O Que é Schema e Qual a Importância para o seu SEO?

O Schema Markup é uma inovação tecnológica que tem por objetivo, junto à criação de sites, proporcionar melhores posicionamentos no Google.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Schema Markup é uma inovação tecnológica que tem por objetivo, junto à criação de sites, proporcionar melhores posicionamentos no Google.

Sendo definida por seu vocabulário semântico que é adicionado ao HTML de plataformas diversas. Uma técnica que busca a otimização dos códigos de páginas web.

Podemos dizer então, que Schema é uma solução que pensa muito além da responsividade de páginas e otimização de conteúdos.

Uma vez que, ela aumenta o potencial de ranqueamento por meio da estrutura de um site. Quer saber mais sobre seu funcionamento? Continue lendo este artigo!

O que é Schema?

O que é Schema?

A otimização de páginas web é um dos desafios que os profissionais que atuam na criação de sites profissionais enfrentam diariamente.

Isso porque essa capacidade faz diferença nos resultados de qualquer negócio. Frente a isso, inúmeras soluções vem sendo desenvolvidas, tal como as estratégias SEO.

Mas, otimizar as páginas de um site em sua estrutura também é algo bastante importante e que o Schema oferece.

Essa solução tecnológica atua criando descrições aprimoradas para as páginas de um site. Ao mesmo tempo que, gera códigos HTML automatizados.

O que faz com que os mecanismos de pesquisas de buscadores como o Google, passem a interpretar de maneira mais assertiva seus conteúdos.

Dando maiores chances de ranquear ao oferecer contexto a esses mecanismos. Por isso, Schema Markup recebe a definição de um vocabulário ou código semântico.

Pois, atua na melhor interpretação das informações e dados que uma pesquisa e seus resultados oferecem.

O desenvolvimento dessa espécie de microdados surgira da colaboração entre grandes empresas do setor tecnológico. Sendo elas, o Google, Yahoo, Bing e Yandex, quatro grandes buscadores da atualidade.

Em resumo, sua aplicação tem por objetivo melhor situar tais mecanismos sobre como seu conteúdo/plataforma pode contribuir com as SERPs.

Informando-os sobre o contexto e significado de seus dados. Ao melhorar o ranqueamento, a consequência é um impacto positivo nos resultados de uma marca, gerando maior visibilidade e conversões.

A importância do Schema para o SEO

A importância do Schema para o SEO

Para que você entenda melhor as vantagens dessa aplicação, confira abaixo quais são elas.

Melhoria no rank

Não existe, de fato, uma comprovação de que microdados interferem na capacidade de ranqueamento de uma plataforma.

Contudo, é certo que eles contribuem em muito para a sua otimização. Por isso, o Schema vem sendo cada vez mais adotado no desenvolvimento de sites profissionais.

Tal como os recursos de um plano e a escolha de uma hospedagem de sites profissional, as marcações criadas por essa metodologia também são importantes para o melhor ranqueamento da plataforma.

Uma vez que, essa técnica de aprimoramento agrega mais valor aos conteúdos ali veiculados. Melhorando ainda, o entendimento desses.

O que faz com que as páginas recebam mais destaque e acabem gerando um aumento na taxa de cliques de seu negócio.

Melhoria na experiência do usuário

Outro aspecto que a criação de sites para empresas presa muito é a experiência do usuário, pois, ela é essencial para a conversão de leads.

Portanto a aplicação do Schema contribui ainda, trazendo essa vantagem. Acontece que os conteúdos têm informações enriquecidas não apenas para os mecanismos de busca, como também, para o público-alvo que visam atingir.

Isso porque as informações do site são aprimoradas, facilitando que estes encontrem soluções mais adequadas. Do mesmo modo que, a aparência de suas páginas também sofre melhorias.

Leia também:
1Tipos de sites existentes: Com indicações para cada negócio
2Mobile First: O que é, Vantagens e Dúvidas Frequentes

Onde ele pode ser aplicado?

Onde o schema pode ser aplicado

Até agora, analisamos o que é e quais os benefícios que o Schema traz na criação de site, certo?

Vale destacar que sua aplicação é muito vasta. Pois, atualmente existem mais de 50 tipos de marcações que podem ser aplicadas em uma plataforma.

Sendo assim, consideradas aquelas que possuem suporte pelo Google e outros grandes buscadores.

Existem, portanto, schemas a serem aplicados para empresas e organizações, por exemplo. O objetivo desse tipo de marcação é enfatizar a forma como essas se apresentam.

Ou seja, destacando informações de contato, localização, sua logomarca e tudo mais que traz ao público, clareza sobre a marca.

Além disso, vemos marcações voltadas a pessoas que são aquelas que realizam o marketing pessoal. Bem como, aquelas a serem aplicadas em produtos, receitas, eventos, reviews e locais.

Uma bastante interessante são as aplicadas em vídeos, que auxiliam os buscadores a indexar mídias tanto de plataformas próprias, quanto do YouTube, por exemplo.

Schema e featured snippets

Nos últimos anos, o featured snippets foi uma das mudanças que as SERPs sofreram a fim de melhorar a experiência dos usuários.

Sendo assim, caracterizada por caixas com respostas rápidas para perguntas específicas relacionadas ao termo de busca usado na pesquisa.

Essas, aparecem antes até mesmo do primeiro link ranqueado, sendo chamada de posição zero. Mas, qual a relação entre featured snippets e Schema?

Acontece que a aplicação do Schema em uma plataforma acaba gerando tais respostas rápidas, dando ainda mais visibilidade a uma página.

No entanto, vale ressaltar que seu conteúdo precisa conduzir informações estratégicas. De modo que, o destaque dessas, leve tais dados essenciais e objetivos, às caixas da posição zero no Google.

Dúvidas frequentes

Duvidas frequentes sobre O Que é Schema e Qual a Importância para o seu SEO?
O que é Schema?

De forma efetiva, Schema Markup é um código ou vocabulário semântico aplicado no HTML das páginas de um site. Visando assim, a otimização de seus conteúdos para os mecanismos de busca ao dar contexto as informações e dados presentes nelas, em relação aos termos de busca aos quais estão associados.

Qual a importância do Schema para o SEO?

A aplicação dessa solução tecnológica traz um melhor ranqueamento nas páginas de resultados, pois, contribui com a otimização de sites diversos. Agregando assim, mais valor a seus conteúdos e melhorando a experiência do usuário. Pois, suas informações passam a se destacar de forma clara e objetiva nas SERPs, sofrendo melhorias até mesmo na forma como são apresentados.

Como o Schema pode ser aplicado?

Suas marcações possuem utilizações específicas, existindo então, mais de 50 opções com suporte do Google. Diversas são as categorias de plataformas que podem utilizar o Schema. Estando entre as mais comuns as organizações/empresas, páginas de eventos, produtos, pessoais, resenhas e vídeos. Bem como, categorias de localização e receitas.

Qual a relação entre Schema e featured snippets?

O featured snippets são caixas de respostas rápidas e objetivas que aparecem na posição zero das SERPs, sendo geradas inclusive, através da aplicação de Schema em um site.

Conclusão

Foi possível então, ver no decorrer deste artigo, porque hoje o Schema se torna tão importante para diversos negócios.

Uma vez que, ela fornece muito mais destaque às páginas web de uma plataforma. E não é difícil, devido ao potencial dessa tendência, encontrar uma empresa de desenvolvimento de sites que faça sua aplicação.

Contudo, é importante sempre buscar avaliações desse tipo de serviço já que ele pode ser um pouco complexo e exige qualificação.

Gostou deste conteúdo ou ainda possui alguma dúvida? Então, fale conosco nos comentários e compartilhe-o para que mais pessoas possam acessá-lo também!

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

Atualize seu site facilmente, mesmo sem ter conhecimento;