor para o seu negócio.
Pagamento parcelado
Uma pesquisa realizada pelo SPC (serviço de proteção ao crédito) mostrou que 79% das pessoas que foram entrevistadas, preferem fazer compras parceladas, independente da existência de juros.
A pesquisa mostrou também que os produtos que as pessoas mais compram parcelados, são as roupas e os eletrônicos.
Além dos consumidores gostarem dessa forma de pagamento, podemos destacar como vantagem a atração de novos clientes. É bem difícil alguém que não conhece sua loja, fazer a primeira compra à vista.
E também porque é comum o cliente se atentar mais ao preço da parcela que ao valor final. Então, em algumas situações, se você não oferecer a forma parcelada, o cliente deixa de comprar.
Como desvantagens, as taxas e tarifas são um grande desafio para os comerciantes. E também, dependendo da forma que você escolher para utilizar o parcelamento, o recebimento do valor também vem de forma parcelada. O que complica um pouco o fluxo de caixa.
Fizemos um post, falando sobre as maneiras disponíveis para fazer as vendas no cartão de crédito de maneira parcelada. Não deixe de ler “Como Escolher o Meio de Pagamento Ideal Para o Seu E-Commerce“
Venda à vista
As vendas à vista (boleto/depósito/transferência) aumentam a receita da empresa em um período curto de tempo, facilitando a quitação de contas ou a compra de mais mercadorias.
Outra vantagem, é que o custo de recebimento é menor, quando comparado ao cartão de crédito. Possibilitando assim oferecer um desconto ao seu cliente, o que pode ser bem atrativo para o consumidor que tem o valor disponível.
O desafio dessa forma de pagamento é seguir o planejamento a risca, destinar o capital da maneira correta para que consiga manter o equilíbrio, sem deixar nada pendente.
Dica BQHost
Quanto mais formas de pagamentos você disponibilizar em sua loja, mais chances de atrair um cliente você tem. Por isso o ideal, não é escolher se vai oferecer pagamento à vista ou parcelado e sim deixar as duas formas disponíveis para o cliente decidir qual a melhor pra ele.
Lembre-se, você sempre tem que beneficiá-lo, então disponibilize a compra parcelada no cartão de crédito e a vista (boleto/depósito/transferência) com desconto. Caso contrário, a forma de pagamento à vista não será atrativa para ele.
Outra dica é o parcelamento sem juros, caso caiba em seu negócio, deixe seu cliente pagar parcelado e arque com os juros para ele.
Existem no mercado hoje, intermediadores de pagamentos como o pagseguro, paypal e mercado pago que possibilita seu cliente pagar parcelado e você arcar com o juros pra ele.
Gostaria de lembrar que, todos os serviços de Criação de Sites Profissionais e também o Site Expresso criados pela BQHost são integrados com as duas formas de pagamento. Caso tenha esses serviços conosco, entre em contato que lhe ajudamos a configurar.
E então, qual política de pagamento você adota em sua loja? Você faz mais vendas à vista ou parcelada? Deixe seu comentário e vamos trocar nossas experiências.
Um forte abraço e até o próximo post.