Como fazer a criação de sites profissionais? Essa é a primeira pergunta que se faz, quando a ideia é entrar no mundo virtual. Existem diversos caminhos para fazer a criação de um site e você pode escolher a melhor opção para seu negócio.
Independente de qual caminho você vai seguir alguns critérios são genéricos, ou seja, todo site precisa de um domínio, hospedagem e uma ferramenta para criação do site.
No post de hoje, vamos falar de como criar um site do zero e também sobre as ferramentas que você pode utilizar para o desenvolvimento do site da sua empresa.
Como criar um site com um domínio próprio?
Fazendo uma comparação com lojas físicas, o registro de domínio é o momento que você inicia a abertura da sua empresa. A diferença é que no mundo virtual esse registro é muito fácil e rápido de ser feito, sem burocracia.
Ainda em comparação com o “mundo real”, podemos dizer que o registro de domínio é como o endereço da sua loja física. Isso porque é através dele (www.seunegocio.com.br) que o internauta chegará até seu site.
Como registrar um domínio?
Com o que foi mencionado acima já dá pra entender que, o domínio é uma das partes mais importantes do seu negócio. Por isso, exige bastante cautela no momento de se fazer o registro.
Primeiro é preciso entender que não existe dois domínios iguais na internet. Então, quando escolher um nome para seu site, é importante checar a disponibilidade dele. Você pode fazer isto neste link.
É interessante que este nome seja curto e simples, assim você ajuda que o seu cliente grave o seu domínio com maior facilidade.
Os domínios são divididos em dois grupos, nacionais e internacionais. O nacional é todo domínio que tem a terminação .br, por exemplo .com.br, os internacionais são os demais .com, .net, info, .gov dentre outros.
Essa terminação é chamada de extensão do domínio. Recomendamos que escolha extensões mais comuns de utilização, como o .com e .com.br.
Os domínios nacionais você mesmo pode registrar através do Registro BR ou contratar uma empresa que faça o registro. Já os internacionais é necessário que seja feito por intermédio de alguma empresa.
É muito importante escolher uma empresa idônea para fazer o registro. Qualquer erro que acontecer com o domínio, lhe trará problemas.
Por isso analise a empresa antes de iniciar o registro. Pesquise o tempo em que ela está no mercado, veja o que outras pessoas falam sobre ela em sites de reclamações e redes sociais.
Essas informações podem lhe ajudar a entender o quão profissional é a empresa.
Escolha seu plano de hospedagem
A hospedagem também é um item importante ao criar site profissional pago. Quando este serviço é adquirido, você aluga um espaço dentro de um servidor.
Basicamente, o servidor é um computador conectado a internet. Nele ficam armazenados todos os arquivos, dados e informações necessárias para o funcionamento de um site.
Este computador nunca é desligado, e caso isso ocorra ou qualquer outro tipo de erro nele, todos os sites que ali estão hospedados ficam inacessíveis.
Além do plano de hospedagem ser responsável pela disponibilidade do seu site, através dele também é possível criar e-mail personalizado com o seu domínio, por exemplo, [email protected].
Este formato de e-mail é mais adequado para empresa, e-mails grátis (hotmail, gmail , bol e todos os outros) transmitem a imagem de amadorismo, e isso não queremos.
Como contratar um plano de hospedagem de sites?
Existe hoje no mercado uma infinidade de empresas que oferecem este serviço, a atenção dever ser dada à qualidade da empresa e a contratação do plano ideal para necessidade do seu site.
Como contratar uma empresa de hospedagem de qualidade?
Existem alguns critérios que tornam uma empresa de host profissional. A qualidade do servidor é algo que deve ser avaliado. Essa informação pode ser obtida através uptime do servidor.
Basicamente, o uptime é o tempo o qual o servidor se mantém online. Ele é medido em porcentagem, considere um servidor de qualidade, aqueles quem tem uptime maior que 99,5%.
Outro item importante é o suporte oferecido pela empresa. O ideal é que a empresa tenha um breve tempo de resposta, diversas formas de contato e atendimento online.
Testar o atendimento da empresa antes da contratação e verificar se o suporte dela preenche esses critérios, é recomendado.
E por último, avalie os preços da empresa. Sempre buscamos a ideia de procurar plano que não exija um alto investimento.
Mas desconfie de empresas que possuem valores muito diferentes que o restante da concorrência. Em alguns casos, o preço baixo é sinônimo de falta de qualidade.
Como escolher o plano de hospedagem ideal para o meu site?
No momento de escolher o plano ideal para seu site, alguns critérios devem ser observados. O armazenamento, por exemplo, é um deles. Existem sites que precisam de pouco espaço em disco, já outros exigem muito.
Se seu site possui muitos dados ou arquivos grandes, é necessária a contratação de planos mais robustos. Certifique-se com a empresa de host que, se houver a necessidade de mais espaço, ela poderá lhe oferecer.
Agora se seu site precisa de pouco espaço, opte por planos mais básico e evite o gastos desnecessários com espaço. Mas se o plano contratado possui armazenamento ilimitado, não se preocupe com isso, pule para o próximo critério.
O tráfego mensal ou transferência é comum ser ilimitado nos planos, mas ainda existem empresas que fazem a limitação. Então observe este quesito.
Caso seu site ultrapasse o limite disponibilizado, pode ser retirado do ar ou podem cobrar um valor adicional. Então se atente aos termos da empresa antes da contratação.
Além disso, o uso de CPU e memória também deve ser observado. Normalmente em seu painel de controle da hospedagem é possível verificar a quantidade de recursos que seu site usa.
Então antes da contratação, cheque o que seu site utiliza e verifique se o plano escolhido supre a necessidade dele.
Você também pode se interessar:
Criação de Site em Goiânia: Dicas de Especialista
Criação de Sites em Curitiba | Passo a Passo Completo
Como criar um site: Ferramenta de criação
Neste momento as pessoas se perguntam, quanto custa um site? Na realidade, primeiro você deve se preocupar em entender o que quer mostrar seu publico, depois pensa em valor.
Nesta fase, o primeiro passo é definir a intenção do seu site. Existem hoje na internet diversos tipos de site, e cada um deles tem um propósito diferente. Vamos falar dos tipos mais comuns.
Como criar um site institucional?
O site institucional é o cartão de visita virtual de uma empresa. Normalmente conta com a página inicial, página sobre a empresa, páginas de produtos ou serviços e contato.
São sites simples e com conteúdo básico. É ideal para quem quer apenas apresentar sua empresa na internet. Para você mesmo fazer a criação de sites institucionais pode-se utilizar os construtores de sites ou os CMS.
Utilizar essas ferramentas vai exigir um investimento menor que a contratação de uma agência. No entanto, os criadores de sites são limitados e difíceis, no sentido de combinar as cores, fontes e imagens.
Já os CMS, tem por ponto negativo, a necessidade de conhecimento para manusear a ferramenta.
Se não quiser por a “mão na massa” você pode contratar uma empresa de criação de sites. O custo será mais alto, no entanto, as chances do seu conteúdo estar melhor distribuído e seu site ser profissional e bonito são maiores.
Como criar um site de vendas?
Vender pela internet pode ser um excelente negócio, uma vez que o mercado virtual está em ascensão e deve continuar por bastante tempo. Se a sua ideia para o site é vender pela internet, esse é o modelo que você precisa.
O primeiro passo é decidir se você mesmo fará a criação ou contratará uma agência especializada. Se optar por “colocar a mão na massa” algumas ferramentas são: Woocommerce, magento, opencart dentre outros.
O ponto positivo é que você terá um orçamento menor quando comparado ao custo para contratação de agências No entanto, lhe será exigido um nível de conhecimento para fazer a criação.
Caso prefira contratar uma empresa de criação de site, a recomendação é pesquisar sobre ela antes de fechar o negócio. Assim, você terá condições de saber se lhe será apresentado um site de qualidade.
Apesar de ter um custo maior do que as ferramentas de “faça você mesmo”, a contratação de uma agência lhe trará certeza de que seu site é profissional e está adequadamente preparado para o mercado.
Como criar um mini site?
O mini site consiste em ter todas as informações do site apresentadas em uma só página. Por isso é recomendado para empresas que possuem pouco conteúdo, para evitar a lentidão do site.
Este modelo também pode ser criador pelo wordpress ou por agência especializada. Os prós e contras são os mesmos que citamos nos itens anteriores.
Criar um blog usando wordpress também pode ser uma boa opção. Uma ferramenta mundialmente conhecida, com diversas funcionalidades relevantes para seu negócio.
Menor custo, mais conhecimento ou menos profissionalismo se optar em criar pelo wordpress. Ou investimento maior, porém sem exigência de conhecimento e alto nível de profissionalismo quando opta pela agência.
Como criar um site com blog?
O blog é uma excelente estratégia de marketing. Ele pode ser um site de blog como também, pode ser inserido a outro modelo de site, como os institucionais ou as lojas virtuais.
Através do blog você pode aplicar práticas de marketing digital, como o marketing de conteúdo e o SEO.
Para quem não conhece os termos o SEO são regras de otimização do Google que permitem melhor posicionamento do site no buscador. Já o marketing de conteúdo consiste em atrair clientes através de conteúdo relevante e rico.
Você mesmo pode criar um blog usado o wordpress, por exemplo, ou contratar uma empresa de criação de site. Para o blog a história é a mesma dos outros modelos.
Se você mesmo criar o custo é menor, no entanto é um processo que demanda conhecimento, caso contrário você não vai conseguir finalizar a criação ou não terá um resultado profissional.
Como criar um site profissional?
Para qualquer um dos modelos que citamos no item 3, é essencial que o resultado final seja de alta qualidade e profissional.
A concorrência na internet hoje está cada vez mais acirrada, e não ter um site que acompanha o mercado pode lhe deixar para trás. Mas já imagino que sua dúvida seja como criar um site profissional?
Existem alguns critérios que precisam estar presente em um site para que ele seja considerado profissional.
Carregamento Rápido
O tempo de carregamento do um site é muito importante. Além de ser um dos critérios de carregamento do Google, em média os usuários esperam somente 7 segundos para abertura de um site.
Por isso, um site profissional deve ser rápido. Existem algumas práticas que podem ser feitas para que evite a lentidão.
Deixe instalado somente pluguins e scripts que são realmente essenciais para o funcionamento. É importante que os pluguins em uso, estejam configurados corretamente.
Os códigos do site também podem pesar no carregamento, por isso, mantenha-os sempre limpos. Excluir espaços em branco e usar compactadores de códigos, pode ajudar.
Habilitar o cache, pode trazer uma performance melhor. Ele guarda uma cópia da página que já foi aberta, evitando assim, que o site seja sempre carregado do zero.
E por último, a hospedagem. Ela também interfere na agilidade do site, servidores de baixa qualidade e com armazenamento maior que sua capacidade, trazem lentidão.
Então ao pesquisar por uma empresa de hospedagem, não avalie o preço e sim custo x benefício que lhe será oferecido. Aspectos como segurança, qualidade e capacidade do servidor e suporte são muito importantes.
Navegação fácil e intuitiva
Sites simples de navegar trazem satisfação para o usuário. E atualmente a experiência do usuário é outro fator relevante para o ranqueamento do Google.
Sabe quando você acessa um blog, e abaixo da notícia aparecem outras publicações com assuntos relacionados ao que você está lendo? Isso é navegação intuitiva. O usuário encontra tudo o que ele precisa sem se perder.
Responsividade
Um site responsivo é aquele que se encaixa em qualquer tamanho de tela, seja ela pequena (Smartphone) ou grande (desktop).
Como já mencionei, a experiência do usuário é muito relevante. Sites não responsivos não são considerados profissionais.
Otimização
Ter um site otimizado é essencial para competir com a concorrência. O SEO é um conjunto de regras, que visam melhorar o posicionamento de um site no Google.
Essas normas são atualizadas constantemente, por isso é um trabalho que deve ser feito de forma contínua. Todas as páginas do seu site precisam estar otimizadas. Vamos falar de alguns itens importantes para a otimização on-page.
- Imagens
É essencial que você salve as imagens do seu site, sempre com o nome da palavra-chave exata ou similar. Assim você possibilita que o robô do Google, entenda do que se trata aquela imagem
- URL amigável
Quando se cria uma nova página, é normal que a URL seja feita de letra e número. O ideal é que você modifique este endereço, para que da melhor forma, esteja descrito nele o assunto da página.
- Meta Descrição
Ao realizar uma pesquisa no Google os resultados aparecem com título, URL e um resumo sobre o assunto da página, que é chamado de descrição.
A ideia é ser convincente nesta chamada, afinal concorrentes também aparecerão no resultado de busca. Um cuidado, há um limite de 130 caracteres.
- Palavras-chaves
As palavras-chaves são aqueles termos de pesquisa do usuário. É importante você ter ferramenta que lhe mostra qual é o termo de busca do seu cliente, e assim trabalhar em cima dele.
Fazer produção de conteúdos relevantes e ricos, através de blogs, utilizando essas palavras-chaves é uma excelente estratégia de marketing.
- Titulo
O título também aparecerá na página de resultado do Google. Conhecido por title tag atualmente tem muita valia para o Google.
Aproveite bem esse espaço, elabora algo atraente, que surta no usuário a vontade de clicar no seu link. Além disso, é interessante que a sua palavra-chave de foco esteja presente nele e que respeite o limite de 61 caracteres.
Integrações básicas
Há algumas integrações que precisam estar presentes em seu site para que ele seja considerado profissional. As redes sociais é uma delas.
Já se sabe que essas mídias sozinhas, não tem valia alguma. Mas quando associadas a um site profissional, podem ser excelentes ferramentas para aumento de tráfego e interação com os clientes.
O whatsapp também é muito importante. O aplicativo de conversa se tornou o queridinho dos consumidores para se comunicar com a empresa, seja pra tirar dúvidas, fazer negócios ou solucionar problemas.
Não ter seu site integrado com o whatsapp, pode trazer ao cliente uma imagem de desatualização da empresa, e isso não é legal para seu negócio.
Mais uma ferramenta essencial e que deve estar integrada ao seu site é o Google Analytics. A ferramenta é utilizada para monitoramento e análise de sites.
Através dela, é possível ter informações como as páginas mais acessadas do site, o perfil de quem está acessando, os horários de picos de acesso, conversões o tipo de dispositivo e muito mais.
O Google Analytics pode ser um grande aliado em suas estratégias de marketing e por isso deve estar presente em site profissional.
Neste texto falamos muito sobre a utilização do wordpress, e se você quer saber como criar um site no wordpress deixe seu comentário, que este pode ser o assunto de outro post.
Agora que você já entende o passo a passo de como criar um site, que tal iniciar o desenvolvimento do seu? Mas antes nos conta, qual dessas ideias de site melhor se encaixa para as necessidades da sua empresa?