Certificado SSL Grátis ou Pago – Entenda as Principais Diferenças

Você já parou pra pensar que estamos fornecendo os nossos dados pessoais a sites desconhecidos cada vez mais? Exatamente por isso que proporcionar …
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você já parou pra pensar que estamos fornecendo os nossos dados pessoais a sites desconhecidos cada vez mais? Exatamente por isso que proporcionar a segurança dessas informações tem se tornado algo tão importante. 

Para produzir a segurança desses dados, os site devem instalar em seus  sistemas o Certificado SSL, que até 2015 era pago. Neste ano a certificadora Let’s Encrypt surgiu com a proposta de oferecer SSL gratuitamente para toda internet. 

Agora você deve estar pensando, então o SSL pago deixou de existir? Na realidade, não. Fizemos este post para você entender as principais diferenças entre Certificado SSL grátis e o pago.  Vamos conferir.

Validação EV

Em certificados comuns só é feita a autenticação do domínio. Já no certificado EV além do domínio, autentica-se também a empresa. Para lhe mostrar isso, na barra de endereço do navegador aparece o nome da empresa em verde. 

Veja um exemplo:
[su_custom_gallery source=”media: 2939″ link=”lightbox” width=”578″ height=”316″]

No certificado grátis não tem a opção de se fazer a validação da empresa. Autenticando assim, somente o domínio. 

Validação OV

Enquanto que na validação normal a exigência para autenticar o domínio é feita através de e-mail ou de arquivo de texto inserido no site, o certificado OV solicita mais informações ao fazer a validação do domínio.

Para verificar se sua empresa realmente existe, neste certificado, informações empresarias como telefone, endereço, CNPJ e nome fantasia, são confirmadas por telefone. Leva cerca de 2 dias para se emitir esse certificado.

Após a emissão você recebe um selo estático para adicionar em seu site, e quando o usuário passar o mouse sobre ele, é mostrado que todos os dados em relação a sua empresa foram confirmados pela certificadora.

O SSL grátis, não faz nenhuma verificação em relação aos dados do proprietário do site. Então esse é mais um diferencial do SSL pago.

Incompatibilidade

Como o certificado grátis é algo novo no mercado, pode sofrer incompatibilidade com alguns programas mais antigos, como por exemplo navegadores desatualizados.

Quando isto acontece o usuário recebe uma mensagem em vermelho, informando que aquele site não é seguro, pois o Certificado SSL não é reconhecido.

A Let’s Encrypt tentou solucionar esse problema, se juntando a IdenTrust que é mais antiga no mercado. Assim quando o programa não reconhecer o certificado da Let’s Encrypt, identifica o da IdenTrust. 

Não deu muito certo, ainda exite uma lista de programas que não reconhecem a autenticação do certificado SSL grátis.

Ausência de selo

As certificadoras de SSL pagos, após fazerem a homologação dos dados, oferecem os selos para que você insira em seu site. Esse selo mostra aos usuários que as informações deles estão seguras.

Enquanto que nos certificados grátis, não é exibido selo algum.

Garantia

Os certificados pagos tem garantias que variam entre US$ 10.000,00 a US$ 1.500.000,00 no caso de quebra do certificado, comprovação de phishing e interceptação de dados. Já os certificados grátis, não oferecem garantia alguma.

Tempo

Ao fazer a homologação dos certificados, o grátis tem a duração de 90 dias enquanto que o pago a durabilidade é de 365 dias.

Dúvidas frequentes

Como se faz a instalação do certificado SSL grátis?

Na verdade, essa modalidade de SSL não precisa de instalação e sim ativação. Você deve fazer essa solicitação junto a empresa que hospeda seu site.

A renovação do SSL grátis é feita de forma automática?

Isso dependerá do seu sistema. Em alguns casos conseguem se ativar a renovação automática, em outros ela deve ser feita de forma manual.

Qual tempo de ativação do SSL grátis?

A ativação do SSL grátis é feita de forma instantânea. 

Posso instalar o certificado grátis em qualquer tipo de site?

Sim, como a ativação é feita no plano de hospedagem, qualquer um tipo de site aceitará essa configuração.

Meu site terá o link com https mesmo com certificado grátis?

Sim, ele só não terá selo da certificadora como mencionamos anteriormente.

Qual tempo de ativação do certificado pago?

Para o certificado DV (valida o domínio) o tempo de ativação é de 30 minutos. O OV (valida a organização) é ativado em 2 dias. E o EV (validação estendida) leva cerca de 5 dias para ser ativado.

Qual preço de instalação do certificado SSL?

Isso varia conforme o certificado que você vai comprar. Na BQHost oferecemos Certificados SSL a partir de 119,40/ano.

E então, conseguimos esclarecer pra você as principais diferenças entre Certificado SSL pago e grátis? Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário será um prazer lhe ajudar.

Tenha um site profissional e conquiste mais clientes.
Solicite um orçamento agora!

Clique no botão abaixo e solicite um orçamento para criação do seu site. Somos uma empresa de desenvolvimento de sites com mais de 19 anos e já desenvolvemos mais de 1.200 sites desde 2004.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

A BQHost utiliza cookies para melhorar a sua experiência com nosso site, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.