Criação de Sites Profissionais – Leia Antes de Criar o Seu

A criação de sites profissionais está cada vez mais em alta, isso porque a internet se tornou a tecnologia queridinha do mundo inteiro. 
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A criação de sites profissionais está cada vez mais em alta, isso porque a internet se tornou a tecnologia queridinha do mundo inteiro. 

E para quem acha que isso tudo é apenas tendência, que em breve não será mais usada e que ainda insiste em deixar seu negócio fora do mundo online, acredite, sua empresa será engolida pela concorrência! 

Se adaptar a essa nova realidade é necessário, e muitos empreendedores já acreditam nisso. O maior impasse, são as dúvidas sobre como uma empresa deve marcar sua presença no universo virtual.

É indiscutível que o primeiro passo é a criação de um site. Mas as dúvidas retornam, e o empreendedor se perde novamente em entender qual forma mais adequada de se fazer a criação de sites profissionais para sua empresa.

É exatamente isso que vamos conversar hoje neste post. 

O que é a criação de sites profissionais?

Criação de sites profissionais

Muito se fala sobre a obrigatoriedade da criação de sites profissionais para sua empresa, mas imagino que um empreendedor leigo deve ser perguntar, o que é um site profissional?

Para que um site seja considerado profissional é necessário que ele preencha alguns requisitos: 

Site com aparência moderna e clean

Atualmente, proporcionar uma  experiência agradável para o usuário é o que tem mais valor na internet. Por isso, o modelo de um site profissional deve ser clean e intuitivo.

Garanta o equilíbrio e a organização na distribuição do conteúdo. Aposte na utilização de imagens e vídeos, eles tem mais valor que apenas texto. A combinação das cores e o uso de fontes profissionais são essenciais.

Se atente aos links, páginas e botões do site, eles devem estar funcionando perfeitamente. Para isto teste, teste e teste muito antes de colocar o site no ar e divulgar.

Fazer um usuário entrar em um site cheio de erros e defeitos, é pedir pra ele nunca mais voltar em sua página.

Carregamento rápido

O tempo de carregamento do site é um dos critérios de rankiamento do Google. E sites que são fechados com menos de 10 segundos, entram no contador de rejeição do buscador.

Outro número muito importante, em média os internautas aguardam no máximo,  5 segundos a abertura de um site. Quando se tem um tempo de abertura maior que esse, o usuário desiste da visita. 

Existem vários fatores que interferem no carregamento de um site. O servidor de hospedagem, a velocidade da internet do usuário, a qualidade do dispositivo utilizado, o navegador que o internauta está usando e o site em si.

De todas essas variáveis, você só consegue controlar o servidor de hospedagem e o peso do site. Por isso, escolha uma empresa de hospedagem que ofereça um serviço rápido e de qualidade.

Evite a utilização de flash (o qual nem é mais lido pelo Google) e imagens pesadas. E use apenas os pluguins que são realmente necessários, os quais devem estar configurados corretamente para evitar lentidão.

Otimização

Otimização para criação de sites profissionais

A otimização de sites ou SEO é basicamente um conjunto de regras, que visam melhorar o posicionamento do site no Google.

É um trabalho que deve ser realizado de maneira contínua, uma vez que as regras do maior buscador do mundo são modificadas constantemente.

São muitas as regras de otimização on-page (otimização na página), falaremos aqui as mais importantes e comuns de utilização:

Palavra-chave:
Palavra-chave é o termo pesquisado pelo cliente no mecanismo de busca. Para decidir a palavra ideal a trabalhar, existem ferramentas pagas e grátis, complexas e fáceis de manusear. Como exemplo podemos sugerir o SEMRush.

URL amigável:
Na URL além do nome do site, deve contar o assunto do qual se trata aquela página. Em alguns casos a URL é criada com números e letras aleatórios, e dessa maneira o robô do Google não entende.

Meta descrição:
Quando se faz uma pesquisa no Google os resultados são exibidos com titulo, URL e descrição. Este descrição também precisa estar otimizada.

Nela você deve adicionar a sua palavra-chave, junto a um texto que instiga o internauta a clicar em seu link.  Um cuidado, você tem um limite de 130 caracteres.

Título da página:
Assim como a descrição, o título também aparecerá nos resultados de busca do Google. Então elabore algo atraente, que desperte a curiosidade do usuário.

Sua palavra-chave de foco deve estar presente no seu título. E ele deve respeitar um limite máximo de 61 caracteres.

Imagens:
Todas as imagens em seu site devem estar otimizadas.  Você deverá salvá-las com o nome da sua palavra-chave específica, ou alguma palavra-chave similar, possibilitando que o robô do Google entenda do que ela se trata.

Lembre sempre de comprimir as imagens, antes de subir para o seu site. Você pode usar o site Tiny PNG para isso, ele reduz a imagem sem perda visível de qualidade.

Responsividade

Como já mencionamos, oferecer uma boa experiência para o usuário será sempre o fator de maior importância, e a responsividade traz exatamente isto.

Já tentou acessar um site pelo celular, o qual as letras estavam tão pequenas que você teve que dar zoom? Pois é, esse site não é responsivo.

A responsividade significa que o site será adaptado para qualquer tamanho de tela, seja ela grande (desktop) ou pequena (celular ou tablet).

Integração com redes sociais

Criar site integrado com rede social

Aumentar o tráfego do seu site e interagir com seus clientes é necessário.  As redes sociais podem ser excelentes aliados para lhe ajudar nessas tarefas.

Por isso invista em um modelo de site que seja integrado com redes sociais, e ative opções de comentários e compartilhamento.

Integrações com o Whatsapp

Hoje, o whatsapp é a forma de contato que agrada a maioria das pessoas. Então um site profissional deve ter integração com o aplicativo de conversa, assim você não perderá nenhum negócio.

Qual é o preço para criação de um site profissional?

Criação de site profissional preço

A realidade é que existem diversas maneiras de se executar o serviço de criação de site.  Opções essas que vão desde o “faça você mesmo”, o qual tem custo relativamente baixo, até a contratação de empresas especializadas, onde o valor de criação é maior.

Para simplificar, escolhi falar das maneiras mais comuns do mercado para a criação de sites profissionais, bem como a média de preço, os prós e os contras de cada uma. 

Utilização de modelo pronto

Essa opção para criação de site vai lhe custar bem pouco e em algumas vezes nem terá custo. No entanto vai lhe exigir conhecimento técnico.

Isso porque existem na internet modelos de sites grátis e já prontos. Você poderá adquirir um deles, e usar um gerenciador de conteúdo, como por exemplo, WordPress para fazer a edição. 

Eu disse que às vezes poderá ter algum custo, porque também é possível encontrar temas pagos. O que os difere, é que os temas pagos se destacam, quando comparados aos grátis. 

Aos que procuram criação de sites profissionais para loja de venda, em algumas plataformas, como Open Cart, é possível encontrar temas prontos de lojas virtuais.

Mas como nem tudo são flores, a grande desvantagem dessa forma é que exigirá seu conhecimento técnico, tanto para fazer a edição do site, quanto para ter um resultado profissional após a criação.

Utilização de ferramentas para criação de sites profissionais

A pergunta que mais escutamos por aqui é quanto custa um site simples? Com certeza  o famoso construtor de sites poderá ajudar na criação de sites mais básicos.

Ao acessar a ferramenta você terá modelos disponíveis, após escolher o que mais lhe agradar, fará a edição pela própria ferramenta.

Normalmente, os construtores de sites são bem fáceis de usar, por isso não exige muito conhecimento do usuário.

Existem versões grátis dessas ferramentas, no entanto elas possuem limitações. Algumas empresas incluem propagandas nas versões free ou então permitem o uso grátis na criação, mas para publicar é cobrado.

A notícia boa é que o custo com o criador de site é relativamente baixo. É possível encontrar desde as opções grátis, até planos que custam em média 40,00/mês. 

Vejo dois pontos negativos nessa ferramenta. Primeiro, é que na maioria das vezes, os modelos disponibilizados são básicos e sem muitas funcionalidades. 

E segundo, talvez o ponto mais crítico,  é difícil para um leigo em design, fazer combinação de cores, escolher fonte correta, definir imagens adequadas dentre outras questões estéticas, que tornam um site bonito e profissional.  

Utilização de agência de criação de site profissional

Quando você escolhe fazer a criação do seu site com uma empresa ou um profissional especializado, lhe será entregue um layout personalizado, ou seja, um modelo de site feito exclusivamente para sua empresa.

Além de você não precisar “colocar a mão na massa” a outra grande vantagem dessa opção é a garantia que sua marca estará representada da forma correta e profissional no mundo virtual. 

A desvantagem, é que quando comparada com as outras formas, essa é a que terá o maior orçamento. Os custos podem variar de R$1.500 até R$ 50.000 (ou mais). 

Isso vai depender da qualidade da empresa contratada e da complexidade do site que será desenvolvido. Por exemplo, um site institucional terá um orçamento menor que uma loja virtual, ou que um site de notícias. 

Como escolher uma empresa de criação de site profissional?

Empresa de Criação de site Profissional

Se você decidiu que não quer executar nada e sim contratar uma empresa de criação de site, a dúvida agora é como escolher uma empresa de qualidade.

Vou lhe ensinar, algumas questões que você deve observar, antes de contratar o serviço.

A maneira que a empresa se apresenta na internet

Verificar o site da empresa é o primeiro passo a ser dado. Observe o modelo do site, se é um layout bonito e intuitivo. Veja também, se o conteúdo está disposto de maneira atrativa.

O tempo de carregamento do site e qualidade das imagens por ele dispostas, também deve ser verificado. Isso pode lhe ajudar a entender se a empresa está preparada ou não para atender a sua necessidade.

Procure referências

Empresas de qualidade sempre fazem questão de espalhar pelo seu site e redes sociais, avaliações de clientes que utilizam ou utilizaram seu serviço.

Entre em contato com esses clientes e verifique informações como, a qualidade do serviço entregue, o prazo de finalização e se tudo que lhe foi prometido no momento da venda foi cumprido.

Verifique também como foi o suporte após a conclusão, a manutenção e o retorno que o site tem oferecido. Essas informações podem lhe ajudar a avaliar a maneira que empresa lida com os clientes no pós-venda.

Cuidado com o preço 

O site da sua empresa é a maneira com que ela será apresentada na internet. Então quando você contrata uma empresa para esse serviço, você está colocando seu negócio nas mãos dela.

Pense o quão sua empresa é importante pra você e pesquise por valor e não preço.

Fuja de agências que tenham o preço muito destoado dos concorrentes, orçamentos pouco detalhados e prazos impossíveis de serem comprido.

Seguindo esses passos será mais fácil de encontrar uma boa empresa, que faça a criação de sites profissionais,  que seja séria e confiável.

Pronto, com todas essas informações, você já sabe como fazer a criação de sites profissionais, quanto ele custa e como escolher uma boa empresa para fazer a criação dele.

Agora é só partir para o desenvolvimento, e usufruir de todos os benefícios que um site pode trazer para sua empresa. Mas antes me conte, você já teve alguma experiência com criação de site para sua empresa? Ela foi agradável?

Um forte abraço e até o próximo post.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

Atualize seu site facilmente, mesmo sem ter conhecimento;