Para ter um site confiável e que passe credibilidade ao seu público-alvo, instalar plugins de segurança é algo primordial.
Afinal de contas, o processo de criação de sites profissionais vai muito além de seu design. É fundamental que as funcionalidades de proteção sejam pensadas de forma adequada.
Isso faz com que seus visitantes levem seu site a sério, graças a uma imagem profissional criada que favorece o compartilhamento de dados.
Sendo assim, algo fundamental para a criação de uma lista de contatos. Aquela através da qual, você irá criar uma proximidade com o público.
Então, se
você quer saber quais são os melhores plugins de segurança para seu
site, continue lendo e confira nossas dicas.
Por que ter plugins de segurança?
Durante o processo de criação de sites profissionais, o WordPress é o CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) mais utilizado no mundo.
Isso porque ele é considerado um dos melhores que existem. Devido a sua interface amigável, intuitiva e prática, que auxilia os donos de blogs e site na otimização de suas páginas de conteúdos.
É através ainda desse gerenciador que os mais diversos plugins são instalados, tais como os de segurança que protegem a plataforma de:
- Hackers;
- Invasões;
- Malwares;
- Vírus;
- Spams maliciosos;
- Etc.
De modo a proteger as informações, dados e arquivos da plataforma para a segurança de seus usuários e leads.
Apesar de o WordPress lançar atualizações periódicas que corrigem vulnerabilidades. Isso não descarta a necessidade de uma extra proteção.
Os perigos surgem através de outros módulos de complementos desatualizados, layouts pirateados e até mesmo mensagens spam.
Tais plugins de segurança cuidam então de realizar varreduras automáticas e periódicas que irão detectar riscos ao seu blog ou site, tornando-o muito mais protegido.
Ou seja, eles funcionam como uma estratégia de fortalecimento da plataforma. Bloqueando então, possíveis ataques e invasões.
Os 3 melhores plugins de segurança para seu blog ou site
A fim de proporcionar um blog ou site seguro aos seus usuários, separamos abaixo 3 dicas de plugins de segurança indispensáveis para a criação de site.
Wordfence security:
Considerado um dos melhores e mais populares plugins de segurança, o Wordfence Security é um scanner protetor que possui um excelente firewall de defesa.
Desenvolvido para proteger o CMS mais usado no mundo, ele identifica principalmente malware. Além de proteger o site de IP maliciosos, esse módulo de extensão possui funcionalidades abrangentes.
Versão gratuita
Realiza um escaneamento contra malware, conta também com recurso de análise de ameaças e detector de exploração;
Premium
As regras de seu firewall atuam em tempo real, bloqueando as solicitações por meio de IPs maliciosos. Além é claro, de outras vantagens exclusivas de defesa.
Vale destacar que as análises do blog ou site são realizadas automaticamente e que alertas são emitidos sempre que houver um sinal de violação.
Mas, isso não impede que você realize análises “manuais” quando desejar. Seu firewall embutido no WordPress apesar de eficaz, não possui uma defesa nível DNS tanto quanto o próximo plugin que iremos analisar.
Sucuri
Para muitos, o Sucuri é considerado o melhor plugin de segurança para WordPress que existe e, por isso, é muito acrescentado durante o processo de criação de sites profissionais.
Capaz de fortalecer as defesas do seu blog ou site, ele possui uma versão gratuita. E também uma paga, na qual os melhores firewalls de proteção são disponibilizados.
Ajudando assim, no bloqueio de qualquer ataque malicioso, tentativas de login a força, entre outros tipos de invasões e ataques.
Outra vantagem do plano pago é que ele filtra o tráfego de baixa qualidade antes mesmo desse alcançar seu servidor, se voltando também aos sites estáticos.
Mas, caso seu WordPress chegar a ser atacado, ele realiza limpezas. O melhor de tudo? Sem custos a parte!
Leia também:
1. Como identificar oportunidades no Google Search Console
2. Criação de Site por Freelancers – Vale a Pena?
All In One WP Security
Estando assim, entre os plugins de segurança mais usados para complementar a criação de site, o All in One WP Security é um módulo de:
- Auditoria;
- Monitoramento;
- Firewall de segurança.
Com um sistema estável, intuitivo, simples e completo, ele irá ajudar na segurança de seu blog ou site ao adicionar firewalls extras.
Além de aplicar nele, boas práticas de segurança que irão fortalecer suas defesas. Para reduzir os riscos, análises de vulnerabilidades são realizadas.
Seu sistema de classificação de pontos também aponta o quão bem seu blog ou site tem sido protegido por você, de acordo com os recursos de segurança ativados na plataforma.
Totalmente gratuito, esse plugin possui três categorias de segurança. Sendo elas, básico, intermediário e avançado que auxiliam na aplicação das regras do firewall de forma gradual.
Não interrompendo as funcionalidades de seu site, sem torná-lo lento e oferecendo ainda, recursos como:
- Detecta contas de usuários com os nomes, logins e exibições idênticos;
- Verificação de contas com nome admin e alteração facilitada;
- Ferramenta para criação de senhas realmente fortes;
- Recurso de bloqueio de logins que tentam entrar ” a força”;
- Lista de usuários bloqueados para administradores;
- Monitoramento de atividade de todas as contas de usuários;
- Integração com o Google reCaptcha para registro de usuários;
- Programação de backups automáticos e notificações para os instantâneos;
- E muito mais.
Dúvidas Frequentes
Abreviatura de Content Management System – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, os CMSs são softwares criados por programadores do mundo inteiro com intuito de criar e gerenciar sites de formas mais simples. Como exemplo, podemos citar o WordPress, CMS mais utilizado no mundo.
O wordpress é um dos softwares mais seguros para criação de sites. No entanto, existem falhas de segurança, que na maioria das vezes são ações humanas, como, por exemplo, versão antiga do wordpress, desatualização de temas ou pulgins, senhas fracas e dentre outras.
Existem muitos bons pliguins de segurança, mas destacamos três: sucuri, Wordfence e iThemes Security
Eles diminuem a probabilidade de que seu site seja invadido ou hackeado, colocando em risco, informações que podem ser usadas de forma criminosa;
Além de proteger seu site, esses módulos de extensão também facilitam a manutenção de backups;
Mantenha sempre seus plugins atualizados, tanto aqueles de segurança quanto os demais. Isso reduz as vulnerabilidades das páginas.
Eles possuem fontes confiáveis de criação, diversas avaliações positivas e feedbacks positivos de seus usuários.
Conclusão
Vimos então, neste artigo, os 3 melhores plugins de segurança que devem ser adicionados ao seu blog.
Isso porque eles irão elevar sua proteção, criando uma barreira extra. Durante o processo de criação de sites, busque sempre por empresas que contem com serviços que desenvolvem plataformas mais seguras.
Desse modo, procure pelas melhores empresas desenvolvimento de sites que possua experiência, aliando isso ao uso de plugins adequados. Ainda possui alguma dúvida sobre? Deixe-a nos comentários para que possamos lhe ajudar.