Certificado SSL Grátis ou Pago – Entenda as Principais Diferenças

Você já parou pra pensar que estamos fornecendo os nossos dados pessoais a sites desconhecidos cada vez mais? Exatamente por isso que proporcionar …
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você já parou pra pensar que estamos fornecendo os nossos dados pessoais a sites desconhecidos cada vez mais? Exatamente por isso que proporcionar a segurança dessas informações tem se tornado algo tão importante. 

Para produzir a segurança desses dados, os site devem instalar em seus  sistemas o Certificado SSL, que até 2015 era pago. Neste ano a certificadora Let’s Encrypt surgiu com a proposta de oferecer SSL gratuitamente para toda internet. 

Agora você deve estar pensando, então o SSL pago deixou de existir? Na realidade, não. Fizemos este post para você entender as principais diferenças entre Certificado SSL grátis e o pago.  Vamos conferir.

Validação EV

Em certificados comuns só é feita a autenticação do domínio. Já no certificado EV além do domínio, autentica-se também a empresa. Para lhe mostrar isso, na barra de endereço do navegador aparece o nome da empresa em verde. 

Veja um exemplo:
[su_custom_gallery source=”media: 2939″ link=”lightbox” width=”578″ height=”316″]

No certificado grátis não tem a opção de se fazer a validação da empresa. Autenticando assim, somente o domínio. 

Validação OV

Enquanto que na validação normal a exigência para autenticar o domínio é feita através de e-mail ou de arquivo de texto inserido no site, o certificado OV solicita mais informações ao fazer a validação do domínio.

Para verificar se sua empresa realmente existe, neste certificado, informações empresarias como telefone, endereço, CNPJ e nome fantasia, são confirmadas por telefone. Leva cerca de 2 dias para se emitir esse certificado.

Após a emissão você recebe um selo estático para adicionar em seu site, e quando o usuário passar o mouse sobre ele, é mostrado que todos os dados em relação a sua empresa foram confirmados pela certificadora.

O SSL grátis, não faz nenhuma verificação em relação aos dados do proprietário do site. Então esse é mais um diferencial do SSL pago.

Incompatibilidade

Como o certificado grátis é algo novo no mercado, pode sofrer incompatibilidade com alguns programas mais antigos, como por exemplo navegadores desatualizados.

Quando isto acontece o usuário recebe uma mensagem em vermelho, informando que aquele site não é seguro, pois o Certificado SSL não é reconhecido.

A Let’s Encrypt tentou solucionar esse problema, se juntando a IdenTrust que é mais antiga no mercado. Assim quando o programa não reconhecer o certificado da Let’s Encrypt, identifica o da IdenTrust. 

Não deu muito certo, ainda exite uma lista de programas que não reconhecem a autenticação do certificado SSL grátis.

Ausência de selo

As certificadoras de SSL pagos, após fazerem a homologação dos dados, oferecem os selos para que você insira em seu site. Esse selo mostra aos usuários que as informações deles estão seguras.

Enquanto que nos certificados grátis, não é exibido selo algum.

Garantia

Os certificados pagos tem garantias que variam entre US$ 10.000,00 a US$ 1.500.000,00 no caso de quebra do certificado, comprovação de phishing e interceptação de dados. Já os certificados grátis, não oferecem garantia alguma.

Tempo

Ao fazer a homologação dos certificados, o grátis tem a duração de 90 dias enquanto que o pago a durabilidade é de 365 dias.

Dúvidas frequentes

Como se faz a instalação do certificado SSL grátis?

Na verdade, essa modalidade de SSL não precisa de instalação e sim ativação. Você deve fazer essa solicitação junto a empresa que hospeda seu site.

A renovação do SSL grátis é feita de forma automática?

Isso dependerá do seu sistema. Em alguns casos conseguem se ativar a renovação automática, em outros ela deve ser feita de forma manual.

Qual tempo de ativação do SSL grátis?

A ativação do SSL grátis é feita de forma instantânea. 

Posso instalar o certificado grátis em qualquer tipo de site?

Sim, como a ativação é feita no plano de hospedagem, qualquer um tipo de site aceitará essa configuração.

Meu site terá o link com https mesmo com certificado grátis?

Sim, ele só não terá selo da certificadora como mencionamos anteriormente.

Qual tempo de ativação do certificado pago?

Para o certificado DV (valida o domínio) o tempo de ativação é de 30 minutos. O OV (valida a organização) é ativado em 2 dias. E o EV (validação estendida) leva cerca de 5 dias para ser ativado.

Qual preço de instalação do certificado SSL?

Isso varia conforme o certificado que você vai comprar. Na BQHost oferecemos Certificados SSL a partir de 119,40/ano.

E então, conseguimos esclarecer pra você as principais diferenças entre Certificado SSL pago e grátis? Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário será um prazer lhe ajudar.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

Atualize seu site facilmente, mesmo sem ter conhecimento;