Você que contratou uma revenda de hospedagem ilimitada e foi surpreendido pela empresa de host relatando que sua conta ultrapassou os limites.
Agora está perdido, não sabe o que aconteceu e nem o que fazer, ESTE POST É PRA VOCÊ!
Por mais estranho que pareça, ultrapassar os limites de uma revenda ilimitada é bem comum. Quando a empresa usa o termo ilimitada, está se referindo a alguns dos recursos da revenda e não a todos.
Outra prática bem comum é a disponibilização de uma grande quantidade de determinados recursos, a qual normalmente, as empresas não atingem. Por isso, chamam de revendas ilimitadas.
A realidade é que na maioria das vezes as limitações desses recursos, ficam disponibilizadas apenas nos termos de uso, por isso passam despercebidas por você.
Neste artigo vamos lhe mostrar as restrições mais comuns do plano de revenda ilimitada, pra você se atentar na contratação e não ser pego de surpreso mais uma vez.
Recursos oferecidos na revenda de hospedagem ilimitada
Conforme mencionei anteriormente, nessas revendas que se denominam como ilimitadas alguns recursos você pode usar sem limitações. Vamos falar sobre eles:
Espaço em disco
Todos os dados do site, conteúdos dos seus e-mails e arquivos enviados para o servidor de dentro do plano, são contabilizados no espaço em disco. Quanto mais arquivos hospedar, mais espaço consome.
É normal você encontrar revenda de hospedagem com espaço ilimitado. Quase não existem empresas que limitam este recurso.
Transferência/banda/bandwidt
Revenda com transferência ilimitada também é comum nas empresas de hospedagem. Para aqueles que não sabem, temos um post sobre o que é transferência.
Contabilizam como transferência os acessos ao site, visualização de imagens e vídeos, downloads e utilização de e-mail.
A transferência é medida através da quantidade de bytes utilizado em um determinado espaço de tempo, que normalmente é mensal.
Então todo mês este recurso é zerado, e volta a contar tudo de novo.
Criação de conta de e-mail
Geralmente você pode criar e-mails ilimitados nessas revendas. No momento de configuração do plano, é adicionado um número muito grande para o número de criação de contas de e-mail.
Número este que, a maioria das empresas, não alcançam. Por isso, chamam o recurso de ilimitado.
Sites não permitidos
Quando você contrata um plano de revenda de hospedagem, seja ele ilimitado ou não, sua conta estará em um servidor compartilhado.
Ou seja, os recursos daquele servidor são divididos entre todas as contas que estão hospedadas dentro dele.
Diante disso, é necessário que as empresas de host façam a limitação desses recursos, garantindo assim a estabilidade do servidor.
Existem alguns sites que consomem muito do servidor, simplesmente pelo tipo de conteúdo que é hospedado neles. Normalmente esses sites não são aceitos nos planos de revenda ilimitadas.
Segue abaixo alguns exemplos:
- Sites de notícias
- Sites para jogos
- Site de leilão
- Site para upload/download
- Sites que forneçam conteúdos de multimídia como Streaming de vídeo.
Caso seu site tenha este tipo de conteúdo e você insista em utilizar a revenda de hospedagem compartilhada, correrá risco de suspensão e em alguns casos o cancelamento definitivo.
Existem outros sites que mesmo não consumindo grande quantidade de recursos, são proibidos hospedá-los em servidores compartilhados. Veja alguns exemplos:
- Sites que vendem ou divulgam materiais ilegais ou protegidos por direitos autorais
- Sites de conteúdo adulto
- Sites com conteúdo maliciosos ou fraudulentos
Para este tipo de site, a penalidade pode ser maior. Além da exclusão da conta, poderá também ter problemas judiciais.
Restrição de processamento/CPU e memória
Esses recursos, normalmente, são limitados na revenda de hospedagem compartilhada. As especificações da quantidade que você poderá usar são demonstradas na página de planos de revenda de hospedagem ou nos termos de uso/contrato da empresa. Fique atento a este limite.
O uso do CPU e memória são medidos pelo número de tarefas e processos que são executados dentro do servidor em um determinado momento.
Quando sua conta atingir o limite proposto pelo plano contratado, haverá necessidade do upgrade. Em alguns casos a solução é somente com a contratação de servidor dedicado.
Esses problemas podem ocorrer em site que tenha picos de visitas simultâneas, plugins mal configurados ou o excesso deles, scripts mal desenvolvidos dentre outros.
Por isso, ter um site profissional é tão importante. Sistema mal configurado pode exigir mais recursos do servidor e, consequentemente, investimento maior no plano de hospedagem.
Restrição de inodes
Basicamente os Inodes são todos arquivos que estão dentro da sua conta. Um e-mail, uma página, uma imagem, cada um deles é contabilizado como um inode.
A utilização de inodes tem limitação nos planos de servidor virtual ilimitado. Essa restrição, normalmente, é mostrada nos termos de uso.
Se houver dificuldade para encontrar qual o limite do seu plano, entre em contato com a empresa. Só não contrate sem saber. Ok?
Muitas contas “caem” na limitação deste recurso porque deixam habilitado o e-mail pega tudo, não monitora caixa de spam e não faz uma boa administração da caixa de entrada dos e-mails.
Essas são algumas dicas de práticas, que você pode realizar para evitar o acumulo de inodes em sua conta.
Restrição de Backups
É comum que o backup seja oferecido como cortesia pela empresas de host. Cada uma delas tem sua rotina de backup. Aqui na BQHost, por exemplo, o backup é feito semanalmente e mensalmente.
O serviço de gerar backup de todas as contas que estão dentro do servidor, dispõe de uma quantidade de recursos excessivo do servidor.
Por isso, quando a conta tem um número de arquivo muito grande, seja por quantidade de arquivos ou tamanho deles, a empresa deixa de realizar o backup.
Outra informação importante sobre a limitação de backup, é que a sua revenda de hospedagem, não pode ser utilizada para realização de backup pessoal.
A dica é não utilizar seu plano de servidor virtual para guardar fotos, vídeos e arquivos pessoais. Para isso utilize ferramentas específicas para como por exemplo o Google Drive.
Restrição de envio de e-mails
Falamos no inicio do texto sobre a criação de conta de e-mail ser ilimitada, se recorda? Agora é diferente, a quantidade de envio de e-mail é, na maioria das vezes, limitada.
Essa restrição é normal encontrar nos termos de uso da empresa. O envio é limitado a uma determinada quantidade de e-mails por hora, por domínio.
Exemplificando, imagine que você tenha 10 contas de e-mail criadas para seu domínio em sua hospedagem. Somando o envio feito por todas aquelas contas, não pode ultrapassar o limite por hora.
Se acontecer a ultrapassagem do limite proposto pela empresa, os e-mails em excesso deixam de ser enviados e em algumas empresas a conta de e-mail será bloqueada.
Restrição de banco de dados
Banco de dados é um conjunto de informações, as quais podem ser facilmente acessadas, administradas e editadas através de gerenciadores, como por exemplo, o MySQL.
Cada atualização, acesso ou gerenciamento feito a essas informações são contabilizados como uma consulta. As empresas limitam este recurso à quantidade de consulta feita simultaneamente ao banco de dados.
Suponhamos que o limite da empresa de host a qual você contratou, seja de 25 acessos simultâneos. Se 26 pessoas acessarem seu site ao mesmo tempo, você ultrapassará o limite do recurso.
É normal que este limite seja baixo, não se assuste. Isso porque as conexões ao banco de dados são iniciadas e finalizadas em frações de segundos.
Conclusão
É importante você entender que não existe revenda de hospedagem ilimitada em servidor compartilhado, sem restrições.
Um recurso, pelo menos, terá limitações. E ainda assim, o recurso sem restrições não é infinito, você terá apenas uma grande quantidade dele para uso.
Considere empresa ilimitada de verdade, aquela que tem condições de acompanhar o crescimento da sua revenda de hospedagem. Conforme precisar de mais recursos, ela terá para lhe oferecer.
E claro, evite problemas! Entenda a necessidade do seu site e o plano que você está contratando. Analise-o, leia os termos de uso e se necessário, entre em contato com a empresa de host para entendimento.
Mas e você, já foi pego de surpresa por ter ultrapassado algum recurso de um plano de revenda de hospedagem ilimitada? Qual recurso foi? E como solucionou o problema?
Deixe seu comentário e vamos compartilhar nossas experiências.
Um forte abraço, e até o próximo post.