Passo a Passo de como Montar sua Empresa de Hospedagem

Montar uma empresa de hospedagem de sites é uma ótima forma de empreender em um mercado lucrativo e com retornos excelentes.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Montar uma empresa de hospedagem de sites é uma ótima forma de empreender em um mercado lucrativo e com retornos excelentes.

Contudo, muitos se perguntam sobre o que exatamente será necessário para isso. Afinal de contas, um host precisa de equipamentos como servidores e profissionais de suporte técnico.

Se você for analisar, o custo de infraestrutura desse tipo de negócio é bem alto e com isso, buscar alternativas como a revenda se torna uma solução.

Portanto, neste artigo mostraremos como você pode ter seu próprio host, sem precisar de altos investimentos. Continue lendo e saiba como!

O que é e como funciona uma empresa de hospedagem?

Uma empresa de hospedagem, também conhecida como hosting, é um negócio que oferece serviços de hospedagem de sites.

Ou seja, de armazenamento de plataforma digitais em um servidor. Podemos dizer que esse é um serviço de assinatura, ou até mesmo de aluguel.

Pois, o cliente paga mensalmente, trimestralmente ou anualmente, variando de acordo com o plano.

A fim de alocar um espaço em tais servidores. Esses são os responsáveis por armazenar, tal como um computador faz com seus documentos e fotos, por exemplo, todos os arquivos que compõem um site.

Considerado um negócio bastante lucrativo, hoje a demanda por estes serviços cresce cada dia mais, junto com a expansão digital.

Mas, para ter seu próprio negócio de hospedagem é preciso contratar um plano de revenda de hospedagem, uma espécie de fornecedor, é como terceirização.

Através desses planos, oferecidos por empresas que detém servidores, colaboradores diversos para suporte técnico, e muito mais, é possível que empreendedores iniciem seu próprio negócio, sem precisar investir em equipamentos.

Ao fazer a terceirização destes produtos, criam sua própria empresa.Basicamente, os revendedores atuam intermediando tal demanda que cresce cada dia mais.

Com isso, os hostings se beneficiam ao ter mais recursos para investir no crescimento e qualificação de seu negócio. Enquanto o empreendedor, usa a revenda do serviço para criar seu próprio negócio.

O que é preciso ter para abrir uma empresa de host?

Para abrir sua própria empresa neste mercado, é preciso apenas de contratar o serviço de revenda de hospedagem ilimitada.

Mas, para atuar como uma marca legal e qualificada, alguns pontos merecem atenção. Falaremos deles então, no decorrer deste texto.

Registro da empresa para emissão de notas fiscais

A fim de criar uma imagem profissional para sua empresa de revenda, é importante que você busque legalizá-la.

Isso permitirá que você não só esteja com suas contribuições em dia, como também, passe mais segurança ao consumidor. Você pode começar de forma simples ao se tornar MEI (Microempreendedor Individual).

Uma categoria profissional que demanda uma baixa contribuição mensal, mas, permite a emissão de notas fiscais e traz inúmeros benefícios para a criação de um negócio.

Registro do domínio

Para de fato iniciar sua empresa de hospedagem, você também precisará contratar o serviço de revenda de hospedagem, falaremos disso mais abaixo.

Porque antes contratar a revenda é preciso definir um domínio e fazer o registro dele. Esse é o serviço que cria o nome de uma empresa no mundo virtual. Além de se tornar o endereço da sua empresa na internet, também chamado de URL.

Por exemplo o domínio da BQHost, é bqhost.com.br. Você pode registrar o domínio que quiser, desde que ele este disponível. Ou seja, que ninguém ainda tenha registrado.

A indicação é que escolha nomes fáceis e curtos, facilitando assim, a lembrança do nome do seu negócio para o consumidor.

Contratar um plano revenda

Após determinar o nome de sua empresa e garantir o registro de seu domínio, você precisará contratar a revenda de hospedagem.

Vale dizer aqui que, os planos de revenda de hospedagem servem tanto para que você venda esse serviço aos seus clientes. Como também, consiga hospedar sua própria plataforma, tudo em um mesmo local.

Existem neste mercado, diversas empresas e muitas delas, oferecem planos de revenda de hospedagem com 30 dias grátis.

Com a intenção de possibilitar que seu público-alvo, conheça mais sobre os recursos, funcionalidades, benefícios e diferenciais da empresa. O que lhe auxilia na escolha de um serviço mais assertivo.

Atenção ao seu fornecedor

Quando estiver buscando o plano para você revender hospedagem de sites, é muito importante prestar atenção ao fornecedor.

Sendo assim, em tudo que a empresa disponibiliza aos seus revendedores. Bem como, o suporte dado por ela.

Pensando nisso, separamos alguns dos pontos importantes de se analisar durante esse processo decisório.

Recursos

Um dos pontos mais importantes é verificar o que a empresa oferece em seus planos, pois, serão estes mesmos recursos que você fornecerá a seus clientes.

Os recursos mais importantes dentro de uma revenda ilimitada são a memória RAM, CPU, uptime, quantidades de inodes, transferências mensais e licença cPanel.

Seguindo esse critério, é sempre bom contratar planos em empresas que oferecem upgrades. Ou seja, facilitando a obtenção de mais recursos, conforme sua empresa for crescendo.

Ter uma revenda de hospedagem com armazenamento SSD também é um grande diferencial. Pois, essa tecnologia aumenta a velocidade, estabilidade e segurança dos sites.

Suporte

Vale destacar que esse atendimento é essencial. Uma vez que, mesmo que sua empresa não seja a responsável por uma estrutura de host, ela precisará de um fornecedor confiável e prestativo.

Pois, é a ele que você recorrerá para resolver os problemas técnicos apontados por seus clientes e que naturalmente acontecem.

Dessa forma, busque empresas confiáveis e com um suporte amplo de atendimento. Com mais de um canal de contato e horários flexíveis.

Período para teste

Se a empresa que você tem considerado, oferece o serviço de revenda de hospedagem com 30 dias grátis, isso por si só já diz muito do fornecedor.

Pois, ele está convidando você a conhecer a qualidade de seus serviços. No entanto, verifique se a “oferta” é feita sem compromissos ou se há exigências.

O ideal é que não haja e, sim, que tudo seja feito de boa fé para que sua empresa encontre um plano que melhor atenda às suas necessidades.

Plano revenda ou dedicado

Ao iniciar sua revenda, você pode até considerar que um servidor dedicado pode ser a melhor opção ao seu negócio, certo?

Garantindo assim, um equipamento exclusivo para seu negócio. Entretanto, a revenda acaba sendo mais vantajosa pelo custo-benefício que fortalece a criação de um negócio próprio.

Ou seja, sua empresa garante um serviço de excelente qualidade, enquanto mantém capital para investir em ações e estratégias de crescimento.

Já falamos sobre isso com mais detalhes aqui oa blog, no post é preciso contratar um servidor dedicado para iniciar uma empresa de revenda? Confira aqui!

Linux ou Windows

Esse é um critério que pode confundir muitas pessoas, afinal de contas, a maioria usa em seus computadores o sistema Windows.

Contudo, o sistema que será usado em seus equipamentos não interfere na escolha daquele de seu plano de revenda. Em geral, cada um desses sistemas é mais indicado para certo tipo de plataformas desenvolvidas.

Por exemplo, sites construídos através de CMS, tal como o WordPress, devem ter como sistema de sua hospedagem o Linux. Enquanto outros tipos de sites, como os que utilizam a linguagem de programação em ASP, demandam o Windows.

Contudo, de forma geral o Linux acaba sendo o tipo mais indicado. Simplesmente porque é a plataforma mais procurada e utilizada.

O Windows só é recomendado, quando se usa algum tipo de tecnologia exclusiva da Microsoft, como o .NET. 

Brasil ou EUA

Buscar por uma empresa que ofereça um bom plano de revenda de hospedagem de sites gera ainda outra dúvida.

É melhor que a localização do servidor deste fornecedor seja no Brasil ou EUA?  

Bom os EUA é referência para o mundo todo em relação à tecnologia. Então com certeza a estrutura americana é melhor. Temos problemas no Brasil com conexão de internet, imagina com fornecimento de servidor.

Sei que você pode pensar em outros pontos como latência e ranqueamento do seu site perante o Google.

Isso foi assunto de outro post inclusive, vou deixar o link aqui, para você aprender que estes pontos acabam sendo irrelevantes, quando comparado à estrutura.

Mas não se confunda, estamos falando aqui sobre a localidade do servidor e não da empresa. A nacionalidade do fornecedor é muito importante que seja brasileira, isso facilitará o contato e suporte. Ok?

Painel de controle cPanel ou Plesk

Por fim, muitos se perguntam qual tipo de painel de controle é melhor. Ambos são painéis incríveis, líderes dentro desse mercado.

No entanto, o cPanel possui mais tempo de experiência e oferece também, atualizações de segurança mais frequentes.

Além disso, a velocidade do cPanel é outro ponto que torna esse, um painel preferível. Quanto ao suporte e usabilidade, ambos possuem ótimo desempenho e eficiência.

Considere então, esses aspectos para determinar o que você mais deseja em seu negócio.

Políticas de privacidade, termos de uso e antispam

A fim de tornar transparente a sua relação com os consumidores, sua empresa precisa adotar os famosos termos e condições de uso.

Quando adotados tais processos, os clientes terão a seu dispor um esclarecimento da empresa. Ou seja, sobre a forma como ela utiliza dados fornecidos e sua finalidade.

Atualmente, a justiça vem se tornando cada vez mais rígida em relação a este assunto, portanto, busque auxílio profissional para desenvolvimento de suas políticas de privacidade antes de lançá-las aos consumidores.

Tão importante quanto, a política antispam é essencial para manter a segurança de seu negócio. Bem como, dos clientes ligados a ele.

Hoje o e-mail marketing é uma estratégia que voltou com força e junto a isso, o número de ataques cibernéticos cresce.

Ou seja, são diversos os e-mails falsos que tentam infectar plataformas com malwares e táticas de phising, usados para captura de dados pessoais. Tanto de sua empresa, quanto dos clientes dessas.

Por isso, adotar políticas antispam é algo tão fundamental e entre as inúmeras formas de se fazer isso, você deve utilizar softwares específicos.

Sistema Financeiro

Hoje em dia, a automatização de processos é algo fundamental para empresas que desejam tornar seu negócio, um modelo escalável.Portanto, sistemas financeiros se mostram tão importantes.

Estes são desenvolvidos a fim de facilitar a rotina financeira e administrativa das empresas.Através deles, é possível otimizar ações como liberação dos planos de hospedagem, geração e cobrança de faturas e suspensão de contas.

O BQHost Control é uma excelente ferramenta focada nos processos financeiros de uma revenda de hospedagem.Esse gerenciador possui integração com diversas plataformas de pagamento digitais e com painel WHM/cPanel.

Sem contar que sua interface possui duas áreas. Uma exclusiva para da administração de seu negócio. E outra, desenvolvida para seus clientes, para que possam controlar seus serviços, faturas, vencimentos, solicitar pedidos de suporte e muito mais.

Competências técnicas necessárias para uma empresa de hospedagem

Apesar se o seu fornecedor dos serviços de hospedagem ser aquela que detém os conhecimentos técnicos de uma estrutura server (servidores).

Para abrir um negócio, você deve adquirir alguns conhecimentos técnicos também. Que serão essenciais para tornar seu negócio lucrativo, de sucesso e garantir sua sobrevivência no mercado host.

Então é interessante que a empresa de host lhe forneça um material de apoio, afim de que você entenda melhor sobre o negócio, consiga aprender sobre funcionalidades do seu painel, solução de problemas que seu cliente venha ter, ente outros.

Pode ser fonecido um banco de informações, tutoriais passo a passo, vídeo tutoriais, blog com posts sobre assuntos frequentes do nicho, enfim qualquer forma de cunho educativo.

Conhecimento básico de empreendimento

Você com certeza é cliente de algum tipo de produto ou serviço e possui, em relação a ele, uma visão exigente na hora da compra, certo?

Bom, ao construir sua própria marca lembre de analisar seu negócio com essa mesma visão. Desse modo, você entenderá a forma como seu cliente o enxergará e quais são seus pontos fortes e fracos.

Assim como, suas oportunidades e fraquezas, todos os aspectos de que um bom empreendedor precisa analisar a fim de se aperfeiçoar.

Busque aprimorar seus conhecimentos de empreendedorismo digital. Na internet, você encontra diversos conteúdos e até mesmo cursos, sobre este assunto!

Estudar os painéis de controle

Seja o Plesk, cPanel ou qualquer outro painel da sua revenda, é importante aprender a utilizá-los para melhor atender seu público.

Aqui, você pode pedir suporte ao seu fornecedor para aprender mais sobre o assunto. Verifique se eles possuem algum material de apoio aos revendedores e conteúdos em seu blog/site.

Ou até mesmo, se disponibilizam no suporte técnico, a possibilidade de retirada de dúvidas aos seus revendedores.

Portanto, explore o painel de controle para conhecer suas funcionalidades. Leia sobre o assunto e aperfeiçoe suas habilidades técnicas neste quesito.

Leia também:
1O que Caracteriza a Melhor Revenda de Hospedagem de sites?
2Como Criar um Site para uma Revenda de Hospedagem?

Suporte aos seus clientes

Por fim, da mesma forma que seu fornecedor deve possuir um amplo suporte, busque fazer o mesmo por seus clientes.

Hoje, existem diversos canais de comunicação e você precisa ter em mente, que alguns consumidores se adaptam melhor a um do que a outros. Sendo assim, diversifique suas formas de contato.

Algumas das melhores opções são o contato tradicional por telefone e e-mail, e os flexíveis e mais modernos como WhatsApp e Ticket.

E a lucratividade?

Lucratividade com os planos de hospedagem

O segredo para ter uma boa lucratividade com os planos de hospedagem é oferecer um serviço de qualidade com diferenciais e um suporte profissional.

Por exemplo, com a contratação de uma revenda de hospedagem com armazenamento SSD, você terá a opção de oferecer tal benefício ao cliente, afim de tornar a plataforma do seu cliente mais veloz, estável e seguras.

Outro ponto atrativo é a hospedagem com 30 dias grátis, sua empresa é nova no ramo, é normal que o cliente sinta medo de investir. Então porque não oferecer a ele este tempo de degustação e mostrar que sua empresa é profissional?

Mais um quesito relevante é a hospedagem para wordpress, hoje esse CMS tem sido muito utilizado para criação de site. É uma excelente plataforma, mas exige um pouco mais do servidor.

Por isso as empresas passaram a oferecer planos adequados para essa aplicação. Normalmente possuem mais recursos, como memória e CPU, e aceleradores de site, como o Cloudflare.

Então pensa na contratação de uma revenda de hospedagem com wordpress e elabore um plano para este CMS.

Mas lembre, você deve sempre ser verdadeiro com o seu cliente. Se você anuncia que aquele plano é recomendado para wordpress, ele realmente deve ter diferenciais.

Lucratividade com serviços extras

Para potencializar as vendas da sua revenda de host, é sempre importante pensar além do básico e incrementar seu escopo.

A princípio, isso pode ser algo que demande um capital de investimento que você ainda não possui. Mas, que já deve previamente se planejar para se tiver um bom retorno, tornar algo real.

Os serviços complementares mais indicados para uma revenda de host são os de registro de domínio, desenvolvimento de site e loja de loja virtual e criação de logotipo.

Em geral, serviços que seus clientes também precisarão e podem gerar pacotes de vendas.

Dicas extras BQHost

Para finalizar este conteúdo, nós da BQHost separamos para você algumas dicas essenciais que tornarão a sua revenda de hospedagem, um sucesso!

Ofereça mais que planos de hospedagem:

Dentro deste mercado cada dia mais em expansão, temos que os serviços de hosting se mostram bastante competitivos entre si.

Para se destacar, é preciso oferecer muito mais que bons planos. Ou seja, busque adquirir serviços com diferenciais como os planos de hospedagem com construtor de sites.

Uma forma de auxiliar seus clientes no desenvolvimento de sua plataforma, sem custos adicionais e permitindo que eles reaproveitem seu capital.

É importante buscar por serviços que agreguem valor ao negócio dele. Tais como lojas virtuais e catálogos.

Divulgue sua empresa nas redes sociais

O marketing digital nas redes sociais também é muito importante para que você chegue até seu público consumidor.

Crie contas profissionais para gerar engajamento com ele. Através dela, poste informações, dicas, notícias e tendências do mercado digital.

Tenha um blog para criar conteúdo relevante

Dentro de seu site, é importante vincular também um blog para a aplicação de outras estratégias do marketing digital.

Sendo assim, o marketing de conteúdo por meio da criação de conteúdos SEO. Esses são textos otimizados para mecanismos de busca e que potencializam as chances de seu negócio ranquear no Google.

Ou seja, ser recomendado nas primeiras páginas de resultados de pesquisas realizadas pelo seu público!

Faça Google Ads se tiver orçamento

Assim como, as estratégias de marketing digital para redes sociais e blog para SEO, o Google Ads pode potencializar suas vendas também.

Essa é a plataforma de publicidade do Google e que serve para que empresas diversas anunciem seus serviços. Sabe como?

Você desenvolverá anúncios que serão vinculados em páginas de resultados e até mesmo em sites de parceiros do Google, ambos dentro de um contexto relacionado ao seu negócio.

Dúvidas frequentes

Duvidas frequentes como montar uma empresa de revenda de hospedagem
Como criar uma empresa de revenda de hospedagem?

É importante cuidar de aspectos profissionais do negócio, como a criação de um MEI para emissão de notas fiscais. Bem como, fazer um registro de domínio e buscar bons planos de revenda de hospedagem com um fornecedor confiável que ofereça o suporte necessário para que seu negócio se torne um sucesso. Além disso, investimento em marketing e em outros serviços para agregar valor ao seu cliente também é importante .

O que é revenda de hospedagem?

É um serviço que funciona como a terceirização de hospedagens através de planos. Sendo assim, comercializados por hostings responsáveis por fazer todo o investimento de alto custo (servidores, técnicos, manutenção, etc) e vendidos a revendedores. Esses por sua vez, comercializam o produto sobre sua própria marca, desenvolvendo seus próprios planos com suporte da empresa de hospedagem.

Quais competências técnicas uma empresa de revenda de hospedagem exige?

Estudar sobre empreendedorismo em primeiro lugar é essencial para abrir qualquer negócio. De forma mais específica, será necessário aprender a utilizar o painel de controle de hospedagem, cPanel ou Plesk, do plano contratado a fim de melhor gerenciar o negócio e atender seus clientes.

Como tornar a revenda ilimitada lucrativa?

Primeiramente, ofereça serviços de qualidade com amplos recursos que estimulem o crescimento do negócio de seus clientes. Além disso, busque investir em serviços complementares que você possa adotar em seu escopo, que atenda ao seu público-alvo.

Como encontrar um bom fornecedor de revenda de hospedagem?

Muito quesitos tornam um host um bom fornecedor de revenda de hospedagem. Como principais, podemos destacar, a qualidade do servidor, as configurações de seus planos, suporte, o sistema operacional do servidor, a localização deste servidor, o painel, dentre outros. De fato, são muitos aspectos, então encontrar um fornecedor que ofereça a revenda com 30 dias grátis para teste, é ideal.

Conclusão

No decorrer deste artigo, vimos o passo a passo para montar uma empresa de revenda de hospedagem

É de fato um serviço que demanda um investimento baixo, mas precisa de muito trabalho. É um ramo que se você se dedicar é possível prosperar.

Então, contratar uma revenda e esperar os clientes chegarem, não funciona. É importante também regularizar a empresa, investir em outros serviços para agregar valor para o cliente final, em marketing e muito mais.

E então você gostou desse artigo? Sentiu dificuldade para entender algum dos passos? Se sim, deixe seu comentário, responderemos o mais breve possível.

Conheça o Site Revenda 4.0

4 Modelos de sites para agências digitais, empresas de hospedagens e Freelancers

Site Revenda 4.0 é um sistema que possui 4 modelos de sites, desenvolvido para agências digitais, web designers, desenvolvedores e empresas de hospedagem representar e vender seus serviços na internet de forma profissional.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

Atualize seu site facilmente, mesmo sem ter conhecimento;