Criar um site sempre pode ajudar o seu empreendimento, independente de qual ramo ele atue. Com as padarias não é diferente. Através dele você pode atrair mais clientes e consequentemente vender muito mais.
Além disso, a criação de site é essencial para qualquer tipo de negócio, a maioria dos empreendedores estão cientes disso e já construíram este aliado para suas empresas.
Já aqueles que ainda não se atentaram para essa nova realidade, caso não se adapte a ela, serão engolidos pela concorrência. Vamos entender melhor neste post quais os reais benefícios que um site pode trazer para sua padaria.
Atrair mais clientes para sua padaria
É normal que os frequentadores de uma padaria sejam clientes da redondeza, aqueles que a padaria está em seus itinerários. Mas já pensou o tanto de cliente que não fazem o trajeto da sua padaria e você está perdendo?
Através do seu site você pode atrair tanto o cliente que não sabe da existência da sua padaria, como aquele que sabe que existe, mas nunca teve curiosidade em conhecê-la. Vou explicar melhor isso.
Como atrair o cliente que sabe que minha padaria existe, mas nunca a conheceu?
Para o cliente que falta curiosidade você precisa instigá-lo, mostre a ele algo que tenha em seu estabelecimento que nenhum outro tem, ou se tem não é tão bom ou vantajoso igual ao seu.
Por exemplo, atualmente as pessoas se importam muito mais com a saúde do que alguns anos atrás. Já pensou em produzir produtos com massas integrais e recheios saudáveis, ou então itens diet, zero lactose, vegano ou vegetariano?
São produtos que não encontramos facilmente em qualquer padaria, e o consumidor que tiver a necessidade ou simplesmente hábitos mais saudáveis, irá ao seu estabelecimento independente de qual distância ele esteja.
Para o cliente descobrir o seu diferencial, use seu site. Crie uma página especial para estes produtos, mostre a ele a importância que você dá à necessidade ou estilo de vida dele.
Tire fotos apetitosas dos produtos e monte descrição que condiz com o item que será oferecido ao cliente. Faça que esses dois quesitos deixem o cliente louco para conhecer sua padaria.
Divulgue sua página massivamente, o site vai ser sempre o melhor lugar para apresentar seu negócio. É um espaço onde não tem concorrência, ele é todo seu.
E o mais importante de tudo, hoje quando as pessoas querem saber algo sobre uma empresa, o primeiro lugar que elas recorrem é ao site dela.
Como atrair um cliente que não sabe que minha padaria existe?
Agora suponhamos que um cliente não conhece sua padaria e digita no Google, “padaria em belo horizonte”, sua padaria só aparecerá nos resultados de busca se você já tiver criado um site pra ela.
Mas claro, ela precisa aparecer nas primeiras páginas, caso contrário seu negócio continuará invisível para este cliente.
Então contrate um site que lhe possibilita a fazer otimização de cada página e produto. Invista em um blog e crie conteúdo de conhecimento para seu leitor, o Google dá muito valor a isso. Vai lhe ajudar a melhorar seu posicionamento no buscador, facilitando que este cliente lhe encontre.
Caso não saiba o que é otimização, leia nosso post SEO On Page: O que é, porque fazer e como fazer? e aprenda.
E o mais importante de tudo, crie um site profissional e dinâmico. Levar o cliente para um website amador transmitirá uma imagem de falta de profissionalismo, dificultando a ida do cliente em sua padaria.
Fazer sua padaria vender muita mais
Atraindo aqueles clientes que ainda não frequentava sua padaria, já vai aumentar as vendas. Mas o que eu quero dizer neste tópico é que seu site pode vender por você.
As vendas pelo site podem ocorrer de duas maneiras, vou explicar melhor sobre isso.
Seu website pode ter integrado a ele uma loja virtual. Neste caso, todos os produtos serão cadastrados ao site juntamente com o seu preço.
O cliente fará a escolha dos itens e ao finalizar o pedido será redirecionado para a tela de pagamento, onde terá formas que foram previamente configuradas pelo desenvolvedor do site.
Escolherá o meio de pagamento mais conveniente para ele e ao terminar chegará em seu e-mail todos os detalhes do pedido. Você fará apenas a entrega do produto.
O único cuidado é somente em relação ao estoque. Você sempre deve se certificar que todos os produtos que estão disponíveis na loja virtual tem na padaria.
Deixar o cliente comprar o que não tem em seu estoque, ainda que você estorne o valor ou troque por produto, proporciona uma experiência negativa ao usuário.
Outra maneira é acoplar ao seu site um catálogo de produtos integrado com o whatsapp. No website estarão cadastrados todos os produtos existentes em sua padaria com a sua devida descrição e preço (opcional).
Ao cliente escolher um produto será redirecionado para o aplicativo de conversa e atendido por um de seus colaboradores que continuará e finalizará a venda.
Nesta situação o pagamento do cliente é recebido no momento da entrega do produto.
Interagir com os clientes da sua padaria
Há quem acredite que enviar e-mails em massa para cliente é spam, que as mensagens são indesejadas e que as pessoas não estão interessadas em ler. Esqueça isso!
Adicionar em seu site um serviço de newsletter, pode ser muito útil. Através do envio de e-mail, você pode criar uma forma de relacionar com seu cliente, tornando mais fácil a ida dele em seu estabelecimento.
Para capturar esses e-mails forneça algo ao cliente em troca, ninguém lhe concederá o endereço eletrônico ” de graça”. Pense em um conteúdo de conhecimento interessante para o usuário ou um desconto etc…
Você pode enviar e-mail semanalmente com conteúdo diversos. Pode ensiná-los alguma receita, onde os ingredientes estão em sua padaria, pode mostrar depoimentos de clientes satisfeitos com o produto por eles adquiridos.
Pode oferecer convites para degustação quando lançar algum produto, a fim de promovê-lo. Pode disponibilizar cupons de desconto para dias em que a padaria tiver menos movimentos. Enfim, a newsletter, estará sempre ao seu favor.
O melhor dessa função é que ele permite mensuração, assim você saberá quantos clientes abriram, quantos leram, se excluíram ou adicionaram o remetente como bloqueado, enfim há muitas opções de métricas.
Um site pode ajudar muito seu negócio. Há quem ver essa nova realidade da internet como um empecilho, ou mais um trabalho, a minha recomendação é encarar como uma oportunidade, que pode fazer sua padaria ser mais visitada e converter muito mais.
E então, você já pensou em criar um site para sua padaria? Qual sua maior dificuldade ou dúvida?