Google Search Console: como verificar os backlinks do seu site

Você sabe como verificar backlinks do site que gerencia usando o Google Search Console? Se não sabe, precisa aprender para garantir que a sua estratégia…
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você sabe como verificar backlinks do site que gerencia usando o Google Search Console? Se não sabe, precisa aprender para garantir que a sua estratégia de SEO terá bons resultados.

Isso é necessário pois a quantidade (e a qualidade) dos links recebidos por um site é fator primordial para garantir um bom lugar para ele nos resultados de pesquisa no Google.

De fato, uma pesquisa de uma das maiores autoridades no assunto mostrou que o fator com maior correlação de impacto nos resultados do Google são os backlinks que um site recebia.

Por isso, é essencial aprender como verificar backlinks do site usando uma ferramenta gratuita como o Google Search Console.

Quer aprender? Então siga a leitura abaixo!

Como verificar backlinks do site com o GSC: passo-a-passo

O Google Search Console, ou GSC para ficar mais fácil, é um aplicativo do Google disponível gratuitamente para os webmasters e administradores de sites.

Basicamente, a ferramenta conta com todos os recursos que o Google pode oferecer para que as pessoas possam fazer uma boa gestão dos seus sites.

Pelo Google Search Console é possível fazer uma leitura se todas as páginas do site estão sendo indexadas corretamente, corrigir erros, entender como o Google lê o seu conteúdo e detectar qualquer problema de usabilidade.

No entanto, uma das funções mais usadas do GSC é a verificação de backlinks. Afinal, controlá-los é importante para garantir a autoridade do seu site e seu posicionamento nos resultados de pesquisa.

Quer saber como verificar backlinks do site usando o GSC? Então vejamos o passo-a-passo abaixo!

Mas antes, caso você ainda não tenha seu site integrado com esta ferramenta, integre-o com o vídeo tutorial abaixo.

1. Visualize todos os backlinks recebidos

O primeiro passo para fazer uma verificação dos backlinks do seu site é acessar a aba com esse conteúdo no Google Search Console.

Para isso, clique em Links, no painel esquerdo do aplicativo. Em seguida, no bloco Principais sites com links, clique em mais, para ver todos os links externos apontados para seu website.

Após isto, clique no filtro, página com filtros, para filtrar por quantidade.

2. Classifique os backlinks pela qualidade

Com o número total de links recebidos pelo seu site, o próximo passo é classificá-los de acordo com a qualidade. Isso porque alguns links fazem bem para a sua página e outros fazem mal.

Backlinks de qualidade são aqueles que são oriundos de sites positivos, com autoridade e que não praticam SPAM. É mais ou menos como ganhar um voto de confiança de uma pessoa com uma reputação ilibada. Faz muita diferença na sua vida.

No entanto, alguns sites são vistos de maneira negativa pelo Google, por serem identificados com práticas maliciosas. Por isso, receber um link de um site desses pode trazer uma punição uma vez que o buscador pode interpretar que você também adota práticas do tipo.

Portanto, é essencial classificar os links de acordo com a qualidade de modo a permitir que você possa fazer a gestão adequada da situação.

Para isso, clique na seta pequena que fica ao lado do campo “Links recebidos”. Essa seta permitirá classificar todos os backlinks indo dos mais altos para os mais baixos.

Além disso, permitirá também que você possa exportar esse conteúdo para uma planilha no Excel, para ficar mais fácil de lidar com a situação.

Leia também:
1. Como identificar oportunidades no Google Search Console
2. Como o Google Pode Ajudar a Sua Empresa de Forma Gratuita?

3. Rejeite links de má qualidade

Alguns links são vistos de maneira negativa pelo Google pois são oriundos de sites identificados com práticas negativas. Se algum desses links estiver na lista de backlinks no GSC, o melhor a fazer é rejeitá-los.

A ferramenta de rejeição de links é uma espécie de aviso ao Google de que você não tem nada a ver com aquela história. Afinal, qualquer pessoa pode fazer um link para o seu site, você querendo ou não.

Portanto, o recurso ajuda a se livrar de uma punição que o Google possa fazer a você de maneira manual.

Para isso, o primeiro passo é criar uma lista de links a serem rejeitados. Lembra que dava para exportar o conteúdo para uma planilha? Isso é bem útil agora. Afinal, basta copiar todos os links negativos na planilha e jogar em um arquivo do Bloco de Notas.

Outra maneira bem fácil de resolver as coisas é rejeitar um domínio por inteiro. Suponha, por exemplo, que você tenha recebido 34 links negativos e 27 deles são de um site com o mesmo domínio. Em vez de rejeitar cada link, você pode simplesmente adicionar o prefixo “domain:” e rejeitar o domínio inteiro.

Ficaria assim: domain:exemplo.com.br

Depois de fazer a lista com todos os links ou domínios a serem rejeitados, salve o documento em um arquivo .txt.

Em seguida, vá até a ferramenta de rejeição de links do Google e selecione a opção Rejeitar Links. Faça o upload do arquivo com a lista de links rejeitados e pronto.

Levará um tempo para o Google analisar a situação, mas eventualmente a lista será processada e os links rejeitados. Quando isso acontecer, essa informação aparecerá no seu relatório de links.

Sites bem desenvolvidos já tem integração com esta ferramenta indispensável para gestão do seu tráfego orgânico. Aqui na BQHost, com o nosso serviço de criação de sites profissionais, você tem esta funcionalidade.

Ufa, quanta coisa, não é mesmo? Pelo menos, agora você já sabe como verificar backlinks do site que gerencia, certo? Caso este artigo tenha sido útil para você, ajude a espalhá-lo para mais pessoas ao compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais!

Revenda de Sites BQHost

Lucre vendendo sites prontos e modernos com alta lucratividade

A revenda de sites BQHost é um serviço que possibilita qualquer um, mesmo sem conhecimento técnico, vender sites profissionais para empresas e negócios de diversos tipos.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

Atualize seu site facilmente, mesmo sem ter conhecimento;