O que é AMP – Accelerated Mobile Pages? E quais suas Vantagens?

Você, por acaso, sabe dizer o que é AMP, qual a sua relação com a criação de sites profissionais e a importância desse conceito para os resultados…
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você, por acaso, sabe dizer o que é AMP, qual a sua relação com o desenvolvimento websites e a importância desse conceito para os resultados da sua empresa?

Hoje em dia, o conceito de AMP é fundamental nas estratégias de qualquer negócio. Afinal de contas, vivemos em uma sociedade altamente conectada.

Boa parte disso se deve justamente ao uso cada vez mais comum de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Se você me pergunta então, o que é AMP estamos nos referindo a páginas aceleradas justamente para a navegação mobile. Quer saber mais sobre o seu objetivo e vantagens? Continue lendo!

O que é AMP?

O que é AMP

AMP ou Accelerated Mobile Pages, esse termo pode ser traduzido para o português como “páginas aceleradas para dispositivos móveis”.

Considerada uma iniciativa que, visa melhorar a experiência do usuário, de acordo com os novos padrões de navegação. Se adaptando assim, à navegação móbile, uma vez que, essa cresce cada dia mais tanto em nosso país, quanto ao redor do mundo.

Esse projeto é uma iniciativa de código aberto iniciado pelo Google, Twitter, LinkedIn e Pinterest.

Seu objetivo é melhorar a velocidade das páginas durante a navegação em dispositivos móveis. De modo que seu carregamento seja otimizado/simplificado e quase instantâneo.

O que ocorre então, por meio da manipulação de códigos HTML das páginas de sites e blog, criando uma versão mais leve e rápida.

Isso possibilita que os conteúdos sejam entregues rapidamente aos visitantes. Podemos dizer então, que essa tecnologia auxilia na criação de sites otimizados para celular.

Como funciona a tecnologia AMP?

Como funciona a tecnologia AMP

Em geral, a velocidade de carregamento de sites e blogs, é determinada pela quantidade de arquivos e seu tamanho.

Desse modo, a tecnologia AMP age de forma a minimizar o tamanho de suas páginas. Ao invés de carregá-la por inteiro, entrega-se apenas uma parte simplificada aos seus visitantes.

Isso porque a tecnologia oferece uma tag HTML, e uma biblioteca de JavaScript, que deverão ser aplicados nas páginas proporcionando rapidez.

Durante esse processo, mudanças serão feitas. Basicamente, são removidos os aspectos desnecessários da página, deixando títulos, conteúdo em texto, imagens e resumo.

Além disso, a AMP possui armazenamento em cache que faz com que a cada novo acesso a página, um arquivo temporário dela seja utilizado tornado a experiência ainda mais rápida.

Muitas empresas de criação de site profissional, já trabalham desenvolvendo plataforma otimizadas para AMP. Contudo, mesmo um site/blog já existente pode ser configurado.

Para quem tem WordPress, basta acessar a seção “Plugins > Adicionar novo” e buscar por AMP for WP – Accelerated Mobile Pages.

Em seguida, clique em baixar e instalar o plugin, seguindo indicações da plataforma.

Após instalar, você verá que ele possui inúmeras funcionalidades e opções de configurações.

Leia também:
1Como Atualizar o WordPress e Plugins de Forma Segura?
2Gerador de Link para WhatsApp

Quais as vantagens do AMP?

Quais as vantagens do AMP

Então, agora que você já sabe o que é, como funciona e como instalar essa tecnologia, que tal conhecer as vantagens proporcionados pela AMP?

Melhora a experiência do usuário

Podemos dizer então, que a principal vantagem dessa tecnologia que atua no desenvolvimento de sites profissionais mais rápidos, é trazer uma melhor experiência aos seus usuários. Ou seja, aos visitantes de uma página web mobile.

Isso permite que eles possam consumir o conteúdo desejado de forma positiva, sem lentidão, erros de carregamentos e falhas no layout das páginas.

E um detalhe importante, sites que prezam por uma experiência positiva conseguem melhor posicionamento nas páginas de resultados.

Rapidez e economia

Um dos aspectos presentes dentro da melhor experiência de usuário, definitivamente, é o carregamento mobile mais ágil.

Essa tecnologia torna então, as páginas até 85% mais rápidas em relação à navegação convencional. Além disso, dificilmente a página irá demorar mais que 1 segundo para abrir.

Toda essa capacidade faz com que o consumo de dados móveis dos visitantes seja menor, o mesmo aplica-se ao consumo de bateria.

Alinhamento com estratégias de marketing

Outra vantagem da aplicação da tecnologia AMP em sites é seu alinhamento com diversas estratégias de marketing digital.

Tal como o marketing de conteúdo e o SEO (Search Engine Optimization). Junto a aplicação destas, sua função é aumentar o potencial de conversão, transformando visitantes em leads.

Uma vez que, ela traz uma melhor experiência do usuário em termos de mobile, a navegação que mais cresce hoje.

Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes sobre o que é AMP - Accelerated Mobile Pages? E quais suas Vantagens?
Dúvidas frequentes
O que é AMP?

AMP ou Accelerated Mobile Pages, esse termo pode ser traduzido para o português como “páginas aceleradas para dispositivos móveis”. Essa tecnologia de otimização para páginas móveis é capaz de tornar seu carregamento até 85% mais rápido.

Como utilizar a AMP?

Em seu wordpress vá na seção “Plugins > Adicionar novo” e buscar por AMP for WP – Accelerated Mobile Pages. Em seguida, clique em baixar e instalar o plugin, seguindo indicações da plataforma. Após instalar, você verá que ele possui inúmeras funcionalidades e opções de configurações.

Criação de sites em AMP melhora o SEO?

A tecnologia AMP não interfere diretamente na aplicação da estratégia SEO (otimização para mecanismos de busca). Contudo, auxilia na melhoria de seus resultados obtidos através de pesquisas mobile. Fazendo assim, com que essas páginas recebam não apenas um melhor ranqueamento. Como também, sofram um aumento no seu tráfego orgânico;

Qual a relação entre AMP e Instant Articles?

Apesar de serem diferentes, a AMP possui algumas semelhanças com esse recurso do Facebook. Ambos tem como objetivo o carregamento ágil de páginas. Mas, a primeira possui uma aplicação a qualquer página web, enquanto a segunda, apenas dentro da rede social.

A tecnologia AMP melhora a navegação em desktops?

Sim, apesar de ser pensada primeiramente para a navegação mobile, na convencional ela também surte efeitos. O suporte dessa iniciativa se volta a navegadores como Chrome, Safari, Microsoft Edge, Firefox e Opera, independentemente da sua origem. Contudo, sua aplicação é vista muito mais em páginas móveis;

Como identificar uma página AMP?

Ao fazer uma busca e ser direcionado a página de resultados, basta procurar links que possuem ao seu lado, um ícone redondo com um raio dentro;

Quais sites podem utilizar a tecnologia AMP?

Basicamente, qualquer tipo de site pode utilizar essa tecnologia. Portais de notícias, blogs e até mesmo e-commerces.

Conclusão

Como pudemos ver neste artigo, AMP é uma tecnologia de otimização para páginas móveis capaz de tornar seu carregamento até 85% mais rápido.

Ao mesmo tempo que, reduz o consumo de dados e bateria de celular e tablets. Bem como, melhora a experiência do usuário e potencializa os resultados das estratégias de marketing digital do negócio.

Tal iniciativa de código aberto, pode ser aplicada tanto por você ou pelos desenvolvedores de sites no momento do desenvolvimento de sua plataforma.

Este artigo lhe foi útil? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe-o para que mais pessoas possam se beneficiar também.

Tenha um site profissional e conquiste mais clientes.
Solicite um orçamento agora!

Clique no botão abaixo e solicite um orçamento para criação do seu site. Somos uma empresa de desenvolvimento de sites com mais de 19 anos e já desenvolvemos mais de 1.200 sites desde 2004.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

A BQHost utiliza cookies para melhorar a sua experiência com nosso site, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.