Uptime: O Que é e Porque Ele é Importante Para seu Site?

Quando se publica um site na internet, a intenção é tê-lo no ar 100% do tempo. Correto? Mas você já viu nos termos de uso da sua empresa, se ela garante…
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Quando se publica um site na internet, a intenção é tê-lo no ar 100% do tempo. Correto? Mas você já viu nos termos de uso da sua empresa, se ela garante que nunca ocorrerá interrupção dos serviços? 

Bom, dificilmente você encontrará uma empresa que faça isto. Isso porque, não prometer que o serviço ficará online 100% do tempo, é normal.

Um dos quesitos a ser avaliado no momento de escolher uma empresa para lhe fornecer hospedagem de site, é o uptime do servidor.

O problema é que grande parte dos usuários, não tem conhecimento técnico para saber, qual o tempo de servidor online é suficiente para manter o site no ar com o mínimo de interrupção possível. 

Para você entender isso, fizemos este post, nada técnico e super objetivo. Nossa ideia é esclarecer de forma simples e rápida, o que é o uptime e por que ele é importante para seu site.

O que é uptime?

Para entender o que é uptime é preciso saber o que é servidor. Nós já falamos disso por aqui, lembra? Mas caso ainda tenha alguma dúvida, leia o nosso post “ O que é Hospedagem de Sites?“, e aprenda.

A tradução de uptime é tempo de atividade. E o significado é exatamente este,  é a disponibilidade do servidor. Ou seja, o tempo em que ele fica disponível, online.

A título de aprendizado, o tempo que o servidor fica offline é chamado de downtime. 

E como se mede o uptime?

O uptime não é medido em tempo, e sim em porcentagem. As empresas mostram a você, quantos por cento o servidor ficou online, em um determinado espaço de tempo, que normalmente é mensal. Por exemplo, o uptime garantido pela BQHost é de 99,5%.

Não se confunda. Um site pode estar fora do ar por diversos motivos, como domínio expirado, erro de programação entre outros problemas. Nestes casos, o tempo de indisponibilidade do site não conta no uptime do servidor. 

Afinal, o motivo que levou o site estar offline, não tem a ver com a disponibilidade do servidor, ele continua operante e online. 

Porque o uptime de 100 é difícil?

Existem muitos fatores que interferem no tempo de disponibilidade do servidor. Toda máquina precisa de manutenção, e com o servidor não é diferente.

Normalmente as manutenções são agendadas para horários fora de pico, mas ainda assim, o tempo em que o servidor ficou indisponível conta no uptime do servidor. 

Você sabia?
A BQHost oferece hospedagem de site barata e grátis por 30 dias, sem nenhum compromisso. 

Porque a garantia de uptime é tão importante para o meu site?

O uptime do servidor pode interferir em muitos fatores importantes para seu site. Imagina seu site ficar fora do ar durante uma campanha no Google? Ou então uma loja virtual fora durante uma promoção que foi bem divulgada? 

Mais um fator relevante, é o ranqueamento do site em buscadores como o Google. Um dos critérios dos mecanismos de busca é a disponibilidade. Sites que ficam foram do ar muitas vezes, tem o ranqueamento prejudicado.

E o mais importante de tudo, é a experiência do usuário. Se, ao internauta acessar seu site ele estiver fora do ar, a experiência dele não foi agradável, dificilmente ele retornará. Então, além da má experiência, mancha a reputação da sua empresa também.

Percebeu como o uptime do servidor interfere diretamente no seu site, e até mesmo nos seus resultados?

Ao pesquisar a empresa para hospedar seu site, não deixe de conferir se ela oferece um tempo de disponibilidade do servidor maior que 99%. E claro, se ele cumpre com prometido, só prometer não adianta, não é mesmo? 

Para isto pesquise sobre ela em redes sociais e sites de reclamações. Com certeza, você encontrará algo.

E você, qual uptime garantido pela sua empresa? Ela cumpre com o prometido? Deixe seu comentário e vamos compartilhar nossas experiências. 

Um forte abraço e até o próximo post. 

Conheça o Site Revenda 4.0

4 Modelos de sites para agências digitais, empresas de hospedagens e Freelancers

Site Revenda 4.0 é um sistema que possui 4 modelos de sites, desenvolvido para agências digitais, web designers, desenvolvedores e empresas de hospedagem representar e vender seus serviços na internet de forma profissional.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

Atualize seu site facilmente, mesmo sem ter conhecimento;