Criar um site para academia, pode ser a solução de problemas que as vezes nem os proprietários conseguem enxergar.
Vejo dois impasses no mercado de academias. A sazonalidade é um deles, no verão as academias estão lotadas, já no inverno as matrículas despencam.
O outro problema, talvez o maior deles, é a forma passiva de atrair alunos. De forma geral, as academias vendem para os clientes que vão até elas, seja pra conhecer ou tirar alguma dúvida. Ou seja, sempre dependem de uma ação do aluno.
Agora pensa, será que a sazonalidade não é causada pela forma passiva de agir? Então o que a sua academia precisa é ser ativa, ir atrás dos alunos e não esperar eles aparecerem. Neste post, vamos lhe explicar como fazer isso.
CRIAR UM SITE PARA SUA ACADEMIA É A ESTRATÉGIA PERFEITA PARA ATRAIR MAIS ALUNOS
Normalmente as academias fazem o marketing de duas formas. Há aquelas que não investem nele, porque ainda acreditam que o boca a boca é a melhor alternativa.
E tem aquelas que fazem um alto investimento, mas em estratégias de marketing que não consegue mensurar o resultado, nem sabe se valeu a pena o investimento.
Então o primeiro passo é pensar em qual tipo de persona você quer atrair e criar todo o seu marketing em cima da dor dela.
Por exemplo, uma pesquisa feita pelo ministério da saúde mostrou que 45,8% da população brasileira não fazem nenhum tipo de atividade física.
Então, que tal parar de brigar por uma parcela de aluno que toda academia quer e fazer um marketing atrás daqueles, que a sua concorrência ainda não se importa. E quem sabe, nadar de braçada.
Faça um site para sua academia, mostre suas instalações, equipamentos, diferenciais e planos. Acrescente uma página de depoimento, mostrando o resultado dos seus alunos.
Crie também um blog para academia, dê dicas de alimentação, de treino, de emagrecimento, de saúde. Assim quando aquele cliente que nunca pensou em fazer um exercício, resolver treinar, é da sua academia que ele vai lembrar.
Os conteúdos de blog tem muito valor para o Google. Então além de trazer mais clientes, vai lhe ajudar a melhorar seu ranqueamento no mecanismo de busca e consequentemente trazer mais tráfego orgânico, o que é excelente.
INVISTA EM UMA FERRAMENTA DE NEWSLETTER PARA O SITE DA SUA ACADEMIA
Incentive seus profissionais a fazer conteúdos interessantes e divulgue em suas redes, leve os clientes desses canais para seu site. Lá, invista em uma newsletter, e troque com eles algum bônus por informações.
Por exemplo, você fornece um cálculo de IMC, uma aula grátis, um treino pra quem gosta de exercitar em casa, uma dieta para quem ganhar ou perder massa.
E o aluno preenche um formulário com informações interessantes como, o objetivo dele, se ele mora perto da academia, e-mail, whatsapp, dentre outros dados interessantes pra você.
Com essas informações e mais a sua ferramenta de newsletter, faça disparos de e-mail que tenham a intenção de atingir a dor do cliente (aquele objetivo, o motivo dele ter visitado o seu site), é assim que você vai trazê-lo pra sua academia.
Utilize essa ferramenta também para criar comunicação com os clientes que foram até a academia para conhecer, mas não se matricularam.
Lembre sempre de tocar no ponto que o fez tomar a iniciativa de chegar até você, essa é a dor dele. Pronto, é assim que você vai atrair muito mais clientes para seu negócio.
E então, qual tipo de marketing você utiliza para trazer mais alunos para sua academia? Você já testou o marketing digital? Conte para nós sobre suas experiências.