Qual a importância do Backup na Hospedagem de Site?

Vamos imaginar que seu site esta no ar e funcionando perfeitamente. É um site bem atualizado, você faz inserção de conteúdo semanalmente e também que seu site t
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Vamos imaginar que seu site esta no ar e funcionando perfeitamente. É um site bem atualizado, você faz inserção de conteúdo semanalmente e também que seu site tem muitos acessos. 

Você vai fazer uma modificação nele, seja instalar um novo plugin ou atualizar a versão do sistema. Ao finalizar, surpresa! Parte dos arquivos do seu site foram perdidos. 

Desesperou só de pensar, certo? Acredite, isso é mais comum de acontecer do que imagina. E relaxa, normalmente, tem solução. Uma delas seria a restauração de backup. 

Neste post vamos explicar melhor pra você o que é backup e qual a importância da sua empresa de hospedagem fornecê-lo.

O que é backup?

Backup é uma cópia dos arquivos para outra unidade. Exemplificando, quando você copia um arquivo do seu computador para um pendrive, é um backup daquele arquivo. 

Na hospedagem de site não é diferente. No servidor  (local onde fica guardados seus arquivos) existem dois HD’s. Um chamamos de  HD principal, nele é alocado todos os arquivos dos sites e outro chamado de HD de backup, onde é guardado a cópia desses arquivos. 

Quais riscos em ignorar o backup?

O backup é um dos elementos mais importante no gerenciamento de um site. Apesar de todos os avanços em relação à segurança de um servidor, ainda existem as possibilidades de um defeito de hardware, uma falha humana ou um ataque.

O seu risco é perder tudo o que você construiu. Ainda que seja um site pouco atualizado, imagina você perder as horas trabalhadas ou o valor investido no design criado? É preciso entender que, o backup é importante não só para grandes portais, mas para qualquer tipo de site, por menor que seja.

Ao fazer a análise de qual empresa hospedar seu site, certifique-se que ela oferece o serviço de backup. Apesar de ser algo primordial, nem todas disponibilizam este segundo HD para backup.

E qual a frequência ideal para fazer o backup?

Acredito que você deve estar pensando que se o backup é tão importante, o ideal é fazê-lo diariamente. Acertei? Mas na realidade não é assim que funciona.

É normal que ao rodar o backup o servidor fique um pouco mais lento. Então se a sua pratica for diária, terá momentos que será difícil você garantir um acesso rápido. 

Outro problema do backup diário, é em relação ao tempo de perceber o problema no site. Se você conseguir fazer isto antes de rodar o backup do outro dia, ótimo. Caso contrário, a restauração não resolveria. 

Então, para a maioria dos sites, o backup semanal é a melhor opção. Para aqueles sites que são atualizados frequentemente, não tem outra opção se não o backup diário.

Aqui na BQHost, nossa prática de backup dos conteúdos dos clientes é semanal e mensal.

Devo contar somente com o backup da empresa de hospedagem?

Nós já falamos muito aqui sobre encontrar uma empresa séria e de confiança para hospedar seu site. Mas deixar só por conta da empresa de hospedagem fazer o backup, não é recomendado.

Seu site é a sua empresa na internet, então, faça você também o backup dele. É pouco provável uma empresa de hospedagem que promete fazer o backup do cliente não tê-lo, mas como diz o ditado popular “melhor prevenir que remediar”. 

Como posso fazer o backup do meu site?

A forma mais correta é usar a ferramenta backup dentro do seu cpanel (painel de administração da sua hospedagem). Lá você tem opção de gerar o backup e o fullbackup. Recomendamos sempre optar pelo full por ser mais completo.

A regra de ouro é que o arquivo do backup seja armazenado em outro computador diferente daquele que está alocado os arquivos originais do site. Ou seja, não adianta fazer o backup e guardá-lo dentro do seu plano de hospedagem. 

Mantenha este backup atualizado, imagina você precisar de restaurá-lo, ele ser antigo e você perder todas as alterações da data da cópia até a data da restauração.

A melhor pessoa para saber com qual frequência o backup do seu site deve ser feito, é você. Se você atualizá-lo poucas vezes, você pode dar um espaço de tempo maior entre um backup e outro. Já site com atualizações frequentes como lojas virtuais e blogs, a rotina de backup deve ser mais frequente. 

Você sabia?
A BQHost oferece hospedagem de site barata e grátis por 30 dias, sem nenhum compromisso. 

Conclusão

É incontestável que a prática de backup é muito importante para seu site. É umas das formas mais segura é confiável para segurança dos seus arquivos.

Escolha uma empresa que prese por este pensamento também. Mas não esqueça, você também deve fazer o backup do site e mantê-lo atualizado. Evitando assim a perda de dinheiro e de cliente em caso de uma fatalidade. 

E então, se convenceu da importância do backup na Hospedagem se site? Com qual frequência você realiza seus backups? Deixe seu comentário. 

Um forte abraço e até o próximo post.

Tenha um site profissional e conquiste mais clientes.
Solicite um orçamento agora!

Clique no botão abaixo e solicite um orçamento para criação do seu site. Somos uma empresa de desenvolvimento de sites com mais de 19 anos e já desenvolvemos mais de 1.200 sites desde 2004.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

A BQHost utiliza cookies para melhorar a sua experiência com nosso site, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.