Diferente do que muitos acreditam, criar site para loja de cosméticos e perfumaria é necessário uma boa estratégia de marketing digital.
Perfis em redes sociais para postar fotos de produtos, podem ajudar na captação de clientes, mas não é suficiente. Vamos a alguns dados:
O Brasil é o 3° maior mercado consumidor de cosméticos do mundo. Esse segmento movimenta de 25% a 30% do mercado brasileiro. 66% dos consumidores pesquisam na internet, antes de realizar a compra.
O lugar onde eles mais se informam sobre esses produtos é em site de beleza ou blog. E os produtos mais consumidos são maquiagens, perfumes, produtos para cabelo, produtos para pele e esmaltes.
Então se você quer sobreviver e destacar neste mercado, é preciso mostrar profissionalismo. É exatamente isso que vamos lhe ensinar neste post.
Crie uma loja virtual para sua empresa de cosméticos e perfumaria
Crie uma loja virtual, mostre seu produto através de fotos de qualidade, bonitas e com cores vibrantes, que chamam atenção do cliente. Faça uma descrição com os benefícios e pontos positivos do produto.
Facilite a compra para o cliente o máximo possível, tenha um cadastro simplificado. Formulário longo é um dos motivos que fazem o cliente desistir da compra.
Opte por formas e condições de pagamento atrativas e que seguem o mercado, como o parcelamento sem juros e desconto em compra à vista.
O frete é um dos principais motivos de abandono de carrinho. Então tente oferecer frete grátis em compras acima de determinado valor. Além de ser interessante para cliente o incentiva a gastar mais em sua loja.
Lembre-se de integrar a loja com o whatsapp e estar sempre disponível para atendimento nos horários estabelecidos em seu site. Caso o cliente tenha alguma dúvida ou problemas com a compra, você poderá ajudá-lo e evitar a perda da venda.
Tenha um blog para loja de cosméticos e perfumaria
Invista também em um blog para loja de cosméticos e perfumaria, seu seguimento tem uma gama de conteúdos interessantes para o cliente.
Por exemplo, fazer review de produtos lançados, comparação entre um produto e outro, dicas de uso sobre algum item, tutorial da melhor maneira de se usar determinado produto, descontos e promoções.
O blog irá lhe trazer muitos benefícios. Como, atrair clientes, lembra que falamos lá no início que a maiorias das pessoas fazem pesquisas em blogs, antes de efetuar a compra do produto? Então, pense em fazer do seu blog referência.
O blog é uma peça fundamental para a pratica de SEO (já falamos disso em outro post, clique aqui, caso não tenha lido) o que pode lhe trazer tráfego orgânico, e isso é extraordinário.
Mas cuidado, é preciso ter uma rotina de postagens. Criar um blog e não fazer atualizações com conteúdos interessantes de forma frequente, transmite a ideia de desleixo e amadorismo, o que é péssimo para o seu negócio.
Invista em uma newsletter, essa ferramenta é poderosa
Inclua em sua loja uma ferramenta de newsletter. Aproveite todo o conteúdo criado para o blog e envie para os clientes cadastrados em seu banco de dados da loja.
Assim, vocês os deixa informados, faz eles lembrarem da sua empresa, e realiza vendas.
Para aqueles clientes que ainda não se cadastraram em seu sistema, ofereça algo para eles em troca de informações. Por exemplo, dicas de hidratação para o tipo de cabelo do usuário, ou o contorno perfeito para cada tipo de pele.
Em troca do preenchimento de um formulário com dados interessantes pra você (nome, e-mail, telefone, o que ele procura, qual tipo de cabelo ou de pele ele tem).
Pronto, com essas informações você já sabe a dor do cliente, crie e-mails que toquem nela e você conseguirá fazer a fidelização dele.
Lembre sempre de mensurar os resultados dos envios dos e-mails, assim é mais fácil para você saber se está fazendo de forma correta.
E cuidado com a quantidade de e-mail que será enviado ao cliente, você não pode importuná-lo. Por fim, entenda, lojas virtuais precisam de dedicação e trabalho assim como as lojas físicas.
A grande diferença é que as possibilidades de vendas online, são imensamente maiores quando comparado com as de uma loja física. Lhe trazendo então, resultados muito melhores.
Mostramos aqui, um exemplo aplicável para loja de cosméticos, mas você pode utilizar esta estratégia em diversos segmentos. Como por exemplo a loja virtual Atacadão da Roupa, que utiliza seu site para vender roupa no atacado para todo o Brasil.
Siga todos os passos informados por nós e tenha uma loja de cosméticos e perfumaria de sucesso.
Mas antes me conte, você já faz vendas pela internet? Como você realiza essas vendas? E pra você que não faz, por qual motivo ainda não trouxe seu negócio para o mundo online?