Criação de Site por Freelancers – Vale a Pena?

Hoje em dia, com a internet cada vez mais presente em nossas vidas, a criação de sites por freelancers é algo que se tornou muito comum.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Hoje em dia, com a internet cada vez mais presente em nossas vidas, o desenvolvimento websites por freelancers é algo que se tornou muito comum.

Isso porque existem inúmeras plataformas nas quais, podemos encontrá-los atuando com facilidade. Bem como, através das quais podemos conferir suas:

  • Avaliações;
  • Cases de sucesso;
  • Perfil profissional;
  • Entre outros.

Ou seja, internet vem quebrando barreiras e, hoje, é possível contratar um serviço de criação de site em Goiânia online, mesmo que você more em outro estado.

Mas, mesmo com toda facilidade, vale a pena a contratação do serviço de desenvolvimento de site por freelancers? Ao longo deste artigo, falaremos mais do assunto, confira.

Como Funciona a Contratação De Site Por Freelancers?

A criação de sites profissionais é um dos serviços digitais mais buscados nos dias de hoje.

Uma vez que, muitas empresas vem se posicionando estrategicamente neste meio. O que faz toda diferença em seu crescimento e diferencial competitivo.

Cada dia mais a construção de site tem se tornado essencial para tais estratégias e, com isso, muitos optam por freelancers.

Já que muitas vezes tais profissionais oferecem serviços com preços diferenciados. Pois, atuam de forma autônoma e, com isso, possuem custos reduzidos.

Mas, mesmo com tanta facilidade, algumas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como funciona a criação de site profissional dessa forma.

De modo geral, sua atuação funciona igual em agências de construção de sites. Ou seja, o profissional precisa ter algum tipo de especialização, seja de:

  • Web designer;
  • Desenvolver web.

Enquanto o primeiro atua na construção de sites com foco mais na estética, o segundo já possui conhecimentos avançados em programação, configurando os sites de forma mais complexa.

Não apenas seu layout, como também, suas funcionalidades. Então, quem busca um site simples, tipo os institucionais, o primeiro profissional pode ser o suficiente.

Contudo, quem busca criar uma plataforma mais complexa tal como blogs e e-commerces, o segundo profissional é mais indicado.

Como fazer a contratação de site por freelancers?

Mas, a contratação e criação de site por meio de freelancers vai muito além dos seus conhecimentos.

O profissional precisa ter ainda, todas os requisitos necessários para uma boa negociação. Sendo assim, aquela que favorece ambos, profissional e cliente.

Isso irá garantir que ninguém saia lesado e que o desenvolvimento da plataforma esteja de acordo com as suas necessidades.

Havendo sempre o espaço para opiniões sobre o projeto. Bem como, garantias relacionadas a sua entrega, pagamento, revisões se necessário, etc.

Portanto, o serviço vale, sim, a pena desde que os requisitos como os que irei listar abaixo, existam.

Profissional registrado:

Entre os diversos aspectos que são favoráveis a uma boa negociação de site por freelancers, é o registro profissional.

Ou seja, tais desenvolvedores de sites devem possuir um registro. Seja de pequena empresa ou, até mesmo, como MEI (Microempreendedor Individual).

Isso além de regulamentarizar seu trabalho, ter acesso a um CNPJ garante ainda o cliente que poderá verificar se há processos contra este, entre outros problemas legais.

Emissão de nota fiscal:

Além disso, é muito importante ainda que o profissional seja capaz de emitir notas fiscais, que é uma garantia ao cliente.

Essa é a comprovação da contratação de serviços e seu pagamento. Servindo ainda, como uma prova de garantia em casos da necessidade de ajustes na plataforma, por erro de quem a desenvolveu.

Muitas vezes, além da emissão de nota fiscal pode ser interessante ainda um contrato, dependendo do tipo do projeto.

Plataforma confiável:

A contratação de site por freelancers pode ser feita de diferentes formas, muitos deles possuem sites próprios.

Nos quais, expõe seu trabalho, dados de contato e em alguns casos, página de pagamentos. Outros podem ser encontrados através de plataformas especializadas nesse tipo de serviço.

Plataformas de freelancers, tal como o Workana, por exemplo, permitem que toda uma negociação seja feita garantindo ambos os lados.

Isso porque a plataforma fica como a responsável pela intermediação. Sendo possível ainda, através dela, conferir uma nota dada ao profissional e suas avaliações.

Outros detalhes:

Por fim, existem ainda alguns requisitos básicos necessários nesse tipo de contratação, tais como:

  • Opções de pagamento seguras a ambos;
  • Definição de prazos para início e término do projeto;
  • Especificações sobre o que será feito e desejado;
  • Possibilidade de dar seu próprio feedback.

Leia também:
1. Criar Site com Domínio Próprio ou Grátis? Qual é o melhor?
2. Site Dinâmico X Site Estático – O que é e quais diferenças entre eles?

É melhor contratar empresa de criação de sites ou freelancers?

Se você é um profissional liberal, está na fase inicial do seu negócio e possui orçamento limitado para execução do serviço, um bom freelancer, atendendo os requisitos mencionados anteriormente, pode ser uma excelente opção.

Os freelancers normalmente são preparados para trabalhar com qualquer tipo de site. Independente se você precisa de um site para uma hamburgueria, uma clínica estética, um portal de notícias ou uma loja virtual, um bom freelancer faz.

No entanto, se você possui uma empresa, independente do tamanho dela, é recomendada a contratação de uma agência de criação de sites, pois, podem lhe oferecer uma segurança e experiência de mercado que seu negócio precisa.

Além do mais, você já fez uma pesquisa da tabela de preço de criação de sites 2021? Caso ainda não fez, recomendo essa pesquisa.

Empresas profissionalizadas do ramo, já estão oferecendo sites profissionais e baratos.

Dúvidas Frequentes

O que são freelancers?

São profissionais liberais que prestam serviços para uma pessoa ou empresa sem que haja um vínculo empregatício entre eles.

Quais as vantagens em se contratar freelancers para criação de um site?

Além da contratação de um profissional sem vínculo empregatício, podemos destacar também a redução de custos, menos burocracia na contratação se comparado com empresas terceirizadas, flexibilidade de prazos, horários e forma de pagamento, variedade de profissionais, dentre outros.

Quais os riscos em contratar um freelancers para desenvolvimento de site?

Os maiores riscos são, o site não ser entregue, tempo de finalização estendido e o site não apresentar as funcionalidades combinadas durante a venda. Por isso, recomendados que veja alguns cases do profissional, que ele faça a emissão da nota fiscal e também de um contrato entre outros cuidados, porque assim cobrar seus direitos, em caso de necessidades, é mais fácil.

Como não errar na escolha de um freelancers para criar meu site?

Analise o histórico do profissional e identifique se ele realmente tem condições de suprir suas necessidades. Pesquise por outras empresas ou pessoas para as quais o freelancer já executou algum trabalho e busque delas um feedback em relação à qualidade do serviço e cumprimento de prazos.

Vale a pena site por freelancers?

Como apontamos ao longo do texto, esse tipo de contratação vale sim a pena. Mas, apenas em casos onde há garantias para ambos, profissional e cliente. Assim como, se você tiver a oportunidade de ver outros trabalhos dele, para identificar sua qualidade.

Qual tipo de profissional contratar para esse serviço?

O profissional adequado para criar um site, é aquele que possui alguma especialização no assunto. Sendo capaz não apenas de pensar no design da página, como também em suas funcionalidades, códigos, etc. Tornando-o funcional e adequada para o projeto desejado;

Plataformas de freelancers são confiáveis?

Uma grande parte delas sim, mas, sempre pesquise antes informações sobre o site. Do mesmo modo que você deve fazer isso, no caso de profissionais que possuem sua própria plataforma.

Conclusão

Portanto, como vimos neste conteúdo, a contratação e criação de site por freelancers pode sim valer a pena em muitos casos.

Desde que todo o processo seja feito de forma adequada, legalizada e com garantias. Essas devem proteger tanto o cliente, quanto o profissional que terá seus serviços contratados.

Mantendo assim, a busca por profissionais de acordo com todos esses requisitos básicos, você terá uma melhor experiência com o serviço prestado.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais.

Tenha um site profissional e conquiste mais clientes.
Solicite um orçamento agora!

Clique no botão abaixo e solicite um orçamento para criação do seu site. Somos uma empresa de desenvolvimento de sites com mais de 19 anos e já desenvolvemos mais de 1.200 sites desde 2004.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

A BQHost utiliza cookies para melhorar a sua experiência com nosso site, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.