Para muitas pessoas, as redes sociais se tornaram análogas ao termo Internet. Navegar na rede e acessar suas redes sociais preferidas pode até mesmo confundir os mais leigos, acreditando que o Facebook seja a internet propriamente dita, por exemplo. Por isso, para não perder benefícios em potencial, as empresas devem usar as redes sociais em seu proveito.
Algumas empresas, não satisfeitas com os custos de serviços de agências de marketing digital, simplesmente desistem de utilizar as ferramentas e tudo o que as redes sociais podem oferecer.
Mas, elas podem gerenciar por conta própria e até mesmo criar campanhas de baixo custo, que irão promover sua própria empresa nas redes sociais. Isso exigirá mais esforço e tempo, mas você pode utilizar um orçamento mais modesto ou até mesmo gerenciar sem gastar nada.
Como promover suas redes sociais
A maneira correta para promover suas redes sociais inclui algumas etapas:
- análise de audiência;
- criação e otimização de contas;
- criação e implementação de um plano de conteúdo;
- avaliação de desempenho e ajuste da estratégia.
Por onde começar?
Recomendamos começar com a criação de contas em todas as redes sociais mais utilizadas. Para fazer isso, é melhor ter um email separado e um número de celular ao qual suas páginas serão vinculadas.
Em cada rede social, geralmente existem muitos perfis do seu nicho de atuação. Para se destacar nesse cenário, prepare um design exclusivo e eficaz para suas contas.
Defina a “persona” de seu cliente ideal para preparar o seu conteúdo de forma relevante para os seus seguidores.
Crie contas empresariais no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube para começar a atrair seguidores para o seu negócio.
Não tente vender antes de gerar engajamento, pois as pessoas desconfiam de tentativas de vendas imediatas para elas. É por isso que é melhor reunir primeiro um público interessado em torno de um determinado tema, e só então começar a gerar receita.
Por exemplo, se você possui um consultório médico e quer divulgar seus serviços médicos no instagram, crie posts relacionados à sua especialidade médica para gerar um engajamento inicial com os seus seguidores no Instagram.
A última dica antes de começar é convidar todos os colegas, amigos, clientes e parceiros para seguir as contas criadas. Isso ajudará a aumentar o valor de suas redes sociais aos olhos de seus clientes em potencial.
Formas gratuitas de promover a sua empresa nas redes sociais
Daremos algumas dicas sobre a promoção gratuita de sua empresa nas redes sociais. Todas elas envolvem o uso das funcionalidades padrão dos sites e não requerem investimentos adicionais.
- Inclua widgets de redes sociais no seu site – Isso pode transformar um visitante que encontrou seu site por algum motivo em um possível seguidor.
- Publique conteúdo interessante – Não tenha medo de experimentar, pois se as informações postadas não obtiverem êxito, as pessoas rapidamente se esquecerão de sua marca. Portanto, sempre foque o seu conteúdo na “persona” de seu cliente em potencial.
- Ofereça benefícios – O seguidor padrão das suas redes sociais precisa ter alguns privilégios. Pode ser um desconto adicional, bônus para pedidos, além de seu conteúdo, é claro! No entanto, se falarmos sobre métodos mais acessíveis, a distribuição de informações exclusivas também é adequada. Por exemplo, você pode publicar e-books, guias, instruções e muito mais.
Tudo isso atrairá a atenção do seu público-alvo para suas redes sociais. Resta apenas reter os usuários e usar esses contatos a seu favor.
Redes Sociais
Existem cinco plataformas com mais de um bilhão de usuários (YouTube, WhatsApp, Facebook e Instagram).
Recorrer às redes sociais para obter tráfego adicional é um investimento muito que pode gerar muitos resultados se você souber utilizá-lo corretamente.
Prepare suas páginas nas redes sociais
Obviamente, você precisa existir nas redes sociais antes de começar a usá-la como sua máquina de tráfego. Antes de tudo, é necessário ficar atento aos detalhes para otimizar suas páginas e ter uma base confiável de clientes.
Leia também:
1. Melhores Indicadores do Seu Site Para um Bom Planejamento de SEO
2. Como o Google Analytics Pode Ajudar a Sua Empresa Identificar Oportunidades
As páginas de sua empresa
As primeiras impressões geralmente são as que ficam. Aqui está o que suas páginas precisam para causar uma primeira boa impressão:
- Nome e logo exclusivos;
- URL com o nome do seu site;
- Imagem da capa das redes sociais;
- Qual é o endereço do seu site e o que você oferece (geralmente na seção Sobre nós);
- Detalhes de contato;
- Link para o seu site;
- Imagens que refletem a essência de sua empresa na galeria de fotos;
Não se esqueça de compartilhar as atualizações de suas páginas e peça aos seus parceiros que façam o mesmo!
Público-Alvo
Existem bilhões de usuários no mundo, mas seu público-alvo será apenas parte disso. Crie suas atualizações para conversar com as pessoas que você deseja levar ao seu site.
Você conhece bem o seu público? Qual é o conteúdo que eles mais gostam? Provavelmente haverá mais de uma resposta e pode variar do “descolado” ao “corporativo”. Você pode experimentar alguns conteúdos diferentes para ver qual funciona melhor.
Os únicos dois recursos que são universalmente aplicáveis a todos os usuários são “satisfazer seus interesses” e “atrair a atenção”. Só você saberá o que adicionará mais valor ao seu negócio de acordo com os seus objetivos.
Prepare seu site e o conteúdo
Vamos lembrar a regra número um na Internet: o conteúdo é rei! Também é necessário um ótimo conteúdo no seu site para promover em suas redes sociais.
Imagine o cenário: Os usuários visitam suas páginas nas redes sociais e seguem o link em um de seus posts. Esse link vai diretamente para o seu site e o conteúdo não está bom, ou o site é muito lento devido à sua hospedagem.
O que você acha que vai acontecer a seguir? Os usuários fecham a janela e perderão o interesse por seus posts nas redes sociais. Por isso, tenha um site responsivo, com uma boa hospedagem e design agradável à experiência do usuário.
Direcione os usuários das redes sociais para o seu site
A base precisa estar pronta antes de começar a divulgação do conteúdo. Você precisa gerar tráfego. Quanto mais tráfego de qualidade, melhor.
Posts frequentes
Os usuários recebem toneladas de atualizações de várias fontes em seus feeds. Quanto mais postagens você fizer, maior será a probabilidade de alcançar mais seguidores. Publique conteúdos todos os dias, se conseguir publicar vários em um dia, é ainda melhor.
Publique diferentes tipos de conteúdo
A maioria das plataformas suporta muitos outros formatos, como vídeos, pesquisas e apresentações de slides. Seja criativo, crie conteúdos interessantes e divertidos para atrair a atenção dos seus seguidores.
Compartilhe o conteúdo de outras pessoas
Esses criadores de conteúdo não apenas apreciarão o que você fez, mas também receberão uma notificação e serão apresentados à sua marca.
Faça reposts do seu próprio conteúdo
Isso funciona surpreendentemente bem, pois os usuários frequentemente ignoram as atualizações nas redes sociais. De tempos em tempos, reposte o conteúdo e analise a interação com os seus seguidores.
Participe de discussões
Quanto mais pessoas falam sobre o que você publica, melhor. E você certamente deve expressar a sua opinião. Além disso, os usuários podem ter perguntas e dúvidas que você pode responder, melhorando ainda mais a interação com os seguidores.
Pesquise os seus concorrentes
O que eles publicam? Com qual frequência eles publicam?
Crie seu conteúdo para maximizar sua taxa de cliques
Os usuários adoram conteúdos com ótimos recursos visuais, além de textos curtos, envolventes e descritivos. Palavras poderosas e emocionais que combinam com o humor do seu conteúdo podem fazer uma enorme diferença.
Outra fator que chama a atenção dos usuários é a disponibilidade de curtidas e comentários nos posts. Eles são sinais de qualidade que motivam os usuários a interagir com o seu conteúdo.
Invista em ações pagas
Não podemos deixar de mencionar esse recurso para a geração de tráfego em suas redes sociais. Reserve um orçamento para anúncios pagos e teste aos poucos em diversas plataformas diferentes. Dessa maneira, você saberá quais investimentos estão dando os melhores resultados.
Conclusão
Quanto mais usuários você tiver e melhor o seu engajamento com eles, mais tráfego você receberá.
Tudo se resume em estabelecer um entendimento mútuo com as pessoas que você deseja convidar para o seu site e redes sociais. Dedicando um pouco de seu tempo e estudo com as dicas acima, você poderá alavancar o seu número de seguidores e aumentar o tráfego para o seu site rapidamente.