5 Maneiras Eficientes de Liberar Espaço em sua Hospedagem de Site

Ultimamente é normal que os planos de hospedagem de site tenham grande quantidade de espaço. Por isso, a maioria dos usuários não se preocupam com…
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Ultimamente é normal que os planos de hospedagem de site tenham grande quantidade de espaço. Por isso, a maioria dos usuários não se preocupam com o tanto de dados armazenados, enviando muitos arquivos para o servidor.  

Acontece que isso vira uma bola de neve, e você só assusta quando recebe uma notificação da sua empresa de hospedagem, informando que excedeu o espaço e que tem que fazer um upgrade de plano ou excluir seus arquivos. 

Nesta hora você desespera. São tantos arquivos que você nem sabe por onde começar. Mas relaxa, existem algumas maneiras eficientes de liberar espaço em sua hospedagem. E é isto que vamos lhe ensinar no post de hoje. 

Otimização de imagens

Já ouviu aquele ditado ” uma imagem vale mais que mil palavras”? Pois bem, aplicamos-o frequentemente em nossa vida cibernética, utilizando cada vez mais imagens e diminuindo o uso de texto.

Ao pesquisar uma imagem para adicionar em um site, é importante que ela seja grande e de alta resolução. É aqui que mora o problema, porque devido a isso, elas pesam muito no servidor de hospedagem.

Uma solução é a otimização das imagens, que nada mais é que a compactação delas. Você diminui o tamanho e perde pouco ou nada em qualidade.

Uma dica de como fazer isto, é utilizando o site TinY PNGDepois de ter criado a imagem, faça o upload dela no site, ele a reduzirá em KB e basta fazer o download. Agora sim, sua imagem está pronta para ser adicionada em seu site. 

Recomendo a otimização das imagens sempre, mesmo que tenha espaço de sobra em seu plano de hospedagem. Isso porque a imagem pesada torna seu site mais lento. Afinal, quanto maior ela for mais tempo vai levar para abrir. 

Backup

Em alguns painéis de hospedagem, você tem a opção de fazer o backup do site. E quando se utiliza esta função, o arquivo de backup gerado é guardado dentro do seu plano de hospedagem.

Bom, sabemos que o backup é necessário e que deve ser feito com uma determinada frequência. E por isso nossa dica não está relacionada em fazer ou não o backup, isto é indiscutível. A dica está no armazenamento dele. 

Baixe-o para seu computador e armazene em um servidor online ( google drive, por exemplo), assim não tem risco de perdê-lo caso tenha algum problema com seu computador. Depois disso, apague-o do seu plano de hospedagem, e pronto espaço liberado.

Em caso de dúvida sobre backup, leia:  Qual a importância do Backup na Hospedagem de Site?

E-mails

Os e-mails também costumam utilizar muito espaço. Isso porque na maioria das vezes, as pessoas não fazem a limpeza dele, e vão só acumulando.

Então o primeiro passo é revisar sua caixa de entrada, e verificar se todos os e-mails guardados tem realmente a necessidade de estarem ali ainda. Os que não tiverem, apague.

Limpe sua lixeira e caixa de spam. É verdade que, geralmente, o sistema faz isto pra você de tempo em tempo. Mas acelerar e limpar manualmente pode ajudar.

Verifique se você tem o serviço cath-all ou pega tudo ativado. Para quem não sabe, essa função permite que  todos os e-mails que foram enviados para o e-mail do seu domínio (mesmo que ele não exista) sejam recebidos.

Você sabia?
A BQHost oferece hospedagem de site barata e grátis por 30 dias, sem nenhum compromisso. 

Se isso não for necessário, desative.  Normalmente, acumula grande quantidade de e-mail. 

Baixe os e-mails para seu computador. Você pode fazer isso utilizando gerenciador de e-mail, como o outlook por exemplo, e configurá-lo para não deixar cópia no servidor.

Desta maneira, sempre que abrir o e-mail no gerenciador, as mensagens serão baixados para seu computador e excluídos do servidor. O problema é que elas estarão em sua máquina, e se acontecer algo com ela, você as perderá. 

A solução é fazer backup delas e guardar nas nuvens, como falamos do backup do site, lembra? 

Video

Assim como as imagens, os vídeos também tem sido bem utilizados. De fato, o usuário se prende mais a vídeo que a texto. O problema é que eles são os grandes vilões dos planos de hospedagem. 

Os vídeos ocupam muito espaços em disco do servidor, muito mais do que as imagens. A transferência mensal que sua empresa disponibiliza no seu plano, também é consumida sempre que o vídeo for assistido. E por fim, a probabilidade de causar lentidão em seu site é grande.

Então opte em hospedar os vídeos em outros servidores, como o Youtube ou Vimeo , e incorpore o código que será gerado por eles em seu sistema. Assim o vídeo ficará disponível em seu site, mas hospedado no servidor deles. 

Arquivos desnecessários

Faça uma revisão em seus arquivos de hospedagem, é normal que com o tempo arquivos que não utilizamos mais estejam lá ocupando espaço sem necessidade. No final da análise faça o backup deles e por fim os exclua.

Conclusão

Com essas dicas você aprende não só a liberar espaço, mas controlar o uso dele. Melhor que liberá-lo é evitar que ele atinja sua capacidade. Crie uma rotina e efetue as ações listadas acima com mais frequência. Fazer isso pode aumentar o tempo de vida do seu plano de hospedagem e evitar upgrade.

E então, você praticou algumas das nossas ações para liberar espaço? Quanto espaço liberou? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários.

Um forte abraço, e até o próximo post. 

Conheça o Site Revenda 4.0

4 Modelos de sites para agências digitais, empresas de hospedagens e Freelancers

Site Revenda 4.0 é um sistema que possui 4 modelos de sites, desenvolvido para agências digitais, web designers, desenvolvedores e empresas de hospedagem representar e vender seus serviços na internet de forma profissional.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

A BQHost utiliza cookies para melhorar a sua experiência com nosso site, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.