Tipos de sites existentes: Com indicações para cada negócio

O serviço de criação de sites pode ser considerado hoje, bastante amplo, já que vemos diferentes tipos de plataformas que podem ser criadas.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O serviço de criação de websites pode ser considerado hoje, bastante amplo, já que vemos diferentes tipos de plataformas que podem ser criadas.

Cada uma delas, a fim de atender as necessidades de um determinado tipo negócio. Se você quer empreender no meio digital, é importante conhecer as diferenças existentes entre tais sites.

De modo a escolher a melhor opção para você, tanto em termos da criação de website em si, quanto de sua hospedagem.

Pensando nisso, separamos neste artigo os tipos de sites existentes e a descrição de seu uso. Então, continue lendo este artigo para entender tais diferenças.

Tipos de sites existentes no mercado

Tipos de sites existentes no mercado

Se alguns anos atrás a criação de site era algo limitado, hoje vemos uma gama de serviços diferentes disponibilizados neste mercado.

Tal expansão nos serviços digitais veio para acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Bem como, as mudanças nos padrões de consumo em nossa sociedade.

Pois, cada dia mais diversos comércios tem migrado para o meio digital a fim de se expandir e manter a competitividade.

De acordo com cada tipo de negócio/comércio, uma plataforma se faz necessária. Já que a sua estrutura tem por objetivo, atender as especificidades de seu funcionamento.

Além disso, devemos considerar ainda que para cada um dos tipos existentes, é necessário a contratação do serviço de hospedagem de site, é este serviço que mantém seu site disponível, para que todos possam acessá-lo

Site institucional

A construção de sites profissionais funciona como um cartão de visitas digital para uma marca.

Uma vez que, esse tipo de plataforma é desenvolvida apenas no intuito de disponibilizar as informações do negócio. Bem como, história da empresa e breves informações sobre os serviços/produtos.

Em geral, sendo recomendado para empresas que já possuem uma audiência fidelizada, já que para novos visitantes ela não agrega muito valor.

Sendo assim, esse não é o tipo de site mais indicado para aplicação de estratégias do marketing digital. Já que seu intuito é apenas de informar e descrever aspectos da marca.

Comércio eletrônico – Lojas virtuais

Criação de lojas virtuais

O comércio eletrônico e as lojas virtuais são as plataformas mais indicados para empresas que querem fazer a criação de site profissional.

Estamos falando de plataformas nas quais, os produtos serão muito mais do que apresentados ao público. Mas sim, disponibilizados para vendas através.

A plataforma em questão deve ser desenvolvida com funcionalidades para vendas, como carrinho de compras, formas de envio e pagamento, controle de estoque e estou funcionalidades típicas a uma loja.

Mas, apesar de ambas realizarem esse tipo de serviço. É importante destacar que e-commerce e loja virtual possuem significados diferentes.

Nós já falamos sobre este assunto aqui no blog, caso não saiba a diferença, leia o artigo Loja virtual e E-commerce NÃO são iguais: Entenda a diferença e aprenda.

Portais

Entre os tipos de sites existentes, os portais são plataformas desenvolvidas para a veiculação de notícias no meio digital.

Como, por exemplo, o G1 da Globo e o BBC. De forma geral, a criação de sites de notícias, segue uma estrutura padrão.

Uma vez que, assim como os jornais televisivos, os portais de notícias abordam determinados tipos de assuntos.

Tais como notícias recentes, esportes, entretenimento, estilo de vida, finanças, etc. Sendo assim, plataformas que acabam veiculando uma grande quantidade de conteúdos e, até mesmo, mídias.

Além desse tipo de portal, outro bastante comum são os portais de jogos digitais.

Blogs

Criação de blog

Quando falamos então, da criação de sites com blogs, nos referimos a uma plataforma mais completa.

Isso porque o objetivo destas é a produção e veiculação de conteúdos. Repletos assim, de estratégias de marketing digital, como a otimização de conteúdos para mecanismos de busca (SEO).

Sendo feitas com o objetivo de atrair o público-alvo do seu negócio, ao aumentar a visibilidade e alcance dele.

É comum encontrarmos blogs acoplados a sites institucionais. De modo a ter um site complementar, onde as estratégias de atração e conversão de leads serão aplicadas.

Sites dinâmicos

O desenvolvimento de sites dinâmicos é um pouco diferente de tudo que já vimos até agora, nos tipos de plataforma existentes.

Isso porque eles são criados a fim de misturar categorias, por exemplo, sites institucionais e blogs, em uma única plataforma.

Ou seja, eles são destinados para empresas que querem tanto apresentar informações importantes sobre ela e seu escopo.

Bem como, investir de forma ampla nas estratégias de marketing digital que muito contribuem para o crescimento do negócio. Pois, essas agregam valor ao público que desejam atrair.

Outra característica dos sites dinâmicos é a interatividade do site com o usuário final. Por exemplo, com certeza você já viu um produto em uma loja virtual, e ela sugeriu outro, que tem o mesmo seguimento, certo? Isso uma função dos sites dinâmicos.

Landing pages

A criação de sites landing page tem como objetivo criar uma página única de acesso na qual, um produto ou serviço será divulgado.

Uma estratégia que tem por intenção gerar leads a uma plataforma. Ou até mesmo, converter vendas para a marca.

Para levar o público-alvo até essas páginas, geralmente, é feito um redirecionamento através de anúncios, links patrocinados ou pelas redes sociais.

Site one-page

Também conhecidos como mini site, esse é um dos tipos de sites existentes que mais atendem aos critérios de responsividade.

Uma vez que, todas as informações e conteúdos que ele apresenta são unificados em uma única página. Ou seja, o site não possui mais do que uma página a ser acessada.

Todos os conteúdos contidos nela são divididos por seções que ficam ocultas e são abertas com um clique.

Geralmente, esse tipo de plataforma é mais indicada para negócios que se voltam um público jovem. Pois, são pessoas com mais familiaridade com esse tipo de layout.

Além disso, esse tipo de site é ideal para marcas e instituições que querem apresentar informações de forma rápida. Por exemplo, instituições de ensino, fintechs e agências de marketing.

Sites de sistemas

Criação de sistemas online

Por fim, entre os tipos de sites existentes temos aqueles denominados de plataformas de sistemas, funcionam como um software online.

Destinados assim, a cursos, imobiliárias e até mesmo, os famosos marketplaces.

Hotsites

Um conceito semelhante ao de landing page, o hotsite são plataformas criadas com um objetivo específico.

Por isso, são desenvolvidas para atender a uma demanda/ação temporária. Com o objetivo de reforçar algum tipo de estratégia de marketing, em sua maioria de divulgações.

Esse tipo de site é indicado para todo negócio que deseja promover um lançamento de sua marca, a fim de gerar visibilidade a ele.

Muitos negócios que investem nesse tipo de serviço são os gastronômicos, automotivos, de roupa, maquiagem, etc. Pois, isso fomenta o lançamento e auxilia no aumento das vendas.

Sites prontos

Um dos tipos de sites existentes no mercado são aqueles que seguem uma estrutura pré-desenvolvida.

Ou seja, através de ferramentas para construção de sites profissionais como Wix. Bem como, o Site Revenda desenvolvido pela BQHost e disponibilizado gratuitamente na contratação de planos de revenda de hospedagem.

Esse tipo de site pronto é uma solução para empresas que desejam economizar na criação, mas, que não deixam de lado o profissionalismo.

Leia também:
1Mobile First: O que é, Vantagens e Dúvidas Frequentes
2Instagram de Sucesso: Como ganhar seguidores no Instagram?

Por que existem tantos tipos de sites diferentes?

Por que existem tantos tipos de sites diferentes

Como vimos acima, o criação de site profissional é um serviço bastante amplo nos dias de hoje.

Por trás disso, temos o avanço tecnológico que modificou os padrões de consumo em nossa sociedade. Fazendo assim, com que cada vez mais os consumidores migrem para esse ambiente.

Seja para comparar preços, conhecer novas marcas ou até mesmo, realizar suas compras com praticidade.

Desse modo, a fim de atender as diferentes necessidades que uma empresa possui, o serviço de criação de sites também precisou se adaptar. Buscando entregar plataformas que estimulem o crescimento de cada negócio.

Ao entregar as funcionalidades e recursos que esses necessitam e fazem total diferença em seus processos.

Regras gerais para contratação de um site profissional

Criação de sites responsivos

Na hora de buscar por uma empresa que cria site para criar sua plataforma, você deve ter em mente qual o tipo ideal para o seu negócio.

Além disso, investir em um site profissional também é necessário. Mas não se preocupe, o preço de um site de qualidade, nem sempre é alto, clique aqui para ver.

É importante ter em mente alguns pontos que tornam um site profissional e que todos os tipos devem atender. Por isso, separamos abaixo quais são essas regras gerais.

Responsividade

Os sites responsivos são modelos que se adaptam à navegação mobile.Isso porque nos dias de hoje, o acesso à internet através de dispositivos móveis vem crescendo muito. Logo, se torna essencial se adequar ao número de usuários que visitam um site por meio de smartphones e tablets.

Já que o Google e outros buscadores melhor posicionam os sites que atendem esses critérios de navegação, pensando na experiência do usuário.

Manutenção do site

Além da construção de sites profissionais, é sempre muito importante considerar que quase todo tipo de plataforma exige manutenções.

De modo que, em longo prazo essas continuem funcionando adequadamente. Mantendo assim, o seu desempenho e segurança, além de se manter atualizada.

Suporte oferecido

Outro aspecto muito importante na busca de um bom serviço de criação de sites é o suporte oferecido pela empresa contratada.

Pois, o desenvolvimento deve ser feito através da transparência e conexão com o cliente. De forma que esse possa tirar dúvidas e até mesmo, receber exatamente aquilo que espera.

Além disso, o suporte qualificado faz toda diferença para que você não tenha dores de cabeça caso a plataforma dê algum tipo de problema, ou lhe traga alguma dúvida no manuseio.

Hospedagem do site

Para finalizar, temos que falar ainda do serviço de hospedagem de site que é aquele responsável por armazenar os arquivos do site e disponibilizar sua plataforma para acesso.

A escolha deve considerar muito além do valor/investimento. Mas sim, quais os recursos e suportes são fornecidos.

Buscando assim, planos que atendem as demandas do seu site e possibilitem que ele funcione de maneira adequada, sem limitações.

Inclusive, temos um post em nosso blog sobre como escolher um plano de hospedagem para seu site. Se tiver dúvidas, vale a penas conferir.

Dúvidas frequentes

Duvidas frequentes sobre Tipos de Sites Existentes: Com Indicações para cada Negócio

Quais são os tipos de sites existentes mais comuns hoje?

Atualmente, o desenvolvimento de sites profissionais se concentra na criação de plataformas como os site institucionais, comércio eletrônico/lojas virtuais, blogs, portais (de notícias), sites dinâmicos, landing pages, site one-page (mini site), hotsites, sites prontos e os sites com sistemas.

Porque a criação de sites é tão ampla?

Porque junto ao avanço tecnológico, a maneira como a nossa sociedade consume modificou. Com isso, parte das estratégias de marketing e vendas migraram para o meio digital. Do mesmo modo que, essa serve para estender os pontos de venda de uma marca, ou até mesmo, o fornecimento de informações sobre ele e seu escopo. Portanto, a criação de sites é hoje tão ampla já que tem por objetivo, atender as necessidades de cada tipo de negócio dentro do meio digital.

O que um serviço de criação de websites profissionais deve oferecer?

Toda plataforma com cunho profissional deve ser desenvolvida seguindo os critérios de responsividade, focando na experiência do usuário que é hoje um dos pontos cruciais para se ter vantagem competitiva. Além disso, a empresa de desenvolvimento de sites deve oferecer serviços de manutenção para a plataforma e o suporte necessário para o desenvolvimento adequado. Outro ponto essencial é a escolha de uma hospedagem de site que atende as necessidades do seu tipo de site.

Conclusão

Vimos neste conteúdo quais são os tipos de sites existentes no meio digital e para o que cada um deles é indicado.

Se estiver à procura de uma empresa para dar o próximo passo em seu negócio, entre em contato conosco da BQHost e faça o orçamento para criação de site sem compromisso.

Gostou deste conteúdo? Conte para nós nos comentários e compartilhe-o para que mais pessoas possam se beneficiar dele também!

Tenha um site profissional e conquiste mais clientes.
Solicite um orçamento agora!

Clique no botão abaixo e solicite um orçamento para criação do seu site. Somos uma empresa de desenvolvimento de sites com mais de 19 anos e já desenvolvemos mais de 1.200 sites desde 2004.

Categoria

Categoria

Categoria

Categoria

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Localize no blog

Notícias e atualizações BQHost

A BQHost utiliza cookies para melhorar a sua experiência com nosso site, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.