O whatsApp foi criado em 2009 e consumido de forma rápida pelos internautas. O Brasil é hoje o segundo país com maior uso do aplicativo.
Acredito que isso não é uma novidade pra ninguém, mas o que a maioria das pessoas ainda não sabem, é que o whatsApp pode ser uma excelente ferramenta para seu negócio.
Utilizar a forma de atendimento preferida do seu cliente é ideal para que mantenham um bom relacionamento, tornando mais fácil a fidelização.
O aplicativo também é uma excelente alternativa de marketing. Segundo pesquisa feita pela própria mensageira aqui no Brasil, 55% dos entrevistados utilizam o whatsApp para se comunicar com as empresas, e 50% deles, aceitam receber propagandas.
De olho nisso a empresa lançou o whatsApp Business, o que deixou ainda mais profissional utilizar esse aplicativo para negócios.
Preparamos este post para você entender porque seu site deve ser integrado com o whatsapp comercial.
Whatsapp Business
Desde que as empresas perceberam que grande parte dos seus clientes eram adeptos ao aplicativo, começaram a utilizá-lo de maneiras variadas, como atendimento ao cliente, divulgação de novos produtos e promoção aos clientes, contato com fornecedores e etc…
Devido a isso surgiu o whatsApp Business, destinados para empresas. Ainda é bem parecido com o aplicativo comum, mas todos apostam em grandes funcionalidades para as empresa.
E o interessante é que quem já usava a versão pessoal para o negócio, pode migrar para versão empresarial e usufruir das funcionalidades, das quais vamos falar agora.
Perfil Empresarial
Essa é a funcionalidade mais importante. Diferente do perfil pessoal, é possível inserir informações sobre a empresa, como endereço, área de atuação, horário de funcionamento, e-mail e site. Uma dica, cuidado ao preencher essas informações. Afinal, elas serão seu cartão de visita no aplicado.
Resposta Automática
Assim como no perfil pessoal, o empresaria também pode ser acessado pelo computador, através do WhatsappWeb. Assim você consegue se comunicar com seu cliente de forma mais rápida e prática, transmitindo, mais profissionalismo.
Outra novidade é o uso de mensagens automáticas. Lembra que falamos sobre a opção de adicionar o horário de funcionamento em seu perfil? Você pode configurar uma mensagem para que seja envida ao seu cliente sempre que estiver fora do seu expediente.
Respostas Rápidas
É comum que existam algumas expressões que falamos muitas vezes pra diversos clientes. Com essa funcionalidade, você escreve essa mensagem e guarda. Sempre que precisar enviar aquela informação, clica no atalho da mensagem que criou e envia para o cliente.
Etiquetas
As etiquetas funcionam como tarjas de organização. Com elas, você pode classificar seu cliente da maneira que quiser. Pode status do pedido do cliente, por exemplo, “pendente de pagamento”, “pago”, tipo de cliente, assunto e etc…
Estatísticas
Sempre falamos sobre a necessidade de mensurar suas métricas. Essa funcionalidade é exatamente isto, lhe mostra quantas mensagens foram enviadas, entregues, lidas e recebidas, ajudando a avaliar o que funciona com o atendimento ao cliente.
Existem promessas que o whatsApp vai melhorar essas estatísticas, mas provavelmente será um recurso pago.
Mas quais as vantagens em utilizar o whatsapp em meu negócio
O Whatsapp é utilizado por cerca de 120 milhões de brasileiros e toda rede social que é aceita pelos usuários, é um grande canal para lhe ajudar a divulgar a sua empresa. Além deste número estrondoso de usuários, vamos falar de algumas vantagens do aplicativo.
Agilidade no atendimento
Diferente das ligações telefônicas e dos e-mails, no whatsapp você tem a certeza que o cliente recebeu a mensagem ou não. E melhor ainda como as pessoas estão utilizando o whatsapp o tempo todo, é bem provável que sua mensagem seja pelo menos recebida.
Diversidade de Público
O público mais velho ainda oferece bastante resistência para redes sociais e e-mails. O que não acontece com o whatsapp. Segundo pesquisa realizada pela Deloitte 90% da população entre 45 a 55 anos usam whatsapp regularmente.
Comodidade
No whatsapp o cliente escolhe a hora que quer falar com você, e isso o deixa muito mais confortável. Com o aplicativo, ele pode visualizar e responder somente quando e se quiser, diferente das ligações, que às vezes os clientes deixam de atender imaginando ser um número indesejado
Cuidados com o uso do whatsapp
Fazer contato com o cliente através dessa ferramenta é necessário, já mostramos isso pra você em todo decorrer do texto. Porém, existem alguns cuidados, que você precisa ter afim de que essa comunicação seja legal para as duas partes.
O envio de spam é proibido, e a prática dele pode bloquear sua conta por um tempo ou definitivamente. Então use o whatsapp com consciência, com a intenção de conquistar o cliente e não afastá-lo.
Outro erro é demorar na resposta do cliente. Lembra que falamos que uma vantagem do whatsapp é que seu cliente está o tempo todo conectado? Pois bem, dentro daquele tempo que você estabeleceu como horário de atendimento, você deve responder seu cliente de maneira quase instantânea.
Ok quero usar o whatsapp, como integrá-lo com meu site?
Existem muitos posts na internet ensinando a fazer isto, mas a melhor maneira é procurar por uma empresa que faça o serviço de criação de sites, assim você tem garantia que a integração será feita da forma mais profissional possível.
A titulo de informação, todos os sites criados pela BQHost são integrados com o Whatsapp, inclusive o site expresso, não deixe de conhecer.
Gerador de link para whatsapp
Utilize a nossa ferramenta abaixo para gerar um link ou botão do whatsapp diretamente para seu site.
Um forte abraço e até o próximo post.
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E então você já usa o whastapp para os negócios? Conte-nos um pouco mais sobre suas experiências…