Como Identificar Erros e Otimizar um Site Para Celular

Saber identificar erros e como otimizar um site para celular é, hoje, algo muito importante para as mais diversas empresas, sejam elas físicas…
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Saber identificar erros e como otimizar um site para celular é, hoje, algo muito importante para as mais diversas empresas, sejam elas físicas ou com presença digital.

Ou até mesmo, aquelas criadas diretamente nesse meio. Isso porque a navegação mobile, feita em dispositivos móveis, cresce cada dia mais.

De modo que, até mesmo os serviços de criação de sites profissionais desenvolvem plataformas pensando nisso, sendo aquelas chamadas de responsivas.

Pois, tanto seu layout quanto os conteúdos, se adaptam à tela desses dispositivos. Trazendo assim, uma melhor experiência do usuário aos visitantes de uma página.

No entanto, a falta dessa otimização pode prejudicar bastante os resultados obtidos pela sua empresa.

Uma vez que, o Google e outras buscadores, penalizam páginas que não oferecem essa experiência. Levando ao posicionamento de menor destaque nas páginas de resultados.

Então, se você quer saber como identificar tais erros e como otimizar seu site para celular, continue lendo e confira as dicas especiais que separamos!

Por que otimizar meu site para celular?

Como mencionamos antes, nos dias atuais a navegação feita através de dispositivos móveis tem crescido muito.

Devido ao avanço tecnológico em tablets e smartphones que facilitou o uso da internet, sem precisar de um desktop. Essa tendência não é nova, porem, cada dia mais, se reinventa.

Os telefones celulares são cada vez mais aprimorados e, por isso, essa navegação passou a ser tão comum.

Mas, não são apenas as empresas que produzem esses dispositivos que lucram com essa tendência. Como também, qualquer negócio que tenha presença digital.

Uma vez que, o Google e outros buscadores, consideram a experiência do usuário mobile na hora de posicionar conteúdos nas páginas de resultados.

Afinal de contas, se esse tipo de navegação é tão importante, as indicações feitas por essas companhias devem atender suas expectativas. Logo, sites otimizados para elas se destacam.

Tal prática é conhecida como SEO mobile e ela é composta por estratégias que permitem uma melhor experiência em termos de navegabilidade, usabilidade e acessibilidade.

Neste processo, diversas métricas são aplicadas, monitoradas e analisadas, sempre com foco em melhorias no desempenho e otimização destas páginas.

O serviço de criação de sites também deve considerar essa questão. Pois, não são apenas os conteúdos que devem estar otimizados.

E sim, o site como um todo, considerando seu design que envolve o uso de recursos visuais que compõe seu layout e os códigos por trás da plataforma.

Então, como otimizar site para celular?

Diversos são os aspectos em que você precisa pensar quando falamos de SEO mobile, começando pelo desenvolvimento de sites.

Ou seja, é como falamos acima, primeiramente sua plataforma precisa estar adequada aos critérios responsivos. Em segundo plano, você deve considerar a estrutura das suas estratégias de marketing.

Seus conteúdos e ações devem ser feitos pensando tanto em otimizar o site para a navegação convencional, quanto para a mobile.

Desse modo, maiores serão suas chances de conseguir posições de destaque. E, em consequência, aumentar a visibilidade e alcance da sua plataforma.

Teste a responsividade do site

Hoje, os sites responsivos tem muito peso no ranqueamento do Google. É tão importante para o mecanismo que, em pesquisas feitas por dispositivos móveis, os sites que não apresentam responsividade, não são listados nos resultados de buscas.

Os principais erros a se identificar aqui, estão no layout e conteúdos produzidos dentro das suas páginas.

Em primeiro lugar, você deve testar a compatibilidade do site, verificando se todas as páginas dele, se adaptam as telas de tablets e smartphones. Para isso, você pode utilizar o Mobile-Friendly do Google.

Comando de toques

Outro aspecto ainda diretamente relacionado com a criação de sites profissionais, é preciso analisar como seu layout se comporta.

Isso porque na navegação mobile toda usabilidade é determinado pelo toque (touch). Portanto, os sites precisam ser amigáveis com a forma como seguramos e usamos nossos celulares e tablets.

Dessa forma, é importante fazer testes após a criação de sites, para verificar essa adaptabilidade.

Verifique se o site funciona bem nas mais diferentes telas, incluindo especialmente as pequenas. Plataformas bem desenvolvidas, são aquelas que reduzem problemas como rolo da tela, inacessibilidade de links, botões de crifuncionalidade com erros, etc.

Leia também:
1. TOP 10 Ferramentas Para Testar a Velocidade do Seu Site
2. Conheça os 3 melhores Plugins de Segurança para um site ou blog

Verifique se as imagens estão otimizadas

Depois, outro aspecto a ser analisado em sua plataforma é o uso de imagens. Se aquelas que compõem seu layout facilitam o carregamento da página e estão otimizadas.

Do mesmo modo, verificando o uso desse recurso em seus conteúdos. Já que imagens muito grandes e pesadas podem atrapalhar o desempenho mobile.

Existem complementos de otimização próprios para essas ações, tal como o plugin Imagify Image Optimizer e o Optimole.

Produção de conteúdos

Bom, mas a de criação de sites para empresa não é o único a aspecto a ser verificado, os conteúdos adicionados a ele, também tem relevância na experiência do usuário de smartphone ou tablet.

Afinal de contas, um tema responsivo é responsável por adaptar apenas o layout das páginas. Enquanto a estrutura dos conteúdos, permanece igual.

Vale destacar que um parágrafo tem um tamanho diferente em uma página de desktop, do que na de dispositivos móveis – que são menores.

Portanto, a legibilidade do texto deve ser considerada também. A fim de manter o conteúdo agradável e não cansativo, ou seja, fácil de se ler em pequenos espaços.

Uma dica é abusar dos recursos de escrita na hora de produzir conteúdos, lembre-se de manter as frases e parágrafos curtos.

Utilizar também, bastante os recursos como títulos de nível variado e bullet points. Além de negritar informações importantes.

Ferramentas de otimização mobile

Então, para finalizar, uma das melhores formas de se identificar erros em suas plataformas e otimizar seu site para celular é usando ferramentas.

Isso porque elas estarão focadas nele 100% do tempo, monitorando-o e coletando dados. De modo que, seja possível gerar relatórios com insights e sugestões de melhorias através dos erros apontados nele.

O Google Search Console, definitivamente,é de longe a melhor ferramenta para se utilizar, pois, ele faz um amplo diagnóstico de suas páginas.

Além dela, a Woorank pode auxiliar você na estruturação de suas estratégias de marketing.

Uma vez que ela identifica oportunidades de aperfeiçoamento na otimização em diferentes aspectos, incluindo o mobile. No total, ela funciona com cerca 70 métricas.

Por fim, o Google Analytics que é essencial, pois, realiza diversos tipos de análises em site.

Ela é fundamental ainda, para analisar erros em suas páginas, como os famosos “erro 404”, entre outros problemas internos que prejudicam seu SEO de forma geral.

Tempo de carregamento das páginas

Segundo dados do Google, cerca de 40% dos internautas não esperam mais do que 3 segundos para acessar um site.

Ou seja, se seu tempo de carregamento for maior que esse, eles abandonarão o site. Segundo essa empresa, o tempo ideal é de 2 segundos.

Entre os diversos motivos por trás disso, temos desde a necessidade de praticidade quanto a questão do consumo de dados dos usuários.

Portanto, uma das formas de otimizar sua plataforma é consertando sua velocidade. O Google Search Console é a ferramenta mais indicada para essas melhorias.

Isso porque ela irá analisar seu site por completo e gerar relatórios de performance com sugestões de mudanças, indicando os erros e como otimizar site para celular.

De forma geral, páginas lentas tem impacto negativo na experiência do usuário. Levando, assim, penalidades na questão do posicionamento.

Vale dizer que diversos aspectos interferem na velocidade de uma página, entre eles a hospedagem de sites. Por isso, investir em uma hospedagem profissional é importante.

Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes
Dúvidas frequentes
O que é site responsivo?

Site ou layout responsivo é aquele que muda seu conteúdo para adaptá-lo a qualquer tamanho de tela. Seja de smartphone, tablet ou desktop.  

Como medir a velocidade do meu site quando acessado por dispositivo móvel?

Além do Google Search Console, outra forma prática e rápida de analisar o tempo de carregamento de suas páginas é com o Test My Drive. Outra ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google e que irá gerar relatórios com insights sobre sua velocidade pelo celular.

Qual a diferente entre site responsivo e site mobile?

Enquanto o site responsivo se adapta a qualquer tamanho dele o site móbile só pode ser visualizados em dispositivos móveis.   

O que é site mobile?

São sites que se adaptam a telas de quaisquer dispositivos móveis. Mas não são visualizados em desktop.

Porque é importante ter um site responsivo?

Cada vez mais as pessoas acessam a internet através do celular, então ter um site bem apresentando nos dispositivos móveis é importante para transmitir uma boa experiência ao seu cliente. Além do mais, a responsividade tem um peso muito importante no ranqueamento do Google.

Por que otimizar imagens é tão importante?

Imagens pesadas demais, podem tornar seu site lento. No entanto, apenas diminuí-las, pode interferir em sua qualidade. Em ambos os casos, a experiência do usuário acaba seja prejudicada. Isso porque as imagens são recursos que aproximam cliente-marca através do apelo visual. Uma dica é compactar a imagem através do site Tiny PNG, ele diminui o tamanho da imagem sem grandes perdas de qualidade.

Meus conteúdos devem ser apenas legíveis para um bom SEO mobile?

Não, diversos outros aspectos devem ser considerados além da legibilidade direta na escrita. Por exemplo, o tipo e tamanho da fonte utilizada no seu tema responsivo. Pense na questão da interatividade e adapte todo recurso desse tipo, também para essa navegação. Os formatos dos arquivos usados também é algo a se considerar. Para os áudios, é importante que esses estejam em “mp3.”, para vídeos em “mp4.”. Conteúdos ricos, com grande valia para os usuários também é um peso importante para o Google

Conclusão

Vimos então, ao longo deste conteúdo, formas de como identificar os erros para fazer correções e otimizar seu site para celular.

Tudo de forma simples e prática, com auxílio de diversas ferramentas gratuitas. Bem como, entendemos a importância que a qualidade da empresa de criação de sites tem para uma plataforma otimizada.

Afinal de contas, eles a tornam responsiva, algo que deve ser pensando também por você na hora de produzir conteúdos.

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