Ei, você que está adiando em criar o site da sua empresa porque acredita que é muito oneroso, ou que você não saberá administrá-lo ou até mesmo porque tem medo de não obter retorno, responda essa pergunta:
Você gostaria que enquanto estivesse em um momento de lazer ou descanso sua empresa permanecesse aberta, seus produtos continuassem sendo expostos e vendas/contatos pudessem ser realizados, sem que ninguém estivesse lá?
Pois bem, além de deixar sua empresa disponível 24 horas por dia, os 7 dias da semana, ter um site para sua empresa pode lhe trazer uma infinidade de benefícios.
O site da sua empresa é o colaborador que trabalha por 1000 e é exatamente isso que vou lhe mostrar neste post.
Mas antes eu quero falar sobre suas objeções quando você pensa em criar um site.
Você acredita que para criar um site será necessário fazer um investimento alto
Uma boa notícia, este conceito está completamente equivocado. O investimento para criar um site é muito menor que o custo essencial para abrir uma empresa física.
Hoje existe no mercado uma gama de opções para criar site, que vão desde o “faça você mesmo” até a contratação de uma empresa profissional.
É verdade que o faça você mesmo exige um pouco de conhecimento e contratar uma empresa profissional tem um custo maior.
Mas com uma boa pesquisa você encontrará o meio termo, algo com o investimento apropriado pra você e com resultado e profissionalismo necessário.
Não tenho conhecimento para manusear um site
A verdade é que você não precisa de conhecimento para fazer a administração do seu site. As empresas já sabem o perfil dos clientes deles, e por isso criam ferramentas fáceis para o cliente editar o conteúdo posteriormente.
Algumas empresas se propõem a editar o site pra você, outras oferecem um suporte bem completo com vídeos tutorias e atendimento humano. Então, acredite, isso não é um problema.
Minha empresa já tem página nas redes sociais, não preciso de site
Um perfil na rede social é um excelente canal para relacionamento com seu público, sua empresa deve ter, mas você não pode fazer dele o canal principal.
Você sabe que as redes sociais tendem a acabar e serem substituídas por outras, o que você vai fazer com seus clientes quando a mídia que sua empresa tem perfil acabar?
Sem falar que, como você vai realizar vendas por redes sociais? Sem segurança, sem forma de pagamento, sem formas de entregas. Pode até fazer, mas da maneira amadora. E isso não é legal.
As redes sociais, servem para agregar à sua estratégia de marketing, mas fazer delas o único canal não é inteligente.
Agora que já falamos sobre os dilemas mais comuns enfrentados pelas empresas que estão adiando a criação do seu site, vamos expor algumas funções que seu site pode desempenhar em sua empresa.
Seu site é seu cartão de visita
Não adianta sua empresa ser a melhor no que faz, se as pessoas não sabem disso. Ter um site é a forma mais simples e profissional de mostrar sua empresa e seu trabalho ao mundo.
Quando os consumidores tem dúvidas sobre algum produto ou serviço que pretendem adquirir, o primeiro lugar que recorrem é a internet, fazendo pesquisas no Google.
Se ele pesquisar sobre a sua empresa, é mais interessante encontrar um site com os produtos para venda ou seus últimos trabalhos realizados e todo o briefing dela, que apenas uma informação do Google com endereço e telefone.
Caso ele pesquise sobre um produto ou serviço específico, aposte em um site profissional e otimizado, melhorando assim o seu posicionamento no buscador.
Para você que não sabe o que é otimização (SEO), temos um post no blog sobre este assunto. Leia e aprenda.
Uma dica para melhorar seu posicionamento no Google, é investir em um Blog. Você fará postagens sobre o nicho da sua empresa, assim além do posicionamento, você melhora a relação com o cliente e mostra a ele autoridade sobre o assunto.
Mas, por favor, desenvolva, ou contrate o serviço de criação de sites profissionais, pois investir tempo e dinheiro na criação de sites amodores, não vale à pena.
Você precisará de todas as funcionalidades, responsividade funcionando perfeitamente, pois esta, é apenas uma parte que criará seu novo colaborador.
Seu site é seu melhor vendedor
Se sua empresa vende produtos, com uma loja virtual você pode apresentá-los ao seu cliente de uma maneira atrativa e profissional, inclusive melhor que na loja física.
Através de uma loja virtual, o seu cliente consegue ver todos os produtos disponíveis para venda, possibilitando assim uma compra maior.
É possível oferecer preços melhores, afinal, custos com funcionários, aluguel, luz e água são menores quando comparado aos de uma loja virtual.
Lojas virtuais também possibilitam diversas formas de pagamento, como cartões de diversas bandeiras, uso de dois cartões em uma mesma compra, boleto e muito mais, essas variações não existem na loja física, mas agrada os clientes.
Outro ponto positivo é a privacidade. Produtos que podem trazer certos constrangimentos ao cliente no momento da compra, através da loja virtual este problema está resolvido. O cliente faz a compra e o vendedor nem sabe quem é.
Seus produtos ficam expostos todos os dias, dia e noite, oferecendo assim, praticidade ao seu cliente. E o melhor de tudo, você aumenta sua conversão, porque com um site você deixa de vender só na sua cidade e pode vender para o mundo inteiro.
Mas se você vende serviços o site institucional é ideal pra você. Ele funcionará como um ambiente para o cliente conhecer sua empresa e tirar todas as dúvidas sobre os serviços que você oferece.
Por lá você mostra trabalhos já realizados, satisfações de clientes, diferenciais da sua empresa e informações de contato para que você possa finalizar a venda.
Seu site também trabalha no marketing da sua empresa
A forma de consumo mudou, hoje o consumidor pesquisa pela marca e os problemas dela antes de efetivar a compra. Por isso o marketing da sua empresa pode funcionar melhor em seu site que nos canais tradicionais.
Como o centro da sua publicidade não deve ser o produto e sim a experiência do usuário, você precisa interagir com seu cliente e um site é um dos melhores veículos pra isso.
Através dele você oferece dicas, curiosidade e conhecimento sobre seu nicho ao seus clientes, e eles por sua vez, interagem dando opiniões e indicando sua publicação para outras pessoas gerando assim o engajamento.
E diferente das formas tradicionais, um site pode permitir que você faça a mensuração dos resultados de cada publicação.
Você pode obter informações como o horário que seu site possui mais visitas, quais as páginas mais acessadas, de qual tipo de dispositivo seu usuário acessa, o sexo de quem acessa e muito mais.
Conclusão
Há um tempo as empresas criavam um site apenas para colocarem em seu cartão de visita. Mas hoje isso mudou, elas enxergam o site como uma oportunidade para expandir os negócios.
E é exatamente isso, o site pode ajudar sua empresa em diversos ramos como explicamos acima. A ausência de um site evita o crescimento da marca, o aumento da conversão e a melhora no relacionamento com cliente.
Você já tem um site? Conte para nós nos cometários, como seu site ajuda a sua empresa. E se você ainda não criou seu site não perca tempo e comece a se programar para criação.
Um abraço e até o próximo post.