O SEO (Otimização para mecanismos de busca) é um conjunto de técnicas de otimização, que tem por propósito, melhorar o posicionamento de uma página nos resultados orgânicos dos buscadores, alcançando mais acessos e possibilidade de conversão.
São mais de 240 itens para o bom posicionamento de uma página no Google. Mas não se assuste, atender todas essas regras não é tão simples, muito menos feito por todos, inclusive pelos seus concorrentes. Mas, as regras básicas de SEO devem ser feitas por qualquer criação de site profissional, ou pelo menos deveria.
Existe a otimização on-page e a off-page. A otimização on-page é aquela feita dentro da página, incluindo endereço, conteúdo e estrutura dela. Já a off-page é feita fora do site, como divulgação do conteúdo, backlinks e etc.
Neste post vamos falar sobre a otimização on-page. Se você tem interesse em saber sobre a otimização off-page, deixe seu comentário. Será um prazer escrever pra você.
Porque devo fazer a otimização on-page?
Apresentar sua empresa na internet é cada vez mais necessário. No entanto existe uma competitividade muito grande no mundo virtual, por isso não se pode deixar de aparecer nos mecanismos de busca. E mais do que aparecer, é preciso estar na frente.
As regras de rankeamento do Google tem por objetivo trazer para o internauta um conteúdo útil, afim de que ele não precise retornar à busca novamente.
Então o seu maior esforço deverá ser em produzir conteúdo que realmente seja interessante e praticar as técnicas de SEO constantemente. É um trabalho contínuo, mas que vale a pena por trazer resultados seguros e investimento financeiro menor.
E como fazer otimização on-page?
Existem alguns aspectos em uma página que você deve dar uma atenção e trabalhá-los melhor, afim dos buscadores considerar essa página um conteúdo relevante para aquele internauta que está fazendo a busca.
Veja abaixo quais itens são esses e como você deverá fazer.
Título da página (title tag)
Este é o elemento mais importante para o algorítimo do Google. Por isso ele deve ser bem atraente.
É muito importante que sua palavra chave esteja presente nele, e interessante que ela seja a primeira palavra do título. Caso não seja possível, quanto mais a esquerda ela estiver, melhor é.
Outra dica é você usar um titulo de até 63 caracteres, assim evita-se que a frase fique cortada ao meio na página de busca.
Url
Para aqueles que não sabem a URL é o endereço da sua página. Este é outro local que você deverá incluir suas palavras chave. A ideia é descomplicar, então evite usar números, códigos ou letras que não fazem sentido.
Ao robô do Google ler a sua URL ele deverá entender do que se trata aquela página, então o ideal é utilizar uma linha curta que define o seu conteúdo.
Meta descrição
A meta descrição é o texto que aparece na página de resultados do Google. Uma meta descrição bem feita é capaz de convencer o leitor que o seu conteúdo será o melhor resultado para aquela busca que ele fez.
Faça um resumo atrativo do que o seu conteúdo trata, sempre respeitando o fato de ser sincero com o seu leitor/cliente. Assim você terá acessos qualificados e uma baixa taxa de rejeição.
Palavra-chave
As pessoas acreditam que inserir a palavra chave desenfreadamente no texto fará com que a sua página tenha um bom rankeamento perante ao Google. Mas na realidade isso não acontece, e esta prática faz com que o Google marque seu conteúdo como spam.
As regras de rankeamento do Google visam uma boa experiência do usuário, por isso a palavra chave deve ser inserida no texto de forma natural conforme a semântica do conteúdo.
Uma boa dica é uso das palavras relacionadas à palavra chave. Para encontrá-las, faça a pesquisa da sua palavra chave no Google, as palavras relacionadas aparecerão no final de cada página de resultados.
Imagens
As práticas para otimizar as imagens consistem em atribuir um titulo para imagem, redimensionar o tamanho delas facilitando assim o carregamento delas e adicionar a cada uma delas uma descrição.
Uma dica, ao adicionar um título para imagem coloque a palavra chave separada por traço ( ex: otimização-on-page). Caso tenha mais de uma imagem use as palavras-chaves relacionadas, como mencionamos no item anterior.
Para a descrição você deverá usar um texto sucinto entre 4 a 8 palavras que se refira ao conteúdo principal da página.
Conteúdo
Já deu pra entender que o conteúdo é rei? Pois bem, ele é o elemento mais importante da sua página. De nada vai adiantar sua página está otimizada se seu conteúdo não for relevante.
Elabore conteúdo completos que vão tirar todas as dúvidas do seu leitor/cliente, vise sempre trazer a ele verdade e qualidade, e claro não esqueça de deixar a leitura agradável. Ok?
As técnicas de otimização devem ser utilizadas em todas as páginas do site. Aqui na BQHost sempre que criamos sites para nossos clientes, essas regras de otimização onpage são levadas muito à sério.
Apesar de básicas, são extremamente importantes para o SEO do seu projeto e um melhor posicionamento da página em questão.
E então você gostou das dicas de hoje? Você faz alguma prática diferente as que mencionamos? Deixe seu comentário e vamos compartilhar nosso conhecimento.